English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Nós vivemos para viver. Nós rezamos, nós oramos, nós lutamos contra a morte para evitar a morte. Mas a morte vem para todos mais cedo ou mais tarde. Muitos acreditam em um vida após a morte, outros não. De qualquer maneira, uma pergunta que todos devem enfrentar é esta:


Que acontecerá a nossos corpos físicos?


Hoje, nós podemos escolher doar o corpo à ciência; optar pela cremação; ou preferivelmente, alguma forma de enterro, ou acima ou abaixo da terra.


Se alguém escolher o enterro, que então acontecerá?


Sob as condições apropriadas - umidade suficiente, quase nenhum oxigênio livre, solos alcalinos ou os produtos químicos, as temperaturas ambientais, a falta de animais de decomposição, e uma determinada porcentagem mínima da gordura de corpo - o ser falecido de qualquer espécie atravessará diversos estágios de decomposição, terminando possivelmente com a transformação no adipocere de muitos - e às vezes em quase todos- tecidos.

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Osvaldo Cruz em insetos (http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=184982&indexSearch=ID) , foram identificados 5 estágios de decomposição:
fresh, bloated, decaying, dry and adipocere-like.

Embora a Bíblia diga que nós vamos das cinzas às cinzas- acredite ou não- pode ser nem sempre assim. Seu corpo não partirá, necessariamente.


O adipocere é quimicamente muito similar a saponificação (transformação da gordura no sabão).


Bem não lembro de um caso famoso específico, mas eu poderia citar a mumificação dos faraós no antigo Egito. Creio q seria um tipo de adipocere.

Alguns casos (com imagens) de adipocere podem ser encontrados nos links abaixo. Há inclusive o caso da dona de casa ítalo-americana Julia Buccola Petta que vivia em Chicago após a 1ª Guerra Mundial e que morreu durante o nascimento de seu segundo filho. Seis anos após sua morte ela foi desenterrada e o corpo estava muito bem preservado. O solo alcalino do Mount Carmel (onde ela foi enterrada) foi responsável pelo tão chamado "milagre".

http://adipocere.homestead.com/images.html
http://adipocere.homestead.com/images2.html

A adipocere existe no planteta por volta de 300 milhões de anos ou mais. Um coração de dinossauro foi descoberto e a formação adipocere o protegeu tempo suficiente para torná-lo mineralizado.

Teorias dizem q uma significante porção do petróleo mundial tem como fonte a adipocere.

História da adipocere ((in)felizmente em inglês)

http://adipocere.homestead.com/history.html

2006-11-05 21:52:15 · answer #1 · answered by Math Girl 7 · 1 0

processo de adipocere acontece enterrando o corpo em locais com pouco oxigênio e muita umidade, como nas criptas e mausoléus. Durante o velório o corpo é coberto com um tule bem fino e de boa qualidade ou se lacra o caixão direto, assim moscas não conseguem depositar seus ovos no corpo o que faria eclodir as larvas que o devorariam. O ambiente umido e com temperatura constante, além de uma certa alcalinidade na umidade devido as pedras ou cimento da cripta ou mausoleu, um caixão que permita passar essa umidade, mas não os seres decompositores, inicia-se assim um processo em que a gordura humana começa a se tornar lentamente um tipo de sabão. Essa substância protege os músculos, ossos e muitos orgãos internos do corpo. Além é claro da escuridão do local que permite uma boa fermentação continua em sem problemas.
Um dos mais estudados processos de Adipocere foi a do Soap Lady no Mutter Museum (Museu da Mutação) http://www.collphyphil.org/muttpg1.shtml
Julia Buccola Petta era uma dona-de-casa Italiana-Americana que vivia em Chicago após a primeira guerra mundial. Na ocasião do nascimento de sua segunda criança, morreu
Cabeça embalsamada do filósofo Jeremy Bentham, que viveu no sec. XIX.
Santa Teresa Margaret, que morreu em 1770, esta atualmente na cidade de Florença, Itália, protegida por um domo de vidro
Santa Catarina de Laboure, que durante a vida teve visões da Virgem Maria. Seu corpo, ainda incorrupto, está exposto em uma capela na Rue do Bac, Paris.
Dois casos historicamente mais recentes de preservação incomum de cadáveres de santos são os casos de Santa Bernadette e São Charbel Makhlouf.
São Vicente de Paula
São João Vianney - na Basílica de Ars, França
Santo Ambrósio
Santa Rita de Cássia (1381-1457) - Basílica de Cássia - Itália
Khambo Lama Dasha-Dorjo Itigelov
Corpo preservado do Sexto Patriarca do Monastério de Nan Hua, Sul da China - Hui Neng

um abraço

2006-11-07 14:36:44 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Adipocere - corpos que nunca se decompõem, seria uma fantasia utópica sobre a vida eterna? Existe até hoje muito mistério e misticismo a respeito do tema, mas antes de qualquer palavra a respeito temos que deixar bem claro a diferença entre Adipocere e incorrupção, que são dois termos usados para explicar o fenômeno que caracterizam a estabilidade física do organismo morto.
O caso mais famoso eu acho que foi de uma dona de casa italiana cujo o nome era Julia Buccola Petta.

Pode ser também várias bandas de música.

2006-11-05 13:44:03 · answer #3 · answered by Veterana. 7 · 0 0

é a gordura dos difunto, que vira sabão :-)

2006-11-05 13:34:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

SINTO MT....MAS NÃO SEI NÃO!!!!

2006-11-05 13:29:56 · answer #5 · answered by FRISSON 6 · 0 0

não é adiposes q vc quis dizer?pq o q vc tá perguntando não exist nem no diciõnário.e adipose vem do lat.adipe que quer dizer gordura excessiva ou obsidad.existem vários ksos ex:o h mais gordo do mundo lembra?

2006-11-05 13:45:53 · answer #6 · answered by j?s 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers