Quem Realmente Governa o Mundo?
Muitos responderiam à pergunta acima com uma só palavra — Deus. Mas é significativo que em parte alguma a Bíblia afirma que Jesus Cristo ou seu Pai sejam os verdadeiros governantes deste mundo. Ao contrário, Jesus disse: “Será lançado fora o governante deste mundo.” E acrescentou: “O governante do mundo está chegando. E ele não tem nenhum poder sobre mim.” — João 12:31; 14:30; 16:11.
Assim, o governante deste mundo está em oposição a Jesus. Quem será esse governante?
As Condições Mundiais Fornecem Uma Pista
Apesar dos esforços de pessoas bem-intencionadas, o mundo tem sofrido terrivelmente no decorrer da História. Isto faz com que pessoas refletivas se perguntem, assim como o falecido editorialista David Lawrence: “‘Paz na Terra’ — quase todo mundo deseja isso. ‘Boa vontade para com os homens’ — quase todos os povos do mundo nutrem tal sentimento de uns para com os outros. Então, o que há de errado? Por que se fazem ameaças de guerra apesar dos desejos inatos dos povos?”
Parece um paradoxo, não parece? Ao passo que o desejo natural das pessoas é viver em paz, elas comumente se odeiam e matam umas às outras — e com tanta depravação! Considere as monstruosas crueldades cometidas a sangue frio. Os humanos têm usado câmaras de gás, campos de concentração, lança-chamas, bombas napalm e outros hediondos métodos para torturar e matar uns aos outros sem piedade.
Crê que os humanos, que anseiam a paz e a felicidade, sejam capazes, por si mesmos, de cometer tão crassa perversidade contra outros? Que forças impulsionam ou manobram os homens a tais atos repulsivos, levando-os a situações que os fazem sentir-se compelidos a cometer atrocidades? Já se perguntou alguma vez se existe alguma força perversa, invisível, que influencia as pessoas a cometerem tais atos de violência?
Identificados os Governantes Deste Mundo
Não é preciso fazer conjecturas, pois a Bíblia mostra claramente que há alguém inteligente, invisível, controlando tanto homens como nações. Ela diz: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.” E a Bíblia o identifica, dizendo: “O chamado Diabo e Satanás . . . está desencaminhando toda a terra habitada.” — 1 João 5:19; Revelação (Apocalipse) 12:9.
Certa ocasião, ao ser “tentado pelo Diabo”, Jesus não contestou o papel de Satanás como governante deste mundo. A Bíblia explica o que aconteceu: “O Diabo levou-o a um monte extraordinariamente alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse-lhe: ‘Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração.’ Jesus disse-lhe então: ‘Vai-te, Satanás!’” — Mateus 4:1, 8-10.
Pense nisso. Satanás tentou Jesus por oferecer-lhe “todos os reinos do mundo”. Mas, teria a oferta de Satanás constituído uma genuína tentação se Satanás não fosse realmente o governante daqueles reinos? Não, não teria. E note que Jesus não negou que todos aqueles governos do mundo pertencessem a Satanás, o que certamente teria feito se Satanás não tivesse poder sobre eles. Assim sendo, Satanás, o Diabo, é realmente o governante invisível do mundo! De fato, a Bíblia o chama de “o deus deste sistema de coisas”. (2 Coríntios 4:4) Mas, como foi que alguém tão perverso chegou a deter tão poderosa posição?
Aquele que se tornou Satanás fora um anjo criado por Deus, mas passou a invejar a posição de Deus. Ele desafiou o direito legítimo de Deus governar. Para isso usou uma serpente como porta-voz para enganar a primeira mulher, Eva, e conseguiu que ela e o marido, Adão, fizessem o que ele queria, em vez de obedecerem a Deus. (Gênesis 3:1-6; 2 Coríntios 11:3) Ele alegou também que seria capaz de desviar de Deus todos os descendentes de Adão e Eva, que ainda haviam de nascer. Assim, Deus concedeu tempo para que Satanás tentasse provar sua afirmação, mas Satanás não tem tido êxito. — Jó 1:6-12; 2:1-10.
Significativamente, Satanás não governa o mundo sozinho. Ele conseguiu persuadir alguns outros anjos a juntar-se a ele na rebelião contra Deus. Estes se tornaram demônios, seus cúmplices espirituais. A Bíblia fala deles ao exortar os cristãos: ‘Mantende-vos firmes contra as maquinações do Diabo; porque temos uma pugna, não contra sangue e carne, mas contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais.’ — Efésios 6:11, 12.
Resista aos Espíritos Iníquos
Esses governantes mundiais invisíveis e iníquos estão decididos a desencaminhar toda a humanidade, desviando-a da adoração de Deus. Uma das maneiras em que os espíritos iníquos fazem isso é por promoverem a idéia de que há vida após a morte, apesar de a Palavra de Deus indicar claramente que os mortos não estão cônscios de nada. (Gênesis 2:17; 3:19; Ezequiel 18:4; Salmo 146:3, 4; Eclesiastes 9:5, 10) Assim, um espírito iníquo, imitando a voz do falecido, talvez fale com os parentes ou amigos vivos dele, quer através dum médium espírita, quer através duma “voz” procedente do domínio invisível. A “voz” finge ser o falecido, mas é na verdade um demônio!
Portanto, se algum dia ouvir uma “voz” assim, não se deixe enganar. Rejeite o que quer que esta diga, repita as palavras de Jesus: “Vai-te, Satanás!” (Mateus 4:10; Tiago 4:7) Não permita que a curiosidade sobre o domínio espiritual o faça envolver-se com espíritos iníquos. Tal envolvimento chama-se espiritismo, e Deus adverte seus adoradores contra todas as formas deste. A Bíblia condena “alguém que empregue adivinhação . . . ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos”. — Deuteronômio 18:10-12; Gálatas 5:19-21; Revelação 21:8.
Visto que o espiritismo coloca a pessoa sob a influência dos demônios, resista a todas as suas práticas, não importa quão divertidas ou excitantes pareçam. Tais práticas incluem o uso da bola de cristal e de pranchetas Ouija, a PES (percepção extra-sensorial), o exame das linhas da palma da mão (quiromancia) e a astrologia. Os demônios também têm causado barulhos e outros fenômenos físicos em casas que eles tornam seu território.
Além disso, os espíritos iníquos se aproveitam da tendência pecaminosa dos humanos, promovendo literatura, filmes e programas de televisão que destacam o comportamento sexual imoral e desnatural. Os demônios sabem que os pensamentos errôneos, quando não são expulsos da mente, deixam impressões permanentes e levam os humanos a comportar-se de modo imoral — assim como os próprios demônios. — Gênesis 6:1, 2; 1 Tessalonicenses 4:3-8; Judas 6.
É verdade que muitos zombam da idéia de que este mundo é governado por espíritos iníquos. Mas tal descrença não nos deve surpreender, visto que a Bíblia diz: “O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14) Sua mais astuta impostura tem sido a de cegar muitos ao fato de que ele e seus demônios realmente existem. Mas não seja enganado! O Diabo e seus demônios são reais, e você precisa resistir continuamente a eles. — 1 Pedro 5:8, 9.
Felizmente, está próximo o dia em que Satanás e seu bando deixarão de existir! “O mundo [inclusive seus governantes demoníacos] está passando”, assegura a Bíblia, “mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1 João 2:17) Que alívio será quando essa influência maligna for removida! Estejamos, portanto, entre aqueles que fazem a vontade de Deus e que usufruirão a vida para sempre no novo mundo justo de Deus. — Salmo 37:9-11, 29; 2 Pedro 3:13; Revelação 21:3, 4.
Salvo outra indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
[Foto na página 4]
Podia Satanás ter oferecido a Jesus todos esses governos mundiais se não fossem seus?
2006-11-06 02:09:11
·
answer #1
·
answered by FelipeLima 3
·
2⤊
0⤋
Muitas pessoas governam o mundo, nem todas são cristãs, e nem os cristãos são todos "bondosos"...
Nenhum deus é culpado por nenhum desastre nemresponsável por milagre algum.
Nós que temos que arcar com as nossas consequências!!! Sejam elas boas ou ruins!!!
2006-11-06 12:16:25
·
answer #2
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
Deus nos deu essa responsabilidade e o poder sobre todas as coisas da Terra. Gênesis 1 - 28.
28.Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."
A frase jaz no poder... quer dizer está sepultado no poder
Como temos o livre arbítrio decidimos se queremos o bem ou o mau, o fato é que o mau é muito mais sedutor que o bem e os homens têm uma tendência natural de escolher o caminho mais fácil.
Deus não têm culpa nenhuma se o mundo está se tornando essa atrocidade que presenciamos diariamente, pois ele nos deu poder e está a nossa disposição para nos ajudar.
2006-11-06 10:06:31
·
answer #3
·
answered by Fabio 3
·
1⤊
0⤋
Bom, primeiramente sabemos que em todo o momento queremos qrrumar culpados para tudo. justamente porque somos covardes e incapazes de assumir a nossa autonomia enquanto seres. Deus não criou bonequinhos nem fantoches.... e se o mundo jaz no maligno, isso não significa que o dono do mundo eh o diabo, mas que os costumes desenvolvidos neste mundo que levam as pessoas a infelicidade, ao desviar do alvo e consequentemente jogar a culpa em Deus vem dele (diabo). a função do diabo entre outras é roubar ( furto seguido de grave ameaça ou agressao). com tudo isso ele quer unicamente roubar sua autonomia e fazer com q voce jogue a culpa em outrem. é engraçado como fazemos: se as coisas vão mal, a culpa é de Deus! e se vão bem ? lembramos de por a culpa em alguem? no maximo do nosso eu, nosso ego... em tudo dai graças, pois essa é a vontade do nosso Deus. Iaweh
Bençãos
Asp. jeferson Rodrigues
Igreja Cristã contemporanea
Av mem de Sá, 183. 3 andar.. lapa.. rio de janeiro
Jeferson.rodrigues@gmail.com
contato.contemporanea@gmail.com
Quartas e domingos as 19h
www.igrejacontemporanea.com.br (em construção)
2006-11-06 10:03:44
·
answer #4
·
answered by Jepher 1
·
1⤊
0⤋
Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espÃrito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”
“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita à s vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir.
A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por
conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.”
Deus é eterno. Se tivesse tido princÃpio, teria saÃdo do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. à assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
à imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.
à imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
à único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
à onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.
à soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.
2006-11-06 09:58:55
·
answer #5
·
answered by Haomaru 3
·
1⤊
0⤋
Realmente, segundo a Bíblia, "o mundo jaz no maligno" ; logo, o deus deste sistema de coisas é Satanás, daí haver doenças, ódio, guerras, conflitos, e a morte, que não provém de Jesus, mas do Maligno, pois Deus é Vida.
Jesus pede que invoquemos o reino de Deus, justamente por isso. E quem tem , pelo menos, um pouco de percepção, saberá entender isso, dito em toda a Bíblia.
Somente se instaurará o Reino de Deus neste mundo, quando Ele voltar pela segunda vez.
Até então, Ele está sentado à direita de Deus Pai , de onde ouve e intercede em nosso favor, contra as armadilhas do inimigo.
Que todo cristão saiba que estamos nas mãos de Satanás e que udo ele fará para que nos afastemos de Deus ; por isso, as tantas tentações do homem - a ambição desmedida, a covardia, a inveja, a maledicência ...
Que Deus nos possa e tenha razão para nos ouvir os clamores da alma.
2006-11-06 09:55:27
·
answer #6
·
answered by GORS 3
·
1⤊
0⤋
desde quando o pecado entrou na terra ,o diabo reina! mais Jesus nosso salvador resgatou os homens mais vc tem que crer nele!mais o deus desse seculo engana o povo com drogas,prostituiçao,rivalidades,bebidas,festas c/orgias,sensualidade... e mvc mesmo pode notar que é isso que prevalese neste seculo !
2006-11-06 09:52:01
·
answer #7
·
answered by horaagora 5
·
1⤊
0⤋
Este mundo está totalmente dominado pelo maligno? Não o mundo dos rios, montanhas, mares, florestas, tudo isso é criação de Deus. O mundo a que me refiro, são as coisas deste mundo, criadas pelo homem, para servir ao homem. A grande maioria das criações humanas, é inspiração maligna. Sejam elas atitudes, modismos, comportamentos, arte, máquinas, cultura inútil, religiões, objetos de uso e de consumo. Veja o que nos diz a palavra Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado por satanás, Ele jejuou quarenta dias e quarenta noites, e: Então o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus porém respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isso te darei se prostrado me adorares. Então Jesus ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. (Mateus 4, 3-10) Depois dessa resposta, a bíblia nos conta que o diabo deixou Jesus, e após vencida esta batalha contra Satanás, os anjos do Senhor vieram até Ele, e o serviram.
Vamos nos aprofundar, guiados pelo Espírito Santo, neste texto sagrado. Quantas vezes nos filmes, nos contos, nas estórias, nas guerras e no nosso cotidiano, vimos batalhas... Procure se lembrar de algumas delas: Normalmente o lado que está perdendo, desesperado, tenta de tudo, mas sempre deixa a arma secreta, mais poderosa, mais destrutiva, para o final da batalha. Assim fez o diabo, não tendo conseguido seu objetivo nas duas primeiras tentativas, tentou a Jesus com a arma mais poderosa que tinha, o mundo. Na primeira carta de João, o apóstolo relembra que: o mundo inteiro jaz no malígno.
Provemos pois:
a música que nossas crianças e jovens escutam (indecente, imoral, erótica, violenta e rebelde) jaz no maligno
os programas de televisão (banheiras de gugus, nudez, sexo explícito, novelas e mundos irreais onde jovens passam o dia todo em academias, todos bonitos, falando de futilidades e ninguém trabalha ou estuda, só malhação) jazem no maligno
as roupas, a moda (sensual, provocante, escandalosa, cheia de marcas... eu só uso isso, eu só uso aquilo... Mulheres se tatuando, homens usando brinco) jazem no maligno
a diversão, os hábitos (adolescentes se reunindo para tomar cerveja depois da aula e homens fazendo happy hour com os amigos ao invés de ir para casa brincar com os filhos que mal vêem. ...meninas devorando revistas que falam de seus ídolos, como evitar uma gravidez indesejada e de como conquistar aquele garoto; ao passo que as mães ausentes trabalham em empregos cuja remuneração não paga nem a empregada que tem em casa ou ocupam suas tardes em frente a T.V, vendo loiras passando debaixo de mesas.
Sem tempo, no entanto, para acompanhar o desenvolvimento dos filhos) jazem no maligno - as religiões, seitas e crenças (pessoas achando que estão falando com mortos, quando na verdade falam com demônios disfarçados, pessoas reduzindo seus planos, sonhos e ideais a um punhado de cartas, pessoas que passam a vida fazendo e desfazendo trabalhos e cada vez mais se atolando em um poço sem fim... ...pessoas perdendo o alvo que é Deus, e se desviando por outros caminhos, adorando a outros deuses, que podem não ser chamados assim mas são tratados como tal. Um deus para quem quer casar, é só pendurar de cabeça para baixo... um deus para as causas impossíveis... um deus para os motoristas... um deus que faz chover... um deus para isso... um deus para aquilo) jazem no maligno - os valores de um homem, seus ideais (ter, possuir, conseguir... o que? Dinheiro, imóveis, belas mulheres, viagens e principalmente, a glória dos homens, fama e sucesso. Vaidade de vaidade, vento que sopra) jazem no maligno Eu poderia escrever um livro listando o mundo de Satanás, afinal de contas eu ainda não falei das guerras que são inventadas para se ganhar eleições ao custo do sangue de inocentes, nem da hipocrisia e omissão de príncipes e governantes, dando um retoque na imagem, ao visitar algum país da áfrica. IRMÃO!!! Seja de Deus, não seja do mundo...
A palavra fala que temos que morrer para o mundo, que não podemos servir ao mundo e a Deus e que o mundo nos odeia por seguirmos a Jesus. Mas também fala que de nada adianta ganharmos o mundo e perdermos a nossa alma. Esta vida é um grão de areia, comparado com a vida eterna que Deus tem preparado para seus filhos. Deus nos ama tanto que durante nossa vida de pecados, ele nos chama várias vezes, mas como diz a palavra: Muitos são chamados, mas poucos, escolhidos Mt 22,14 Eu oro ao Senhor, para que você seja um dos escolhidos, e Ele com certeza te espera, mas essa é uma decisão somente sua. Deus te deu o livre arbítrio para escolher entre seguir a seu filho Jesus, o salvador, ou se embaraçar nas armadilhas do mundo... ... que só para te lembrar, ...jaz inteiro no maligno. Que Deus, o nosso Pai, te conceda, através do mover do seu Espirito Santo, entendimento desta palavra, Amém.
2006-11-06 09:57:26
·
answer #8
·
answered by madal_alves 4
·
0⤊
0⤋
que poucos honra ou lembra-se do criador..
que apodreçam nas chamas do infernos.
2006-11-06 09:51:03
·
answer #9
·
answered by South JP 4
·
0⤊
0⤋
Deus tem o poder sobre todas as coisas, até mesmo sobre os ímpios.
Ele quer que todos se arrependam e o aceitem como único e suficiente Salvador de suas vidas.
Aceite-o também...Ele te ama.
2006-11-06 09:45:17
·
answer #10
·
answered by Sábio pra chuchu 5
·
0⤊
0⤋