Sim, com certeza. É uma zoonose provocada pelo protozoário Babesia e que tem os carrapatos como vetores. A Babesia é parasita obrigatório das células vermelhas do sangue (hematias) e lembra morfologicamente o protozoário causador da malária (Plasmódio). Portanto, a Babesia é um hematozoário, como o Trypanosoma cruzi (doença de Chagas), o Plasmodium (malária) e as Erlichias (Erliquiose). As Babesias parasitam um grande número de animais, selvagens e domésticos, e, acidentalmente, o homem.
Espero ter ajudado.
Abraço
:-)
2006-11-08 02:19:01
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim com certeza - O carrapato não carrega o protozoário da doença com aigi. O carrapato é infectado quando se alimenta do sangue de um cão com Babesiose, sendo assim ele se contamina e uma vez contaminado é para sempre. Só que a Babesiose não faz mal ao carrapato, ele não sofre nada com ela, mas torna se o hospedeiro. Uma vez ingeridas as babésias, elas se instalam, contaminam, infestam, os ovos que serão postos pelo carrapato fêmea e jamais pelo macho. O macho não carrega as Babesias. Elas se aproveitam de ovos, larvas e ninfas. Quando contaminado os ovos, as larvas e as ninfas, esses protozoários se fixam nas glândulas salivares do carrapato adulto ou fêmea e se multiplicam neste lugar. Este carrapato contaminado suga o sangue do próximo hospedeiro, cão até mesmo gatos e irá infectar este cão com Babésia.
2014-07-04 13:36:33
·
answer #2
·
answered by Empresas De Sucesso 2
·
1⤊
0⤋
Sim, O carrapatos, além de causarem grande incômodo ao animal e no homem, devido à coceira que provocam, podem trazer conseqüências muito graves uma vez que, além de causar anemia (pois carrapatos se alimentam de sangue), podem transmitir doenças como Erlichiose e Bebesiose.
Não é necessária uma grande quantidade de carrapatos para que estas doenças sejam transmitidas; basta que um ou dois carrapatos contaminados pelos protozoários causadores dessas doenças infestem o animal e o homem para que este esteja seriamente suscetível a elas. Por isso, é de grande importância o controle constante de carrapatos (que não são um problema exclusivo do animal, e sim de todo o ambiente).
Carrapatos são muito resistentes em qualquer etapa de sua vida, o que torna o combate a eles uma tarefa difícil, pois podem colocar seus ovos nos mais diversos locais como paredes, pisos, plantas, etc. além de sobreviver por vários meses sem que sejam percebidos. Assim, não apenas o animal deve ser tratado para que se evite o aparecimento de carrapatos, mas todo o ambiente em que vive.
2006-11-08 22:01:22
·
answer #3
·
answered by junior v 1
·
1⤊
0⤋
as duas são transmitidas por bactérias, porém não são transmitidas ao homem. não há relatos nesse sentido.
2006-11-08 21:51:33
·
answer #4
·
answered by Francisco 7
·
1⤊
0⤋