English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Vejamos se entendi.... quando disse "exame tradicional" você quis dizer "inespecífico", não é? Se for isso, vamos lá:
Em relação às hepatites virais temos um exame chamado sorologia que é específico para tal doença e para cada tipo. Se o médico suspeita de Hepatite A, ele vai solicitar uma sorologia para Hepatite A, se a suspeita for de B, sorologia para Hepatite B....
Mas temos também os exames inespecíficos, como o que mensura as enzimas hepáticas, por exemplo. Se essas enzimas estão alteradas, é sinal de que algo está errado com o fígado, mas, não dá prá afirmar que doença é.
Nesse caso, só a sorologia confirma ou descarta o caso.
Espero ter ajudado.!! bjo

2006-11-08 08:38:08 · answer #1 · answered by Butterfly 2 · 0 0

Não, porque cada caso é um caso e cada exame pode ser específico a determinadas patologias, por isso tem determinados exames que são especializados para uma única patologia que é o caso da hepatite.

2006-11-09 05:50:38 · answer #2 · answered by junior v 1 · 0 0

HEPATITE


O QUE É?
È a inflamação que acomete o fígado causado por diferentes tipos de vírus(A, B , C e entre outros tipos), aonde destrói as células deste órgão.

VÍRUS DA HEPATITE A:

AGENTE CAUSAL:
Vírus da hepatite A

COMO SE PEGA?
Pela água, alimentos e de uma pessoa contaminada pelo vírus.

SINAIS E SINTOMAS:
Esta infecção normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:
A doença fica incubada de 10 a 50 dias. A detecção se faz por exame de sangue e não há tratamentos específicos, esperando-se o paciente reagir sozinho contra a doença – a mortalidade não ultrapassa 0,1%. “Existe vacina contra o vírus da hepatite A (HAV), mas a melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico (tratamento da água e do esgoto), tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições”.

VÍRUS DA HEPATITE B:

AGENTE CAUSAL:
Vírus da hepatite B.

COMO SE PEGA?
È o vírus que mais acomete os profissionais da área da saúde em acidentes de trabalho de pacientes contaminados, por isso todos os profissionais desta área devem ser vacinados.O vírus da hepatite tipo B (HBV) é transmitido, sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos o material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sangüíneas, no dentista, manicures ou tatuagem. Com mortalidade em torno de 1%, o vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:
Freqüentemente, os sinais da hepatite B podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vírus. Quando aparecem, os sintomas são muito similares ao da hepatite A, mas ao contrário desta, a B pode evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado. Isso vai depender muito do perfil de cada paciente: se ele faz uso de álcool, as chances aumentam, quanto mais jovem se contrair a hepatite B, mais chances se tem de se evoluir para a forma crônica - na hepatite C. Não há cura, pode ser controlada.

VÍRUS DA HEPATITE C:
AGENTE CAUSAL:
Vírus da hepatite C


COMO SE PEGA?
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.
DIAGNÓSTICO:
O principal método diagnóstico para a hepatite C continua sendo a sorologia para anti-HCV pelo método ELISA, sendo que a terceira geração deste exame, o ELISA III, tem sensibilidade e especificidades superiores a 95% ( com valor positivo superior a 95% ). Após a infecção, o exame torna-se positivo entre 20 e 150 dias ( média 50 dias ). O resultado falso positivo é mais comum em portadores de doenças autoimunes com auto-anticorpos circulantes, além de indivíduos que tiveram hepatite C aguda, que curaram espontaneamente mas que mantêm a sorologia positiva por várias semanas. Por outro lado, o exame também pode ser falso negativo em pacientes com sistema imunológico comprometido.
Anti-HCV Elisa
Falsos-negativos Falsos-positivos
Hepatite C aguda Alcoólatras
Imunodepressão ( transplante, SIDA ) Doenças autoimunes
Populações de baixa prevalência
O segundo método de escolha é a detecção do RNA do vírus no sangue, que já é encontrado em 7 a 21 dias após a infecção. Há vários métodos, sendo que o PCR qualitativo.
A elevação de transaminases não é necessária para o diagnóstico. Até 30% dos pacientes mantém dosagem de ALT normal, mas mesmo assim 50% apresentam à biópsia hepática alterações significativas.
Como a severidade da doença não pode ser determinada com precisão por métodos menos agressivos, a biópsia continua sendo necessária para avaliar o grau de inflamação e fibrose (formação de cicatrizes). O consenso mundial é de que a biópsia é necessária em todos os pacientes antes do início do tratamento.
Papel da biópsia hepática na hepatite C
Confirma o diagnóstico clínico
Avalia o grau de fibrose e inflamação
Avalia a presença de outras doenças concomitantes
Ajuda a definir a melhor opção terapêutica

TRATAMENTO
São consideradas indicações ao tratamento da hepatite C:
· VHC RNA detectável, ALT persistentemente elevada e biópsia hepática demonstrando fibrose portal, independente da atividade inflamatória;
· portadores de cirrose compensada;
· usuários de álcool ou drogas que tenham condições de aderir ao tratamento;
· portadores de doença mais leve, transplantados ( exceto fígado ) e aqueles com manifestações extra-hepáticas do VHC têm indicação discutível de tratamento;
· no caso de pacientes com transaminases normais, não há consenso, mas o tratamento é recomendável se houver fibrose moderada/severa;
· portadores de co-infecção HCV-HIV, se a infecção pelo último estiver controlada;
· Interferon Alfa e Ribavirina.

http://www.fiocruz.br/ccs/glossario/hepatite.htm, acessado em 21 fe fevereiro de 2006.
http://www.hepcentro.com.br/hepatite_c.htm, acessado em 21 de fevereiro de 2006.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?230, acessado em 21 de fevereiro de 2006.
http://www.psfmonteverde.hpg.ig.com.br/dihepati.html, acessado em 21 de fevereiro de 2006.

2006-11-08 16:55:19 · answer #3 · answered by M.M 7 · 0 0

no exame tradicional nao, tem um exame especifico para isso, q demora em torno de 15 dias para ficar pronto.. beijos

2006-11-08 15:54:33 · answer #4 · answered by melissa 3 · 0 0

O exame para constatar hepatite tanto A, B ou C é feito pelo sangue, mas o médico precisa especificar que é para hepatite.
E é bem importante estarmos sempre fazendo esse tipo de exame, pois hepatite pode matar se não diagnosticado a tempo.

2006-11-08 15:51:07 · answer #5 · answered by Flor 3 · 0 0

Nao vai constar a presenca ou nao de hepatite, o q vai constar, e' uma baixa nos numeros da ALT e AST, mostrando assim q o seu figado nao esta funcionando muito bem...
Ai sim o medico vai pedir outros exames para confirmar ou nao a presenca de hepatite.
Boa sorte pra vc!

2006-11-08 15:50:45 · answer #6 · answered by honeydrop172004 2 · 0 0

nao existe exame tradicional de sangue. existe os exames, no sangue, que foram pedidos pelo médico.

2006-11-08 15:43:43 · answer #7 · answered by budega 4 · 0 0

Não, deve-se proceder com exames específicos com reagentes que indentifiquem a hepatite A, B ou C.

2006-11-08 15:41:33 · answer #8 · answered by carloscruel 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers