Não! Ele sabia que mais cedo ou mais tarde seria setenciado a morte, por isso pediu forças a Deus para que pudesse executar aquelas pessoas que eram apartadas de Deus : “Por favor, lembra-te de mim e fortalece-me só esta vez, por favor, ó tu, o verdadeiro Deus, e vingue-me eu dos filisteus com vingança por um dos meus dois olhos.” (Jz 16:22-28) Talvez orasse para vingar-se apenas de um dos seus olhos por reconhecer que a perda deles fora parcialmente culpa sua. Ou, pode ser que achava ser impossível vingar-se completamente como representante de Jeová.
2006-11-04 06:06:12
·
answer #1
·
answered by anônimo 3
·
1⤊
0⤋
realmente é complicado responder a essa pergunta... mas acho que de certa forma ele se suicidou porque ele sabia que morreria junto com os filisteus se derrubasse as colunas.
2006-11-04 13:56:26
·
answer #2
·
answered by Nathy 2
·
3⤊
0⤋
Esta é uma pergunta polêmica, tem causado muita discusão, segue abaixo um esclarecimento com muita propriedade,dada pelo irmão Pedro Costa dos irmãos de Portugal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vejamos o significado da palavra suicÃdio: Acto ou efeito de suicidar-se; morte dada a si mesmo, ruÃna ou desgraça que se procura espontaneamente ou por falta de juÃzo, arruinar-se por culpa própria. (Dicionário Porto Editora)
A morte de Sansão não pode ser considerada um suicÃdio, pelo seguinte:
1 - Sansão passou por duras provas em consequência de suas desobediências, mas no final clamou ao Senhor, voltou-se ao Senhor, indicando que se arrependeu (Jz 16.28). Se continuasse em pecado, se não tivesse havido sincero arrependimento, Deus não responderia, porque o pecado separa o homem de Deus. A restituição da força de Sansão é a prova de que Deus ouviu sua oração.
2 - Sansão não pediu para que Deus o ajudasse a matar-se; pediu-Lhe o retorno de suas forças "para que de uma vez me vingue dos filisteus". Ele não pediu a morte, mas forças para lutar.
3 - O único objectivo no suicÃdio é, obviamente, tirar a própria vida. à um ato tresloucado, de desespero, de ruÃna. A reconhecida valentia de Sansão não nos permite admitir que ele não desejasse lutar até o fim. Ao desejar recuperar as forças, ele na verdade estava desejando continuar na luta contra os filisteus. O seu a cto foi de reação à agressão sofrida: arrancaram-lhe os olhos e obrigaram-no a trabalhos forçados. Ele não derrubou as colunas do templo para tirar a própria vida, mas para vingar-se, matando muitos de seus inimigos. O suicÃdio é um acto de fraqueza e de desgraça.
4 - Ademais, se Sansão tivesse cometido o suicÃdio certamente não estaria entre os "heróis da fé", "os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiveram forças, na batalha se esforçaram..." (Hb 11.32-34).
5 - Finalmente, entendo que a morte de Sansão assemelha-se à de um valente que não se entrega facilmente, e que prefere morrer no campo da batalha. Um militar, um combatente não vai para a batalha cometer suicÃdio, mas vai lutar e batalhar pelos seus valores, alguns morrem outros vivem, Sansão foi vitorioso, derrotou os Filisteus, foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida, apesar de ter morrido.
Os filisteus acreditaram na derrota de Sansão e uma vitória do deus deles (Dagon), sobre o nosso Deus e de Sansão. Se Sansão queria se suicidar, o teria feito quando estava fraco, cego, abandonado e preso, mas ocorreu um arrependimento e ele voltou-se novamente para o propósito de Deus para a vida dele no caso, livrar Israel da mão dos filisteus e glorificar o nome de Deus. No sofrimento ele percebeu seu erro e apenas corrigiu. Deus perdoa o pecador mas devemos também saber que nos erros cometidos advêm consequências e devemos pensar bem antes de comete-lo. O de Sansão foi a cegueira e a morte.
Apesar de não ser comparativo, todos nós sabemos que Jesus não se suicidou mas o evangelista Mateus diz que Cristo “entregou sua alma” e “deu-se à morte”. Saibamos as diferenças entre suicidio e ser vitorioso e corajoso a fazer a vontade do Pai.
A história de Sansão que liderou e julgou Israel durante 20 anos, alerta mesmo para os grandes homens do Senhor que não nos devemos "afeiçoar ás Dalilas", e não nos esqueçamos do pacto de fé e esperança que temos no Senhor Jesus, pacto que eu posso chamar de "cabelos de Sansão".
Pedro Costa
Portugal
2006-11-04 14:07:10
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Não houve suicídio. Na verdade Sansão foi escolhido por Deus para livrar os judeus, porém, na situação que o sevo de Deus se encontrava, para atingir os filisteus, dificilmente ele naõ sofreria um dano sério.
Assim, ele preferiu, mesmo que custasse a sua vida, ver o seu povo livre da opressão. Não é em Vão que ele etá entre os heróis mencionados no Cáp. 11 da epístola aos Hebreus.
Destarte, como tirar a vida de um ser humano em si não se configurava crime, como ocorria durante uma guerra. Sansão não cometeu suicidio
2006-11-04 14:17:43
·
answer #4
·
answered by champ 1
·
1⤊
0⤋
ENTENDA BEM DEUS só atende os nossos pedidos quando está dentro da SUA VONTADE lembre-se da oração do PAI-NOSSO: SEJA FEITA A TUA VONTADE; BEM DEUS ATENDEU O PEDIDO DE SANSÂO SIM, POIS ELE NASCEU PARA LIVRAR ISRAEL DAS MÃOS DOS FILISTEUS.
ESTÀ NO CÈU!
2006-11-04 15:49:51
·
answer #5
·
answered by Nick 5
·
0⤊
0⤋
Sansão não se suicidou. Para ele, aquela era apenas mais uma batalha contra os Filisteus, mesmo que fosse a última. Ele se arrependeu de não ter cumprido o propósito de Deus em sua vida e se arrependeu. Se tivesse saído vivo dali, teria sido um novo homem. Ele faz parte dos heróis da fé no livro de Hebreus.
2006-11-04 14:48:53
·
answer #6
·
answered by Amigo 3
·
0⤊
0⤋
Palmas.
Confesso que existe sim muita contradição no Livro mais reescrito e adulterado de todos os tempos mas......
Devemos, ainda que historicamente ao invés de filosoficamente falando, separar sacrifício de suicídio. Sacrifício tem uma causa, uma razão acima do egoísmo.
Pq se não, então Jesus tb se suicidou ao se entregar para ser crucificado ainda que sabendo de tudo que ia acontecer.
Paz
2006-11-04 14:06:19
·
answer #7
·
answered by warrians 5
·
2⤊
2⤋
ORA TD REGRA TEM EXCESSÓES NO CASO ELE SE MATOU EM NOME DA CAUSA! NÃO FOI UM SUICIDIO REVOLTOSO FOI PARA O BEM DE ISRAEL!
2006-11-04 14:01:36
·
answer #8
·
answered by sarita 3
·
0⤊
1⤋
não foi bem um suicídio foi mais uma atitude kamikase!! meio que redentora dos seu próprio pecado ja que ele se sentia culpado por ter sido enganado pela Dalila.
2006-11-04 13:59:22
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Nao considero um suicidio e sim sacrificio de si mesmo em prol da batalha para salvar e defender seu povo. Mais eu nunca tinha pensado neste detalhe gostei de sua pergunta. Parabens!
2006-11-04 13:55:45
·
answer #10
·
answered by Moréia 2
·
0⤊
1⤋