"Não a conheceu até que deu à luz um filho..." em Mateus, e – "Seu Filho primogênito" – empregadas por Lucas, não revelam que Maria teve outros filhos depois?
Nas Sagradas Escrituras, a expressão "até que" é empregada muitas vezes para indicar um tempo indeterminado, e não para marcar algo que ainda não aconteceu, mas acontecerá depois. Assim, por exemplo, no Salmo (109, 1) Deus Pai, dirigindo-se a Deus Filho, diz: "Senta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo a teus pés".
Isso não quer dizer que depois disso o Filho deixará de sentar-se à direita do Pai...
Com relação à expressão "Filho primogênito", cumpre ressaltar que, entre os orientais (até mesmo hoje em dia em vários países), o primeiro filho nascido de um matrimônio tinha uma ascendência moral sobre todos os outros irmãos e irmãs que viessem a nascer. Assim se ressaltava que era o primogênito, ainda que ele viesse a ser o filho único.
Por isso vê-se aparecer freqüentemente nas Sagradas Escrituras a expressão "primogênito": "todo o primogênito do sexo masculino será meu" (Ex 34, 19-20); "Resgatarás o primogênito dos teus filhos: e não aparecerás na minha presença com as mãos vazias" (Num 18, 15).
A expressão "filho primogênito" em São Lucas é entendida assim, e o foi pela Tradição oral durante quase um milênio e meio, até surgir Lutero, que "descobriu" esse detalhe para tentar "provar" que Maria não permaneceu virgem.
2006-11-04 07:45:25
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ela é santa, só teve apenas um filho, Jesus.
2006-11-04 15:28:19
·
answer #2
·
answered by Mineira 5
·
2⤊
1⤋
Temos inferências bíblicas e históricas de que José realmente era viúvo. Os irmãos de Jesus são filhos e filhas de José do primeiro casamento, e consequentemente não havia nenhuma relação sangüínea. José é chamado pai de Jesus for fato excepcional que foi a encarnação miraculosa. Estudando com cuidado, pode se verificar que os escritores dos evangelhos deixaram evidenciar que os irmãos de Jesus eram filhos e filhas de José do primeiro casamento.
O fato de Jesus impor sobre João a incumbência de cuidar de sua mãe (João19:26,27) implica em que Ele era o filho único de Maria e os seus irmãos e irmãs não eram filhos de Maria. Que esses irmãos eram mais velhos que Jesus não ha dúvida nenhuma, por causa da atitude e a relação que eles demonstraram para com Jesus. Eles tentaram impedir o trabalho de Jesus (Marcos 3:21). Descreram da Sua pessoa e do Seu trabalho (João 7:3,4). Chegaram ao ponto de interferir na obra que ele estava realizando e na Sua maneira de Se conduzir (Marcos 3:31).
Naquele tempo era um costume de somente o irmão mais velho, de interferir, corrigir, aconselhar, constranger, persuadir o irmão mais novo. Para aquele que esta familiarizado com a vida na terra da Bíblia este e um argumento em si, suficiente para provar os fatos acima. Jamais na cultura Judaica o irmão menor poderia repreender o maior.
Estes irmãos de Jesus mais velhos, e filhos de José, estavam cheios de dúvidas quanto a pessoa de Jesus. Apesar de presenciarem os milagres, ainda assim, não confiavam em Sua obra. Mais tarde, todavia, eles aceitaram a Jesus como Salvador, o Messias prometido, e foram contados como seus seguidores (Atos 1:14).
2006-11-04 17:57:48
·
answer #3
·
answered by jovem10 5
·
0⤊
0⤋
Pergunta pra ela
2006-11-04 15:35:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
teve sim só ñ lembro quantos acho que mais 2 ou 3
2006-11-04 23:46:55
·
answer #5
·
answered by gisele 3
·
0⤊
1⤋
A fantasiosa “virgindade perpétua de Maria”!
Embora ao estudar o mito da “virgem Maria” Freud tenha descoberto que na cabeça dos filhos a mãe sempre seria pura... à evidente que pelo menos uma vez, toda Mãe se comporta como “****”, pois senão ela não poderia ser mamãe!
Em 400 d.C. a mãe de Jesus foi proclamada de a “mãe imaculada de deus”.
Em 431 d.C. (durante o ConcÃlio de Ãfeso), o papa Celestino impôs o dogma da “imaculada concepção”, e decretou que a Maria mãe de Jesus é a “mãe imaculada de deus”, e não só a mãe biológica de Jesus.
Em 533, durante o ConcÃlio de Constantinopla, foi declarada a virgindade perpétua da Maria, ou seja, que a Maria foi virgem antes, durante e depois do parto.
Em 783 foi instituÃdo o culto à s imagens.
Em 1306 desabou a proibição de só se poder retratar os santos e os anjos.
No Século 18, foi iniciado o culto a nossa senhora aparecida.
E em oito de dezembro de 1854, o papa Pio IX abriu o caminho para que se proclamasse, através da bula Ineffabilis, que “A bem-aventurada virgem Maria, por uma singular graça e privilégio de deus, foi preservada de toda mancha do pecado original, em vista do mérito de ter gerado Jesus, o salvador do gênero humano”. Todas as versões sobre Jesus são falsas.
Após o Século 19, o Marianismo se intensificou.
E foram os dogmas em questão, que em 1950, possibilitou que o papa Pio XII proclamasse que a “virgem Maria” subiu ao céu em corpo e alma.
E que em 1999, levou Mark Miravalles a pedir para que o papa proclamasse a “virgem Maria” como sendo a quarta pessoa da trindade cristã, e a declarasse co-redentora.
Em face da Maria mãe de Jesus ter sido o fruto de uma relação carnal de Ana e Joaquim. Ter gerado os filhos Jesus, Tiago, José, Simão, Judas e Maria. E ter sido casada por cerca de 30 anos. à evidente que a Maria mãe de Jesus não poderia ter tido alguma “virgindade perpétua”! E não teria conseguido continuar pura, imaculada “intocável” e “virgem”.
2006-11-04 16:16:21
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
claro q sim..
e pra mim, essa história de filho de deus foi uma bela desculpa pra justificar uma pulada de cerca.. a mentira mais bem contada da história! hehehe
2006-11-04 16:04:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
sim mais 3 em Mateus,12;46-50 vc pode comprovar
2006-11-04 15:50:14
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Dizem que foram 4. Inclusive um antes de Jesus (Está no History Channel)
2006-11-04 15:40:07
·
answer #9
·
answered by Ronaldo M 5
·
0⤊
2⤋