Hallowen, não é uma festa " estadunidense". É uma antiga tradição celta, vinda desde antes da critianização da Grã-bretanha. É baseada na religião celta, e no antigo culto aos mortos. Alias, é interessante que esse tipo de manifestação religiosa tenha perdurado mesmo após a cristianização da europa, já que com o cristianismo, a maior parte desses ritos pagãos ou foram incorporados ao cristianismo como novas formas( Natal, Carnaval, dia de Finados) ou simplesmente desapareceram. Nos EUA, essa tradição se manteve, provavelmente devido aos imigrantes fugidos da perseguição religiosa na Grã-bretanha, e encontraram no novo mundo, a liberdade necessária para continuar o seu culto. Porém, como tudo no mundo, passou por mudanças ,e acabou tendo essa tradição deturpada. A tradição de sair pelas casas, vestidos como as pessoas mortas( que é a tradição original) tinha como objetivo ajudar a travessia dessas pessoas pelo mundo dos mortos. E as pessoas da casa compartilhando a dor dos que os visitavam, davam pedaços de bolo, torta ou o que tivesse em casa de comida. aí que essa tradição com o tempo perdeu o significado mas ficou a forma, sendo mais querida pelas crianças, que acabam recebendo muitos doces, coisa que muitos pais proibem o resto do ano. Aqui temos também uma tradição tão antiga quanto e com significado semelhante, que é o dia de cosme e damião. Que na verdade tem a ver com uma festa africana, que foi incorporada aos ritos cristãos no Brasil. Mas é muito parecida na forma, ou seja, distribuição de doces para as crianças.
E antes de pensar se essas influências "pagãs" são ruins, lembre-se, você está no Brasil, um país formado por diversas culturas e misturas. Se Você toma banho todo dia, gosta de deitar na rede, come um bolinho de mandioca, uma tapioca, ou pão de queijo, gosta de carnaval, ouve samba, ou simplesmente gosta de ir à praia, você é brasileiro, e tudo isso é de influência indígena e ou africana. E além do mais, nenhuma cultura está estanque no mundo, nesse mundo globalizado todos se misturam. Sabia que existem cerca de 20 palavras no japones que vêm do português ? Que no caribe existe uma religião muito parecida com o nosso candomblé ? que a feijoada, brasileira tem um prato muito parecido que é servido em Goa, na China ? E que mesmo nos EUA, tem um numero crescente de pessoas que gostam de musica brasileira, e que não são imigrantes brasileiros ? E que a moda mais recente por lá é usar "flip-flops" ou as nossas brasileríssimas sandálias havaianas, inclusive no escritório e em ocasiões formais. E eu não vejo nenhum protesto contra a invasão de produtos, ou cultura brasileira por lá.
Claro, certamente existem rincões do mundo onde essa "globalização" não chega, mas duvido que você iria querer viver por lá. são lugares como a Coréia do Norte, Butão, Burkina Fasso, turquistão... E nesses lugares não tem Telefone Celular, Internet, roupas de moda, playstation 2... Mas não se iluda, também não tem liberdade individual, direitos humanos, educação secular, alimentação descente, saneamento, saúde...
onde é que estão as "más influências" agora ?
2006-11-04 11:59:22
·
answer #2
·
answered by 6sigma 4
·
2⤊
0⤋
Porque a surpresa?Há tempos a mídia brasileira tem sido complacente ou até cumplice da "americanização"(falta de termo melhor) da nossa cultura,afinal o que diabos as caças as bruxas,como as de Salem,tem a ver com nossa história?É muito simples:Sempre a maior potência do momento tenta fazer valer seus valores,sejam eles quais forem,às demais nações.No passado Roma,"romanizava" os demais,logo os Estados Unidos...é claro é apenas uma questão de poder,não que eles estejam certos ou sejam melhores aliás,longe disso!!
2006-11-04 11:34:44
·
answer #5
·
answered by Danieljf 2
·
1⤊
1⤋