English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Veredicto de Saddam agrada inimigos e decepciona alguns árabes.
Por Alistair Lyon

BEIRUTE (Reuters) - A pena de morte de Saddam Hussein causou satisfação em países que ele invadiu, pesar entre seus admiradores palestinos e ressentimento de alguns árabes que o consideram vítima de um julgamento-show inspirado pelos Estados Unidos.

Os kuweitianos, que sofreram com os sete meses de ocupação iraquiana entre 1990 e 1991, aplaudiram a decisão da corte de Bagdá condenando o ex-presidente iraquiano à forca por crimes contra a humanidade.

"São boas notícias", disse o analista político do Kuweit e ex-ministro do petróleo Ali al-Baghli.

"Saddam merece ser enforcado por causa das atrocidades que causou ao seu povo nos últimos 35 anos e aos vizinhos também. Ele enviou milhões de pessoas para a morte."
... reportagem na íntegra: http://br.news.yahoo.com/061105/5/1apcj.html

O que passa pela cabeça das pessoas de diferentes religiões?
Um erro corrige com outro? Quem matou mais? Saddam ou USA?

2006-11-05 06:01:16 · 17 respostas · perguntado por pablomorais 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

Sou contra a pena de morte e por isto sou contra sua condenação. Apesar de ter sido um terrível ditador, também fui contra a invasão ao Iraque por desrespeito a soberania iraquiana.

2006-11-05 09:30:41 · answer #1 · answered by sctorquato 6 · 1 0

Se Saddam for morto, BUSH pai e BUSH filho tambem devem morrer...sao assassinos de igual peso e tristeza para a humanidade...

2006-11-05 08:28:18 · answer #2 · answered by marco f 1 · 1 0

Fico tentando entender...sera que o animal homem sempre justifica seus erros com erros alheios...claro,explica,mas não justifica.Deveriam agir de forma a ensinar,punir,mata-lo sera rapido,quanto sofrimento ele tera nesses ultimos minutos,talvez,segundos...o sofrimento seria maior,continuo,constante e sem previsão de acabar se ele fosse colocado num carcere,pro resto de sua miseravel vida.

2006-11-05 06:21:03 · answer #3 · answered by bruxinha 3 · 1 0

uma alma perdida, precisa ser salva, independente da pena humana

2006-11-05 06:10:52 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

ACHO QUE SOMENTE OS IRAQUIANOS PODEM E DEVEM DAR ESTA RESPOSTA !

2006-11-05 06:07:25 · answer #5 · answered by SEM NOME ! 7 · 1 0

Se a Lei o condenar, a lei tem que ser cumprida, apesar de eu ser contra pena de morte.

2006-11-05 06:04:30 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

PENA DE MORTE

760 A pena de morte desaparecerá um dia da legislação humana?

– A pena de morte desaparecerá incontestavelmente e sua supressão marcará um progresso na humanidade. Quando os homens estiverem mais esclarecidos, a pena de morte será completamente abolida da Terra, os homens não terão mais necessidade de serem julgados pelos homens. Falo de um tempo que ainda está muito distante de vós.

☼ O progresso social deixa, sem dúvida, ainda muito a desejar, mas seria injusto com a sociedade atual se não se reconhecesse um progresso nas restrições feitas à pena de morte entre os povos mais avançados e quanto à natureza dos crimes aos quais se limita a sua aplicação. Se compararmos as garantias com que a justiça, entre esses mesmos povos, se empenha para cercar o acusado e a forma humanitária com que o trata, ainda mesmo que seja reconhecidamente culpado, com o que se praticava nos tempos que ainda não estão muito distantes, não se pode negar o avanço no caminho progressivo em que marcha a humanidade.

761 A lei de conservação assegura ao homem o direito de preservar sua própria vida; não usa desse direito quando elimina da sociedade um membro perigoso?

– Há outros meios de se preservar do perigo sem precisar matar. É necessário, aliás, abrir ao criminoso a porta do arrependimento, e não fechá-la.

762 Se a pena de morte pode ser banida das sociedades civilizadas, não foi uma necessidade nas épocas menos avançadas?

– Necessidade não é bem a palavra. O homem acha sempre uma coisa necessária quando não encontra justificativa melhor; mas, à medida que se esclarece, compreende mais acertadamente o que é justo ou injusto e repudia os excessos cometidos nos tempos de ignorância, em nome da justiça.

763 A restrição dos casos em que se aplica a pena de morte é um indício de progresso na civilização?

– Podeis duvidar disso? Vosso Espírito não se revolta ao ler a narrativa das carnificinas humanas de antigamente em nome da justiça e em honra da Divindade? Das torturas que sofria o condenado, e mesmo um simples suspeito, para lhe arrancar, pelo excesso dos sofrimentos, a confissão de um crime que muitas vezes não cometeu? Pois bem! Se tivésseis vivido naquele tempo, teríeis achado isso muito natural e talvez, se juízes fôsseis, teríeis feito o mesmo. É assim que o justo de uma época parece bárbaro em outra. As leis divinas são as únicas eternas; as leis humanas mudam com o progresso e ainda mudarão até que sejam colocadas em harmonia com as leis divinas.

764 Jesus ensinou: “Quem matou pela espada morrerá pela espada”. Essas palavras não são a consagração da pena de talião2 e a morte aplicada ao homicida não é a aplicação dessa pena?

– Tomai cuidado! Tendes vos enganado sobre essas palavras como sobre muitas outras. A pena de talião é a justiça de Deus; é Ele que a aplica. Todos vós sofreis a cada instante essa penalidade, porque sois punidos pelos erros que cometeis, nessa vida ou em outra; aquele que fez sofrer seus semelhantes estará numa posição em que ele mesmo sofrerá o que tiver causado. Esse é o sentido dessas palavras de Jesus, que também disse: “Perdoai aos vossos inimigos”, e ensinou a pedir a Deus para perdoar vossas ofensas como vós mesmos tiverdes perdoado,ou seja, na mesma proporção em que perdoardes. Deveis compreender bem isso.

765 O que pensar da pena de morte aplicada em nome de Deus?

– É tomar o lugar de Deus na justiça. Os que agem assim estão longe de compreender Deus e ainda têm muito a expiar. A pena de morte é também um crime quando aplicada em nome de Deus, e os que a ordenam são responsáveis por assassinato.

1. Metamorfose: mudança ou troca de forma. Transformação, modificação, alteração (N. E.).
2. Pena de talião: punição imposta na Antiguidade, pela qual se vingava o delito infligindo ao delinqüente o mesmo dano ou mal que ele praticara (N. E.).

2006-11-05 08:14:14 · answer #7 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 1

Acredito que sim mas não gostaria de ter de decidir isso.
Se por um lado ele levou milhões de pessoas a morte, eu não me sentiria bem de levar o mais vil dos homens a forca.
Sou a favor da pena de morte mas não quero ter de decidir quem tem que morrer. Estranho, mas é assim que eu penso.

2006-11-05 06:24:14 · answer #8 · answered by Luigi Scrofa 7 · 0 1

Eu sou a favor da pena de morte para quem tirou uma vida - O Saddam é um desses.
Mas eu não sou a favor deste show construido em volta dele. Infelizmente tudo que diz respeito a politica recebe um toque de peversidade. Se vc invade o quintal do seu vizinho e mata, vc é culpado também. O correto seria que os Estados Unidos - seu presidente - fossem também julgados ao lado de Saddam, mas isso seria "politicamente" incorreto.
Então, julgamento correto, aplicação de recursos incorretos - leia-se "injusto".

2006-11-05 06:16:25 · answer #9 · answered by Rogerio O 2 · 0 1

Claro! Ele matou tanta gente pq que ele nao deve morrer?
Morrer ainda é pouco pra ele!
Bjo!

2006-11-05 06:07:29 · answer #10 · answered by ? 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers