English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-07 03:44:01 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Outras - Saúde e Beleza

9 respostas

Fibromialgia é uma doença que caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica.

Caracterização:
# Fibromialgia é uma doença reumática de causa desconhecida e natureza funcional, que origina dores generalizadas nos tecidos moles (i.e. músculos, ligamentos, tendões) mas não afecta as articulações ou os ossos. Esta dor é acompanhada de alterações quantitativas e qualitativas do sono, fadiga, cefaleias, alterações cognitivas (p. ex: memória, concentração), parestesias/disestesias, irritabilidade e, em cerca de 1/3 dos casos, depressão.
# Atinge entre 2% a 4% da população adulta e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afectadas do que os homens. A idade de início oscila entre os 20 e os 50 anos. As crianças e jovens também podem sofrer de Fibromialgia.
# É uma afecção musculoesquelética não articular cujos critérios de diagnóstico, estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia (CAR) em 1990, foram, desde essa altura, adoptados pela comunidade científica em Portugal.
# Encontra-se incluída na Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

Causas e Tratamento médico:
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos dentro da medicina.

Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida (já há muito que se sabe que ela não é transmitida) nem se verifica maior prevalência em familiares.

Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.


Analgésicos e antiinflamatórios não são suficientes, destacando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar.Os pacientes: "precisam conhecer a proposta de tratamento que inclui medicação e atendimento psicológico e emocional."

Além da medicação, a doutora indica também a acupuntura e a realização de exercícios físicos suaves para diminuir os sintomas, ressaltando a necessidade de aprender a reconhecer e administrar os fatores que desencadeiam as crises.

*Tratamentos complementares e fibromialgia:
Exercícios suaves, meditação e massagem são práticas de medicina complementar que associadas ao tratamento médico podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afetado por esta síndrome. É fundamental que o profissional que oriente a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe orientado pelo médico de acordo com a situação específica de cada paciente.

*Educação somática: estudo clínico

O estudo propôs avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento da consciência corporal no tratamento da fibromialgia em um grupo de 46 mulheres sob tratamento medicamentoso.

Um grupo de 21 pacientes praticou regularmente treinamentos corporais (incluindo práticas do Tai Chi Pai Lin) durante 15 semanas, enquanto outras 25 pacientes foram tratadas apenas com medicamentos.

As pacientes com mais que 50% de frequência ao programa demonstraram em relação ao grupo de controle: aumento da capacidade muscular dos flexores e extensores do tronco; redução do escore total de dor segundo o Questionário de Impacto da Fibromialgia; e aumento no escore do domínio "capacidade funcional" segundo o questionário de qualidade de vida.

Espero ter tirado suas dúvidas...
Bjus =]

2006-11-07 03:54:14 · answer #1 · answered by cris 7 · 0 1

O que é a fibromialgia?

Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.

Pessoas com fibromialgia também têm outros sintomas como:
* Problema para dormir.
* Falta de flexibilidade pela manhã.
* Dor de cabeça.
* Ciclos menstruais doloridos.
* Formigamento ou falta de sensibilidade nas mãos e pés.
* Problemas de raciocínio e memória.

O que causa a fibromialgia?

As causas da fibromialgia são desconhecidas. Há vários fatores envolvidos. Fibromialgia tem sido relacionada a:
* Eventos estressantes ou traumáticos, como acidente de carro.
* Lesões repetitivas.
* Certas doenças.

Fibromialgia também pode acontecer por si mesma. Alguns cientistas acreditam que um gene, ou genes, poderiam ter envolvimento sobre a fibromialgia. Os genes poderiam fazer a pessoa reagir fortemente a coisas que outros poderiam não achar doloroso.

2006-11-07 11:46:56 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

O que é fibromialgia

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono . No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite”.

Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de seqüela. No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados.

Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

Pesquisas têm também procurado o papel de certos hormônios ou produtos químicos orgânicos que possam influenciar na manifestação da dor, no sono e no humor. Muito se tem estudado sobre o envolvimento na fibromialgia de hormônios e de substâncias que participam da transmissão da dor. Essas pesquisas podem resultar em um melhor entendimento dessa síndrome e portanto proporcionar um tratamento mais efetivo e até mesmo a sua prevenção.

2006-11-07 12:20:12 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

É uma síndrome em que a maior queixa é "dor em todo o corpo", sendo que também há presença de fadiga, sono não reparador e rigidez nas articulações. Há maior incidência nas mulheres.

O diagnóstico é feito pelo reumatologista a partir do toque em regiões sensíveis do corpo.

Normalmente é tratada com relaxantes musculares e anti-depressivos, pois a dor pode causar depressão e a depressão aumenta a dor e alguma atividade física (natação, musculação...)

A dor é muito incômoda e muitas pessoas acham que estamos exagerando.

Meu diagnóstico demorou 6 anos para sair, pois tinha-se a suspeita de artrite reumatóide, febre reumatóide, artrose. Enfim, na dúvida vale a pena procurar logo um reumatologista e levantar a hipótese de fibromialgia, é menos tempo de sofrimento....

2006-11-07 12:14:28 · answer #4 · answered by Karla 3 · 0 0

A síndrome da fibromialgia consiste na presença de dores musculares generalizadas, fadiga, mal-estar, rigidez matinal, muitas vezes associada com depressão e distúrbios do sono.
Existem certas infecções que podem desencadear a fibromialgia, como a doença de Lyme (infecção pelo parvovírus), AIDS e também sua associação com o vírus da hepatite C.

2006-11-07 12:07:56 · answer #5 · answered by Baiúcha 5 · 0 0

Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.

As causas da fibromialgia são desconhecidas. Há vários fatores envolvidos. Fibromialgia tem sido relacionada a:
* Eventos estressantes ou traumáticos, como acidente de carro.
* Lesões repetitivas.
* Certas doenças.

O tratamento para a fibromialgia geralmente requer abordagem de equipe, que pode incluir seu médico, um fisioterapeuta e possivelmente outro profissional da saúde. Uma clínica de dor e reumatismo poderia ser um bom lugar para obter tratamento.

2006-11-07 11:52:01 · answer #6 · answered by adriano 2 · 0 0

Noções Básicas
O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono.



A "cura" da fibromialgia

A medicina ortomolecular não é baseada em evidências científicas, e por esse motivo não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica.
Fibromialgia: uma nova visão

A programação neurolingüística é uma remodelagem do pensamento humano. É um poderoso meio de tornar possíveis os resultados que queremos obter.


Fibromialgia em Pacientes

A dor é o principal fator que leva o paciente a procurar cuidados médicos. As queixas dos pacientes em relação aos sintomas dolorosos são expressas com palavras do tipo: pontada, queimação, sensação de peso, entre outras.

2006-11-07 11:49:00 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

inflamação dos tendoes e musculos

2006-11-07 11:45:57 · answer #8 · answered by Val/SP 5 · 0 0

Fibro o que?
Se vc for uma boa garota te darei uma enciclopédia de presente d Natal.

2006-11-07 11:46:09 · answer #9 · answered by Infocoments 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers