English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

CONCEITO

2006-11-05 12:02:07 · 3 respostas · perguntado por juliano m 1 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

3 respostas

Oi Juliano.
Tudo bem ?

Aspiração oral, seria você aspirar algo pela boca.
Mas como fala em conceito, seria o desejo de alcançar um objetivo pela fala.
Como colocou sua pergunta no tópico Saúde e Beleza, não sei se é isto que respondi.

Um abraço...

2006-11-05 12:13:49 · answer #1 · answered by César 6 · 1 0

CONCEITO
A incidência da disfagia orofaríngea e esofágica da deglutição é de 50% na fase recente do acidente vascular encefálico, como mostraram Bath et al (2001). A pior conseqüência dessa disfagia é a aspiração, definida por Logemann (1998) como a passagem de alimento, de saliva, ou de conteúdos gástricos para a via aérea, abaixo do nível das pregas vocais, sem haver expectoração subseqüente.

MÉTODO

"Foram avaliadas 32 crianças com PC e tetraparesia espástica, encaminhadas para o grupo de disfagia da AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, de São Paulo, Capital. A idade da amostra variou desde um ano e seis meses a oito anos e três meses, sendo 20 crianças do sexo masculino e 12 do sexo feminino. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado pelos pais/responsavéis (CNS 196/96)24. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O diagnóstico clínico e a classificação do comprometimento motor da criança com paralisia cerebral foram realizados previamente pela equipe médica da instituição, utilizando a classificação de Hagberg25.
As 32 crianças deste estudo apresentavam comprometimentos motor e mental graves. Não eram capazes de seguir instruções, se comunicar, se alimentar e realizar atividades de vida diária de maneira independente. Todas as crianças tinham história de broncopneumonia de repetição e de desnutrição.
A avaliação da deglutição constou de avaliação clínica e funcional e videofluoroscópica.
Na avaliação clínica, o cuidador oferecia à criança suco (consistência líquida) e iogurte (consistência pastosa). O alimento foi oferecido, inicialmente, com seringa (nas medidas de 1, 3 e 5 ml) e depois no utensílio habitual da criança. Foram observadas, na fase oral: a captação do bolo, o vedamento labial e o preparo do bolo; na fase faríngea observou-se a presença de sinais sugestivos de aspiração: tosse, dispnéia e voz molhada.
Para a realização da videofluoroscopia, foi utilizado um seriógrafo da marca Siemens, modelo Siregraph CF e um videocassete com registro em VHS acoplado à escopia para a gravação dos exames e com microfone. Na visão lateral, foram observados na fase oral da deglutição, a eficiência ou ineficiência da captação do bolo, do vedamento labial, do preparo do bolo, do posicionamento do bolo, da ejeção oral e a presença de resíduos alimentares em cavidade oral. Na fase faríngea da deglutição, observou-se o vedamento velofaríngeo, a aspiração e a presença de resíduos em recessos faríngeos. Foi considerada aspiração, neste estudo, a permeação de contraste em traquéia, sem clareamento espontâneo; as penetrações laríngeas e aspirações com clareamento imediato espontâneo não foram consideradas aspirações.
A ocorrência de aspiração foi observada sob duas condições, quais sejam, o momento da aspiração (antes, durante e depois da elevação da laringe) e a consistência do contraste aspirado (bário líquido e pastoso). O foco da imagem fluoroscópica, na posição lateral, foi delimitado na região anterior pelos lábios, na região superior pela cavidade nasal, na região posterior pela coluna cervical e na região inferior pela bifurcação da via aérea e esôfago cervical.

RESULTADOS
As 32 crianças evidenciaram comprometimento nos estágios da fase oral, observados na avaliação clínica e videofluoroscópica da deglutição (Fig 1A e 1B). Os estágios da fase oral de preparo e ejeção observados na videofluoroscopia estavam ausentes em todos os casos, indicando padrão de deglutição tipicamente alterado. Das 32 crianças, 96,9% não apresentaram vedamento labial eficiente e 93,8% não apresentaram ejeção oral adequada.

www.cefac.br/revista/revista72/Artigo 6.pdf
scielo.br/scielo.php?...&script=sci_arttext&tlng=pt
www.disfagia.anato.ufrj.br/resumos_teses/r_t_denise_xerez.htm

2006-11-09 10:19:58 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

É ASPIRAR A OROFARINGE COM AUXÍLIO DE UM TUBO (CATETER)
BJOS

2006-11-05 12:09:51 · answer #3 · answered by FRISSON 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers