Sinto muito + não posso ajudar...
Mas a internet, assim como o e-mail, podem ser tornar ferramentas de busca muito importante nesses casos...
Busque no Google ou em outros sites de busca que com certeza vc vai achar o que procura... use o e-mail para entrar em contato com médicos e especialistas no assunto.
Abraços do News
2006-11-07 05:10:31
·
answer #1
·
answered by Newsted 5
·
0⤊
0⤋
Cirrose Biliar Primária e Colangite Esclerosante Primária
A CBP é uma colangite não-supurativa granulomatosa auto-imune que leva ao desaparecimento dos ductos biliares septais e interlobulares. As vias biliares extra-hepáticas não são afetadas. Embora seja relativamente rara, CBP é uma das principais indicações de transplante hepático na Europa e EUA. A evolução para a cirrose biliar e insuficiência hepática ocorre lentamente, cerca de 10 a 15 anos após o diagnóstico inicial. Alguns casos assintomáticos, em que apenas a fosfatase alcalina e a gama-glutamil transpeptidase (gama GT) estão alteradas, podem persistir por muitos anos sem diagnóstico e admite-se que alguns nunca se tornarão sintomáticos. A CBP afeta principalmente mulheres adultas, em geral dos 40 aos 60 anos de idade. Há casos de CBP descritos em mães, irmãs e filhas de pacientes, configurando um potencial aumento de risco em familiares. A genética, portanto parece ser importante e há aumento da frequência de HLA-DR8 em pacientes com CBP. Diversas doenças de etiologia auto-imune foram associadas à CBP mas são particularmente freqüentes as colagenoses (em particular a síndrome CREST). tireoidites auto-imunes, síndrome de Sjögren e artrite reumatóide. A colestase, de intensidade e ritmo de progressão variáveis é característica marcante. Nos estágios iniciais os pacientes são geralmente assintomáticos embora as anormalidades laboratoriais estejam presentes. Quando há sinto mas, fadiga (65-80%) é o mais comum. Prurido, especialmente à noite, ocorre em até 50% dos pacientes. Dor no quadrante superior direito é descrita em aproximadamente 10% dos pacientes com CBP. Hepatomegalia (25%) e esplenomegalia (15%) podem estar presentes. Icterícia é sinal tardio e indicador de mau prognóstico. A pigmentação escurecida da pele é encontrada em 25% dos pacientes. A colestase crônica pode causar malabsorção com esteatorréia e osteoporose. Xantelasmas e xantomas são vistos em 10% dos pacientes.
Colangite Esclerosante Primária
A CEP caracteriza-se por inflamação e fibrose obliterante progressivas das vias biliares intra-hepática e extra-hepática, evoluindo até o óbito por cirrose biliar secundária e insuficiência hepática ou colangiocarcinoma. A etiologia é desconhecida, porém, diversas evidências indicam a forte possibilidade de ser uma doença auto-imune. A CEP está fortemente associada às doenças inflamatórias intestinais, especialmente com a RCU, que é quiescente na imensa maioria dos doentes, podendo inclusive passar despercebida. A associação com doença de Crohn parece ser menos freqüente. A sobrevida mediana após o diagnóstico varia de 12 a 21 anos. A CEP afeta comumente homens jovens da 3ª à 5ª décadas, embora seja descrita em crianças, neonatos e pacientes com mais de 70 anos. No momento do diagnóstico a maioria dos pacientes terá tido sintomas por 2 anos, mas 10-44% dos pacientes podem ser assintomáticos. Sintomas surgirão em até 22% dos pacientes durante o curso da doença sendo mais freqüentes a fadiga (69%) e o prurido (59%). A febre alta e colangite aguda são raras nos doentes não manipulados cirúrgica ou endoscopicamente, mas episódios de febre baixa recorrente podem ocorrer em alguns casos. Dor no quadrante superior direito do abdomem, às vezes bastante intensa, também é comum. Uma característica importante é a flutuação clínica e laboratorial (colestase flutuante). Os pacientes podem ficar assintomáticos espontâneamente, independente de tratamento, por períodos prolongados Recorrências clínicas são a regra, mas é difícil falar-se em atividade da doença. Entretanto, no momento do transplante, 44% dos doentes podem ser assintomáticos. Icterícia (69%), hepatomegalia (69%) e esplenomegalia (23-34%) são os sinais mais freqüentemente encontrados.
2006-11-10 10:59:18
·
answer #2
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
0⤊
0⤋