English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

Leve um especialista pra avaliar o motor do carro que vc está interessado. Ou se te permitirem dar uma volta com o veículo, leve até uma oficina de sua confiança. Pq se der problema depois que vc comprar, já era! Tem de olhar antes e se desconfiar não compre, não vão devolver seu dinheiro de volta.

2006-11-04 13:57:57 · answer #1 · answered by Fada 4 · 0 0

Para um bom vistoriador de seguradora, uma rápida olhada é suficiente para saber se um carro já foi batido. São eles que vasculham o automóvel de ponta a ponta para se certificar que o veículo está com tudo em ordem, apto a ser segurado. Por isso, ninguém melhor do que eles para nos fornecer as dicas para descobrir os defeitos que escapam à primeira vista:

(Por Zeca Chaves)

Os detalhes que fazem a diferença: clique nos links abaixo e saiba mais:

1 - analise a lateral
Olhando o carro de frente, encoste o rosto no pára-lama e analise a lateral. Esse recurso é eficiente para descobrir diferenças de textura na tinta, desalinhamento das portas ou pequenos amassados na chapa.

2 - etiquetas destrutíveis
Nos carros há três etiquetas destrutíveis: no motor, na coluna central e no assoalho. Quando há reparo numa dessas regiões, a etiqueta pode sumir. A ausência pode indicar que essas regiões foram pintadas.

3 - luz do air-bag
Ao comprar um carro com airbag, gire a chave e olhe no quadro de instrumentos. A luz do airbag deve se acender por alguns segundos e depois se apagar, indicando que o sistema está em ordem. Se não acender, há algo errado. Há casos em que o dono bate, repara o painel, desliga a luz no painel e não instala um novo airbag.

4 - pedal do freio
Hoje até os hodômetros digitais podem ser adulterados. Cheque o pedal de freio. Se estiver nitidamente desgastado, é porque deve ter mais de 60000 ou 70000 quilômetros. Outra dica é ver se o volante e a alavanca estão muito lisos, sem a rugosidade do plástico. Mas a regra não vale para peças forradas de couro, que apresenta desgaste mais acelerado que o plástico.

5 - cintos de segurança
Nos cintos de segurança, há uma etiqueta com o ano de fabricação. Quando o ano do documento não bate com o da etiqueta, atenção. Pode ser roubado.

6 - borrachas do teto
No teto há três borrachas que denunciam uma nova pintura: na junção entre pára-brisa e capota e as que escondem a emenda do teto com as laterais. Levante um pedacinho e veja ou apenas passe o dedo por baixo da borracha. A diferença de tonalidade e o “degrau” entre a tinta nova e a tinta antiga vão revelar que a lataria já foi pintada.

7 - borrachas dos batentes
Retire as borrachas dos batentes das portas, que são apenas encaixadas. Você encontrará os pontos de solda originais de fábrica. A distância entre eles varia entre 5 e 10 centímetros. Se não houver ou faltarem pontos numa área da chapa, indica que a lataria foi reparada. Tem oficina que até cola as borrachas para esconder o conserto.

8 - números do chassi
Confira se o números do chassi gravados nos vidros batem com os do carro e do documento. Há falsificadores que não remarcam os vidros, pois ninguém se lembra de checá-los. Confira se o desenho das letras é igual em todas as marcações. Dificilmente as empresas de gravação conseguem reproduzir o mesmo padrão num novo vidro.

9 - vão das portas
Passe o dedo no vão das portas. A distância tem de ser a mesma em toda a extensão e em todas as portas. Se um lado tiver espaçamento menor que outro, o carro pode ter sido batido e mal desamassado. Pode até ter problemas de alinhamento.

10 - pontos de pinta
Minúsculos pontos de tinta em laternas, faróis, grades e pára-choques denunciam uma repintura. Há oficinas que, em vez de desmontar a lataria, apenas empapelam essas peças para ganhar tempo.

11 - caixa do estepe
Levante o estepe, quando estiver no porta-malas. Se a caixa de estepe estiver oval ou amassada, pode ter sido mal consertada após uma batida na traseira. Se estiver enferrujada, é má conservação.

12 - placas de outros estados
Cuidado com placas de outros estados. Podem maquiar um carro clonado ou ao menos esconder um longo currículo de multas. O ideal é conferir se as três letras correspondem ao estado [visite http://quatrorodas.abril.com.br/servicos/placas/index.shtml para verificar a relação]

13 - escapamento
Escapamento tem de estar preto de fuligem. Se estiver melado de óleo, é porque o motor precisa de conserto.

14 - dia de chuva
Nunca compre carro em dia de chuva: as gotas d’água escondem as imperfeições de lataria ou pintura. E evite inspecionar a carroceria no sol do meio-dia ou no fim da tarde, o que dificulta a avaliação.

15 - posto de gasolina
Peça para ir a um posto de gasolina. Por menos de 5 reais, o frentista põe o automóvel num elevador hidráulico, permitindo uma checagem da parte inferior. É hora de procurar marcas de solda no monobloco, um escapamento enferrujado ou vazamentos de óleo.

E por fim, se estiver em dúvida, leve a um mecânica de confiança e peça pra ela dar uma revisada geral pra você ;)

2006-11-04 23:18:26 · answer #2 · answered by shingoy 2 · 1 0

ai e so vc ver com o mecanico pra ver se esse carro e bom por vendendor vc nao confia pq e fura hehehe.....

2006-11-05 15:31:15 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O melhor que vc tem a fazer é levar um mecânico com vc. Ele entende do assunto q poderá te explicar as condições do automóvel.

Alguns dizem que basta observar o motor pra ver como ele está, mas não é bem assim... Portanto, não hesite em levar um especialista!

2006-11-05 12:33:10 · answer #4 · answered by Dana Scully 4 · 0 0

Leve um mecanico seu amigo junto.

2006-11-05 11:11:55 · answer #5 · answered by Juninha. 7 · 0 0

vc quer comprar um carro sem inovo ou zero, o zero não tem problema algum, já o sem inovo e mais complicado mas com o código do consumidor você tem a garantia de três meses no motor e cambio, mas se você comprar um sem inovo convém você trocar o óleo do motor e dirigir ate um mecânico que você conheça e pedir para ele adiantar o ponto do motor, se este tiver algum defeito vai aparecer na hora ai e não comprar o carro .

2006-11-05 07:00:15 · answer #6 · answered by toninho do cosmo 2 · 0 0

Vai ver com alguem conhecido ou entao compre e reze.

2006-11-04 22:03:04 · answer #7 · answered by eduardo 4 · 0 0

É isso aí, procure ajuda de quem entende, mas não se esqueça de checar a documentação.

2006-11-04 22:01:34 · answer #8 · answered by sandro 4 · 0 0

Leva no mecânico. E compra de revenda conhecida.

2006-11-04 21:57:08 · answer #9 · answered by CSS™ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers