Educação com prêmio e castigo é péssimo. Se nós ainda em processo evolutivo, aprendendo cada dia, já sacamo isso, o Criador, absoluta perfeição, não ia usar esse método para nos educar.
Acredito que Ele nos dá uma tarefa aqui na Terra para aprendermos, para crescermos; cada um tem a sua, tudo para nos levar para o bem, para o amor, para a paz, enfim para a felicidade... o sofrimento é coisa nossa, conseqüência das nossas escolhas equivocadas, baseadas em orgulho, egoísmo, vaidade, e todo cortejo de imperfeições que todos nós conhecemos bem
Se aceitássemos mais a nossa vida do jeito que ela é, se trabalhássemos mais, se não quiséssemos levar vantagem em tudo, se respeitássemos e amassemos os semelhantes, a vida seria mais fácil pra todo mundo
2006-11-07 02:10:55
·
answer #1
·
answered by Harmony 7
·
2⤊
0⤋
Palavra de pai. Se eu educasse minha filha nos padrões bíblicos, eu teria certeza de uma coisa, de que eu falhei como pai.
O pai tem a função de educar e nunca de punir. E educar é saber perdoar, compreender sentimentos de seus filhos, compreender as dificuldades de seus filhos.
O Deus bíblico não castiga seus filhos, ele desconta a raiva neles. É típico comportamento de ignorantes humanos que põem comportamentos humanos em seus deuses ou em seu Deus.
Pai que desconta a raiva nos filhos é que deveria ser punido porque não tem capacidade para criá-los, então que não os pusesse no mundo. Pai que desconta a raiva nos filhos não é pai, e se o seu Deus é assim, recomendo a ele que procure a ajuda de um profissional da saúde mental.
2006-11-07 10:16:38
·
answer #2
·
answered by Mister N 6
·
3⤊
1⤋
Sou mais da idéia do ponto de vista míope. O Castigo não é de Deus e sim de nós mesmos. Estes castigos são formas de aprendizado e vc ainda não descobriu que é nós mesmos que pedimos para passar por esta experiência. O Premio é a aceitação Divina da evolução que conseguimos. Isto não é explicito como a educação que muitos pais passam a seus filhos.
2006-11-07 16:00:46
·
answer #3
·
answered by sctorquato 6
·
1⤊
0⤋
Ponto der vista míope não, ponto de vista cego!!!Primeiro q não ocorre isso, vc ja leu o livro de Jó??? ele era um servo do Senhor, e muitas maldições cairam sobre ele e sua família. Primeiro vou te explicar a intenção dop Senhor na educação: ao contrário do q se é pregado, pra nos educar, principalmente quando resolvemos dedicar nossa vida a ELE, Deus nos faz passar por muuuuita luta, foi oq fez com Jó , visto q ele era o mais rico da localidade tendo mais rebanho, mais empregadosm fazendas e tudo mais, satanas, falou ao Senhor, q prestasse atenção nele, e disse q a razão dele ser servo, é por ser bem sucedido... mei q fazendo uma aposta, satanas propos, q Deus fizesse Jó perder tudo q tinha e assim com certeza ele blasfemaria contra O SENHOr, Deus permitiu q satanas destruisse tudo q jó possuia, obs: não foi Deus quem destruiu, foi o diabo,pq DEus permitiu, Jó viveu por muito tempo na miseria, sem nada ter feito por merecer, e no momento de angustia falou muitas coisas q Deus não considerou como blasfemia, mas ele chegou a pedir sua própria morte, mas em momento algum amaldiçoou ao Senhor...resumindo, depooois de passar por todas essas provações, ele foi triplicadamente abençoado, e Deus fez ele esquecer tudo q havia passado,esquecer não, fez ele não levar isso para as lembranças de sua vida, agora, Deus não castiga... digamos q ele castigava, mas a parada é o seguinte: quer dedicar -se a ELE ??? vai ter muita luta, muitas barreiras, mas, ele vai te dar bom ânimo pra vencer, e sua bençãos serão infinitas....ah! o mais importante VC vai ter total poder em relação a satanás.... não quer??? ELE se afastará de vc, aliaz, vc se afastará d
DELE e oq acontecer com vc fica por sua conta e risco... e de satanas .. é claro
2006-11-07 12:56:00
·
answer #4
·
answered by queilinha 5
·
1⤊
0⤋
Quando criança eu tinha muito medo do castigo de Deus.
Todos diziam, não isso, não faz aquilo, não pega isso, não pega aquilo... tudo porque se não Deus ia castigar.
Com o passar do tempo fui observando que o Deus da Bíblia não é tão cruel como pintavam. Muito pelo contrário, ele é um Deus amoroso que busca sempre educar pelo amor.
Se não fosse assim, Ele não teria nos deixado a Bíblia como manual de instrução para sabermos o que podemos e não podemos fazer.
Na verdade não vejo na Bíblia nenhuma proibição, mas sim uma série de conselhos e recomendações que, se seguidas, podem evitar muitos problemas.
Por exemplo, a Bíblia não nos proíbe de ingerir bebidas alcóolicas. Mas ela nos alerta que quando bebemos perdemos a noção das coisas e, nesse estado, estamos sujeitos a fazer um monte de besteiras e ainda de nos tornarmos viciados.
Ai o cara literalmente enche a cara e faz um montão de besteiras. Traiu a mulher, ou bateu o carro, ou entrou numa briga. Tempos depois aparece a amante gravida, ou o seu carro é apreendido, ou a pesso em que ele bateu morreu. Ai ele vem e fala "isso foi castigo de Deus". E muitos concordam.
Mas o que aconteceu não foi castigo de Deus. Foi sim a conseqüência do pecado do cidadão. Deus avisou ele "não beba". Ele bebeu porque quis e, por estar bebado fez as besteiras. A culpa é dele e não de Deus. Deus não queria que ele sofresse tudo isso e com amor procurou ensinar "não beba". Só que o ensinamento em amor não foi ouvido e o cidadão acabou tendo que aprender da pior maneira o porque ele não deve beber.
Assim é com muitas outras coisas: sexo antes ou fora do casamento, consumo de drogas, crimes, violência, adoração a falsos deuses, roubo e tantos outros. Tudo isso cedo ou tarde nos trará conseqüências negativas e, pior ainda, estaremos causadno muito sofrimento, dor e tristeza a pessoas que procuram fazer as coisas do jeito certo.
2006-11-07 10:49:34
·
answer #5
·
answered by Laudo Leon d 3
·
1⤊
0⤋
Prêmio-noção de barganha.
Castigo-noção de repreensão,melhor que bater,mas ,acho que o diálogo ainda é a melhor alternativa.
2006-11-07 10:04:13
·
answer #6
·
answered by Chandra 7
·
1⤊
0⤋
esse negocio de prêmio e castigo só faz piorar...educação em primeiro lugar!
2006-11-07 10:03:15
·
answer #7
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
0⤋
Claro que sim, se você estiver educando um cachorro, um animal qualquer.
Quando se trata de gente, uma boa palavra e um bom exemplo são a melhor maneira de educar alguém.
2006-11-07 09:57:10
·
answer #8
·
answered by nanebran 3
·
1⤊
0⤋
brasinha,você vai falhar como pai se continuar assim!
todo filho precisa de repreensão,e acredito que uma boa conversa pode resolver muitos problemas.
deve-se educar,ensinar os filhos como proceder,o que fazer,o que não fazer,como fazer,etc...
mas vai chegar um momento que seu filho,vai fazer algo errado,e você vai precisar mostrar pra ele que tudo na vida traz uma consequência,que se fizermos algo errado no mundo lá fora,vamos pagar por isso(e muito caro,as vezes)!
se seu filho fizer alguma coisa ruim,e você não o corrigir,ele vai crescer acreditando na impunidade,que pode fazer o que bem entender e nada vai acontecer!
já pensou se todos fossem criados assim?o que seria da nossa sociedade?
é por isso que temos regras,leis,e quando alguém burla essas leis,deve pagar,não é assim?
se comprou e não pagou é processado,corre o risco de ser preso em alguns casos.
se andar em alta velocidade,corre o risco de ficar sem poder dirigir,e até ser preso.
se ofender alguém,o que acontece?processo.tem de pagar indenização.
se tomar aquilo que não é seu,pode parar na cadeia.
enfim;tudo o que fizermos de errado,será cobrado de nós!!!
assim são os filhos.
estabeleça limites,esnine o caminho correto,converse,dê carinho,amor,afeto,dedique-se a eles,brinque,divirta-os!!!
mas quando fizerem algo de errado,corrija-os,para que amanhã ou depois,quando ele estiver em apuros,não lhe acuse de ser OMISSO,de não te-lo corrijido quando foi preciso!
umas varadas nunca matou ninguém!
aliás,foi justamente quando a vara parou de ser usada é que as coisas saíram do controle.
já viu como esta o mundo hoje?
meninas de 10 anos grávidas,meninos que não tem respeito pelos mais velhos,delinquência,imoralidade,sensualidade exposta,tudo isso acontecendo porque não foram corrijidos no seu devido tempo!
Deus deixou ao hmem o livre arbítrio,para escolher o seu caminho.
mas também deixou conselhos,preceitos.
não é que Deus seja um facínora vingativo!
é que tudo o que foge os preceitos de Deus machuca o ser humano!
lamento seu ponto de vista,mas o respeito!
coneça mais a Deus e verás que Ele é amoroso,compassivo,misericordioso,mas JUSTO!
2006-11-07 14:18:47
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Educação e Deus é uma mistura complicada, se me permite dizer. A melhor linha de educação que conheci foi a de Paulo Freire, um homem de visão e que foi capaz de revolucionar a visão que tínhamos da titia na frente da sala dizendo todas as verdades como se os alunos fossem um monte de "portas", ou tábulas rasas. Cada um tem a sua interpretação e a sua riqueza no jeito de olhar o mundo e é assim, sem preceitos religiosos e aberto ao novo é que se aduca, sem ficar tirando nem dando prêmios de consolação...
2006-11-07 10:18:43
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋