A glicoproteína é uma proteína conjugada, ou seja, além da parte protéica tem uma parte não protéica que é formada de glicídios ou carboidratos, daí o nome; glicoproteína.
2006-11-06 18:50:49
·
answer #3
·
answered by senrasoares 3
·
0⤊
0⤋
Proteína é uma macromolécula cujos monómeros são a-aminoácidos. As proteínas são parte constituínte dos tecidos biológicos e muitas delas funcionam como enzimas. Juntamente com os açucares e lipidos constituem a alimentação básica dos animais. São substâncias sólidas, incolores, coloidais, geralmente insolúveis em solventes orgânicos. Podem possuir alguma solubilidade em água, ou ainda em soluções aquosas diluidas de ácidos, bases ou sais.
SINTESE
As proteinas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada ( entre 15.000 e 20.000.000 u ) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.
São também compostos quaternários de carbono ( C ), hidrogênio ( H ), oxigênio ( O ) e azoto ( N ) - também chamado de nitrogênio no Brasil. São constituídas por dois grupos funcionais: o grupo amina ( R-NH- ) e o grupo carboxilo ( R-CO-), derivados dos aminoácidos e que estabelecem as ligações peptídicas.
Existem 23 aminoácidos conhecidos, dos quais 8 são ditos essenciais: o nosso organismo não é capaz de produzi-los, e por isso precisamos ingeri=los através dos alimentos para evitar sua falta no nosso corpo. Uma cadeia de aminoácidos denomina-se de "peptideo", estas podem possuir 2 aminoácidos ( dipeptídeos ), 3 aminoácidos ( tripeptídeos ), 4 aminoácidos ( tetrapeptídeos ), ou muitos aminoácidos ( polipeptídeos ). O termo proteina é dado quando na composição do polipeptídeo entram centenas, milhares ou milhões de aminoácidos.
As ligações entre aminoácidos denominam-se por ligações peptidicas e estabelecem-se entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxilo de outro aminoácido, com a perda de uma molécula de água.
Portanto, as proteínas são complexos constituídas por cadeias de aminoácido ligadas por ligações peptídicas. São macromoléculas com, no mínimo, centenas de aminoácidos. São polímeros que se originam de uma reação de polimerização de aminoácidos que são os monômeros.
COMPOSIÇÃO
Quanto a estrutura molecular as proteínas são classificas em
Proteinas simples ou homoproteínas
Proteínas constituídas somente por aminoácidos como, por exemplo, a queratina (cabelo).
A hidrólise completa dessas proteínas produz unicamente a-aminoácidos.
Proteinas complexas, conjugadas ou heteroproteínas
Proteínas que apresentam a cadeia de aminoácidos ligada a um radical diferente (grupo prostético).
Dependendo do grupo prostético, as proteinas podem se classificadas em:
Glicoproteínas o grupo é um glicídio. Exemplos: mucina (saliva) e osteomucóide (ossos).
Cromoproteínas o grupo é um pigmento. Exemplos: clorofila (vegetais verdes) e hemoglobina (sangue).
Fosfoproteinas o grupo é o ácido fosfórico. Exemplos: vitelina (gema do ovo) e caseina (leite).
Nucleoproteínas o grupo é um ácido heterocíclico complexo.
A hidrólise completa dessas proteínas produz a-aminoácidos e grupos prostéticos.
Estrutura tridimensional
As proteinas podem ter 4 tipos de estrutura dependendo de configuração espacial da cadeia polipeptídica, do tamanho da cadeia, e do tipo de aminoácidos que possui. As estruturas são:
Estrutura primária
Sequência linear de aminoácidos unidos por ligações péptidicas.
Estrutura secundária
Constituída por uma cadeia de aminoácidos em que se estabelecem ligações por pontes de hidrogénio entre os aminoácidos distantes da cadeia. Estas ligações conferem-lhe a forma em hélice ou folha pregueada.
Estrutura terciária
Resulta do enrolamento da hélice ou da folha pregueada , sendo mantido por pontes de hidrogénio e dissulfito. Esta estrutura confere a actividade biológica às proteínas.
Estrutura quaternária
Resulta da associação de várias subunidades com estrutura terciária, estas permanecem unidas através de ligações não covalentes.
Proteínas fibrosas e globulares
Proteinas fibrosas:
São aquelas que apresentam moléculas distendidas e filamentosas, semelhantes a longos fios. colágeno e fibrina são exemplos de proteínas fibrosas. São raras.
Proteínas globulares
Apresentam as moléculas enroladas como novelos ,e são solúveis em água formando micelas. A maioria das proteínas apresentam estrutura globular como, por exemplo, as enzimas, anticorpos, hemoglobina, clorofila e proteínas estruturais.
Desnaturação
As proteínas podem desnaturar. Isto acontece quando, por acção de substâncias químicas ou do calor as proteínas sofrem alteração da estrutura terciária ou a quebra das ligações não covalentes da estrutura quaternária.
As proteínas perdem a sua conformação e, consequentemente, a sua funcionalidade. A desnaturação pode ser: reversível ou irreversível.
Renaturação
Dependendo da forma pela qual a proteína foi desnaturada, sua conformação nativa pode ser recuperada (renaturação) retirando-se lentamente o agente desnaturante, como por exemplo fazer uma diálise contra água para retirar o agente desnaturante uréia.
FUNÇÃO BIOLÓGICA
Estrutural ou plástica
São aquelas que participam dos tecidos dando-lhes rigidez, consistência e elasticidade. São proteínas estruturais: colágeno (constituínte das cartilagens), actina e miosina (presentes na formação das fibras musculares), queratina (principal proteína do cabelo), fibrinogênio (presente no sangue), albumina (encontrada em ovos) e outras.
Hormonal
Exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo como, por exemplo, a insulina (embora tecnicamente a insulina seja considerada apenas um polipeptídeo, devido a seu pequeno tamanho).
Defesa
Os Anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismos contra substâncias estranhas.
Energética
Obtenção de energia a partir dos aminoácidos que compõem as proteínas.
Enzimática
Enzimas são substâncias capazes de acelerar as reações bioquímicas como, por exemplo, as lípases. Todas as enzimas são consideradas proteínas.
Condutoras de gases
O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteinas como a hemoglobina e hemocianina.
glicoproteína
A fibronectina é uma glicoproteína de elevado peso molecular, contendo cerca de 5% de carboidratos e que se liga a receptores proteícos da membrana celular chamados integrinas. Liga-se também à matrix extracelular. Pode estabelecer ligações com outras moléculas tais como: colagéneo, fibrina e heparina.
valeu.......
2006-11-06 14:52:54
·
answer #5
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (entre 15.000 e 20.000.000 unidade de massa atómica) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.
Glicoproteínas são proteínas que tem um ou mais açucares ligados covalentemente a estrutura peptídica da mesma, sem repetição de unidades em série, sendo os açucares grupos prostéticos dessa.
2006-11-06 14:34:59
·
answer #6
·
answered by Salguod! 3
·
0⤊
0⤋