O Meu Galardão Depende do que Eu Faço para Cristo
Recordemos o plano completo da salvação de Deus:
1) A minha salvação depende do que Cristo FEZ;
2) a minha certeza de salvação depende do que Cristo AFIRMOU;
3) o meu gozo depende da minha comunhão com Cristo;
3) o meu galardão depende do que faço para Cristo.
Prestemos atenção ao quarto ponto: é GALARDÃO e não salvação. Galardão é prêmio de Deus ao que eu faço para Cristo DEPOIS da minha salvação. Não é essencial à minha salvação. Vem depois da salvação. É resultado dela e não causa.
Muitos crentes entraram, entram e entrarão no céu, sem galardão. Alguns crentes entrarão no céu "como que através do fogo", com mãos vazias, sem ter feito coisa alguma para o Senhor Todo-Poderoso. O galardão será recebido, não nesta vida, mas no céu. É o prêmio que Deus conferirá àqueles que trabalharam na promoção do Seu Reino na terra.
Muitos remidos do Senhor quedam-se a pensar no que vem a ser o GALARDÃO. Alguns o descrevem como ESTRELAS brilhantes que terão na fronte os servos do Senhor galardoados; outros o descrevem como coroa de ouro, coroa com pedras brilhantes. Paulo, em Il Timóteo 4:7-8 assim o descreve:
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a COROA DA JUSTIÇA me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amaram a sua vinda". Paulo partiu para o céu perto de receber do Senhor, o reto juiz, a COROA DA JUSTIÇA. Senhor, reto juiz e coroa da justiça estão relacionados. E que vem a ser uma COROA DA JUSTIÇA? Muitos a imaginam um lugar separado no céu; outros um domínio maior no céu; outros ainda, um gozo maior; outros como a menção honrosa que o Supremo juiz fará naquele grande dia, mais ou menos como aquela registrada no Evangelho: "Bem está, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito, entra no gozo do teu Senhor".
Tudo isso, sem dúvida alguma, é muito bonito de se pensar, mas corresponderá à realidade do texto em pauta? Sim ou não. Vejamos porque. É de se notar que Paulo relaciona COROA DA JUSTIÇA com a SEGUNDA VINDA DE JESUS. E que terá um coisa com a outra? A segunda vinda de Jesus só se verificará quando o "Evangelho do Reino for pregado em toda a terra", logo, SEGUNDA vinda de Jesus eqüivale a ganhar almas para o céu; então, a COROA DA JUSTIÇA que Paulo receberá no grande dia do Senhor serão as almas imortais que arrebatou do inferno com o precioso sangue de Jesus. Paulo ganhou milhares, logo a sua coroa refulgirá à LUZ DO SENHOR no céu de glória no grande dia da vitória do Cordeiro na cidade eterna. E pode haver gozo maior do que ver as almas no céu e que foram arrebatadas do fogo eterno? Haverá maior brilho do que esse? haverá maior prêmio do que esse? Paulo estará coroado no céu com os milhares que ganhou para Cristo! Pedro também terá os seus milhares! João, Tiago e André e os demais apóstolos também terão a sua COROA a brilhar.
Barnabé e Marcos; Priscila e Áquila, Tito e Timóteo, Lucas e Silas também terão coroas, porque ganharam muitas almas para o Senhor! Lutero e Calvino, João Huss e Savonarola, Bunym e João Knox, Wesley e Whitefield, Zinzendorf e os moravianos, Carey e Hudson Taylor, Livingstone e Paton, Jonathan Edwards e David Braincid, Finney e Spuge.., Moody e Evan Roberts e milhares de outros servos do Senhor, grandes e pequenos, receberão no grande dia, a COROA DA JUSTIÇA. Eles receberão a COROA, porque no tempo da sua oportunidade trabalharam para o Senhor e ganharam almas, muitas almas para o Senhor. E você, amigo, que está fazendo HOJE, hoje para o Senhor? Que espera receber no céu, um dia? Paulo receberá a COROA DA JUSTIÇA, e você?
Em 1 Cor. 3:10-17 Paulo apresenta Cristo, o único FUNDAMENTO. Sobre esse FUNDAMENTO cada crente (note-se que é o crente, é aquele que já tem Cristo no coração, portanto já está salvo) construirá um edifício (não é para salvação, porque já está salvo; refere-se ao trabalho que o crente faz após a salvação; olha para o GALARDÃO e não para a salvação) de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. Os três primeiros resistem ao fogo da prova Divina; são os trabalhos que receberão a COROA DA JUSTIÇA; os três últimos não resistem ao fogo, sendo destruídos (as obras, não a pessoa). Em I Cor. 3:14 Paulo diz expressamente: "Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá GALARDÃO".
Você já é crente?
Está, portanto, sobre o FUNDAMENTO - Cristo.
E de que material você está edificando para a eternidade?
Resistirá ao FOGO da prova Divina ou não?
Você receberá ou não o GALARDÃO do Senhor?
Como se apresentará diante do Senhor no grande dia do Juízo: com as mãos vazias ou cheias?
Trabalhe, pois, para o Senhor, pois você foi salvo por Cristo, para servir!
2006-11-07 13:06:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
salvação é uma coisa q vc adquiri, ou seja, um presente de Deus pra vc, a vida eterna e galardão é uma recompensa pela suas obras, vc vai receber segundo o q vc fez aki na terra. Ex: tem pessoas q aceitam Jesus só na hora da morte, então essa pessoa não vai ter galardão, mas tem pessoas q pregaram, louvaram, evangelizaram,etc... então essa pessoa com certeza vai receber seu galardão.
2006-11-07 12:57:46
·
answer #4
·
answered by Srtª 2
·
0⤊
0⤋
Existe muita diferença: salvação é o cumprimento final, a graça, a despedida, a partida, a viagem de volta para casa; tudo se cumpriu. O galardão é o premio temporário tomado, grilado, vivido a qualquer custo.
2006-11-07 12:57:26
·
answer #6
·
answered by Doutor Satille 5
·
0⤊
0⤋