Se os católicos creêm na Bíblia como Palavra de Deus, por que a ignoram? Exemplo, ela diz que "só há um intercessor: Jesus" , e que "não outro nome pelo qual podemos ser salvos, só Jesus". (Atos 4:12 e I João 2:1). Diz também que os mortos estão mortos esperando a ressurreição. Só há um vivo:Jesus! e que para Deus imagens de esculturas são condenáveis.
S. João, Maria, S. Paulo, etc,todos eram crentes e não cultuavam imagens de hipótese alguma. Uma vez em Patmos apareceu um anjo para Jõao. E ele se prostou diante deste, e o anjo lhe disse: "Não faça isto, adore só a Deus". Nem o anjo aceitou receber aquilo que só é devido a Deus.
Não respondam esta pergunta dizendo que há um monte de crentes "sem vergonhas". Há mesmo e vão responder diante de Deus, mas há sem vergonhas em todos os seguimentos, só cobram dos cretes. A questão é uma só: se crêm na Bíblia, por que preferem seguir a tradição imposta e não ela? Pessoal evolcta que prefere ser filho do macaco que de Deus ñ prcsa resp. PAZ!
2006-11-06
02:05:35
·
14 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Como deturpam a Palavra de Deus...
O FranciscoJosé q parece ser um homem religioso fala de tradições, mas pouco da Bíblia.
Na verdade a Santa Madre Igreja matou a muitos pq ousaram ler a Bíblia pois sabiam q ao ler descobririam as falácias do clero romano.
A Bíblia é´p/ os q crêm realmente em Deus a unica Guia de Fé e Prática. "Luz p/ meus caminhos, lampadas p/ meus pés" Sl119:105
Francisco cita q Paulo "rogava por nós", é verdade, só q na ocasião Paulo estava VIVO. E quando Paulo diz q "não outro mediador, só Jesus", é isto mesmo que ele está falando. Exclui outros sim. Um é um, não mais que um. Roma insiste em enganar o povo. Sai dela, povo de Deus!
Fco. disse que não adora, apenas veneram. No Aurélio venerar é "Ato de Adorar".
Maria foi virgem até o nascmnto de Jesus, depois teve filhos normlmnte. Não foi "assunta" ao céu. É dogma da Igreja. A BÌBLIA NÃO DIZ ISTO!
Não acrescente, nem diminuam nada da Palavra. Jesus alerta q ist será cobrado.
Leiam a Bíblia, confiram a verdd.
2006-11-06
23:59:03 ·
update #1
Advcer, usas muita ironia falando sobre Leivitico para justificar q ñ se pode interpretar a Bb literlmente, mas se enganas. Lv é o livro da lei. Jesus veio e cumpriu a Lei, e hj estamos na Graça (Mt5:16).
Tuas perguntas:
1-Não prcisa sacrificar touros e incomodar teus vizinhos. Jesus já foi sacrificado uma vez por tds (Hb 9).
2-Não venda sua filha nem compre escravos bolivianos, pois em Cristo já não há greos nem escravos, todos somos um (Gal. 3:28)
3-Qt a contt com mulher menstruada, é opção tua, se achar higiênico, vá!
4-O SR é Senhor também do sábado. Ele trblhou no sábado e chamou de hipócrita quem usou este mesmo argumento contra Ele(Lc13:15)
5-Moluscos- O SR. já purificou. (Atos11:9) Gosto mt de um marisquinho.
6-Uso barba aparadinha e sou tremendamente usado por Deus. Estou na Graça.
7- Ñ chame a cidade p/ apdrjar seus tios; faz o seguinte, qnd conhecer Jesus, apresente p/ eles. Qt aos q transam c sogros, ñ os queime, pois SE NÃO arrependerem já vão queimar no inferno!
2006-11-07
00:39:24 ·
update #2
infelizmente eles tem travas nos olhos pois se a biblia condena por que fazem não é mesmo,mas mesmo assim temos que orar por eles pra que assim as travas venham a sair de seus olhos e assim eles venham obdecer a palavra como ele teve ser obdecida.
2006-11-06 02:12:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
4⤋
Os santos são exemplos de vida para Deus.
O primeiro milagre de Jesus, se deu por um pedido de Maria.
Idolatria não é pedir força e intercessão junto a Deus, pois a intercessão é chegar a Deus através da oração da caridade e do amor.
A fé é entrega amor e caridade. Não uma compra de direitos, onde pago um devido valor aos pastores e ao comércio evangélico e recebo o direito de ser filho de Deus e excluir os que não fazem parte deste comércio, rebebo o direito dado por pastores de dizer quem é e quem não é filho de Deus e esqueço o principio básico amar ao próximo como a ti mesmo.
2006-11-06 11:09:19
·
answer #2
·
answered by **Mah** 2
·
3⤊
1⤋
Primeiro: filho de macaco?? Que forma mais primitiva para falar sobre uma teoria da evolução de Darwin, mesmo que vc não concorde com ele, deveria ao menos respeitar, afinal ele nunca disso que o homem era filho de macaco, e ele era um cientista, mania que o homem tem de tacar pedra em quem pensa diferente! Detalhe: eu não acho que o homem evoluiu de um macaco, mas respeito a idéia. Assim como respeito todas as religiões. Se formos parar para debater sobre qualquer religião, iremos encontrar dados contraditórios em todas elas, não apenas na católica. Uma obra que atravessou séculos e foi traduzida inúmeras vezes, pode ter seu conteúdo alterado, por falha na tradução ou pelos costumes e hábitos da época, que não precisavam ser detalhados, já que eram de domínio público, mas que hoje, deixam algumas brechas. Exemplo: a passagem que diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, do que um rico entrar no reino dos Céus, tem um erro gritante: no Aramaico, a palavra usada como camelo, significa linha de pescador, que é um pouco mais grossa, e por isso mais difícil de passar pelo buraco da agulha. E detalhe os católicos não cultuam imagens, são símbolos, assim como uma cruz, a imagem de Cristo, são como fotografias: será que vc não tem alguma de seus entes queridos, alguma na carteira, ou emoldurada na sala, será que isso significa que vc ama as fotografias e não as pessoas? Acho que não, né?
Mais importante do que apedrejar outra religião é ter uma vida digna e honrada: só um caminho leva ao Pai, e esse caminho é o da paz, da verdade, do amor, da justiça. Existe um único Deus, mas diferentes religiões, assim como diferentes culturas e idiomas diversos, mas no fundo são todas iguais. Seja bom e justo. E quando vc pergunta pq os católicos crêem na bíblia como palavra de Deus, mas a ignoram, não são só os católicos que fazem isso, se todos fossem bons, e seguissem a palavra de Deus, o mundo seria um paraíso.
2006-11-06 10:46:34
·
answer #3
·
answered by Miuda 2
·
3⤊
1⤋
Pq. é verdade ! As imagens não são veneradas, servem apenas, para lembrar os Santos, que intercedem por nós !
2006-11-06 10:23:15
·
answer #4
·
answered by Fernando Basto 5
·
2⤊
0⤋
Há uma proliferação de seitas protestantes no Brasil, em boa parte devido ao fato de que considerável número de sacerdotes católicos, tendo aderido à chamada "teologia da libertação", quase só se preocupa com questões sociais, deixando o povo praticamente sem pregação religiosa.
Os católicos, amiúde são atacados pelos adeptos de tais seitas com uma chusma de pequenas questões relativas principalmente à Sagrada Escritura, as quais, muitas vezes, não sabem, de momento, responder. Assim sendo, leitores de "Catolicismo" pedem que lhes seja concedido um auxÃlio nesse sentido. Em vista disso, foram selecionadas parte das perguntas dirigidas à revista. Apresentamos abaixo respostas de autoria do Revmo. Pe. David Francisquini, amigo e leitor de Catolicismo desde o inÃcio da década de 60. O autor é capelão da Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Cardoso Moreira (RJ).
Embora sejam utilizados de preferência, nessas respostas, textos da BÃblia, convém deixar claro que a Sagrada Escritura não é a única fonte de verdade religiosa. Há também a Tradição, originada no ensinamento verbal dos Apóstolos e fielmente recolhida pelos antigos Padres da Igreja, sem a qual a própria interpretação da Sagrada Escritura fica difÃcil de se fazer. O "livre exame" protestante, segundo o qual cada um interpreta o texto bÃblico como quer, é fonte de confusão e de erro.
1- Por que os católicos cultuam Maria e os Santos, quando está escrito que Jesus é o único Mediador?
Realmente, São Paulo afirma em sua primeira epÃstola a Timóteo (2, 5), que "há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens que é Jesus Cristo". Essa afirmação não exclui que possa haver outros mediadores secundários, pois o próprio Apóstolo dos Gentios é o primeiro a pedir a intercessão de outros junto a Deus. Assim, diz aos romanos: "Rogo-vos, pois, irmãos, por Nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do EspÃrito Santo, que me ajudeis com as vossas orações por mim a Deus" (Rom 15, 30); aos Corintos diz que espera que Deus o livrará de futuros grandes perigos, "se nos ajudardes
Nós, católicos, temos – e é a única atitude coerente – uma profunda veneração, e não adoração, a Maria SantÃssima. Se reconhecemos que Jesus Cristo é Deus, temos que reconhecer que Ela é a Mãe de Deus. Só esse fato já mereceria de nossa parte essa veneração especial. Se devemos honrar pai e mãe, Cristo Jesus deixaria de dar-nos nisso o mais exÃmio exemplo, ainda mais com tal Mãe? Ficaria Ele magoado com nossa veneração a sua santa Mãe?
No Pequeno OfÃcio da Imaculada Conceição figura o seguinte raciocÃnio, claro, lógico, adamantino para demonstrar que Maria foi isenta do pecado original: "Por decoro do Filho não podia o labéu de Eva macular Maria"; e, "não podia tal Mãe assim eleita, por um momento à culpa estar sujeita". Sendo Deus todo-poderoso, deixaria de fazer qualquer exceção, superar qualquer regra em favor dAquela que escolheu para Mãe do seu Verbo?
Aqui aplica-se o axioma da Igreja: Podia, queria, logo fez. Quer dizer, Deus quer o mais perfeito. Poderia tomar uma carne que fosse a da mais perfeita das criaturas. Podendo fazer isso, querendo fazê-lo, por que não haveria de tê-lo feito?
Nossa Senhora, pelo papel que teve na Redenção, tornou-se Medianeira entre nós e Jesus Cristo. Não é uma mediação independente, diferente da do Filho, mas de participação, por vontade divina, na mediação de Cristo Jesus. à uma associação da Mãe à mediação de seu Divino Filho.
Narra o evangelista São Lucas que, indo Maria SantÃssima visitar sua prima Santa Isabel, que esperava o futuro São João Batista, saudou-a. "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do EspÃrito Santo. E exclamou em alta voz: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre’" (Lc 1, 41-42). Não se pode negar a evidência de que o Divino EspÃrito Santo serviu-Se da voz de Maria para santificar o menino e cumular a mãe com suas bênçãos.
Também o episódio das Bodas de Caná mostra, ainda com mais evidência, o poder da intercessão de Maria SantÃssima. Foi por sua insistência que Jesus, antecipando Sua hora (Jo 2, 4), realizou seu primeiro milagre público.
2- E por que os católicos adoram imagens, quando está formalmente proibido pelas Escrituras?
Os católicos não adoram imagens. Elas são apenas representações de Nosso Senhor, de Nossa Senhora, dos Anjos ou dos Santos que nos ajudam a lembrar deles, a amá-los e invocá-los. à o mesmo que acontece com as fotografias das pessoas que nos são caras: quando nós gostamos de olhar para tais fotografias, é nas pessoas que elas representam que estamos pensando, e não nas fotografias enquanto um pedaço de papel.
Ademais, é preciso ler em seu contexto, e não fora dele, os textos da BÃblia, citados pelos protestantes. Assim, o texto por eles citado vem precedido por uma frase que explica bem o sentido em que a proibição de fazer estátuas deve ser compreendido:
"Não terás outros deuses diante de minha face". Quer dizer, trata-se da proibição de fazer Ãdolos, pois os hebreus eram muito inclinados, pelo exemplo dos povos pagãos vizinhos, à idolatria. Tendo alertado de que se trata de "outros deuses" – portanto, Ãdolos – continua Deus Nosso Senhor: "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra". Isso queria dizer que não se deviam fazer estátuas simbolizando "deuses" de madeira ou de pedra, sob a forma de um astro, de um pássaro, de um homem, de um animal, de uma planta ou de um animal aquático como objetos de adoração.
Isso é fora de dúvida, pois Deus não pode contradizer-Se a Si próprio. No mesmo livro do Ãxodo, cinco capÃtulos adiante, ordena a Moisés que faça dois querubins de ouro, com as asas estendidas, para cobrir o propiciatório da Arca da Aliança (Ex 25, 18). Adiante, no livro dos Números, quando, para punir o povo hebreu que murmurava contra Deus e Moisés, "o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos", como Moisés intercedesse pelo povo, ordenou-lhe que fizesse uma serpente de bronze e a colocasse num lugar visÃvel e público para que todo aquele que olhasse para ela, não morresse. Pelo que se tornou o sÃmbolo da Cruz (Num 21, 5 a 9).
Mais uma vez – durante quase mil e quinhentos anos, a não ser alguns heresiarcas precursores de Lutero, os iconoclastas – houve a veneração das imagens sem problemas. Pois já nas catacumbas, os primeiros cristãos, perseguidos, para auxiliar sua fé tão posta à prova, pintavam e esculpiam naqueles subterrâneos figuras representando Cristo e Sua Mãe santÃssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Deus é tão antigo quanto o próprio Cristianismo.
2006-11-06 10:16:15
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Concordo absulotamente com vossa interpretação literal a respeito da Bíblia, mas ainda tenho algumas dúvidas que gostaria que os irmãos respodessem:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19- 24). O problema é: como eu digo isso a ela ? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a bolivianos, mas não a argentinos. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir argentinos?
e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?
f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a idolatria. Eu não concordo.Você pode esclacer esse ponto?
g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?
i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol se usar chuteiras ?
j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?
2006-11-06 10:20:56
·
answer #6
·
answered by Advicer 7
·
3⤊
2⤋
porque muitos precisam ver algo para fazer seus pedidos , e uma caracteristica humana
2006-11-06 10:14:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Porque é a fé deles e a Fé de alguem não se discute.Respeita-se.
2006-11-06 10:10:51
·
answer #8
·
answered by Costa 7
·
1⤊
1⤋
Eles veneram e respeitam tanto pq seu pai, sua mãe, avó e avô..todos ensinaram, q tem q respeitar e aquela coisa toda de tradição que não muda o carater de ninguém, e não tem experiência nenhuma com Deus, e sim os rituais de fazer um sinal da cruz quando passa na frente da igreja, eles misturam tudo..mas ler a biblia que é bom...nda....mas se passar uma simpatia facil..vão logo fazer...isso tudo apenas por tradição...
2006-11-07 13:12:49
·
answer #9
·
answered by Rebeca 2
·
0⤊
1⤋
Sério mesmo que eles estão mortos esperando a ressureição?
Mateus 27
51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,
52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;
53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
2006-11-06 19:48:00
·
answer #10
·
answered by magrão 7
·
0⤊
1⤋
Dizer que o homem é "filho do macaco" é o cúmulo da ignorância em relação à teoria da Evolução. Vá estudar antes de falar sobre o que não conhece.
Agora, se os mortos estão "mortos esperando a ressureição", explique-me uma coisa:
Como é que dois "mortos que estão mortos esperando a ressureição", no caso, Moisés e Elias, apareceram falando com Jesus no episódio da transfiguração (Lucas 9,30)? Moisés e Elias morreram, certo? Então, eles jamais poderiam ter falado com Jesus. Explique isso, por favor.
2006-11-06 12:37:59
·
answer #11
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
1⤋