English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-08 05:46:55 · 3 respostas · perguntado por uva 1 em Gravidez e Maternidade Maternidade

3 respostas

O projeto pronto é difícil de achar....
mas aqui tem alguns endereços p/ vc pesquisar...e boa sorte

www.ufg.br/noticias/docpdf/MODELO-EDITAL-PERSONAL-DIETER-2005.pdf

www.ganep.com.br

www.nutritotal.com.br/noticias/?acao=bu&id=246



BOA SORTE E BOA PESQUISA

2006-11-08 05:57:27 · answer #1 · answered by FRISSON 6 · 0 0

eu acho melhor vc procurar um nutricionista, vai ser melhor para vc e sua familia

2006-11-09 07:33:23 · answer #2 · answered by Kinha 2 · 0 0

Oi,

Isto ajuda você?

Como iniciar um projeto de hortas caseiras
Podemos aprender muita coisa sobre como iniciar uma horta caseira com a experiência da Associação São Lucas (ASL), no Peru. Aqui estão alguns segredos de seu sucesso.

Avalie as necessidades nutricionais locais
Quais são os principais problemas nutricionais da comunidade e de que forma estão ligados aos hábitos alimentares?
Que plantas são cultivadas?
Elas são usadas como fonte de renda ou para o consumo familiar?
Como as famílias fazem seu orçamento para comprar alimentos?
Quais são os principais problemas na produção de alimento (por exemplo, falta de terra ou de mão-de-obra, danos causados por pragas, falta de habilidades, armazenamento ruim)?
Quais são os principais problemas no cozimento e no preparo de alimentos?

Organização
Pense cuidadosamente sobre como organizar a produção – em terrenos individuais ou em terrenos de uso comum, e como coordenar o apoio.

Escolha bem as culturas
As culturas devem ser:
fáceis de serem cultivadas, com ciclos de cultivo curtos ou estações de colheita longas
adaptadas para o clima e o solo locais
cultivadas no local
populares e saborosas
resistentes às pragas e às doenças.
Ao escolher as verduras adequadas, examine a dieta das famílias pobres com boa saúde. Examine também a dieta das pessoas mais idosas com hábitos alimentares mais tradicionais.

Ligue a produção à boa nutrição
O ensino divertido sobre a nutrição e o preparo de refeições equilibradas são vitais. Pode ser necessário desafiar os preconceitos locais contra certos alimentos.

Disponibilidade de água
Quando houver escassez de água, outras necessidades domésticas provavelmente terão prioridade. Aumente a disponibilidade de água para as plantas: cobrindo o solo ao redor das plantas com uma camada de folhas ou capim
criando sombra para as plantas jovens retirando as ervas daninhas (elas competem pela água) colocando adubo e composto, para aumentar a retenção de água.

Pragas e doenças
Ofereça auxílio técnico para a identificação e o tratamento de pragas e doenças. Ajude a preparar pesticidas orgânicos. Distribua panfletos com diagramas claros.
Proteja e alimente o solo Considere o uso de técnicas como culturas de cobertura, para cobrir o solo, e barreiras de contorno, que evitam que o solo seja levado pela água. A ASL incentiva as pessoas a fazer composto, para aumentar a fertilidade do solo.

Alguns comentários finais
A Warmikunam Cristianas Trabajaykan (WCT) trabalha com grupos indígenas no norte do Peru. Eles acharam os projetos de hortas caseiras úteis para empoderar as mulheres e desenvolver organizações locais mais eficazes. Este trabalho pode resultar na produção comercial e no processamento da produção das hortas, para levantar recursos extras. Projetos como este contri-buem para ampliar o desenvolvimento comunitário e a solidariedade.
A PRODAD, na Nicarágua, incentiva os produtores a compartilhar parte da produção de suas hortas com as viúvas, os centros de alimentação infantil e outras pessoas carentes, demonstrando cuidado e preocupação dentro da comunidade.
Nas regiões rurais, as pessoas sem terras são, muitas vezes, as mais vulneráveis à mánutrição. Para que as hortas beneficiem estas pessoas, precisamos ajudá-las a ter acesso seguro à terra.
Agradecemos especialmente aos parceiros da Tearfund, Associação São Lucas e Warmikunam Cristianas Trabajaykan (Peru), à CORCRIDE (Honduras) e à PRODAD (Nicarágua), que forneceram as informações para este artigo.

Ian Horne é um nutricionista com interesse em desenvolvimento rural, que atualmente trabalha com a Tearfund como Oficial de Programas para a Região Andina, tendo trabalhado anteriormente num projeto de hortas caseiras no México.

Um abraço

2006-11-08 13:57:34 · answer #3 · answered by Tin 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers