English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vocês que não acreditam na Biblía, gostaria de saber no que vocês acreditam, sobre a existencia do homem, e de tudo que existe?!?!?
Na história do Big Ben?? Vocês acham que a ciêcias tem explicação para tudo!??!! Se não tem então de onde viemos?!?!

2006-11-07 00:04:32 · 23 respostas · perguntado por Naemy 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

A história da criação não é original dos cristãos – ou dos judeus. Os elementos chaves datam de fontes anteriores ao Antigo Testamento e provêem de áreas geográficas, tais como a Índia, o Oriente Médio, e Grécia. A criação do universo, o mundo e os primeiros seres humanos – partindo do conceito de uno que depois se converte em dois – são temas comuns em algumas das tradições mais antigas. As origens do mito do dilúvio são, também mais antigas. Referências aos mesmos se encontram nos textos da escritura cuneiforme dos sumérios ao redor dos anos 2000 – 1750 AC. Todos os elementos essenciais a respeito da história sobre a criação do mundo encontram-se em fontes pagãs de maior antiguidade.
A interpretação literal do mito da criação em qualquer religião ou cultura tem a desafortunada conseqüência de obrigar às pessoas a escolher entre o coração que anseia acreditar, e o cérebro, que vê que o argumento não é consistente com a observação objetiva dos fenômenos.
Como foi criado o mundo, em outras palavras, o universo? Esta interrogação tem mantido perplexos aos seres humanos através de todos os tempos. A mitologia, a ciência e a religião nasceram dessa permanente busca.

É interessante notar que as famosas palavras de abertura do Evangelho de João nos dão um ponto de partida ligeiramente diferente a respeito da criação: “No início existia o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. “Verbo” é uma tradução do grego logos, e refere-se a um princípio integrador (lei) que cria a ordem no cosmos. A semelhança com o conceito budista do Dharma – o que nós denominamos Lei Mística – é surpreendente.

A interpretação literal do mito da criação em qualquer religião ou cultura tem a desafortunada conseqüência de obrigar às pessoas a escolher entre o coração que anseia acreditar, e o cérebro, que vê que o argumento não é consistente com a observação objetiva dos fenômenos.

Os mitos sobre a criação no oriente, ainda quanto um tanto similares na superfície (a final de contas, são a fonte de onde emanam os mitos do ocidente), porém, são essencial e fundamentalmente diferentes dos do ocidente, num aspecto importante. Os primeiros, geralmente não apresentam distinção entre Deus e o ser humano. O divino encontra “aqui dentro”. No ocidente, porém, de acordo com a Bíblia, o Criador é diferente, separado e “lá fora”, dando-se, assim, o caso de que existe uma brecha intransponível entre ambos. O Budismo, porém, tem como intenção ajudar aos fiéis a realizar a vivência de sua identidade original na própria vida, aquela identidade que é una com a força criativa, ou Lei Mística. Dentro do cristianismo, a igualdade com o Criador não é possível. O cristianismo tem como propósito restaurar a relação com este “outro” ser absoluto.

Qual é o ponto de vista budista a respeito de nossas origens? As antigas tradições da Índia indicam que os budistas entendiam que o universo era ordenado por ciclos recorrentes de mundos que se manifestavam e desapareciam. Cada ciclo tinha seu término em dilúvio ou fogo. Estes ciclos de formações e destruições de mundos duravam bilhões de anos e ocorriam em todo o universo. Das cinzas ou lodo que resultavam da destruição, um novo ciclo nascia. Este ciclo não tem início nem fim. Mundos e universos eram criados e destruídos como parte de um ciclo interminável de nascimento e morte que operava em escala cósmica.

Para os budistas, então, não existe uma criação no sentido da história bíblica. O universo se formou quando as condições necessárias se deram, baseadas na lei de causa e efeito inerente na própria natureza do universo. Da mesma forma como surge, desaparece. Mas não há uma causa original, como não há um final. O universo é infinito, sem limites de tempo e espaço. “O universo em si mesmo é um ser vital que contém o potencial da vida que desenvolve-se de diferentes formas; é, portanto, definido como a entidade de vida mais grandiosa”.

Os cosmólogos, hoje em dia, postulam a teoria de um universo dinâmico, em fluxo constante. Onde, num ponto, o universo parece ter nascido da causa do “big bang” original e encontra-se em constante expansão, em tanto que, em outro ponto parece encontrar-se num processo de contração e extinção. Mas o universo em si não tem começo ou fim. Este ponto está de acordo com a perspectiva budista.

A Lei Mística é o nome que damos a esta lei de causalidade subjacente que opera eternamente através do universo inteiro. Quando as condições são propícias, surgem planetas. Quando as condições são adequadas, a vida evolui. O oceano gera ondas. O universo gera vida. A vida evolui para o despertar e a iluminação.
O potencial para a vida, para a vida iluminada, existe na própria essência do universo – é uma lei mística natural. Dado que o ritmo universal apóia a vida, podemos descrever a natureza do universo como benevolente. Há os que dão, a esta capacidade inerente criadora para construir o mundo, ao potencial de gerar o universo, o nome de Deus.

2006-11-07 03:56:32 · answer #1 · answered by poyatozep 4 · 0 0

Leia o Livro dos Espíritos, a Gênese e o Céu e o Inferno, todos de Allan Kardec.

Ficarás surpreso com as respostas para suas perguntas e muitas, muitas outras.

2006-11-07 00:30:43 · answer #2 · answered by Enio 2 · 1 0

Eu acredito em partes da biblia, tem coisas que não tem como mesmo. Por exemplo a historia do diluvio, fantasia pura. Sobre o Big bang é fato real e comprovado, a materia se transforma conforme a ciencia e a evolução da vida e especies manda. Observe animais , plantas e outros seres que vimos no passado como são hoje, como mudaram, como evoluiram.

2006-11-07 00:18:36 · answer #3 · answered by Marcos D. Almeida 4 · 2 1

Penso que em tudo tem a mão de Deus. Se a humanidade passou a existir apartir do Big Ben, penso que foi a forma escolhida por Deus para iniciar seu plano. Ali foi o start da nossa existência.

Só não acredito no Lula!!!

2006-11-07 00:18:17 · answer #4 · answered by Pitinga 2 · 2 1

Tudo tem de ser estudado com perícia.
Se não se tem competência ao se mete a cara para não passar vergonha.

Acredito que a bíblia se harmoniza com a ciência e com os fatos.

Pode acontecer de uma teoria atualmente parecer contraditória a bíblia, mas com mais estudo e alguns avanços os estudiosos acabam por descobrir a verdade. Acredito no bom trabalho de alguns cientistas que procuram com todas as forcas a verdade.

A bíblia vem com eficiência ajudando arqueólogos e surpreendendo com sua exatidão e veracidade cientifica.

Mas como sempre criticada pela própria religião, que não acredito que vá durar tanto. A ciência logo vai ajudar a derrubar toda esta religião que só fala mentiras interpretando mal a bíblia e a ciência acaba afirmando a própria bíblia,

Confio nisto, pois a ciência só acredita em fatos, para a ciência não se considera milagres, e visto que a bíblia é um livro inspirado pelo Criador de todas as coisas ela é bem fundamentada em suas leis e estatutos cuja ciência tanto se escorça para descobrir.

Bom trabalho aos cientistas que muito descobrem sobre a incrível criação, obra inteligente de um poderoso Projetista.

2006-11-07 00:17:05 · answer #5 · answered by Alexandre P 4 · 2 1

Não, a ciência não explica tudo, nem a bíblia.

Acredito justamente na junção das duas coisas, mesmo levando a teoria do BigBang (que é uma teoria da criação do Universo, não uma verdade indiscutível, por mais que bem aceita, pode vir a ser substituída por outra teoria mais completa), vemos Deus como fonte propulsora disso tudo.

As pessoas poderiam compreender melhor e ser mais racionais, se não buscassem sempre esse Deus que tem que ficar provando sua existência.

Se Deus fez tudo em milhões ou bilhões de anos, ou em dias, a criação não é a mesma? Deus deixaria de ser Deus?

2006-11-07 07:30:44 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Eu acredito na bíblia, a ciência, nada mais é do que lógica usada, pra místificar a presença de Deus em nosso meio, ou não, ja q Aisten, mesmo sendo genio, conseguiu provar a existência de Deus pela física, faça como ele, vc não tem q provar q Deus existe, eles é q tem q provar q Deus não existe.

2006-11-07 04:38:14 · answer #7 · answered by queilinha 5 · 0 0

A bíblia resumindo, só diz que Deus criou, da mesma maneira que qualquer pessoa de qualquer nacionalidade ou crença tem a mesma idéia básica.
A ciência não explica tudo, mas busca respostas de maneira dinâmica e não estática como na bíblia.
Ainda que se explique que tudo foi criado por Deus, nenhum religioso ousa pensar o que criou Deus e como o criou. Portanto a Bíblia não tem respostas para tudo, só porque diz poeticamente que no princípio não tinha nada e surgiu Deus ?

Tem algo que faz sentido para mim sobre um criador, não como fonte bondade ou sabedoria universal, mas uma energia que de alguma forma se tornou átomo. Essa energia em forma de atomos se uniu até formar enormes esferas que fundiram átomos que formaram os diversos elementos químicos.
De qualquer forma essa energia uniu os átomos que se formaram em células. As células se uniram por meio dessa energia formando os seres vivos diversos até que surgiu um que desenvolveu conciência - o ser-humano.
O ser humano é a consciência dessa energia que tudo criou.

Entendeu ? Saiu fumaça da sua cabeça ?

2006-11-07 01:40:41 · answer #8 · answered by Mister N 6 · 0 0

Nós não aceitamos uma questão sem respostas, desde que o mundo é mundo o homem se questionou o porque de tudo e foi achando as respostas pra muita coisa. O problema aconteceu quando o homem questionou. De onde viemos e pra onde iremos? Foi nesse momento que começou a confusão, como sempre existiu os ditos doutores da lei ou os ditos sábios, logo alguém chegou a uma conclusão que se uma resposta não pode ser provada impiricamente então ela depende apenas da fé, fé cega é lógico, bastaria isto, e foi ai há milhares de anos que provavelmente nascera a religião, e a pergunta sem resposta começou a ter uma resposta que todos aceitavam "isto é coisa de deus, não devemos questionar" e não demorou para os chefes perceberem que o medo de uma coisa que eu não posso ver nem sentir mas é muito poderoso, podia ser usado para por rédeas nas pessoas e foi assim que nasceu as escrituras.
Quanto a ciência ela não tem explicação para tudo, mas tudo explica, o Big-Bang é uma teoria! Qual é o problema de ter havido uma Grande explosão há 13 bilhões de anos? Assim como pode ter havido outras grandes explosões alem do Big-Bang.
Agora se alguém lhe disser que sabe de onde viemos e pra onde iremos duvide porque esta resposta ainda não temos apenas teoria, uma idéia e não uma comprovação.

2006-11-07 00:58:41 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Eu participo há bastante tempo da Doutrina Espírita e posso te falar que é ótimo! E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:

O que é o Espiritismo

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.

O que revela

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.

Qual a sua abrangência

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Pontos fundamentais

Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.

Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Prática Espírita

Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".

A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcóolicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indugência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecé-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei."

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".

"Fora da caridade não há salvação".

O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

2006-11-07 00:51:32 · answer #10 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers