English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-08 00:18:13 · 23 respostas · perguntado por sivol1 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

D A R



Todo homem que te procura vai pedir-te alguma coisa: o rico aborrecido, a amenidade da tua conversa; o pobre, o teu dinheiro; o triste, o consolo; o débil, um estímulo; o que luta, uma ajuda moral. Todo homem que te busca, certamente há de pedir-te alguma coisa.

E tu ousas impacientar-te! E tu ousas pensar que isso é uma fastídio! Infeliz! A lei oculta, que reparte misteriosamente as excelências, dignou-se outorgar-te o privilégio dos privilégios, o bem dos bens, a prerrogativa das prerrogativas: “dar”. Tu podes dar!

Em todas horas de que é feito um dia, tu dás, ainda que seja um sorriso, ainda que seja um aperto de mão, ainda que seja uma palavra de alento. Em todas horas de que é feito um dia, tu te assemelhas a Ele, que não é senão doação perpétua e perpétuo regalo.

Deixa-te cair de joelhos, e dizer: - “Graças, meu Deus, por eu poder dar! Nunca mais meu semblante passará uma sombra de impaciência! Em verdade, em verdade vos digo que mais vale dar que receber!”

Autor: Amado Nervo



EXERCITANDO A CONCIÊNCICIA



O temor, o ódio, a vaidade, o orgulho, a inveja, o egoísmo e a luxúria são pensamentos negativos, culpados de tua derrota... Sê digno de ti mesmo e repele-os para sempre, a fim de venceres na vida.

Os pensamentos bons modificam a tua saúde, o teu ambiente e a tua vida. Se queres melhorar a sorte, melhora também os teus pensamentos, pensando unicamente no Bem !

2006-11-09 14:39:45 · answer #1 · answered by JOSINO M 6 · 0 0

Parabenizo pela pergunta feita de modo imparcial.
Quer parabenizar também a "patinhaps" pela resposta séria, correta e abrangente.
Só reforçando: a Umbanda não é uma seita, é uma religião reconhecida pela lei brasileira. Não veio da África como o Candomblé, nasceu aqui no Brasil. Orixás NÃO são deuses, saõ divindades que servem a DEUS. Não cultuamos demônios, servimos a Cristo.

2006-11-08 06:21:43 · answer #2 · answered by AirtonSantos 3 · 2 0

Olá . como vae você?

Não é muito fácil falar sobre o assunto, até porque, se trata de algo muito sério e que lida com a crença e espiritualidade das pessoas e não vou me arriscar a dizer besteiras.

Não reuno capacidade suficiente para versar sobre o assunto, até porque o meu conhecimento é para uso pessoal e , com certeza, eu não quero sucetibilisar sentimentos alheios.

Assim, no intuito de te oferecer uma resposta baseada em conceitos científicos e portanto confiáveis, é que recorri a textos gravados por mim, para o meu esclarecimento, os quais, com certesa irão te ajudar também.

Sou espírita kardecista, e talvez, por essa razão, eu goste do assunto

Segue abaixo o que eu tenho a respeito, mas, se voce quizer, a internet é uma fonte muito segura e inesgotável de conhecimento.

Achei muito legal a sua pergunta, porque demonstra sua preocupação em formar uma opinião com sedimentação nas informações que ira receber. contudo, muito cuidado, porque vae ter gente disposta a meter a boca sem qualquer base para isso. Cuidado com o " achometro " ele é perigoso, racista, sectário, desumano e completamente singular.

ETAPAS HISTÓRICAS E CAUSAS DO SINCRETISMO

1a etapa: Africana -
Os cultos africanos, passo inicial da formação da Umbanda, foram extremamente influenciados pelos povos que dominaram a África desde 900 a.C..

Os egípcios, indianos, cartagineses, romanos, vândalos, bizantinos, árabes, turcos, etc., deixaram "marcas" de sua influência nos chamados "puros" cultos africanos. Podemos exemplificar citando o turbante (origem indiana), o pano da costa (origem árabe) e a figa (origem turca) como sinais lógicos da presença desses povos dominadores.



2a etapa: Escravatura no Brasil de 1530 a 1888 -
A formação da Umbanda no Brasil começa por volta de 1530 com a escravatura desordenada e em massa de diversos cultos, nações e línguas de negros africanos, ocasionando uma mistura de concepções religiosas. Como fatores marcantes dessa etapa, podemos citar: mistura de cultos de angola, congo, bantos, nagô, quêto, malê, etc.; falta de mestres de culto entre os escravos; conhecimento apenas parcial dos rituais e iniciações; fugas e formação de quilombos; formação das "bandas" (grupamentos de negros e índios que "rezavam na mesma cartilha"); falta dos apetrechos rituais africanos, o que obrigou a assimilação dos apetrechos rituais dos índios; utilização da sabedoria indígena no que concerne à magia do sertão e à utilização das ervas medicinais brasileiras; imposição do catolicismo pelo colonizador português, o que ocasionou o sincretismo dos orixás com os santos da igreja católica.

Dessas duas etapas, a Umbanda herdou, basicamente, o culto a alguns orixás, a utilização dos atabaques como instrumento ritual e o uso de plantas e ervas medicinais brasileiras.

3a etapa: Influência espírita de 1888 em diante -
O espiritismo chegou ao Brasil por volta de 1873 e contribuiu, na formação da religião umbandista, com sua influência doutrinária e explicativa dos fenômenos mediúnicos, do karma, da reencarnação, do conceito de espírito-guia e da evangelização da religião através do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" de Kardec.

4a etapa: Ocultismo e filosofia oriental -
O ocultismo chegou ao Brasil em torno de 1930 e, entre outras contribuições, legou à Umbanda a utilização da vibração dos metais, das pedras preciosas e semipreciosas e da numerologia.

Finalmente, temos a influência da filosofia oriental no que diz respeito à aura, aos chacras, às imantações e no reforço dos conceitos de karma e reencarnação que já tinham sido adotados através do espiritismo.

A influência oriental é quase um retorno às origens, uma vez que as grandes religiões modernas têm sua origem no oriente, principalmente no antigo Egito, no Tibet e na Índia, berços do profundo conhecimento religioso e filosófico oriental. Fecha-se o círculo e surge a Umbanda, produto de concepções religiosas de muitos povos e nações, orientada dos planos espirituais superiores, que visa o bem-estar físico, mental e espiritual dos seus filhos e daqueles que a procuram.

A Umbanda é, portanto, o produto de uma evolução religiosa. Suas origens encontram-se nas filosofias orientais, fonte inicial de todos os cultos do mundo civilizado. E a sua implantação, em nossa terra, deu-se com a fusão das práticas, dos conceitos e das crenças dos negros, do branco e do índio. Toda essa complexa mistura, que o leigo chama de baixo espiritismo, "macumba" e magia negra, era a situação existente, quando surgiu um vigoroso movimento de luz, ordenado dos planos espirituais superiores, feito pelos espíritos que se apresentavam como caboclos, pretos-velhos e crianças.

O termo Umbanda, que eles implantaram no meio para servir de bandeira a essa poderosa corrente, é um termo sagrado que significa, num sentido mais profundo, o conjunto das leis de Deus. Muitas pessoas perguntam por que as entidades se apresentam sob as formas de caboclos, pretos-velhos e crianças. Mas se observarmos bem, veremos que esses são tipos de fácil identificação popular, representando as faixas etárias do homem e modelos de comportamento

Trabalham ainda na Umbanda, entidades em evolução denominadas exus e pombagiras. Essas entidades, mal compreendidas e mal interpretadas pela maioria dos não-umbandistas, atuam no plano astral defendendo-nos de obsessores (espíritos em grande atraso espiritual) e de trabalhos de magia negra.

São eles também os responsáveis pelas vibrações relativas à parte material de nossa vida e a quem recorremos em casos de vibrações mais terra-a-terra. São a nossa guarda, a nossa defesa contra vibrações negativas; são entidades de luz que, no seu trabalho de evolução espiritual, descem até as mais baixas regiões do plano astral para nos defender e guardar com suas vibrações altamente positivas.

Aqueles que confundem essas entidades de luz - exus e pombagiras - com quiumbas e obsessores que aceitam matança de animais para prejudicar alguém, demonstram apenas total ignorância de parte espiritual.

2006-11-08 01:05:47 · answer #3 · answered by ABC 3 · 2 0

Macumba.
Despacho.
Exu.
Orixá.
Trabalho.
Caboclo.
possessão.
Se já ouviu falar nisso já sabe que está ligado à umbanda.
É uma religião sincretista que mistura elementos da religião católica romana (santos e imagens) para camuflar os deuses originais trazidos da África pelas etnias capturadas pelos comerciantes de escravos.
Quando chegaramao Brasil eles foram perseguidos pelos padres e senhores pelos seus cultos ancestrais e assim escamotearam seus deuses comnomes católicos a fim de fugir da perseguição.
Na África, normalmente, não havia deuses, haviamcultosaos ancestrais e apaziguamento de demônios. Esses cultos existem até hoje e os demônios têem vários nomes, dependendo da região.
Com o tempo algumas pessoas criaram códigos mais modernos e tornaram a religião mais aceita, mudando a ênfase original dos escravos. Podemos dizer, então que a Umbanda é uma modificação da religião original dos escravos.
O fato central é que crêem em mediunidade (o pai de santo recebe entidades, bem comooutros que tenham o "dom").
Crêem em vários deuses de diversas classes que podem ser desde espíritos guias até exus e orixás.
Eu, como cristão, não aprovo essa prática, pois, creio que só existe umúnico e verdadeiro Deus, que não usa os homens como seus cavalos 3 nem se apossa desuas faculdades mentais para através deles dar um show de exibicionismo.
creio em um Deus que não necessita de sacrificios de animais e nem do sacrifício humano e que as coisas relacionadas a espíritos não são de proveniência divina, mas simmaligna.
Os espíritos da umbanda são na verdade demônios que viasam o engano e aprisionamento das pessoas em uma crença que as afasta de Deus.
Sugiro a vc e outros que leiam essa resposta a leitura dos livros"Nos bastidores dos espíritos" e "Os deuses da umbanda" que podem ser encontrados em livrarias evangélicas ou regulares e mesmo na net.

2006-11-08 00:44:41 · answer #4 · answered by jorge luiz stein 5 · 2 0

É uma religião, oriunda da África, que se misturou com o cristianismo no novo mundo (sincretismo). Interessante é que, mesmo tendo sido perseguida, ela se mantém através dos tempos, sendo hoje até mesmo objeto de estudos antropológicos e sociais.

2006-11-08 00:28:11 · answer #5 · answered by Antonio Luiz F 5 · 2 0

Olha, sei pouco sobre essa religião, mas o que um colega meu, que é umbandista, me disse é que trata-se de uma variação do cadomblé, foram incorporadas crenças de várias outras religiões no candomblé e assim, nasceu a umbanda que tem influências do catolicismo, espiritismo, candomblé, etc.
Pax Domini

2006-11-08 00:35:30 · answer #6 · answered by Pax Domine 3 · 2 1

Uma ceita religiosa tipo candomblé...acho q estão interligadas...veio da africa e aki na bahia é muito praticada..

2006-11-08 00:27:05 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Umbanda: religião originada na assimilação de elementos culturais afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro urbano.

Um abraço

2006-11-08 00:23:23 · answer #8 · answered by Tin 7 · 1 0

eita preto velho

A Umbanda é uma religião brasileira, fundada em 15 de novembro de 1908, e fundamentada em 3 pilares que são sua base de sustentação: O AMOR, A CARIDADE E A HUMILDADE. Admite um deus único (OLORUM), que é o criador de tudo e todos. Seus adeptos (chamados também de "filhos de fé") reverenciam entidades superiores denominados ORIXÁS, sendo o principal Jesus (OXALÁ).


Preto-VelhoÉ orientada também pelos guias espirituais - espíritos que atuam na Umbanda sob uma determinada LINHA que por sua vez está ligada diretamente a um determidado Orixá. Os guias têm ricos conhecimentos de amor, caridade, fé, justiça e evolução, entre outros, que se manifestam através da mediunidade dos médiuns, sendo a prática da incorporação uma delas - ato pelo qual uma pessoa médium, consciente, semi-consciente ou não, permite que outros espíritos falem através de seu corpo físico.

Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam na mecânica da incorporação. Cada arquétipo está numa determinada Linha Vibracional dentre os 7 Orixás essenciais ou 7 Linhas. Como exemplos desses arquétipos podemos citar: os Pretos Velhos, os Caboclos, os Baianos, os Boiadeiros e os Erês (Crianças). Os arquétipos são apenas roupagens utilizadas pelos guias para se apresentarem nos terreiros e não entidades que necessariamente foram escravos, índios ou crianças.

Cada terreiro tem a sua forma de interpretar a Umbanda; os ritos também diferem de casa para casa. A maioria utiliza atabaques e outros instrumentos musicais para acompanhar os seus pontos cantados, mas alguns só cantam mantras.

Toda gira de umbanda tem como base o processo de defumação - elemento característico das giras - que consiste na queima de ervas essenciais, com o fundamento de limpeza do campo áurico energético das pessoas e do ambiente para que a faixa vibracional seja ajustada para o recebimento das entidades que ali trabalharão.

As giras se iniciam com os pontos cantados, defumação e a incorporação. Após a incorporação do médiuns (cavalos) pelos seus respectivos guias, inicia-se o atendimento espiritual para o público, em que a todos são convidados a tomar um "passe" com os guias que estão em terra, que trabalham exclusivamente para a caridade e se utilizam de alguns materias como velas, ervas, pedras, pembas (giz) para riscar seus pontos riscados ou mandalas.

A Umbanda é genuinamente brasileira. A Prática da Umbanda nada tem a ver com o Candomblé ou com a Kiumbanda. Trata-se de uma religião que trabalha diretamente com entidades do Plano Astral ou com seres da natureza (os elementais) e utiliza a mecânica da incorporação para trabalhar as necessidades emergenciais do homem, trazendo a força e a sabedoria dos mestres da Aruanda para a cura e a energização do campo astral humano, com a atuação nos centros de força dos corpos e nos campos energéticos das pessoas que "...vêm em busca de socorro, alivio e cura para suas dores morais e físicas", e também traz muito ensinamento das verdades da espiritualidade maior.

2006-11-08 00:22:45 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 1

Se não me engano é uma religião africana...

2006-11-08 00:20:03 · answer #10 · answered by Tininha 4 · 1 0

É uma religião

2006-11-08 00:19:46 · answer #11 · answered by Mika 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers