As discussões acerca da origem e autoria dos textos bíblicos dependem da premissa de que estes textos não foram ditados por Deus ao ouvido dos homens e que os relatos não sejam literais, mas que tenham sido interpretações dos atos de Deus através da história do povo de Israel. Partindo deste princípio, é difícil tratar do conteúdo de Gênesis como um texto escrito por apenas uma pessoa em um curto período de tempo.
Acredita-se que o livro de Gênesis tenha sido escrito por Moisés (embora ele viesse a morrer antes do final do Pentateuco), ou por cronistas próximos a ele. As informações, bem como os pormenores restantes, porém, podem ter sido transmitidas a Moisés por meio de tradição oral. Por causa da longevidade dos homens daquele período, as informações podem ter sido transmitidas por Adão a Moisés através de apenas cinco elos humanos, a saber, Metusalém, Sem, Isaque, Levi e Anrão.
Uma outra possibilidade é que Moisés obteve grande parte das informações relativas a Gênesis de escritos ou documentos já existentes. Já no século XVIII, o erudito holandês Campegius Vitringa sustentava este conceito baseando sua conclusão nas freqüentes ocorrências, em Gênesis (dez vezes), da expressão (em KJ; Tr) “estas são as gerações de”, e uma vez “este é o livro das gerações de”. Nesta expressão, a palavra hebraica para “gerações” é toh•le•dhóhth, melhor traduzida por “histórias” ou “origens”. Por exemplo, “gerações dos céus e da terra” dificilmente se enquadraria aqui, ao passo que “história dos céus e da terra” tem sentido. (Gên 2:4) Em harmonia com isso, a versão alemã Elberfelder, a francesa Crampon e a espanhola Bover-Cantera são versões que usam o termo “história”, assim como faz a Tradução Novo Mundo.
Para a crítica bíblica, entretanto, evidências no texto demonstram que as tradições de Gênesis, especialmente entre o final da narrativa do Dilúvio e a história de José, devam ter sido compiladas durante o período de dominação babilônica, entre os séculos VII e VI a.C..
É postulado que Abraão tenha nascido na cidade de "Ur dos caldeus", termo repetido algumas vezes. No entanto, os caldeus somente surgiram na região de Ur, a leste da Mesopotâmia, por volta do século IX a.C., pelo menos 1000 anos depois do tempo suposto para a história de Abraão. A própria diferença nos estilos literários e as histórias aparentemente desconexas da vida de Abraão podem ser um indicativo de que tais histórias tenham sido compiladas em diferentes momentos, ou por diferentes autores, a partir de uma tradição oral transmitida por muitas gerações.
Alguns estudiosos acreditam que as histórias de Isaque, em vários momentos tão semelhantes às de Abraão, sejam um recurso estilístico observado em outros pontos do relato bíblico (a recorrência da cidade de Belém relacionada ao nascimento de Davi e Jesus para ressaltar seu parentesco, por exemplo, embora Jesus nunca fosse referido como belenense ou belemita, mas como nazareno), para realçar a ligação entre os dois personagens através de seus atos, fortalecendo a ligação entre Israel, filho de Isaque, e o patriarca Abraão.
A narrativa da história de José, que visa explicar a origem das 12 Tribos de Israel, pode ter sido compilada por cronistas de Israel, no período em que os reinos de Israel e Judá estiveram divididos, durante o primeiro milênio antes de Cristo, pois toda a narrativa realça a importância e a nobreza de José (pai das meia-tribos de Efraim e Manassés, as tribos dominantes do Reino do Norte), em contrapartida com a indiferença e a inveja de Judá (a tribo predominante do Reino do Sul), refletindo o rancor das tribos de José e a tribo de Judá naquele período. Ao final da narrativa, quando Jacó chega ao Egito e abençoa seus filhos, à tribo de Judá é prometido que reinaria sobre todas as outras, o que contradiz a finalidade do restante da narrativa.
2006-11-07 04:24:52
·
answer #1
·
answered by reginaldo m 2
·
0⤊
1⤋
Existem correntes de estudos que colocam lado a lado as passagens da evolução da Terra nos termos científicos, e as passagens relatadas na Gênesis.
Mas perde-se o sentido quando você verifica que Moisés coloca os dias da criação como dias literais, tanto que ele demonstra o dia e a noite. Uma outra passagem relata a criação da luz, antes da criação do Sol.
Moisés também coloca a criação do mundo como o centro do Universo, pois como ele relata, as estrelas do firmamento (sim, coloca-se como se o céu fosse sólido) apenas criadas para alegrar a vista dos homens.
A Gênesis é uma fábula, não pode ser tomada nem como real, nem ao pé da letra, foi uma tentativa de explicar a criação do mundo, aliando os conceitos morais da época e usando o próprio texto para justificá-los.
Porém, deve-se mensionar que para a época, a Gênesis tinha uma descrição mais completa que as outras teorias para explicar a criação terrestre.
2006-11-07 07:18:29
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não dá para acreditar numa história tão fantasiosa muito boa para a épo-
ca em que foi escrita. Hoje só cola para os muito fanáticos ou muito igno-
rantes.
2006-11-07 04:26:22
·
answer #3
·
answered by nelnufer 4
·
1⤊
0⤋
É extremamente difícil acontecer na vida real o que foi descrito em gênesis...
"O mundo foi criado em 6 dias literais/não-literais"(cada igreja diz uma coisa diferente...)
"Do barro criou-se o ser humano"(barro vira pele, carne, osso, neurônios, etc. e fica vivo?)
"Uma serpente FALOU para Eva comer a maça"(???)
Se for para ser um criacionista, prefiriria acreditar no criacinismo tupi, não é tão fantasioso assim...
2006-11-07 04:20:29
·
answer #4
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
Hehehe ecu lembro quando você fez essa pergunta e lembro qual era minha e resposta e lembro pra quem você deu a MR e ecu não gostei,ecu contei uma história genuine e cansei os dedos digitando e você deu a Mr pra uma resposta fraca demais que nao tinha nada haver com a pergunta rsrs ecu havia contado que um vizinho da minha rua era caminhoneiro e o filho dele tava brincando perto do cmainhão e o cara nao vio e esmagou o filho com o cmainhão.Imagina a dor de um pai de saber que matou o proprio filho! Abraços
2016-12-17 05:54:24
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu creio na literalidade do Gênesis. Sempre digo que meu Deus tem o poder para criar um boneco de barro (corpo) e soprar em suas narinas (fôlego de vida) e torná-lo "alma vivente". Muitos crêem num Deus que precisa de um período evolutivo para concretizar sua criação, mas por trás dessa teoria está a contestação dos sete dias literais da criação. Deus criou o mundo em sete dias, Ele tem poder para isso também.
Nem tudo no livro de Gênesis é simbólico. O simbolismo se situa tão somente na mensagem de Deus para o casal que pecara. A Semente da mulher (Jesus) haveria de pisar na cabeça da serpente (Satanás) e poucas outras coisas.
O fruto da "ciência do bem e do mal" era literal, mas não diz que tipo de fruto era. O fato de ser uma maçã é ficção da Idade Média, quando se cria que o vermelho era a cor do mal.
A incorporação da serpente pelo Diabo, foi literal e foi a primeira vez que o inimigo usou um ser criado. Muitos seres humanos são usados ainda hoje pensando tratar-se estar sendo incorporados por seres mortos. Ora, se a Bíblia diz que nada há após a morte (Eclesiastes 9:5 e 10). Aí está o engano de uma oportunidade de salvação após a morte. Foi esta a mensagem do grande engano através da serpente: "Certamente não morrerás.".
Jesus confirmou a literalidade da criação do homem e da mulher em Marcos 10:6. Jesus não mentiria, pois, segundo João 1:1, Ele fez parte da criação.
Eu creio na literalidade do Gênesis.
2006-11-07 10:43:22
·
answer #6
·
answered by Amigo 3
·
0⤊
0⤋
Na verdade isso foi escrito simplesmente para o mundo da época parar de adorar vários deuses, como deus do fogo, deusa do amor, deus da cinza de mato queimado, etc.
Era a única redação que o povo entenderia para seguir essa nova doutrina (ou religião).
Imagine se naquela época existisse um Darwin pra dizer q tudo veio de um bicho só, e que o resto só surgiu através das mutações e transformações causadas pelo tempo. Ninguém daria bola - pior, ninguém entenderia!!!
2006-11-07 04:31:49
·
answer #7
·
answered by jeoncken 1
·
0⤊
0⤋
Olha, eu pessoalmente não acredito, e acho até que os Vedas, com seu universo "pulsante", são mais coerentes.
Os criacionistas bíblicos com quem conversei costumam ter duas opiniões:
1)Literalismo bíblico (o mundo foi "criado" em 6 dias); ou
2)Considerar a bíblia como metáforas.
Os "literalistas" não conseguem explicar por que Gênesis 1 e 2 se contradizem, ou por que o suposto deus repetiu invertendo tudo quando teria ditado o Gn2.
Os metafóricos dizem que isso tudo é só o tal deus tentando mostrar que criou as coisas.
Pessoalmente, acho que o Gênesis nasceu, assim como o resto da Bíblia, da ignorância humana em inventar hipóteses e crer nelas sem testar a veracidade.
2006-11-07 04:28:17
·
answer #8
·
answered by Eremita 6
·
0⤊
0⤋
Gente... era pra todo mundo ser surdo e mudo
varios problemas de genetica vindos do cruzamento de irmao com irmao.. portanto,
logico que eh tudo uma grande alusão ao surgimento do homo-sapiens
ou entao me explica o seguinte... caim matou abel e e adao botou ele pra correr de casa.. dai ele foi andando e chegou num povoado ????? O__O
os pais dele trabalharam rapido entao heim!!!?!?!?
2006-11-07 04:23:48
·
answer #9
·
answered by Turmoil 4
·
0⤊
0⤋
Não!
2006-11-07 04:19:56
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fiz uma analise da criação conforme a narração em Gênesis, e descobri, que o que está alí é fato. Realmente aconteceu. Porém, Deus, O Criador, é parte dos fatores que permitiram, a criação. Partindo-se do príncipio que o verbo tem poder, gerou-se uma frequência, que obviamente, a Vontade Inteligente (Deus), criou o mundo. Não posso entrar muito em detalhes, pois minha teoria, antecede ao "Big Bang", como eu não tenho curso superior, por enquanto não posso defender minha tese. Pois minha tese está embasada na física quantica.
2006-11-07 04:19:19
·
answer #11
·
answered by João José da Silva 4
·
0⤊
0⤋