English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-06 09:51:35 · 17 respostas · perguntado por luizao2006tau 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

17 respostas

Para explicar a um leigo o que significa o termo esquizofrenia, pode-se dizer o que popularmente é chamado de loucura. Portanto, o que caracteriza a esquizofrenia (há varios tipos) é a perda da relação com a realidade. Para alguém que convive com o esquizofrênico é fácil observar que seus pensamentos, atos e reações são incoerentes, ilógicos e até mesmo perigosos. Quando a área atingida é a da afetividade, a pessoa fica retraída em si mesma, em seu mundo próprio, aparentemente muito vazio e pobre. A esquizofrenia simples, conhecida como hebefrenia, caracteriza-se como um quadro que normalmente aparace na adolescência e no adulto jovem, e evolui muito rapidamente - algo parecido com o autismo, muito comentado atualmente.
Existem inúmeros tipos de esquizofrenia. Dentre eles, podemos citar a esquizofrenia paranóide, que faz com que o paciente, a partir de qualquer informação externa (pode ser real ou não), tenha julgamento e crítica errados, desencadeando uma série de raciocínios que acabam por configurar o delírio. O mais frequente é o persecutório, no qual o paciente se julga perseguidom, vê e ouve coisas que na verdade não são reais.
O esquizofrênico tem uma característica peculiar: trata-se de alguém com quem não se consegue ter "empatia", portanto é uma pessoa desconhecida e imprevisível. Conseqüentemente, ocorrem as alterações de pensamento, os delírios, as alucinações, e o paciente pode tornar-se perigoso para os outros e para si próprio, por atacar e/ou defender-se de processos imaginários, considerados por ele reais e com um colorido afetivo muito intenso. As esquizofrenias catatônicas caracterizam-se por apresentar alterações na mobilidade do paciente. Hoje em dia esses quadros são encontrados somente em hospícios. O quadro típico esta representado pela rigidez plástica, ou seja, o paciente pode ser colocado em diferentes posições e permanecerá assim por um longo tempo. Uma característica comum em todos esses quadros é a retração da realidade e a criação de uma realidade própria. Pode-se concluir que, além dos fatores endógenos que determinam o aparecimento dessa doença, os psicóticos são pessoas expostas de forma precoce a frustrações intensas, tornando seu contato com a nossa realidade tão traumático que se refugiam em uma realidade pessoal.

2006-11-06 10:01:25 · answer #1 · answered by dannyporto2000 3 · 1 0

Se você quis dizer esquizofrênica, isso que dizer pessoa com esquizofrenia que vem a ser:

De acordo com dados do CID 10, Código Internacional das Doenças, os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.

2006-11-06 18:01:05 · answer #2 · answered by dnndorj 3 · 1 0

eu estou querendo saber o sgnificado dessa palavra ai valeu

2006-11-09 16:09:56 · answer #3 · answered by luan c 2 · 0 0

Psicose(Esquizofrenia)

1) Sintomas:

Psicose significa um estado alterado da personalidade no qual a pessoa tem sensações que não correspondem à realidade e pensamentos que fogem ao seu controle.Uma crise típica de Psicose se caracteriza por alguns ou todos os seguintes sintomas:

* Alucinações auditivas, visuais ou olfativas
* Sensações e desconfiança de estar sendo observado, provocado, gozado, comentado, controlado, perseguido, vigiado, traído etc.
* Sensação de que o ambiente esta estranho.
* Agitação, confusão, agressividade.
* Não falar coisa com coisa.
* Insônia e inapetência.
* Sensação de que os mais diversos fatos não são coincidências mas sim que eles tem alguma coisa a ver com ela.
* Atribuição de significados diferentes a coisas reais que estão realmente acontecendo.
* Isolamento, não querer contato com ninguém, assumir um comportamento estranho.
* Pensamento bloqueado, interrompido. A pessoa parece que não consegue transmitir uma idéia até o fim.
* Desleixo com a aparência e a higiene.
* Alguns pacientes, principalmente quando a doença aparece na adolescência ficam meio pueris, superficiais, com um sorriso inadequado.

Pode aparecer subitamente ou aos poucos, no decorrer até mesmo de anos.

Não se pode dizer de maneira nenhuma que qualquer Psicose seja a doença Esquizofrenia.

2) Causas:

Por exemplo:

* Esquizofrenia
* Algumas fases do Distúrbio Afetivo Bipolar
* Parto (Psicose Puerperal)
* Reação a alguns medicamentos (por exemplo Anfetaminas e Cortisona)
* Traumatismos Cranianos
* Álcool e drogas (principalmente Cocaína, Ecstasy, LSD, Cogumelos, Daime e Crack)
* Doenças físicas (por exemplo Lupus, Hipertireoidismo)
* Doenças Neurológicas (por exemplo "derrame", tumores cerebrais)
* Em pacientes de idade avançada ela pode ser o prenúncio de uma involução cerebral assim como ser um sintoma de uma simples infecção urinária.
* Oligofrenia
* Alzheimer

Nem sempre tem relação com acontecimentos atuais ou passados, com fatores de desenvolvimento de personalidade ou com problemas de relacionamento familiar, mas uma situação estressante pode desencadear uma psicose.

O mais comum é a combinação de duas ou mais causas.

3) Exames:

Provavelmente alguns exames clínicos e neurológicos serão necessários.

4) Tratamento:

É muito importante que o tratamento comece o mais rápido possível. Às vezes não é possível tratar em casa, porque o paciente simplesmente não aceita que esteja doente nem qualquer medicamento.

Uma Psicoterapia pode ser importante para a recuperação completa.

Tratar uma Psicose sem medicação tem entre outros riscos, o de cronificação.

5) Para a família:

Não adianta querer convencer o paciente de que suas cismas, alucinações, sensações de perseguição etc. não são reais. Se o paciente soubesse que o que ele está ouvindo, vendo e sentindo não é real ele não estaria com Psicose.

6) Observações:

a) Existem alguns casos em que os primeiros medicamentos não produzem resultado. Isso não quer dizer que se trata de um caso resistente nem crônico nem intratável. Na maioria das vezes basta trocar a medicação ou ajustar as doses.

b) Mesmo que já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Existem etapas que devem ser percorridas e existem critérios para decidir a hora de diminuir, interromper ou trocar a medicação.

c) Pode ser benigna e rapidamente curável, mas também pode ser muito prolongada, difícil de tratar, ter recaídas, ter fases de depressões e de trocas de medicamentos.

d) Para os pais de pacientes jovens, na faixa de 14 a 24 anos: o tratamento não deve e não pode esperar. As conseqüências de uma cronificação podem ser catastróficas. Existem casos de pais arrependidos por não terem tratado a tempo, mas nunca por terem forçado um tratamento mesmo que contra a vontade do paciente.

7) Depressão pós psicótica:

Algumas vezes, quando a Psicose desaparece, o paciente sente-se cansado, desanimado, sem pique para fazer as coisas, triste. A primeira reação dele e da família é de desânimo, pois justamente quando tudo parecia ir bem surge essa depressão. Essa depressão é um fato normal na evolução da Psicose, como se fosse um estado de esgotamento do cérebro após ter "funcionando demais" por tanto tempo. O lado bom é que geralmente as Psicoses que terminam em depressão têm um prognóstico muito melhor do que as que não provocam depressão.

8) Uma palavra sobre Sintomas positivos e Negativos:

* Sintomas positivos são os delírios (alucinações, idéias persecutórias, etc.)
* Sintomas negativos são a falta de interesse, atividade, pique, ânimo, vontade de mudar a situação, apatia, puerilidade, etc.

Os positivos são muito mais fáceis de se tratar.

Os negativos antigamente não eram tratáveis porém agora são.

Espero ter tirado sua dúvida,pois aí tem tudo o que vc precisa saber...

Bjus =]

2006-11-09 10:53:44 · answer #4 · answered by cris 7 · 0 0

Esquizofrenia

O que é Esquizofrenia?
O que não é Esquizofrenia?
Tipos de Esquizofrenia?
A Esquizofrenia tem cura?
A família pode causar a esquizofrenia?
A esquizofrenia é herdada?
Quais são os efeitos secundários da medicação?

Entra neste site que vc. vai tirar todas as suas dúvidadas.
http://gballone.sites.uol.com.br/voce/esq.html

2006-11-08 18:52:49 · answer #5 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Pessoa que sofre de esquisofrenia!
Um mal que assola uma grande porcentágem da humanidade ultimamente.
Tem sintomas variados, na maior parte alucinações e comportamento repreencível.

2006-11-07 22:29:28 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

A Esquizofrenia constitui uma das doenças mentais mais graves, quem a tem é chamada "esquizofrênica"

Sendo cada vez mais encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de doenças, atingindo todas as classes sociais e raças. Manifesta-se habitualmente numa faixa etária mais jovem, mais concretamente entre os 15 e os 25 anos, quando o corpo está sob a grande influência das alterações hormonais e físicas que se processam durante a adolescência e no início da fase adulta. ...

A Esquizofrenia é uma doença mental grave, que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios, embotamento emocional, com perda de contacto com a realidade, causando um disfuncionamento social crónico.

É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos.

2006-11-07 05:00:30 · answer #7 · answered by neisimples 5 · 0 0

O nome certo é esquizofrênica. esquizofrenia é uma doença mental ,no qual a pessoa tem os seguintes sintomas agressividade,tem alucinações auditivas e visuais,depressão são alguns dos sintomas da esquizofrenia.Uma pessoa pode ser esquizofrenica e ninguém perceber até mesmo um psiquiátra´pode levar meses para diagnósticar essa patológia
Alguns sintomas :
Isolamento social
Dificuldade de concentração chegando até mesmo impedir a continuação dos estudos
Períodos de hiperatividade e inatividade
Deteriorização da higiene pessoal
Falta de expessões facias(rosto inexprecivo)
Sensibilidade excessiva a barulho e luzes
Hostilidade,medo e desconfiança injustificáveis

2006-11-06 18:10:14 · answer #8 · answered by crysthal212 2 · 0 0

A esquisofrenia é um disturbio psiquiátrico. Sua origem é uma mistura de predisposição genética (casos na família, etc.) e o meio ambiente em que a pessoa vive.

A pessoa acha a realidade insuportável, então seu cérebro "torce" a realidade. A pessoa vê o mundo de forma diferente de nós. Pode haver alucinações visuais e auditivas, comportamento inadequado (como ficar pelado em público sem sentir que é inadequado na nossa sociedade), etc.

2006-11-06 18:05:29 · answer #9 · answered by ... 2 · 0 0

Esquizofrenia, apesar da exata origem não estar concluída, as evidências indicam mais e mais fortemente que a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral. As atuais evidências relativas às causas da esquizofrenia são um mosaico: a única coisa clara é a constituição multifatorial da esquizofrenia. Isso inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados. A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores.
A questão sobre a existência de várias esquizofrenias e não apenas uma única doença não é um assunto novo. Primeiro, pela diversidade de manifestações como os sub-tipos paranóide, hebefrênico e catatônico além das formas atípicas, que são conhecidas há décadas. Segundo, por analogia com outras áreas médicas como o câncer. O câncer para o leigo é uma doença que pode atingir diferentes órgãos. Na verdade trata-se de várias doenças com manifestação semelhante. Para cada tipo de câncer há uma causa distinta, um tratamento específico em chances de cura distintas. São, portanto, várias doenças. Na esquizofrenia talvez seja o mesmo e o simples fato de tratá-la como uma doença só que atrapalha sua compreensão. Poucos sabemos sobre essa doença. O máximo que conseguimos foi obter controle dos sintomas com os antipsicóticos. Nem sua classificação, que é um dos aspectos fundamentais da pesquisa, foi devidamente concluída.

2006-11-06 23:44:46 · answer #10 · answered by BIGLER 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers