Vamos separar as coisas:
1. As religiões critãs são posteriores ao próprio Cristo;
2. As religiões fundaram-se sobre interpretações variadas do testamento antigo e novo;
3. À época do Cristo eram inúmeros os profetas, todos judeus;
4. O pensamento, a história e as lições do Cristo, Jesus, foram perpetuadas e interpretadas criando as legiões de seguidores em grupos interpretativos.
5. O judaísmo não reconhece este profeta, os cristãos sim.
6. O Judaísmo foi a religião dos pais de Jesus e dos anciãos que o ouviam. A vida de Jesus coincide com uma reforma religiosa que produziu a Bíblia (velho testamento escrito pelos judeus e o novo testamento incorporando os livros escritos por critãos - a Bíblia foi escrita ao longo de 1500 anos e possui 73 livros, segundo a Igreja Católica).
Vê-se que é preciso conhecer determinados fatos, ainda que de maneira menos profunda (que, sinceramente, é o meu caso), para evitar a simplificação que não é amiga de nenhum conhecimento.
O tema religioso é extremamente complexo e até os dias de hoje, descobrem-se escritos com os quais os fatos narrados pelos autores da Bíblia (que são 40, todos sob inspiração Divina) são comparados a fim de confirmar-lhes ou corrigir-lhes as interpretações.
Jesus frequentava o templo de seus pais, orientado pelo velho testamento (judaísmo). Produziu a história e o pensamento que orientou o novo testamento (cristianismo).
2006-11-08 00:05:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Vou tentar lhe esclarecer a dúvida.
Na época de Cristo haviam infinitas seitas judaicas todas elas adeptas da Torah, um dos livros sagrados do Judaísmo, equivalente ao Pentateuco da tradução da Septuaginta, onde estão contidos os procedimentos de conduta que os judeus entendem ser a Lei Divina.
Entre essas seitas, a mais influente era a dos fariseus, que teve por chefe Hillel, doutor judeu nascido na Babilônia, fundador de uma escola célebre, onde se ensinava que só se devia depositar fé nas Escrituras. Sua origem remonta a 180 ou 200 anos antes de Jesus-Cristo. Os fariseus, em diversas épocas, foram perseguidos, especialmente sob Hircano -soberano pontífice e rei dos judeus -, Aristóbulo e Alexandre, rei da Síria. Este último, porém, lhes deferiu honras e restituiu os bens, de sorte que eles readquiriram o antigo poderio e o conservaram até à ruína de Jerusalém, no ano 70 da era cristã, época em que se lhes apagou o nome, em conseqüência da dispersão dos judeus.
Os Saduceus, outra seita judia, de segunda maior impórtância que se formou por volta do ano 248 antes de Jesus-Cristo e cujo nome lhe veio do de Sadoc, seu fundador. não criam na imortalidade, nem na ressurreição, nem nos anjos bons e maus. Entretanto, criam em Deus; nada, porém, esperando após a morte, só o serviam tendo em vista recompensas temporais, ao que, segundo eles, se limitava a providência divina. Assim pensando, tinham a satisfação dos sentidos tísicos por objetivo essencial da vida. Quanto às Escrituras, atinham-se ao texto da lei antiga. Não admitiam a tradição, nem interpretações quaisquer. Colocavam as boas obras e a observância pura e simples da Lei acima das práticas exteriores do culto. Eram, como se vê, os materialistas, os deístas e os sensualistas da época. Seita pouco numerosa, mas que contava em seu seio importantes personagens e se tornou um partido político oposto constantemente aos fariseus.
Estas seitas compunham o Sinedrio, o órgão jurídico religioso de Israel e determinavam a conduta das demais, condenando qualquer ideologia diferente das suas, principalmente a dos Samaritanos, que constantementeestavam em guerra com os reis de Judá. Aversão profunda, datando da época da separação, perpetuou-se entre os dois povos, que evitavam todas as relações recíprocas. Aqueles, para tornarem maior a cisão e não terem de vir a Jerusalém pela celebração das festas religiosas, construiram para si um templo particular e adotaram algumas reformas. Somente admitiam o Pentateuco, que continha a lei de Moisés, e rejeitava todos os outros livros que a esse foram posteriormente anexados. Seus livros sagrados eram escritos em caracteres hebraicos da mais alta antigüidade. Para os judeus ortodoxos, eles eram heréticos e, portanto, desprezados, anatematizados e perseguidos. Ó antagonismo das duas nações tinha, pois, por fundamento único a divergência das opiniões religiosas; se bem fosse a mesma a origem das crenças de uma e outra. Eram os protestantes desse tempo.
Jesus não era partidário de nenhuma das seitas judias, e suas leis morais confrontavam-se com os ensinamentos mosaicos, o que era motivo de constantes querelas no Sinédrio.
As notícias históricas nos dão conta da impressão dos seguidores de Jesus, de que ele não pregava nas Sinagogas, ali indo sós nos festejos da Páscoa Judaica, uma tradiçãoa contida em Êxodo. "Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua" (Livro do Êxodo 12, 14).
Portanto, Cristo não professava nenhuma religião, não pregava nas Sinagogas, pois sua lei moral era proibida pelos Fariseus e era Judeu por assim ser a nacionalidade de quem nasce no estado de Israel.
2006-11-08 08:07:27
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
Jesus não prega religião ele prega,amor,perdão,mudança de vida,União,não tem nenhum capitulo que Jesus fale siga esta religião ou esta daqui em momento algum Jesus citou a religião.Nos que procuramos uma para nos sentir bens..Jesus disse "Aonde tem uma ou mais pessoas reunida em meu nome eu estarei no meio delas" Jesus esta conosco.
2006-11-09 09:05:05
·
answer #3
·
answered by Adriell G 1
·
0⤊
0⤋
vamos usar o exemplo do espelho:
se você se sujar(com terra,graxa,tinta,etc...),e ir se olhar no espelho,ele vai te mostrar que estás sujo,não é?
mas o espelho não pode te limpar,certo?
você vai precisar tomar um banho com água,se quiser ficar limpo!
assim era no Antigo Testamento!
os judeus viviam a lei mosaica.
a lei dizia que não podia fornicar,adulterar,matar,roubar,mentir,adorar ídolos,nem fazer imagens,etc...
quando alguém cometia algum pecado contra Deus,a lei apenas mostrava que essa pessoa estava suja,que havia desobedecido a Deus,e estava,portanto,afastada Dele,destituído da sua presença.
era necessário,então que um sacerdote entrasse na presença de Deus,e oferecendo sacrifícios,intercedesse por aquele pecador.Então seus pecados eram cobertos.
Jesus nasceu entre o povo judeu,ia a sinagoga sim,mas o que muitos esquecem,é que Jesus,apesar de ser homem de carne e osso,ERA TAMBÉM DEUS!!!!
o que os judeus não sabiam,é que enquanto a lei condenava o fato consumado,o ato do pecado,o que era exterior,aparente,Jesus CONTMPLAVA O CORAÇÃO DO HOMEM!!!
e sabe o que ele via?
"Ai de vós,escribas e fariseus,hipócritas!porque sois semelhantes aos sepulcros caiados,que POR FORA REALMENTE PARECEM FORMOSOS,MAS POR DENTRO ESTÃO CHEIOS DE OSSOS E DE TODA IMUNDÍCIA.
assim também vós PARECEIS justos aos homens,mas POR DENTRO ESTAIS CHEIOS DE HIPOCRISIA E DE INIQÜIDADE." Mateus 23:27,28
os ensinamentos de Cristo são muito mais difíceis de seguir,pois falam daquilo que está oculto aos olhos dos homens.
"ouviste o que foi dito:Não adulterarás.(era a lei)
Eu,porém vos digo que aquele que atentar em uma mulher para a cobiçar,JÁ EM SEU CORAÇÃO COMETEU ADULTÉRIO COM ELA." Mateus 5:27,28
não era uma nova religião,mas sim a vontade de Deus expressa pelo seu filho Jesus.
agora não precisamos mais de rituais,de sacrifícios para adorar a Deus,pois:
"Mas,a hora vem,e agora é,em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:23
não precisamos mais fazer sacrifício para cobrir nossos pecados,pois:
"Ele(Jesus) é a propiciação pelos nossos pecados,e não somente pelos nossos,mas também pelos de todo o mundo." 1João 2:2
é exatamente o contrário do que estás propondo,caro amigo.
se os JUDEUS querem realmente se salvar,ELES É QUE PRECISAM, RECEBER JESUS CRISTO COM ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DE SUAS ALMAS!!!!!
2006-11-08 11:34:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A religião não salva nem salvará ninguem... Quem veio para salvar o mundo foi Cristo Jesus, ninguem mais alem dEle... A minha religião é Cristo e acabou!!!
2006-11-08 10:33:46
·
answer #5
·
answered by Kody 3
·
0⤊
0⤋
Jesus, quando esteve entre os homens não pregou "religião" e, apesar de ser judeu, demoliu com críticas um judaísmo pervertido, formal e destituído da glória de Deus. Não é uma religião que salva o homem, não são títulos eclesiásticos que garantem a vida eterna; não importa quem seja o homem, o importante é ouvir a palavra de Deus e crer que Deus enviou seu filho para buscar e salvar o homem (João capítulo 5; versículo 24). Perde-se muito tempo com religiões humanas que não levam a nada e não se atenta às verdades do verbo de Deus, o único caminho que leva a Deus (à vida)!
2006-11-08 09:41:11
·
answer #6
·
answered by Euclides N 6
·
0⤊
0⤋
Jesus parece mais um daqueles do grupo dos essênios que seguiam a regra da comunidade de QUMRAN (a dos manuscritos do mar morto) que não aceitavam o Templo de jerusalém como o templo de sua fé. Para eles o templo estava no próprio ser humano.
Vai entender. A história de um essênio que era seguidor do Judaísmo, misturada com mitologia e filosofia grega afirmada como verdadeira por recortes bíblicos Judeus e umas pitadinhas de alterações feitas em séculos. O resultado dessa salada religiosa é chamado cristianismo.
2006-11-08 09:13:02
·
answer #7
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
tudo é proposito de DEUS,lendo romanos os capitulos 9,10 e 11.vc vai entender que DEUS TEM O CONTROLE DE TUDO.QUANTO A RELIGIÃO ERA BASEADA NO VELHO TESTAMENTO E COMO HOJE CADA SINAGOGA TINHA UMA REFERENCIA PELO LOCAL , TEMPLO DE SAMARIA,TEMPLO TAL ... A RELIGIÃO DO PASSADO É A EVANGELICA ATIAL SÓ QUE C/VELHO E NOVO TESTAMENTO.
2006-11-08 08:02:35
·
answer #8
·
answered by horaagora 5
·
0⤊
0⤋
Jesus não frequentava o templo nem cinagogas. Jesus esteve alguma vezes no templo de salomão e estas passagens estão em suas evangelhos. Jesus não possuia religião Jesus veio trazer uma nova postura moral, que posteriormenmte ficou sendo chamada de cristianismo, por paulo o apóstolo, já que os que sguaiam o cristo eram cristãos. O judaismo imperva na época e jesus assim como o politeismo de roma que adorava varios deuses e não tinha uma religião definida. Quem segue Jesus seguie seus ensinamentos morais ou ainda não entendeu o que jesus veio fzer aqui neste planeta.
2006-11-08 07:57:04
·
answer #9
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Pois é, naquele tempo não haviam religiões como hj.... Todo mundo orava de uma mesma forma, pra um mesmo deus, acho q foi assim..... Acho q na verdade Jesus queria mesmo era ensinar nas Cinagogas....
2006-11-08 07:50:17
·
answer #10
·
answered by Daniela L 4
·
0⤊
0⤋