Elas impedem as pessoas de questionarem suas dúvidas, como se fossem pecados. Assim acredito eu, que a emoção extrapola a razão.
2006-11-04 23:14:04
·
answer #1
·
answered by viuvinha 2
·
0⤊
0⤋
Nem sempre. Tem gente que conclui pela religião através da razão. O próprio Einstein disse que Deus "não joga dados", referindo-se aos fundamentos da física quântica. Creio que a religião fornece, sim, um sistema de valores e condutas pronto, de modo que o seguidor se sente em paz por segui-los. Acredita que, seguindo aqueles preceitos, estará agindo corretamente, evoluindo espirutualmente. Enfim, estará em paz, pois acredita que sua mente encontrou o significado da vida. É como quando o pai diz ao filho, não ponha a mão no fogo, pois vai doer. A criança põe e vê que dói. Então passa a acreditar no pai. Então ele diz, não coma o doce antes do almoço, pois faz mal. Na verdade não faz mal, mas a criança segue assim mesmo, pois acredita que, se seguir os mandamentos do pai estará segura. Assim funciona a religião, numa macroescala. Contudo, Lisandro, vou te relatar uma resposta que me forneceram, em uma pergunta que fiz aqui, que me fez repensar a função da religião como instrumento de contenção social. Veja:
"Certa vez eu estava em Cidade Ocian no litoral paulista e fui até a padaria de manhã comprar o pão nosso de cada dia.
Na rua vi um homem de má aparência puxando uma cadela de raça pura uma Husky Siberiana! O sujeito puxava ela não andava e então ele deu um chute no abdomem dela!
Suspeitei que o sujeito estivesse roubando essa cadela.
Eu larguei o pão no balcão e fui lá, apontei um dedo em sua direção e lhe disse:
Para cada chute que você der nesse animal eu vou dar dois chutes em você.
_O homem me olhou firme e me disse:
Se você soubesse quem sou eu não me diria isso...
Primeiro me disse que a cadela pertence à patroa dele e o estranha porque só anda com a patroa e não com ele.
Aí começou a me contar a história dele e me disse que passou 20 anos na cadeia porque é homicida e já matou muitas pessoas já até perdeu a conta de quantos ele mandou para o inferno!
Me disse que a sua pena foi reduzida porque se converteu em crente e agora vive com o coração em Deus e que não mata mais ninguém porque tem medo de arder no fogo do inferno.
Eu lhe disse não se preocupe com isso porque inferno não existe. Lhe disse que eu sou ateu e que não acredito nem em Deus nem em Diabo nem em vida depois da morte e que minha vida é normal e não sofro nenhum castigo por ser ateu.
Os olhos do homem brilharam como dois diamantes e me pediu para contar mais sobre isso.
Bem, eu tenho uma oratória perfeita e explico muito bem, expliquei expliquei e expliquei tanto que o homem se convenceu de que realmente tudo isso que dizem as religiões são ilusões.
O homem mais do que depressa me agradeceu muitíssimo até demais e eu quiz saber porque agradecia tanto e ele me disse:
Tenho que matar mais sete pessoas e vou começar hoje matando o primeiro, o mais safado dos sete.
Perguntei se era eu? Ele disse, não, você foi quem me deu a coragem me deu informação, me tirou da ilusão e eu te agradeço muito, vou matar fulano por isso e por aquilo e coisa e tal e depois vou matar fulano e depois sicrano, estava todo animado a cometer uma chacina!
Me deu um estalo na cabeça e mais do que depressa eu neguei tudo o que havia dito ao homem, e lhe disse que eu sou um Mensageiro do Senhor e que lhe disse aquelas coisas para testar a fé dele e que ele deveria rezar muito para o Senhor o perdoar por sua pouca fé e para que assim o Senhor pudesse voltar a confiar nele seu filho amado. O homem acreditou em mim de novo e me despedindo, eu um ateu legítimo, lhe disse:
Fique com Deus meu filho e parti.
Meditando no caminho de volta à padaria eu entendi que nem todo mundo nesse mundo tem condições para ser ateu.
Sou ateu e não mato ninguém porque sou inteligente tenho formação em curso superior, respeito a legislação de meu País e de outros quando vou ao exterior, tenho família, filhos, bens e sou uma pessoa de fato do bem e posso ser ateu.
Mas tem gente que se não for pelo temor à Deus, pelo medo de ir para o inferno, pelo medo de renascer como um aleijado se mantêm ordeiros e confiáveis, bons cidadãs e se não fosse pela ilusão em que vivem nessa fanatasia de que existe vida após a morte, de que existe um julgamento após a morte, seriam criminosos sangüinários certamente.
Conclusão:
Ser ateu, não é para qualquer um, antes de se tornar ateu é necessário ter formação moral sólida ter formação e educação, se não tiver, melhor que continue supersticioso e convertido à alguma religião, essa é a realidade:
Comentário de quem já leu essa história:
Você resumiu a história humana e religiosa em tão pouco mas tão bem colocado que até utilizarei em alguma colocação minha futura. E você, guarde isso também pois é a mais pura verdade! Mais de 70% dos religiosos não cometem maldade (ou coisa pior) por medo de um deus punitivo e vingativo e não por respeito ao próximo. E quando não consegue (e éra de se esperar), inventaram um ser maligno para justificar seus atos de desrespeito, desafeto e de vícios. Chamam-no de diabo, capeta, satanás, lucifer. Mas o que eles não entendem é que existem milhares de pessoas neste mundo que nunca conheceram a bíblia (vide história dos povos e religiões) e estas vivem muito bem. Outra coisa, a maioria das guerras foram fomentadas por causa das religiões.
Parabéns pelas colocações. Quem sabe um dia o ser humano ACORDE e entenda que respeito, educação moral e boa vontade ao seu semelhante é a melhor arma contra "satanás".
2006-11-06 08:47:41
·
answer #2
·
answered by cassio 2
·
0⤊
0⤋
Não. Eu frequento racionalmente a Igreja Adventista do Sétimo Dia.A religião verdadeira requer razão, pois a emoção nada tem a ver com Deus.Devemos agir pela razão nao pela emoçao. Devemos tomar decisões baseados na razao e nao na emoção.
2006-11-06 08:21:22
·
answer #3
·
answered by Simone:) 3
·
0⤊
0⤋
Exatamente!
2006-11-05 09:59:44
·
answer #4
·
answered by Justina 6
·
0⤊
0⤋
Sim.
2006-11-05 07:42:39
·
answer #5
·
answered by Hemerocallis 4
·
0⤊
0⤋
As religiões não deviam existir para se atacarem mutualmente, isso é um erro humano querer sempre estar certo, com a razão. Erradamente esse sentimento levou às guerras religiosas. Guerras não no sentido literal, mas um exemplo é essa guerra que ocorre aqui no YR.
Até mesmo os Ateus estão fazendo parte, pois quando se pergunta em algum cadastro: Qual sua religião? o cara responde: Ateu. Deveria responder: Não tenho religião. Ateu é uma religião que briga com as outras na crença de que não existe Deus.
2006-11-05 07:42:05
·
answer #6
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
A fé é algo que a razão não pode explicar, crer sem ver, amar cegamente, orar em voz alta, se emocionar por uma graça atendida, uma gloria alacançada, adorar cegamente um Deus que é invisivel fisicamente, mas que age a sua propria maneira..Portanto a fé e razão, o crer e a logica, trilham caminhos distintos...mas devem ser parceiros, e se completarem..
2006-11-05 07:37:50
·
answer #7
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Acredito que não
a razão
é que derrotou a emoção
"Os relatos bíblicos não pretendem dar informação científica sobre a origem do universo....Mas apenas dar um testemunho de fé sobre a origem última do universo, testemunho este que a ciência não pode confirmar nem refutar: na origem do mundo se encontra DEUS."
DEUS não é uma emoção obscura nem uma prova racional.
O homem em sua vida e na história da humanidade e do mundo, ele quer admitir uma ausência última de razão, uma base e um sentido primordiais.
O sim a DEUS, portanto, é uma questão de confiança, se bem que confiança é em si mesma perfeitamente racional.
Eu sei em que posso confiar e quem posso encontrar apoio, porque creio neste DEUS vivo.
Todo homem tem o seu Deus: um valor supremo pelo qual ele avalia todas as coisa, pelo qual se orienta, pelo qual, se necessário, ele tudo sacrifica. Nosso, O DEUS verdadeiro.
para outros há de ser um ídolo qualquer: dinheiro, sexo, prazer etc não quero dizer que estas são coisas más.
Para concluir:
A orientação para o único DEUS verdadeiro faz o homem verdadeiramente livre neste mundo.
A orientação básica para entender é através de Jesus de Nazaré, que foi a própria revelação de DEUS.
Abraços emuita paz.
2006-11-05 07:31:06
·
answer #8
·
answered by Turcão CG 5
·
0⤊
0⤋
Sim religião é uma batalha, onde a fé derrota a emõção e a certeza confirma a razão.
2006-11-05 07:30:54
·
answer #9
·
answered by Joacy G 1
·
0⤊
0⤋
A maioria das religiões são pois as pessoas sò vão por interresse egoista não para adorar a Deus . Pois so ficam numa religião se de imediato forem curadas mas precisamos lembrar qua as curas definitivas serà no futuro proximo. As pessoas sò querem gritar e gritar mas pregar e obedecer a Deus Não. Mas se voçê for sincero e procurar entender a Bìblia vera que restou uma religião quenâo vai pela emoção mas faz o que a biblia diz prega as boas novas do reino em toda a terra
2006-11-05 07:21:58
·
answer #10
·
answered by Maisa Girl Linda 4
·
0⤊
0⤋
Pode ser. Mas muitos acreditam que a razão pode conviver com as religiões, a maioria dos filósofos de hoje acreditam.
2006-11-05 07:15:31
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋