A lágrima e o suor têm a mesma composição?
Tanto a lágrima quanto o suor são formados por água e cloreto de sódio. Mas cada um em quantidades diferentes. A lágrima tem a mesma concentração de cloreto de sódio que o plasma, a parte líquida do sangue. Já o suor tem um teor muito mais baixo da substância, metade do que tem a lágrima. Isso porque ele serve para reduzir a quantidade de calor do corpo. Muito cloreto de sódio dificultaria a evaporação da água.
As causas "emocionais" para o choro são várias: para aliviar tensões e desabafar, porque somos empáticos, por compaixão, quando sentimos dor, para chamar a atenção e até mesmo por felicidade. Mas o certo é que não se conhecem exatamente as causas pelas quais o chorar desempenha esta função. Suspeita-se que se trate de um modelo aprendido, isto é, quando s circunstâncias que envolvem este modelo se repetem, o cérebro enviaria a ordem para chorar e o mecanismo se ativaria.
De fato, o homem parece ser o único animal que chora quando se emociona. Isto tem dado margem para que alguns cientistas classifiquem as lágrimas em "causadas por irritação" e "emocionais", ainda que sua produção e composição sigam o mesmo mecanismo fisiológico, e elas sejam distintas apenas por suas causas. Cabe dizer também que algumas emoções, como o riso muito forte, podem fazer com que fechemos os olhos pressionando-os, o que provoca a liberação de lágrimas. Esta, portanto, não seria uma ordem direta do cérebro.
O que se sabe com segurança é que as lágrimas cumprem a importante função fisiológica de proteger os olhos. Nossas lágrimas atuam como lubrificantes, evitando que o globo ocular se resseque, como anti-séptico - já que o sal que contêm é um ótimo desinfetante - e também ajudam a retirar qualquer tipo de impureza que possa vir a se instalar em nossos olhos. Este funcional sistema lacrimal é composto pelas glândulas lacrimais (que produzem o fluído da lágrima) e condutores excretores lacrimais (que segregam as lágrimas cada vez que fechamos os olhos).
Fonte:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AkRMfGvhVWdNrasbh4VBXQzx6gt.?qid=20060904104854AAZnuw1
2006-11-08 08:31:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Não sei, mas com certeza não choramos com X. hahaha!
2006-11-08 08:32:57
·
answer #2
·
answered by Dara Le Fay 6
·
1⤊
0⤋
As lágrimas são formadas basicamente de água é cloreto de sódio(sal, vulgarmente conhecido), é um recurso de lubrificação da superfície ocular e limpeza.
E CHORAMOS ao nos depararmos com fortes emoções, seja alegrias ou dores físicas/psicológicas ou visuais como esta "XORAMOS", onde presenciamos o assassinato da língua portuguesa.
2006-11-11 19:58:34
·
answer #3
·
answered by Tuti1708 7
·
0⤊
0⤋
as lagrimas são liquidis produzidos pelas glandulas lacrimais!!!
igualmente as glandulas salivares!!!
2006-11-09 05:55:13
·
answer #4
·
answered by Anderson S 3
·
0⤊
0⤋
O sistema que secreta as lágrimas é constituído pela glândula lacrimal propriamente dita, pelas glândulas lacrimais acessórias e pelas glândulas sebáceas. Além de uma manifestação das emoções, são também o elemento fundamental de lubrificação contínua da conjuntiva e da córnea, para favorecer o deslizamento das pálpebras sobre o globo ocular. A secreção das lágrima previne as conseqüências da evaporação que ocorre na parte do globo ocular exposta ao ar e os componentes naturais ou seus poluentes. Os nervos parassimpáticos esimulam as glândulas para a produção de lágrimas. Durante o chôro, o aparecimento de lágrimas resulta da excitação do córtex cerebral, que estimula o parassimpático, e que, por sua vez, ordena a excreção das lágrimas acumuladas nas glândulas. As lágrimas são derramadas nos condutos excretores da glândula lacrimal e estendem-se sobre a superfície da conjuntiva e da córnea oculares. a parte das lágrimas que não se evapora é recolhida no ângulo medial do olho, o qual fica próximo da raíz do naiz, onde está localizado o lago lacrimal. Nessa região existem dois pequenos furos chamados pontos lacrimais que são as aberturas de dois canais chamados dutos lacrimais, que por sua vez terminam em um reservatório chamado saco lacrimal.
2006-11-08 11:14:27
·
answer #5
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
As lagrimas são formadas pelas " glandula lagrimal "
As lagrimas estão constantemente lubrificando nossos olhos.
O nosso cerebro reconhece a tristeza ,dor ,perda etc..como uma agreção ao nosso sistema corporeo,então o sistema de adrenalina ,e o imunologico e inclusive as lagrimas são produzidas p/ defesa.
2006-11-08 08:56:52
·
answer #6
·
answered by jasvrim 4
·
0⤊
0⤋
As lágrimas são uma mistura das secreções das glândulas lacrimais e das células caliciformes e das glândulas meibomianas.
As funções do filme lacrimal é de fazer da Córnea uma superfície óptica, lisa e regular umedecer o epitélio de Cornéa e da Conjuntiva Inibir o desenvolvimento de microorganismos na Conjuntiva e Córnea, através do fluxo lacrimal e da ação antimicrobiana do fluido lacrimal.
2006-11-08 08:54:17
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os humanos e os animais produzem dois tipos de lágrimas: as lágrimas basais, ou contínuas, umedecem o olho, e as lágrimas de reflexo brotam quando o olho é irritado por corpos estranhos. Mas derramar lágrimas de emoção, prantear, é que parece ser singularmente humano — e pouco entendido.
O pesquisador William Frey sugere que chorar de emoção limpa o corpo de substâncias prejudiciais e em excesso, bem parecido ao que fazem os rins, o cólon, os pulmões e os poros. Seu livro, Crying—The Mystery of Tears (Chorar — O Mistério das Lágrimas), descreve seu estudo, que comparou lágrimas causadas por um agente irritante (cebola) com lágrimas causadas por emoções (de assistir a filmes tristes). As lágrimas de emoção continham concentrações mais elevadas de proteína — cerca de 24 por cento maiores. O motivo não está claro, mas, pelo visto, o tipo de lágrima produzido pelo corpo, em resposta a emoções, é diferente do que é produzido devido a irritações.
“Estou chorando como mulher. Meu olho, águas estão descendo do meu olho”, escreveu o profeta Jeremias. (Lamentações 1:16) Será que as mulheres realmente choram mais do que os homens? Estatisticamente sim — com freqüência cerca de quatro vezes maior (5,3 vezes por mês contra 1,4 no caso dos homens). Segundo Frey, na infância meninos e meninas choram mais ou menos o mesmo tanto, embora o bebê talvez só derrame lágrimas de emoção dias ou semanas após o nascimento. Na adolescência, porém, a diferença começa a se revelar. Isso talvez se deva a influências sociais. Mas o hormônio prolactina (o estimulante da produção de leite) acha-se presente em níveis iguais em ambos os sexos até a adolescência. Entre 13 e 16 anos, o nível aumenta nas meninas.
Há prolactina nas lágrimas. O nível desse hormônio também aumenta no corpo sob estresse. Assim, as mulheres, quando estressadas, ficam sujeitas a níveis ainda maiores do que os homens. Seria esse o motivo de chorarem com mais facilidade e freqüência do que os homens? O Dr. Frey acredita que o choro de emoção seja o esforço do corpo para recobrar o equilíbrio químico. Os hormônios, na verdade, talvez estimulem o choro, e, segundo sua teoria, isso explica por que muitas vezes nos sentimos melhor depois de chorar.
Outro estudo, da psicoterapeuta Margaret Crepeau, encontrou certa ligação entre conter o choro e um “índice significativamente maior de doenças internas relacionadas com o estresse, como úlceras e colites”. (Revista Seventeen, maio de 1990) Outros pesquisadores acharam evidência em contrário. A revista Health diz que os Drs. Susan Labott e Randall Martin examinaram pessoas que choravam com freqüência e pessoas que não choravam com freqüência. Suas descobertas mostraram que o estresse não era atenuado pelo pranto e que os que choravam com mais freqüência “estavam mais propensos a ansiedade e depressão”. Sua conclusão é que o choro não é útil quando “apenas desvia nossa atenção do problema”. No entanto, chorar pode ter um papel importante na aceitação de experiências traumáticas, como, por exemplo, a morte de uma pessoa amada.
Basta dizer que a causa e o objetivo das lágrimas de emoção permanecem indefiníveis.
As Outras Lágrimas
Sabemos muito mais sobre a função das lágrimas contínuas, aquelas que estão nos seus olhos neste exato momento. Fazem bem mais do que banhar os olhos. Acompanhemos o percurso desse maravilhoso líquido ao passo que é produzido, espalhado e expelido pelo sistema lacrimal.
A principal glândula lacrimal acha-se na depressão logo acima do ângulo externo do olho. Essa glândula esponjosa, junto com outras 60, cria uma película de precisão composta de três camadas — mucosa, aquosa e de gordura.
A camada interna, mucosa, forma uma superfície lisa, para que a pálpebra deslize sobre o globo ocular, que fica exposto. A camada aquosa é a mais grossa das três e contém muitos componentes importantes, entre eles o oxigênio, vital para a córnea. Nas lágrimas também há certa quantidade de lisozima e 11 outras enzimas. A lisozima é bactericida por excelência. Mantém o olho transparente e limpo.
O toque final na lágrima é suprido por 30 glândulas de Meibom, aqueles pontinhos amarelos alinhados nas duas pálpebras numa única fileira atrás dos cílios. Essas glândulas segregam a camada de gordura, tão fina que não distorce a visão e ainda impede que a película lacrimal evapore e provoque incômodos pontos secos no olho entre as piscadas. De fato, algumas pessoas têm um suprimento inadequado de gordura, e suas lágrimas evaporam mais rápido do que o normal.
Num Piscar de Olhos
E lá vem a pálpebra, descendo velozmente, arrastando exatamente a mistura certa de ingredientes e espalhando-os de modo uniforme por todo o olho em três camadas. As pálpebras se encontram com perfeição, de modo que toda a superfície da parte exposta do olho seja banhada nesse líquido suavizante.
O que acontece às lágrimas usadas? Ao olhar bem de perto o olho, verá um buraquinho no ângulo interno, o ponto lacrimal, que drena as lágrimas em excesso para dentro dum canal que leva ao saco lacrimal. Dali, as lágrimas passam pela parte de trás do nariz e pela garganta, onde são absorvidas pelas membranas mucosas. As piscadas fazem com que o saco lacrimal atue como bomba, que impele as lágrimas para o canal e dali para baixo.
Ao chorar, a pessoa instintivamente talvez pisque mais ligeiro, operando essa bomba com mais rapidez para escoar o excesso de lágrimas. No entanto, quando há uma verdadeira torrente de lágrimas, a bomba fica sobrecarregada, o saco lacrimal na cavidade nasal fica inundado e escorrem lágrimas do nariz. E você pode pegar o lenço, porque o resto das lágrimas simplesmente transborda pelas pálpebras e **** pelas bochechas.
Portanto, o que quer que as provoque — um cumprimento cordial ou um doloroso insulto, ataques de riso ou crises de depressão, um acontecimento empolgante ou um grande desapontamento — um suprimento de lágrimas está a sua disposição, para que expresse seus sentimentos.
2006-11-08 08:40:52
·
answer #8
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais (do sistema lacrimal) nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho. É produzido em grande quantidade quando alguém chora.
A expressão popular derramar lágrimas de crocodilo usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.
O sistema lacrimal ou aparelho lacrimal engloba as glândulas lacrimais e as vias de drenagem da lágrima para o nariz.
Cada olho possui um par de glândulas lacrimais, atrás e ao lado do olho. As glândulas lacrimais secretam fluido lacrimal, uma solução de água e sais, cuja função é umedecer o olho. Quando há excesso de fluido, como acontece em fortes emoções, acontece o choro, onde o excesso de fluido escorre nos dutos nasolacrimais, que levam este excesso ao nariz.
2006-11-08 08:39:47
·
answer #9
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋