Algo só é considerado tecnicamente ultrapassado quando voce tem uma opção melhor no mercado, fazendo uma analogia voce só pode ser ultrapassado por algo, alguma coisaou alguém. agora te pergunto: qual outra opção que não seja de laboratório ou testes que nós temos para substituição a médio prazo do motor a combustão interna alimentado em sua maioria por combustivel fóssil? o Brasil é o unico país no mundo que desenvolveu um programa paralelo de substituição do combustivel fóssil por combustivel ecologico, no caso o alcool hidratado disponivel em todas as bombas de gasolina do país, isso já é um avanço considerável e já está sendo copiado por vários países, inclusive com importação regular do Brasil. o alcool hidratado de cana e mais recentemente o biodiesel colocam o Brasil na vanguarda mundial do combustivel ecologico e renovavel, sendo inclusive considerado a "salvação economica" do Brasil no próximo século,dadas as condiçõs favoraveis do país para plantio e safras sucessivas.
Eu sei que a sua pergunta original não era essa, é quanto aos motores de combustão interna, ocorre que os motores modernos com controle de emissões e catalizador ( que deveria ser subsidiado, para evitar que na sua caríssima troca o usuário não se sentisse tentado apenas a colocar um catalizador de araque, que inclusive existem para venda no mercado, sem efeito antipoluente algum) são em média 95% menos poluentes do que os modelos de 20 anos atrás. isso não chega a ser uma solução definitiva mas é um bom paliativo.
Efetivamente existem motores movidos a hidrogenio, com celulas de combustivel, ocorre que são modelos ainda embrionarios e de custo astronomico, sem aplicação efetiva a curto prazo, os motores eletricos sõa apenas motores poluentes disfarçados, explico: a energia eletrica armazenada nas baterias não é poluente, mas a sua geração não é, salvo num país como o Brasil que 95% de nossa energia é gerada por hidroeletricas ( até nisso somos privilegiados, pena que tiramos tão pouco proveito deste privilégio) e além do mais, as baterias e acumuladores ainda são pesados, pouco eficientes e pior, altamente poluentes, portanto voltamos ao principio, nenhum motor evoluiu tanto quanto o motor a combustão interna no ultimo seculo, sendo o grande impulsionador de todo o progresso a nossa volta, claro que como sendo utilizado por 99% dos automoveis e maquinas motrizes sobre a face da terra, imagine os bilhoes de homens hora debruçados sobre pesquisas e melhorias dos mesmos, não tenho dúvida que se o mesmo desprendimento de tecnologia e aplicação fosse centrada em outro tipo de motor, o eletrico por exemplo, o mesmo estaria com um grau de refino e desenvolvimento anos luz a frente do que é hoje, mas como por funcionalidade e operacionalidade essa escolha recaiu naturalmente por esse bichinho anacronico, que tenta se destruir desde o momento que voce o liga até o ultimo suspiro, pois alí reina o calor, atrito, explosões, pressão fumaça etc realmente concordo com voce que o bicho é anacronico, agora também é um fenomeno de engenharia tecnica e simplicidade, resistencia e durabilidade apesar de ter todos os parametros contra. ainda vamos depender muito deles por esse século que está apenas começando, quem viver verá...
2006-11-09 03:12:32
·
answer #1
·
answered by rubem r 5
·
0⤊
0⤋
Não sei, mas muitos usam
2006-11-09 14:14:46
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O que se sabe é que já existem diversos projetos de motores movidos a energias alternativas. Mas por interesse dos Reis do petróleo esses motores dificilmente saem do papel, ouvi até uma história sobre o carro movido a água, dizem que um cientista teria inventado e os magnatas colocar $50 Mi para que ele rasgasse o projeto e fosse cuidar da vida dele.
Um tipo de motor que me chamou atenção são os híbridos movidos a combustível comum e eletricidade e as baterias são reabastecidas pelos freios.
Mas ainda acho que os motores a combustão são os melhores, há muito já temos biocombustíveis como o álcool e agora o biodiesel, a tendência é evoluir...
2006-11-09 08:57:46
·
answer #3
·
answered by Marloned 4
·
0⤊
0⤋
Interessa a indústria do petróleo.
Mas pelo que sei, ainda não inventaram um motor totalmente eficiente que possa substituí-lo, ou por causa de custo de fabricação, ou porque não gera a potência necessária, ou porque não é tão versátil como necessário, enfim, sempre tem algum incoveniente que impede os motores alternativos de serem usados em larga escala...
2006-11-09 08:44:17
·
answer #4
·
answered by Italian 2
·
0⤊
1⤋
Como assim? Acho que 95 % dos veículos são movidos por motores a combustão interna. Desde a menor das motocicletas até aos enormes navios petroleiros. Não pode estar ultrapassado algo que não tem similar, por enquanto, para executar o que esse motor faz.
2006-11-08 22:46:09
·
answer #5
·
answered by Juco 1
·
0⤊
1⤋
Ainda não. Pode até ser uma tecnologia atrazada, mas ninguém vai conseguir implantar uma novidade tecnológica como o motor de hidrogênio do dia para a noite.
Vai demorar e muito para as novidades tomarem seu lugar.
2006-11-08 22:15:14
·
answer #6
·
answered by Peregrino 3
·
0⤊
1⤋
Fazer o que ? É a que existe. Mas concordo com voce
2006-11-08 22:15:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
acho q esta!!!!!!
2006-11-08 22:14:49
·
answer #8
·
answered by Marcos Kaczmarek 2
·
0⤊
2⤋