English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não deveria ser a imagem de Jesus Cristo? então vá em qualquer shopping e verifique quem é a figura de destaque. Em comerciais de tv, quem é o garoto propaganda?nas casas em suas fachadas quem está lá? Papai Noel.e por aí vai.. apelos comerciais onde se vende de tudo para sua festa e que no final aparece o bom e simpático velhinho com sua risada inconfundível ho,ho,ho..Infelizmente tudo pela economia do país. Eu sou contra essa apelação comercial que acaba tornando o natal triste para muitas pessoas , pois, não tiveram dinheiro para comprar presentes para seus entes queridos e muito menos botar comida na mesa, porque nessa época tudo encareçe acham que todos estão com dinheiro o famoso 13º e as pessoas acabam ficando frustradas. esquecem que o Natal é uma data religiosa e quem é o verdadeiro aniversariante. Talvez por essa massificação comercial o nata lseja triste para muitas pessoas.É UMA PENA QUE TUDO TENHA SE TRANSFORMADO EM COMERCIO.

2006-11-08 23:54:11 · 10 respostas · perguntado por Luciano A 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Tudo começou com São Nicolau que viveu no século 4 e que, segundo a lenda, colocava doces em uma árvore fora de sua casa para as crianças pobres no dia do Natal. A partir do século 5, no dia do santo, bem próximo ao natal, começou o costume de presentear crianças. O nome do santo era Kris Kringle, também associado a Cristo, como em alemão onde é Kriskindl (criança de Cristo). Em muitos países anglo-germânicos o nome de Papai Noel é Santa Claus e nós adotamos o nome do francês "Pére Noel" (Pai Natal). Com o tempo a árvore e os presentes de dezembro em perto do Natal foram definitivamente associados ao dia de Natal. O mito de Santa Claus ficou popular na América com um poema de 1893 chamado "A visita de São Nicolau" que começa assim "Houve uma noite antes do Natal...". Por volta de 1860 o cartunista Thomas Nast desenhou Santa Claus como um homem idoso, gordo, barbudo e vestido de vermelho. A imagem atual foi criada para uma propaganda da Coca-cola e pegou, mostrando um velhinho simpático e sorridente.

2006-11-09 00:44:18 · answer #1 · answered by ddelund 7 · 1 0

puro merchan

2006-11-09 01:53:17 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Apesar de eu ser atéia, concordo com vc que o símbolo do Papai Noel serve de mais puro merchan. Afinal, Natal é comércio.

2006-11-09 00:26:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Existiu na velha Scandinavia (Finlândia e imediações) um sacerdote Noel (Natal, em francês) que punha docinhos ou presentinhos nos sapatos das crianças (na janela, que era costume de se deixar os sapatos, durante a noite). Dai, tornou-se comum todos quererem imitá-lo, e acabou virando tradição. Com o advento das indústrias e do comércio já do mundo moderno, o costume se tornou mais fortalecido, afinal como se faz pra ganhar dinheiro, movimentar capitais, se nao com as enormes propagandas? É agora mais uma forma de movimentar emprego, dinheiro, etc. tal como se criou dia das mães, dos pais, das sogras, da páscoa, da secretária, etc. A venda de presentes é o que mais movimenta as lojas.

2006-11-09 00:24:23 · answer #4 · answered by navenaz 7 · 1 0

O papai Noel é baseado em um poema do século XIX de uma poeta americano que descreveu como seria o papai noel dentro da imaginação dele...
Neste poema ele descreve as bochechas rosadas, barba branca e longa, gordinho com um saco cheio de presentes etc... fazendo uma descrição detalhada da pessoa do Papai noel... Até os anos 30 todas as imagens do papai noel eram preto e branco não havia cor e durante um natal alguem da coca cola teve a genial idéia de colocar cor no Papai noel, no caso vermelho e branco que são as mesmas cores da garrafa de coca-cola, esta foi a primeira vez que o papai noel tinha cor e a cor caiu tão bem que foi logo adotada como a cor padrão do papai noel e também do natal... Até hoje a coca-cola detem a imagem do papai noel desta cor... E tudo começou com uma idéia de um poeta...

2006-11-09 00:18:34 · answer #5 · answered by Kody 3 · 1 0

Pq eu dou presentes prás crianças no Natal e elas gotam de mim... hohohohoooo........., e nesse Natal, o q vc quer ganhar?

2006-11-09 00:04:42 · answer #6 · answered by Infocoments 2 · 1 0

ele era um velhinho muito bonzinho....que morava nos estados unidos(eu acho) e no natal ele distribuia brinquedos pras crianças......e acabou virando comercio se bem que JESUS não nasceu no natal e sim nos meados de setembro!!!!!!

2006-11-09 00:03:58 · answer #7 · answered by rei 6 · 1 0

Porque na pressão de conseguir uma forma de expandir o comércio, os símbolos falam mais que as palavras. Assim, conseguiramum símbolo que pudesse significar o que eles mais desejavam, compra. Afinal, qual é o pai que vai destruir o sinho de um filho... Na verdade é mais fácil aderir a uma farsa dessas que sentar e conversar com a criança. Conversar atrapalha o jogo, o jornal, tem que responder um monte de porquês e isso não é atrativo.
Assim, foi-se deixando essa bobagemganhar vulto e se tornar uma tradição. E tradições são mantidas até inconscientemente para nos dar uma certa identidade.
Agora é praticamente impossível detonermos esse velhaco gordo e sem vergonha que fica arruinando as nossas relações pai e filhos.
PS: Se levarmos em consideração que ele é pai dos filhos de todo mundo, o Noel é o maior Ricardão que já existiu.

2006-11-09 00:02:40 · answer #8 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

Incentivo ao consumismo e ao materialismo

2006-11-09 00:01:48 · answer #9 · answered by Hardkito 6 · 1 0

Tudo começou nos EUA (pra variar) a coca-cola fez uma campanha de natal, criando um velhinho vestido de vermelho e branco, que são as cores da coca-cola, assim a história pegou nos EUA e se alastrou pelo mundo.

2006-11-08 23:57:19 · answer #10 · answered by *Camilla* 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers