Tenho uma filha com 5 anos e vivo uma situação parecida. Estou tentando ter muita paciência e conversar bastante com ela. Imponho limites, muitas vezes com dó, mas exijo q ela obeça ao dar alguma ordem pela 1ª vez. Não está fácil, mas aos poucos ela está entendo q precisa obedecer qdo der uma ordem sem precisar repetir. Outra coisa q estou tentando fazer, mas pra mim é um tédio é brincar com ela só nós duas, brinco de casinha, escritório, etc. Outra coisa é nunca gritar e mesmo irritada falar com tom carinhoso, assim ela está mudando o tom de voz e sendo mais delicada. Mas enfim, não estou fazendo tudo isso com perfeição, mas o pouco q estou conseguindo parece estar dando certo. Torço por vc. Boa sorte!!
2006-11-05 14:06:09
·
answer #1
·
answered by criss 3
·
0⤊
0⤋
O segredo é não ficar brigando o tempo todo por qualquer coisa com ela, aí ela saberá que quando você brigar ou falar estará falando realmente sério. Não adianta por de castigo ou bater por teimosia, nessas horas o que vale é a psicologia.
2006-11-07 14:23:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Procure impor-se pela autoridade, ou seja não grite, mas coloque firmeza na voz, nãodeixe a voz tremer, olhe nos olhos e deixe tranparecer que voce manda, ou voce convence que manda ou vai obedece-lá para oresto da vida.Adote a tática dos antigos: enquanto estiver comendo domeu feijão vai obedecer e ajudar,quando puder pagar pensão fora vá morar fora e aí mande-se.
2006-11-06 12:25:18
·
answer #3
·
answered by altamiro s 3
·
0⤊
0⤋
Segundo Bandura, um psicólogo de renome, as crianças aprendem por imitação, no entanto voce deve estimular as boas acoes. Para isso acontecer, voce deve a cada ação louvavel de sua filha, recompensa-la com alguma coisa, segundo este psicologo, isso é chamado de reforço. Esse reforço vai dando a criança o incentivo de fazer o que é certo pelo fato de saber que vai ser recompensada, porem, nem sempre deve ser assim, mas inicialmente, no seu caso, essa é a melhor forma de começar. Para saber mais leia um pouco sobre esse autor: Antonio Bandura.
2006-11-06 08:53:31
·
answer #4
·
answered by mucura man 1
·
0⤊
0⤋
Seu erro é querer controlar sua filha.
Não se controla uma pessoa.
Se impõem limites e se age com rigor no cumprimento dos mesmos. Mas querer controlar alguém é a pior coisa que se pode fazer.
Não existe manual de instruções no que tange à educação de uma criança. E, na fase atual de sua filha, ela está ampliando seus horizontes de poder.
Cabe a você objetivar mais a FLEXIBILIZAÇÃO de SEUS conceitos pessoaos.
Trate-a como gente, como pessoa e não como alguém subordinada ao seu poder.
Tente encara-la não como sua filha mas como sua amiga.
Uma amiga de tamanho menor, que compete com você e que vê em você muitas coisas mas, com sua pressão, acaba virando um obstáculo a ser atingido.
Ensine-a, eduque-a, com firmeza, com decisão e limites mas sem jamais pensar que pode controla-la.
Nem muito menos se impor.
Na maioria das vezes, o diálogo é a saída. Mas não deixe de lembra-la quem tem a palavra final...
E faça valer sua palavra final.
2006-11-06 01:48:55
·
answer #5
·
answered by JRP 2
·
0⤊
0⤋
converse com ela, ja que vc disse que vcs se entendem, a melhor forma de entendimento é o dialogo, caso nao funcionar fç algumas chantagem, mais as cumpra, se por um a caso fizer uma malcriaçao,fale que vai deixar de castigo sem oque ela mais goste e deixe, lembre 1 mim para cada idade ela tem 6 entao 6 mim. ok, e fale serio com ela, não dê o braço a torcer. sou a favor de umas bulachas nao faz mal a ngm, mais não peça desculpas. mas n machiueu muito ela, lembre pulso firme. mostre quem manda, pq ela está a testando vc nao faz nada, nada ela vai fazer para lhe obedecer.
2006-11-05 19:22:40
·
answer #6
·
answered by Blinquinha 1
·
0⤊
0⤋
Tem que ter muita paciência, muito diálogo e as vezes umas boas palmadas e se colocar de castigo não deixe sair fora do tempo e nunca deixe de cumprir suas promessas, seja de umas chineladas, seja de comprar algo pra ela, você deve mostrar a ela que você cumpre o que diz, caso contrario ela irá mandar em vc pra sempre, espero que tenha boa sorte.
2006-11-05 15:05:28
·
answer #7
·
answered by silina 2
·
0⤊
0⤋
Somente um psicologo vai defir o porque deste comportamento, hoje se sabe que crianças hiperativas podem e devem ser tratadas.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é responsável pela enorme frustração que pais e seus filhos portadores desse distúrbio experimentam a cada dia. Crianças, adolescentes e adultos hoje diagnosticados com TDAH são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes".
A maioria daquilo que lemos ou ouvimos sobre o assunto tem uma conotação negativa. A razão disso é o fato deste transtorno continuar sendo pouco conhecido, apesar dos estudos a respeito terem se intensificado nas últimas décadas e a prática ter mostrado que 3% a 5% das crianças em idade escolar podem ser incluídas nesse diagnóstico.*
Este é um fenômeno facilmente curável se diagnosticada na infância, e que talvez não seja o caso de sua filha.
Boa sorte!
2006-11-05 12:57:57
·
answer #8
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Também tenho uma filha de 6 anos.Parece que estão sempre nos testando. A sua personalidade é forte e sempre tem argumento para tudo.Precisamos ter paciência e torcer para que seja uma fase.
Boa sorte!!!
2006-11-05 12:48:41
·
answer #9
·
answered by Mama Cosma 4
·
0⤊
0⤋
le procure fazer c ela tratos.ex: se hoje vc ficar legal,vamos fazer aquilo q ela mais gosta.e assim por diante.esta idade é fogo e as crianças hoje são mais espertas,q nos quando tínhamos a idade delas.o fator primordial e manter a calma.e negociar.
2006-11-05 12:35:28
·
answer #10
·
answered by fred teixeira t 4
·
0⤊
0⤋