English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pq acreditar na bíblia c ela é um livro escrito e deturpado pelos homens q a fizeram??? não temos prova alguma de q tudo q ela diz é verdade???
Ou a fé de vcs supera os fatos científicos??

2006-11-07 21:43:17 · 25 respostas · perguntado por Matheus F 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

25 respostas

Matheus - Procure analisar de mente aberta o que a Bíblia realmente diz, de preferencia com alguém que tenha conhecimento da Bíblia, e então julgue por você mesmo que tipo de livro a Bíblia é.

2006-11-08 00:50:13 · answer #1 · answered by WDR 4 · 0 0

Acredito porque as evidências são tais que não dá para não acreditar. Ora veja há 3000 professias no Velho Testamento da vinda de Jesus ao Mundo.Ele seria concebido pelo espírito santo, morreria numa cruz, e ressuscitaria ao terceiro dia. Isto 600 anos antes de acontecer. Portanto, só poderiam ter sido "Revelações" dadas por Deus aos seus santos profetas. Deus fala ainda hoje, no tempo presente, Ele fala, Ele se revela.
A bíblia não é mutável. Por vezes o que acontece é que a interpretam mal. Mas se nós a lermos e praticarmos diàriamente o que está lá escrito, de certeza que andaremos no bom caminho e não seremos confundidos.

2006-11-07 23:04:34 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Sim eu acredito a bíblia é a boca de Deus falando!!!!

2006-11-07 23:02:59 · answer #3 · answered by LIny 2 · 1 0

Há um ditado popular cauteloso, que diz: "o papel aceita tudo". Será que esse ditado se aplica à Bíblia? Como podemos ter certeza que os textos que compõe o livro dos cristãos é confiável? Trataremos de um conceito que permite uma posição segura com relação à confiabilidade do cânon bíblico. Esse conceito atem-se a um dos conteúdos científicos da Bíblia, mas que poucos cientistas entendem assim.
Qual é um dos orgulhos da ciência? É a capacidade de descobrir leis que permitam realizar previsões sobre o comportamento dos fenômenos relacionados à essas leis. E na Bíblia, encontramos a possibilidade de descortinar o futuro com relação a determinados assuntos importantes e de interesse geral? Sim, encontramos! Entre outros pontos, essa possibilidade pode servir de evidência da confiabilidade do texto bíblico. Estamos falando das profecias bíblicas, que são em grande número no texto sagrado.
Vamos procurar ser concisos na medida do possível. Então destacaremos apenas um conjunto de elementos proféticos, fatos que foram profetizados no passado, que já se cumpriram no passado, outros que estão se cumprindo e há outros que ainda se cumprirão. Não iremos explorar todo espectro profético, pois aqui apenas queremos criar um efeito demonstrativo da confiabilidade da Bíblia.
Há a impressionante profecia de Daniel 9:25 a 27, e o seu texto está assim escrito: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido [batismo de JESUS], ao Príncipe [O próprio JESUS], sete semanas e sessenta e duas semanas [em profecia cada semana vale sete anos, portanto esse período corresponde a 49 mais 434 anos]; as praças e as circunvalações se reedificarão [nos 49 anos iniciais], mas em tempos angustiosos. Depois das sessenta e duas semanas [se inclui as sete anteriores], será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim [nossos dias] haverá guerra; desolações são determinadas. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana [a semana após as 62, portanto, a semana número 70]; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares [o ritual do santuário dos judeus, estabelecido no Sinai]; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele." (As observações feitas foram sobre o aspecto profético que desejamos salientar nesse texto, demais explicações foram omitidas.)
Nessa profecia, que foi escrita por Daniel, com inspiração divina, por volta de 530 antes de CRISTO, em síntese, temos as seguintes previsões, que já se cumpriram:
· Daniel apresenta um período de tempo profético de 490 anos (7 mais 62 e mais 1 semana são 70 semanas, igual 490 dais ou em profecia 490 anos) e nos últimos sete anos desse período JESUS Se manifestaria entre os homens. No início desses sete anos finais Ele seria batizado (ungido), no meio desses sete anos seria morto, e no final deles o povo judeu recusaria em definitivo ser povo de DEUS na forma de um país.
· O profeta diz que sairia um decreto para restaurar Jerusalém, o que de fato foi feito em 457 aC, pelo Rei Artaxerxes, portanto, obviamente essa data deve servir como início da contagem dos 490 anos e previsão para os eventos futuros que ainda ocorreriam);
·Que a partir dessa data até o batismo de JESUS se passariam 483 anos (período dentro dos 490 anos), o que nos remete ao ano 27 dC. JESUS de fato foi batizado por João nesse ano, a profecia se cumpriu (se fizer o cálculo, não esquecer que não houve o ano zero).
·Que mais três anos e meio e JESUS seria morto, isso ocorreu no ano 31 (na metade dos últimos sete anos que compõe os 490 anos do período profético desse trecho de Daniel).
· E mais três anos e meio, e os judeus rejeitariam a mensagem de JESUS em definitivo, o que ocorreu quando seus líderes mataram Estevão, no ano 34, ele era um judeu que anunciava a mensagem de JESUS aos próprios judeus, com firme convicção de ser verdadeiro. Ele dizia que JESUS havia ressuscitado, e esse foi o principal motivo porque foi morto. O primeiro mártir, depois de JESUS, foi morto por apedrejamento pelo próprio povo de DEUS, os demais foram mortos por outros poderes. Nesse ato os líderes judeus se desabilitaram a continuar sendo o povo diretamente escolhido por DEUS para anunciar ao mundo o que JESUS pregava, e que havia ressuscitado, passando essa incumbência totalmente para a igreja fundada por JESUS. Isso não significa que os judeus não possam ser aceitos por JESUS, podem como qualquer outra pessoa, mas não tem mais a incumbência, em forma de povo, de serem os arautos do anúncio das verdades de DEUS ao mundo.
· Essas datas formam uma chave de confiabilidade profética. Se aprofundarmos em outros textos bíblicos, poderemos encontrar inúmeros detalhes sobre a vida e morte de JESUS, todos previstos com grande antecedência, e que se cumpriram ao pé da letra. Dois deles, que se destacam seriam a hora da crucificação e a hora da morte de JESUS, mas há um grande número de eventos previstos que se cumpriram sem variação alguma. Há um poder superior por trás desses escritos.

Esse texto profético deve no mínimo chamar a atenção das pessoas sensatas, que exigem evidências para aceitar o que quer que seja. Há outras evidências, mas esta é a mais famosa. O trecho profético que destacamos foi apenas uma parte de uma profecia muito maior, e nem sequer chegamos a aprofundar, apenas fizemos o suficiente para provocar os pensamentos de quem vier a ler. Vimos algo, apenas um pedaço relativo a uma profecia que se estende por 2.300 anos. A parte que vimos foi de apenas 490 anos, e o que vimos dessa parte foram umas poucas informações, somente para abrir a curiosidade ao aspecto da confiabilidade das profecias, portanto, da Bíblia como um todo.
Sugerimos ao leitor estudar sobre os textos proféticos para os nossos dias. Uma boa sugestão é o trecho de Apocalipse capítulo 13. Ali está revelado como acontecerá uma impressionante aliança entre os Estados Unidos da América e o Vaticano, justamente para os nossos dias. Não há nada mais palpitante do que presenciar e até participar de profecias escritas há dois mil anos, ou mais do que isso, e vê-las se cumprindo com detalhes espantosos, sem margem de erro. Mesmo que seja por mera curiosidade, ainda assim vale a pena. No próximo artigo iremos explorar um pouco sobre a profecia de Apocalipse 13.
Se o leitor ou leitora estudar com alguma profundidade as profecias, por exemplo, sobre a Idade Média, irá ficar perplexo(a) quanto aos detalhes significativos que nos tempos antigos foram profecia e que mais tarde se transformaram em história, e tal como prevista. Então conhecerá a história por um ângulo interpretativo bem particular, ou seja, o que DEUS acha da atividade dos homens. Ainda terá o direito de saber, também com detalhes, o que se passará no mundo nos próximos anos. Se até agora a profecia foi fiel aos fatos, comprovados pela história, não deixará de o ser justamente na parte mais importante dessa história, o seu auge. Confira e compare fatos com profecia.
Quem estudar essas profecias entenderá melhor o que escrevemos, portanto esse estudo é desejável, até interessante, um bom passatempo cultural. Mantenhamo-nos atentos e conheceremos bem o significados dos grandes lances políticos e religiosos que ocorrem mundo afora. Tudo foi previsto e escrito, e vem se cumprindo. Isso é no mínimo curioso, observar uma grande quantidade de eventos há longa data previstos que ao longo da história se cumpriram e que hoje estão se cumprindo. Isso tudo tem um significado!
Observei o texto da Nika logo acima e concordei com ela diante dos fatos relatados.
Espero ter ajudado !!
Um abraço !!!

2006-11-07 23:00:58 · answer #4 · answered by Mark2 3 · 1 0

escrita por homens guiados pelo Espirito santo de Deus,a biblia relata que qd pregamos o evangelho,não somos nos que estamos falando de nosso entendimento,mas sim,o Espirito santo de Deus nos usa de intermedio,para proclamar as virtudes de Deus,por isso eu acredito na biblia,pq a palavra de Deus é a verdade,e no que ela diz,é nisso que eu creio !!!!!

2006-11-07 22:54:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

porq é um livro inspirado por Deus...e quase todas as religiões procuram basease em alguma parte da biblia mesmo que seja simples versiculos insolados...

2006-11-07 22:44:12 · answer #6 · answered by eu 2 · 1 0

Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável, e os conceitos delas têm tido larga aceitação. Assim, muitos hoje rejeitam o que a Bíblia diz, considerando-a indigna de confiança.

Por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus promove confiança: “A tua palavra é a verdade.” E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. — João 17:17; 2 Timóteo 3:16.Se havemos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apontou para novas informações que refutam isso, explicando: “Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos.” — Gênesis 1:1.

Os homens também mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. “As viagens de descobrimento”,mostraram que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas”. Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viagens, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: “Há Um que mora acima do círculo da terra”, ou, como dizem outras traduções, “o globo da terra”.


A Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes de isto acontecer. De fato, os medos, que se aliaram aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. E, embora Ciro, o rei persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que ele seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que as águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, ‘teriam de secar-se’ e que ‘nem mesmo os portões [de Babilônia] se fechariam’. — Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27–45:1.

Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Além disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria ruínas desabitadas. E foi exatamente isto o que aconteceu. Hoje, Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13:20-22; Jeremias 51:37, 41-43).
E a Bíblia está repleta de outras profecias que tiveram um cumprimento espetacular.
O que, então, prediz a Bíblia concernente ao atual sistema de coisas do mundo? Ela diz: “Lembre-se que nos últimos dias [ou: “na era final deste mundo”, A Nova Bíblia Inglesa] virão momentos difíceis. Os homens se tornarão egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união . . . mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservarão a aparência de religião, mas não a viverão na prática.” — 2 Timóteo 3:1-5.
Certamente, as profecias bíblicas estão-se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”, e “terão de forjar das suas espadas relhas de arado . . . nem aprenderão mais a guerra”? — Salmo 37:29; Isaías 2:4.

‘Isto é bom demais para ser verdade’, alguns talvez digam. Mas, realmente, não há motivo para duvidarmos de qualquer coisa que o nosso Criador promete. Pode-se confiar na Sua Palavra! (Tito 1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda mais convencido disso.

2006-11-07 22:28:55 · answer #7 · answered by nika 3 · 1 0

Por que conta a história de uma pessoa muito especial...Tão especial, que deu a vida dele em troca da nossa!!!

2006-11-07 21:57:52 · answer #8 · answered by DJ 1 · 1 0

tem certeza disso? já leu abíblia, se leu, leia de novo, depois conversamos. fica na paz.

2006-11-07 21:54:38 · answer #9 · answered by Francisco 7 · 1 0

Eu acredito pois ela foi escrita por homens inspirados por Deus,
ou vc tbm não acredita nEle.
Ah ! Tá legal, vc prefere acreditar que surgimos da evolução do macaco, e que o mundo surgiu de uma explosão, nossa eu não sabia que uma explosão podia fazer coisas tão maravilhosas como o ser humano, como as frutas e legumes, ervas medicinais, caraca meu !!! sai dessa !!!!
Deus nos deixou um manual (a bíblia), e muitas coisas que a ciência descobriu agora na bíblia já estava escrito, e quer saber tem coisas que ainda vão acontecer que já está lá, só que vc tem que ter discernimento para entender a bíblia, não é só ler por ler, vc tem que se interesar em realmente aprender o Deus quer ensinar. E eu tenho aprendido muito com Ele.
A minha fé supera qualquer fato científico !!!

2006-11-07 21:52:16 · answer #10 · answered by Paulinha 2 · 1 0

SE O MÉTODO CIENTÍFICO FOSSE O ÚNICO MEIO DE SE PROVAR QUALQUER COISA, VOCÊ NÃO PODERIA PROVAR, POR EXEMPLO, QUEM FOI A AULA OU AO TRABALHO HOJE PELA MANHÃ. É TOTALMENTE IMPOSSÍVEL REPETIR TAIS EVENTOS NUMA SITUAÇÃO CONTROLADA E SITUAÇÕES CONTROLADA É FATO CIENTÍFICO.
NESSES CASOS A PROVA HISTÓRICA QUE SE BASEIA NA DEMONSTRAÇÃO DE QUE UM FATO REALMENTE OCORREU (ISSO NÃO É FÉ) SEM QUALQUER DÚVIDA POSSÍVEL É A MANEIRA DE SE PROVAR. EM OUTRAS PALAVRAS É POSSÍVEL SE CHEGAR-SE A UM VEREDITO COM BASE EM PROVAS CONCLUDENTES.
ESSA PROVA OU VEREDITO SE BASEIA EM 3 TIPOS DE TESTEMUNHOS: ORAL, ESCRITO E DE EVIDENCIAS (ISSO NÃO É BIBLIA ISSO É FUNDAMENTAÇÃO DE HISTÓRIA E DIREITO).
VOCÊ PODE PRONTAMENTE PROVAR QUE VOCÊ ESTEVE NA SALA DE AULA PELA MANHÃ: SEUS COLEGAS O VIRAM, VOCÊ TEM ANOTAÇÕES E O PROFESSOR LEMBRA-SE DE TE-LO VISTO.
A BIBLIA PASSA POR TODOS ESSES TESTES
O TESTE BIBLIOGRAFICO, DA EVIDENCIA INTERNA E DA EVIDENCIA EXTERNA. E ISSO AFIRMO NÃO EMBASSADO EM MINHA FÉ, MAS NAS RAZÕES LEVANTADAS(NÃO POR TEOLOGOS) MAS POR HISTORIADORES E ANTROPOLOGOS DE RENOMES. A MINHA FÉ NO ENTANTO, É TAMBÉM UMA AFIRMAÇÃO, POIS POSSO DIZER QUE ESSE LIVRO ME AFASTOU DE MUITAS COISAS RUINS, MAS FÉ É UMA QUESTÃO PESSOAL. CREIO MAIS NA BIBLIA PELO FATO DELA SER HISTORICAMENTE PROVADA E COMPROCADA

2006-11-08 15:34:57 · answer #11 · answered by cid 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers