O que é o “fim do mundo”?
A BÍBLIA tem muito a dizer sobre o fato de que “o mundo está passando”. Em muitos lugares, ela contém informações específicas sobre a época também chamada por ela de “terminação do sistema de coisas”. Mas, quando a Bíblia fala sobre este “fim do mundo”, o que ela quer dizer? Significa que nosso lar, o planeta Terra, vai ser destruído? — 1 João 2:17; Mateus 24:3, Almeida.
Deus não precisa destruir a Terra a fim de eliminar as temíveis condições que tanto prevalecem sobre ela. Não é a Terra que provoca tais problemas hoje existentes na sociedade humana. As pessoas são os responsáveis, especialmente as que demonstram pouca ou nenhuma consideração pelo Criador, Jeová Deus, e suas leis. São elas que estão transformando a vida na Terra num pesadelo para tanta gente. Mas Deus não precisa destruir a Terra para livrar-se de tais pessoas.
Livrar-se dos Ofensores
Por exemplo, caso encontrasse sua casa infestada de camundongos, como é que se livraria deles? Poria fogo na casa? Não! Em vez disso, é provável que procurasse algum outro meio, tal como ratoeiras; ou, talvez arranjasse um gato. Não iria destruir a casa.
Por vezes, segundo se diz, as raposas se livram das pulgas dum modo que não traz nenhum dano a si mesmas. Mergulham gradualmente por completo na água, deixando exposta apenas a pontinha do nariz, para poderem respirar, ao segurarem algum objeto na boca, ao nível da água. As pulgas sobem pelo corpo da raposa, para escapar do afogamento, e por fim infestam o objeto preso na boca da raposa. Daí, a astuta raposa o solta da boca, e o objeto sai flutuando com sua carga de pulgas. A raposa permanece intata.
Assim, não é preciso destruir o corpo que aloja os parasitas para livrar-se deles.
Similarmente, na ilustração de Jesus sobre o fim do mundo, ele falou dum agricultor que semeara trigo em seu campo, mas, durante a noite, seu inimigo veio e semeou ali o joio. O agricultor não botou fogo em todo o seu campo de trigo a fim de livrar-se do joio. Antes, quando seus homens desejaram arrancar o joio que tinha começado a crescer, o agricultor disse: “Não. . . . Vocês vão danificar o trigo se fizerem isso. Deixem os dois crescerem juntos até à colheita, e então eu mandarei os ceifeiros que separem primeiro os espinhos para queimar, e porei o trigo no depósito.”
Daí, Jesus concluiu: “Como os espinhos são separados e queimados, assim será no fim do mundo. Eu enviarei meus anjos e eles separarão . . . todos os que são maus, que serão lançados na fornalha, onde se queimarão.” — Mateus 13:24-26, 29, 30, 40-42, A Bíblia Viva.
Jesus também assemelhou o “fim do mundo” ao que aconteceu no tempo do Dilúvio global dos dias de Noé. (Mateus 24:37-39) Naquele tempo, não foi a própria Terra que foi destruída. Antes, foram os humanos ímpios. Devido ao chocante comportamento das pessoas que então viviam, Deus disse: “Vou obliterar da superfície do solo os homens que criei.” (Gênesis 6:7) Semelhantemente, o apóstolo Pedro falou sobre o antigo “mundo de pessoas ímpias” que foi destruído nos tempos de Noé. Não foi o planeta Terra que pereceu. — 2 Pedro 2:5.
Por que, então, muitos confundem a expressão “fim do mundo” com a destruição do planeta Terra? Uma razão é a prevalência de tal ensino em muitas das religiões da atualidade.
Ensinos Religiosos Confusos
Quem causa confusão são os porta-vozes religiosos, que interpretam o “fim do mundo” como significando a destruição da própria Terra e de todas as coisas vivas nela. Arthur S. Maxwell é um dos defensores desta teoria. Em seu livro Time Running Out (Esgota-se o Tempo), ele racionaliza que o poderio nuclear torna isto possível pela primeira vez na História do homem. Afirma ele: “Como poderiam desaparecer os céus? Como poderiam os elementos desintegrar-se em chamas, e a Terra inteira ficar desolada? Apenas agora, na Era Nuclear, tornou-se claro como cristal o pleno significado de sua mensagem dramática.”
Um holocausto similar, mas com alguma variação, é descrito por Henry M. Morris, em Bibliotheca Sacra (Biblioteca Sagrada): “Os materiais básicos da estrutura da Terra não serão aniquilados, mas passarão por tremendos processos de desintegração, provavelmente até mesmo a desintegração atômica.” Acrescenta ele: “As águas remanescentes da Terra se desintegrarão ou instantaneamente se evaporarão. . . . Daí, à medida que os átomos da Terra anterior começarem a juntar-se de novo, depois do holocausto, Deus mais uma vez exercerá Seu poder criativo primevo e ‘criará‘ e ‘fará‘ os novos céus e a nova terra.”
Uma publicação católico-romana, o Dictionnaire de Théologie Catholique (Dicionário de Teologia Católica), sob “Fim do Mundo”, afirma: “A Igreja Católica acredita e ensina que o presente mundo [o universo material], que Deus formou, não durará para sempre. . . . Isso é bíblico, é a tradição da teologia católica, e é confirmado pela ciência moderna.” Também, o católico Dictionary of Biblical Theology (Dicionário de Teologia Bíblica) primeiramente exalta a criação como “a bondade de Deus”, e, como “uma verdadeira obra de arte“; daí, porém, prossegue descrevendo como os elementos literais, físicos, experimentarão “total inversão, mediante uma súbita volta ao caos”.
Muitas outras religiões e grupos evangélicos destacados promovem conceitos similares. Mas, serão corretos?
Que Mundo Há de Ser Destruído?
Foram os discípulos de Jesus que lhe fizeram uma pergunta direta sobre o fim do mundo. Isto se acha registrado em Mateus 24:3, de acordo com a tradução Almeida da Bíblia: “Dize-nos . . . que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”
Outras versões da Bíblia ajudam-nos a compreender que a palavra grega para “mundo” (ai-ón), empregada neste texto, não se refere à Terra literal, nem ao universo material. Várias versões da Bíblia traduzem a expressão como “fim da era”, ou “tempo final”. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verte este versículo: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?”
Assim, em vez de predizer um holocausto nuclear ou similar desintegração do universo material, inclusive do planeta Terra, a Bíblia nos ensina que é o sistema iníquo de coisas na Terra que será levado a um fim súbito. Isto incluirá todas as formas de corrupção, de falsidade e de hipocrisia que agora existem, seja ela política, comercial, seja religiosa. Toda degradação e imoralidade, toda a iniqüidade, e todos os humanos ímpios que existirem na Terra, nesse tempo, serão removidos à força.
Duas declarações taxativas, encontradas na Bíblia, que não precisam de interpretação, devem acabar com qualquer receio de que a Terra possa ser destruída quando o “mundo” chegar ao fim. A primeira se encontra em Eclesiastes 1:4 (Al): “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.” A segunda aparece em Isaías 45:18 (Al): “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.”
Assim, o mundo que a Bíblia afirma tão definitivamente que será destruído é o mundo da humanidade que não faz a vontade de Deus. “Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” (Provérbios 2:22) “Há uma controvérsia que Jeová tem com as nações. Ele terá de pôr-se pessoalmente em julgamento com toda a carne. Quanto aos iníquos, terá de entregá-los à espada . . . E os mortos por Jeová certamente virão a estar naquele dia de uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra.” — Jeremias 25:31, 33.
2006-11-05 22:05:18
·
answer #1
·
answered by miguelper2001 2
·
1⤊
0⤋
revelaçao 18:1,4 -Depois destas coisas vi outro anjo descer do céu, com grande autoridade; e a terra ficou iluminada com a sua glória.  E ele clamou com forte voz, dizendo: “Caiu! Caiu Babilônia, a Grande, e ela se tornou moradia de demônios, e guarida de toda exalação impura, e guarida de toda ave impura e odiada!  Pois todas as nações caÃram [vÃtimas] por causa do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra cometeram fornicação com ela, e os comerciantes viajantes da terra ficaram ricos devido ao poder de sua impudente luxúria.”
 E ouvi outra voz saÃda do céu dizer: “Saà dela, povo meu, se não quiserdes compartilhar com ela nos seus pecados e se não quiserdes receber parte das suas pragas.
Mateus 10:22 - “Vós sereis pessoas odiadas por todos, por causa do meu nome.”
romanos 10:13 - Pois “todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo”.
Se leres este dois ultimos versiculos e os juntares vais saber quem sao os verdadeiros cristaos.
Espero te ter ajudado !!
2006-11-06 08:13:35
·
answer #3
·
answered by tasassim 2
·
0⤊
0⤋