English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-04 02:31:06 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Medicina Alternativa

11 respostas

Linum usitatissimum é o nome científico dessa semente da família Linaceae, que é obtida a partir da planta do linho, que é azul e florida. É cultivada nos países mediterrâneos há 4000 anos.
É uma semente chata, ovalada e pontiaguda, com sabor semelhante ao da castanha e levemente amargo. A linhaça tradicional possui cor marrom avermelhada e sua textura é firme.
Existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada em regiões frias. Na semente marrom são utilizados agrotóxicos enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica.
A linhaça é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Tabela nutricional por 100 g:
Valor calórico492 kcal
Carboidrato34,25 g
Proteína19,5 g
Gordura total34 g
Gordura saturada3,20 g
Colesterol0 mg
Fibra alimentar27,9 g
Cálcio199 mg
Ferro6,22 mg
Sódio34 mg
Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 17 (2004)
A composição de aminoácidos da proteína da linhaça é semelhante a da proteína de soja, considerada uma das proteínas vegetais mais nutritivas.
A linhaça contém alto conteúdo de ácido graxo ômega-3 que é responsável pela remoção de gordura depositada nas artérias, pela redução de inflamações e promoção da renovação celular.
As lignanas (fitoestrógenos) são compostos associados a fibras. Através da lignana vegetal são formadas pela ação bacteriana, no intestino, enterodiol e seu produto oxidado, a enterolactona. Eles possuem estruturas semelhantes ao estrógeno natural e sintético podem desempenhar papel na prevenção de cânceres sensíveis a hormônios como câncer de mama, endométrio e próstata, além disso, diminuem sintomas da menopausa como dor de cabeça, sudorese e insônia.
A linhaça possui fibras solúveis e insolúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar sangüíneo e ajudam a regular o trânsito intestinal.
Utilização: em forma de óleo ou cápsulas de óleo, em preparações como pães, biscoitos, bolos, barras energéticas ou adicionadas em iogurtes, granolas, saladas, massas de tortas, sopas, sobremesas.
Dica: triture-as em liquidificador ou mastigue-as muito bem para um melhor aproveitamento de suas propriedades.
Elaborado por Juliana Lumi Ueda graduanda da USP e estagiária de Marketing Nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia.

2006-11-04 03:19:32 · answer #1 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 0 0

A linhaça é boa tb para combater os incomodos da menopausa.
Bjssssssssss

2006-11-04 19:42:34 · answer #2 · answered by Conceição 5 · 0 0

a linhaça usada inteira serve para o funcionamento intestinal, e também serve para o colesterol alto utilizando as sementes trituradas no liquidificador ( coloca-se depois de moída em um vidro âmbar bem fechado na geladeira).

a quantidade ingerida diariamente é de 2 colheres de sopa junto com leite ou qualquer outro alimento

2006-11-04 18:20:49 · answer #3 · answered by Kmpo 2 · 0 0

Ela é originada da Ásia,têm suas sementes trituradas ou óleos extraídos dela, servem como antiinflamatório,anti séptico,emoliente e suavizadora. Pode ser aplicadas como máscaras faciais, para tratamentos de problemas de pele,abcessos e queimaduras...
A semente de linhaça tb serve para udar como "bolsa térmica" Utilizando-a dentro de um travesseirinho de tecido, pode ser levada ao forno de microonda POR 10 SEGUNDOS,pois ela retem o calor por até meia hora ajudando a melhorar dores... Enfim,é ótima!!!

2006-11-04 11:44:13 · answer #4 · answered by misteriosa 1 · 0 0

linhaça.

Considera-se alimento funcional, qualquer alimento ou ingrediente que apresente um impacto positivo na saúde, capaz de auxiliar na redução de risco de enfermidades crônicas não transmissíveis, além do seu alto valor nutritivo.

Alguns alimentos têm sido investigados sobre a presença em sua composição química, de substâncias capazes de contribuir na prevenção de certas enfermidades. Em relação a estes alimentos, destacam-se a soja, tomate, uva, maçã entre outros. No reino animal, os peixes de água salgada, como arenque, atum, salmão, sardinha e microorganismos como os lactobacillus.

Na tabela a seguir, se encontram algumas propriedades funcionais de alimentos:

1) Alimento: Soja - Composição funcional: Isoflavonas - Ação: a) Estrógeno natural b) Antiinflamatória - Recomendação: Dislipidemia 6,25 gramas por porção de proteína texturizada de soja.



2) Alimento: Tomate - Composição funcional: Licopeno - Ação: Redução do risco de câncer de próstata - Recomendação: antioxidante 2-10 mg de b-caroteno.



3) Alimento: Uva escura Oleaginosas - Composição funcional: Resveratrol (composto fenólico) - Ação: a) Antioxidante - b) Redução do LDL-c - Recomendação: 240 ml/dia 30-60 gramas de oleaginosas.



4) Alimento: Leite fermentado - Composição funcional: Probiótico - Ação: a) Melhoria da flora intestinal
b) Prevenção diarréia - Recomendação: Ingerido 106 unidades de microorganismos em um copo de 50 ml de leite fermentado.

5) Alimento: Maça - Composição funcional: Compostos fenólicos - fibras - Ação: a) Antioxidante - b) Redução do risco de doenças cardiovasculares - Recomendação: Sucos concentrados ou “in natura” Maça gala.

6) Alimentos: Peixes marinhos - Linhaça - Composição funcional: Ômega 3 - Acido graxo linolênico - Ação: a) Redução da hipercolesterolemia - b) Diminuição da resistência à insulina - Recomendação: 2 a 3 vezes/semana (peixes) - Linhaça-1 colher de sopa utilizada no alimento (ex:suco,vitamina).

7) Alimentos: Azeite de oliva - Composição funcional: Compostos fenólicos - Acido graxo oleico - Ação: Dislipidemias - antioxidante - Recomendação: 15 ml/dia.




Não podemos esquecer também dos nutrientes como as vitaminas e minerais, como a vitamina E, vitamina C, zinco e selênio, potentes antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o dano celular, que podem desencadear algumas doenças e envelhecimento.

A alimentação considerada saudável é uma alimentação equilibrada, colorida, rica em antioxidantes, fibras e sempre com consumo de alimentos funcionais.

A busca por uma qualidade de vida, o retardo do processo de envelhecimento, prevenção de doenças podem ser alcançadas por uma prescrição dietoterápica de qualidade.

Portanto, vamos viver mais! E mais saudáveis, redescobrindo o que Hipócrates já dizia: “Faça do seu remédio o seu alimento e de seu alimento o seu remédio.”

valeu

2006-11-04 10:53:39 · answer #5 · answered by M.M 7 · 0 0

Sei que ela atua como reguladora de intestino.

2006-11-04 10:46:19 · answer #6 · answered by na lata 1 · 0 0

semente de linhaça é um poderoso desintoxicante e um alimento.

Contém: glico-proteína (combinação de açúcar com proteína - pequeníssima quantidade de açúcar o que não engorda), ácidos graxos polisaturados.

Ação: reidrata o intestino, bom para diverticulite, alcalinizante, refrescante. Não tem contra-indicação, não engorda.

2006-11-04 10:40:21 · answer #7 · answered by Fernanda R 1 · 0 0

a linhaça é bom para o colasterol alto e trigricérides, pq limpa os intestinos e assim as gorduras são expelidas....eu bato elas no liquidificador (moôu) e depois coloco um suco bato de novo e tomo, nossa muito bom até para a péle

2006-11-04 10:40:19 · answer #8 · answered by karinhosa52 3 · 0 0

Linhaça é a semente do linho (a planta).
Óleo de linhaça é o óleo da semente de linhaça.
Hoje não sei qual o uso do óleo, mas antigamente servia para diluir a tinta dos pintores (de quadros).
Por isso se diz "pintura a oleo" e "óleo sobre tela" .

O óleo também era usado na massa que os vidraceiros usam para assentar vidros nas janelas.

2006-11-04 10:46:00 · answer #9 · answered by M.M.D.C. 7 · 0 1

PARA MOSTRA QUE A PESSOA TEM DONO

2006-11-04 10:40:02 · answer #10 · answered by EDSON J.DA SILVA 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers