English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

mãe conversou conosco para passar a casa para ela, a caçula. falamos com um advogado e começamos o processo de inventario para depois todos assinarem passando pra ela sua parte. o processo ainda está na justiça. acontece que minha mãe se arrependeu e não quer mais passar para minha irmã. tudo porque minha irma juntou-se com um homem que tem todas as caracteristicas de um gigolo e minha mãe se preocupa que mais tarde ele fique dono da casa, se acontecer algo com a minha irma. minha mae conversou conosco e nos concordamos que ninguem tirará nossa irma daquela casa, mesmo que não esteja no nome dela. acontece que nos não sabemos o que fazer com o processo.
como se encerra um processo desse?
o advogado tem o direito de querer que a gente pague mesmo sem concluir o processo?
nós vamos ter de volta o documento da casa, que foi usado no processo?
queria muito que alguem exclarecido me ajudasse...

2006-11-04 08:11:26 · 11 respostas · perguntado por Rozi 3 em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

11 respostas

A doação só se verifica através da assinatura formal dos doadores.
Antes do Juiz homologar o formal de partilha é perfeitamente possível a retratação mediante as informações que você está prestando na sua pergunta.
Neste caso a partilha ficaria assim na seguinte proporção: 50% para sua mãe e 7,14% aproximadamente para cada um dos 7 filhos.
O advogado tem direito SIM aos seus honorários.
Os documentos anexados ao processo (geralmente são cópias xerox autenticadas) podem ser desanexados.

2006-11-04 08:24:30 · answer #1 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

a doação só é oficializada depois que todos os doadores assinaram , neste caso você tua mãe e teus irmãos , quanto ao advogado , a melhor coisa afazer nestes casos é conversar e rever o acordo , ele teria direito ao pagamento integral , visto que não depende dele , o processo ter sido interrompido no meio do caminho, normalmente eles aceitam renegociar
boa sorte

2006-11-04 19:27:38 · answer #2 · answered by leonardo 6 · 1 0

O DOCUMENTO DA CASA VOLTARÁ SIM AO ESTADO ORIGINAL, OU SEJA, A CASA SERÁ DE SUA MÃE E CADA FILHO TERÁ 1/7 DA CASA PARTE IDEAL, NÃO HAVERÁ PROBLEMA COM O "GIGOLO" EM RELAÇÃO A PARTE DA CASA DA CAÇULA, O ADVOGADO VAI TER QUE RECEBER PELO QUE JÁ FEZ E AINDA VAI FAZER....NÃO TEM JEITO E É MUITO JUSTO AFINAL ELE ESTEVE TRABALHANDO PARA VOCÊS NA SITUAÇÃO ANTERIOR. OBS.: SE VOCÊS NÃO ASSINAREM A ESCRITURA DE DOAÇÃO PARA A CAÇULA, A ESCRITURA NÃO TERÁ NENHUM EFEITO, OU SEJA NÃO TERÁ VALOR JURIDICO. VALERÁ A ESCRITURA ANTERIOR E TODOS SÃO HERDEIROS LEGAIS..... OK, GDE ABRAÇO.

PS.: NÃO É PROCESSO DE INVENTÁRIO E SIM ESCRITURA DE DOAÇÃO......

2006-11-04 17:21:34 · answer #3 · answered by Comentarista 3 · 1 0

Lógico q. o advogado vai querer receber o seu, mas caso não queira pagar mais que o justo, seria interessante estar consultado o pessoal da OAB.

2006-11-04 16:29:02 · answer #4 · answered by Doce Mulher 5 · 1 0

Não entendi uma coisa. Inventário com sua mãe viva? O inventário é feito depois da morte. Não tenho certeza, mas acho que vocês poderiam colocar a casa no nome dela, com uso fruto de vocês. Assim, somente depois que todas vcs morressem é que ela tomaria posse definitivamente da casa. Antes disso ela não poderia vendê-la. Estou dizendo isso sem ter certeza. Quanto o pagamento ao advogado, ele tem que ser feito sim, com certeza. Isso é fora de dúvida

2006-11-04 16:28:36 · answer #5 · answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4 · 1 0

Como sempre a mãe tem razão,e tem mais se vcs todos fizeram suas casas vcs acham justo ela ficar sozinha com o que é de vcs?
E tem outra coisa cada um se exforçou para fazer a sua eu não acho justo isso.
Comigo aconteceu a mesma coisa só que ao contrario,minha sogra tem 05 filhos 04 tem suas proprias casas e o caçula não ele se casou em maio e ela queria dar uma das casas pra ele e veio conversar com todos,a gente disse que ela quem sabia,as casas são dela.
Só que colocamos o problema da sequinte forma,se ela achava justo dar para um dos filhos no caso o caçula,e os outros como iriam ficar ela já avia comprado um carro e deu pra ele ninquem falou nada,ele morava junto agora ele casou e levou o carro.
Que ela comprou para eles sairem,irem ao medico etc,agora quando precisa chama a gente pois foi pra outro estado.
Ai ela desistiu de transferir uma das casas.
Equanto ao advogado vcs vão conversar com ele ,é logico que ele fez um trabalho e tem que ser pago por isso.
Mas é questão de conversar tirar é muito facil.é só ele pedir cancelamento ou arquivamento do processo.

2006-11-04 16:26:00 · answer #6 · answered by Luis Carlos 6 · 1 0

O advogado vocês terão que pagar de qualquer jeito.
Quanto ao possível "gigolo" pegar a casa de sua irmã, só se ela doar para ele. A casa estando no nome dela como doação da sua mãe, ele não coloca a mão. Os casamentos hoje em dia não são mais com comunhão total de bens, o que cada um tinha antes do casamento não entra na partilha quando se separam. Só o que conquistaram juntos
Acho que é isso, mas se vocês já tem um advogado,ele poderá tirar essas duvidas com certeza

2006-11-04 16:25:13 · answer #7 · answered by Harmony 7 · 1 0

Se vocês não passaram a escritura de doação para sua irmã ou não assinaram termo de renúncia de herança, não há o que se preocupar, o inventário será concluído e os 07 filhos terão direito na casa, mas se já passaram escritura para ela, não tem mais alternativa.

2006-11-04 16:23:22 · answer #8 · answered by Tranqüila 3 · 1 0

Acho que não sou muito esclarecida....
Acredito que não vai ter jeito, o advogado vcs terão que pagar... Ele está prestando um serviço. Ele está, ou estava, trabalhando pra vcs, né? Não seria justo simplesmente deixar o cara na mão...
E quanto ao inventário acho que se vcs não assinarem a papelada tudo volta a estaca zero.

Boa sorte!

2006-11-04 16:19:28 · answer #9 · answered by Tininha 4 · 1 0

Não sei se sou muito esclarecida, mas acho que vcs terão sim que pagar o advogado. Afinal de contas o cara trabalhou, e vinha trabalhando num processo e não tem culpa se vcs (sua mãe) mudaram de idéia no meio do caminho...
Os documentos da casa são de vcs, é só pedir de volta...
E... O mais simples a fazer é ninguém assinar "concordando" com esse inventário... Assim tudo volta a ser como era...
Espero ter ajudado...

2006-11-04 16:16:38 · answer #10 · answered by Martina 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers