English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

" As mulheres sejam submissas ao seus maridos, como ao Senhor, pois o marido e o chefe da mulher, como Cristo e o chefe da Igreja, seu corpo da qual ele faz parte."
Efesios 5,22-23

2006-11-06 06:10:28 · 28 respostas · perguntado por Isa_Maria 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

So p/ esclarecer.... ja li o cap. todo e tenho a minha interpretação.... o que gostaria de saber e a sua opinião....

2006-11-06 06:48:59 · update #1

28 respostas

- Na familia como em qualquer corporação para ser organizada é preciso ter um diretor presidente (Deus optou por escolher o marido), não significa que a mulher não tem voz ativa: Deus forçou Abraão a acatar a sugestão de Sara, sobre mandar Agar embora. Mas cabe ao homem o papel do gerente, inclusive na hora de se responsabilizar pelos fracassos, para funcionar bem é preciso cooperação.
- Mas deveria ser uma chefia amorosa como a de Cristo sobre a congregação (Cristo amou tanto que deu a vida pela "familia", não era agressivo, era perdoador)

2006-11-06 23:25:28 · answer #1 · answered by Eu acredito 2 · 1 0

Eu acho que para apresentar si mesmo - a Igreja gloriosa sem manchas nem defeito semelhante - mas santa e imaculada. Assim é também que os maridos devem amar a suas mulheres como a si mesmo.
Por que quem ama a sua mulher, ama a si mesmo pois ninguem castiga jamais a sua própria carne mas cada um nutre e estimula como também Cristo o faz sua Igreja.

2006-11-06 14:51:46 · answer #2 · answered by Poluição Visual 3 · 2 0

Isa, para entendermos um texto temos quer ver também o contexto, por isso é necessário lermos desde o início do capítulo 5 de Efésios.
o apostolo Paulo estava escrevendo a igreja de Efeso uma cidade onde predominava a idolatria em especial o culto a uma deusa chamada Diana.
segundo historiadores ela era a deusa da liberdade, e as mulheres da época ja lutavam e queria uma liberdade.
então com a pregação do evangelho muitas pessoa se convertiam e o costume estava sendo levado para dentro da igreja, (das mulheres serem livres independentes) então quando o apostolo escreveu que as mulheres deviam ser submissas ele quis dizer que a mulher devia aceitar a opinião de seu marido mas não uma imposição que fosse humilhante mas, de igualdade pois DEUS criou a mulher da costela do homem não da cabeça para que fosse superior, nem dos pés para que fosse inferior, mas do lado para que tivesse a mesma igualdade, se voce continuar lendo verá no versículo 25 que ele fala de amar, como CRISTO amou a Igreja, um amor sem imposições mas de igualdade.
para que um conjuge santificasse o outro pela presença e companheirismo.
a mulher ser submissa não quer dizer que o marido deve impor e sim respeitar a individualidade, pois até o nosso DEUS não força niguém mas respeita o desejo de cada ser humano.no final nos versos 29a 33 ele fala que ninguém odeia seu corpo, assim deve amar também a esposa pois deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se a uma mulher se tornará uma só carne.
então a subimissão é isto aceitar o diálogo de cada um dos conjuges.

2006-11-06 14:49:59 · answer #3 · answered by gean 2 · 2 0

Não adianta querer quebrar o galho. Eu acho que São Paulo e Timóteo eram machistas. Não é só esse texto que ele tem contra as mulheres, tem muitos outros.
I Timóteo 2
10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

Quer mais? 1 Cor 11

7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.
8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;
9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.
10 Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos.

2006-11-06 18:33:33 · answer #4 · answered by magrão 7 · 1 0

Como você sabe a bíblia foi escrita á muito tempo,e a palavra submissa vem de antigamente,porque naquela época tudo era diferente,como vemos até hoje nos países árabes,que não evoluíram muito,mas creio que essa palavra ao fundo quer dizer que a mulher deve respeitar o homem,e saber que ele é o chefe da casa e que seus pensamentos devem ser levados em conta,não quer dizer que a mulher deva fazer tudo e esquecer-se de si mesma,mas Deus é amor,e é isso que Ele quer para os casais de hoje,por isso é tão importante o diálogo,mas como a palavra diz que o homem e a mulher se unirão e tornarão uma só carne,a mulher deve sim levar em conta seu marido assim como no restante do capitulo diz: e o homem deve amar a sua esposa.porque diz isso e não que ele deve ser submisso a esposa,porque se ele ama-la e vai ouvi-la e respeita-la,não vai ser preciso a mulher se humilhar,mas eles entrarão em um consenso,porque se amam.

2006-11-06 15:42:50 · answer #5 · answered by Regiane O 2 · 1 0

Tudo que está na Bíblia deve ser primeiramente contextualizado. Na época em que isto foi escrito fazia total sentido, hj as relações humanas são diferentes. Este texto faz uma comparação do homem e da mulher com Cristo e a Igreja, respectivamente. Se vc for ver, em seguida ele diz que os homens devem amar suas mulheres e jamais repudiá-las, o que hj não anda muito em moda tbm...

2006-11-06 14:45:20 · answer #6 · answered by yo_ctba 3 · 1 0

Não interprete ao pé da letra, essa ordem de Paulo foi para as pessoas de sua geração, onde as mulheres eram tratadas com um diferencial grande, pois a sociedade e a família da época tinham o sistema patriarcal.

Essa ordem de Paulo, era boa, mas para época, hoje a cultura é diferente, mas ainda assim vale o princípio do respeito mutuo...
Portanto não se aferre à ordem, mas ao princípio ali passado.

2006-11-06 14:40:34 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

A maioria das pessoas não vai concordar com isso, porque não sabe o verdadeiro sentido do casamento religioso. Submissão é algo completamente diferente de escravidão. No casamento religioso cristão, o marido promete ser como Jesus Cristo, submisso à vontade de Deus, e tratar sua esposa com respeito, dignidade, valorizando-a como pessoa e não só parideira de filhos.

2006-11-06 14:38:33 · answer #8 · answered by Fábio H. 3 · 1 0

Este eu entendo assim:
Essa submissão é relativa,especialmente na familia.Deus não deu a ao homem autoridade absoluta sobre a mulher;o homem precisa prestar contas a sua cabeça, Jesus Cristo, e a Deus pelo modo como exerce tal chefia.Ordena-se aos maridos que "estejam amando as suas esposas como a seus prórpio corpos' e que atribuam honra a suas esposas.
O papel de uma esposa capaz, conforme delineado pela bíblia, enfatiza seu valor para a família e para a comunidade .

Isso quer dizer que as esposas não devem ficar criando richa com os maridos querendo tomar a frente nas decisões que só cabe a ele na familia.
Isso não quer dizer que o marido vai tratar mal a sua esposa.
Submissão não quer dizer ser capacho.

2006-11-06 14:34:15 · answer #9 · answered by hakyra_rj 3 · 1 0

Eu tb tinha raiva dessa passagem. Depois entendi que o homem tem a MISSÃO de proteger a mulher e toda a família e a mulher tem a SUBMISSÃO. O cabeça tem a missão de ver o melhor pra mulher, e ela tem q respeita-lo somente por isso. Infelizmente eles não tem feito muito isso, mas essa é a vontade de Deus. Não quer ser cabeça, não quer cuidar, então a mulher assume o posto e acaba dedicando sua preciosa sabedoria na sua própria vida, eles não gostam disso, mas é o que procuram.

2006-11-06 14:28:55 · answer #10 · answered by ? 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers