English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-04 01:44:27 · 11 respostas · perguntado por Marcelo Pinto 4 em Ciências e Matemática Medicina

11 respostas

Obesidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Homem obesoobesidade, nediez, ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é o acúmulo excessivo e patológico de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado ótimo - o que se observa através da comparação entre peso e altura.

Teoricamente, sempre que houver uma ingestão de calorias (através dos alimentos) maior do que o gasto energético, haverá acúmulo de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nas células do [[panículo adiposo].

A conversão em gordura desse excedente se verifica porque metabolicamente é o meio mais eficaz: a molécula de triacilglicerídeo (designação bioquímica das gorduras) contêm mais que o dobro de calorias no mesmo peso do que nas formas de carboidrato ou proteína: essa diferença chega à proporção de nove contra quatro.

Dentre as várias causas prováveis para o desenvolvimento da obesidade estão, de um lado, as facilidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos e automóveis, estão entre as principais. O homem de hoje não precisa mais se esforçar fisicamente e isso diminui o gasto de energia na forma de calorias. Por outro lado, a industrialização dos alimentos, ricos em carboidratos e gorduras polinsaturadas, modificando o padrão alimentar, junto ao hábito de alimentação rápida (fast-food: hambúrgueres, frituras, chocolates, maioneses, etc.) aumentou a oferta de alimentos extremamente calóricos na dieta.

O excesso de gordura repercute de forma negativa em todos os sistemas do organismo. A obesidade é uma causa determinante de doenças graves como a diabetes, também são freqüentes os problemas respiratórios, devido à pressão que o acúmulo de gordura no abdome exerce não só sobre a cavidade abdominal como sobre a caixa torácica, dificultando a respiração. Os ossos e os músculos, principalmente os das costas, também são afetados pelo esforço adicional exigido para suportar o excesso de peso.

Além disso, a obesidade influi principalmente no funcionamento do sistema cardiovascular. Elevados níveis de gordura no sangue se depositam nas artérias, dificultando a irrigação sanguínea, e tornam os vasos rígidos, o que eleva a pressão arterial. A obesidade também causa intenso desgaste do coração, que trabalha mias do que o normal para impulsionar o sangue através de vasos sanguíneos cada vez mais estreitos e rígidos. Outra complicação são as infecções cutâneas produzidas pelo suor e o atrito das dobras da pele.

O peso isolado não é um bom indicador de obesidade, já que isto vai depender também da sua relação com a altura do indivíduo examinado. Par se determinar o grau de obesidade é utilizado um padrão, chamado IMC (Indice de Massa Corpórea)

O IMC é o resultado obtido quando se divide o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). Seu resultado é dado em "kg/m² ".

IMC = Peso / Altura².
O IMC normal vai de 18 a 24,9 kg/m². Abaixo de 18 é considerado muito magro, entre 25 e 29,9 é a faixa do sobrepeso.

De 30 a 34,9 é obesidade grau I, de 35 a 39,9 é obesidade grau II e acima de 40 é obesidade grau III ou obesidade mórbida. Acima de 50 é chamado de super obesidade.Acima de 60 vem a super-super obesidade.

A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde.

Segundo um estudo realizado pela OMS, cerca de 300 milhões de pessoas atualmente são obesas. Nauru, ilha no Pacífico apresenta os maiores problemas de obesidade (80% de sua população sofre de obesidade, sendo que o país onde há mais subnutrição é a Somália, onde 75,02% da população passa fome). Países com Barbados, EUA, Brasil também sofrem de sério problemas com uma população acima do peso.


[editar] Ligações externas

2006-11-04 02:17:25 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Sim e muito grande,pois obesos estào mais propensos à doenças cardíacas,AVC(derrame),aumento de colesterol e triglicérides,diabetes tipo 2,dentre outras.

2006-11-04 14:59:59 · answer #2 · answered by Olívia 2 · 1 0

A Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como uma doença e um dos grandes problemas de saúde atual.

2006-11-04 11:36:56 · answer #3 · answered by ddelund 7 · 1 0

SIM é uma das grandes epidemias mundiais, uma doença epidêmica...mais de 160 milhões de americanos irão morrer de OBESIDADE MÓRBIDA...no Brasil mais de sessenta milhões estão contaminados...
De 1945 para cá ... os Estado Unidos da América...com o objetivo de desenvolver as suas armas nucleares fez mais de dezenas de explosões atômicas experimentais nos subsolos do deserto de Oregon ...área 51 ...e outras áreas isoladas pertencentes as milícias militares americanas...resultado contaminou todo o solo e a agua americana ...com TRANGENICOS RADIOATIVOS...isto quer dizer que todo alimento produzido em solo americano e canadense. o arroz, o trigo, o feijão , a soja , batata ...enfim tudo que se planta em solo americano ESTÁ CONTAMINADO COM TRANGENICOS RADIOATIVOS...que ataca a TIRÓIDE...desequilibra a digestibilidade hormonal ...causa câncer da tiróide ...que gera a OBESIDADE MÓRBIDA...NAS ESTATÍSTICAS estas vitimas morrerão de problemas cardio vasculares...pulmonares...infarto agudo do miocárdio, derrames...etc.mas na verdade são vitimas da TRANSGÊNCIA RADIOATIVA dos ALIMENTOS ...AQUELA SITUAÇÃO DA FALTA DE EXERCÍCIO E EXCESSO DE ALIMENTO FAST FOOD ´é pura balela... é a RADIOTIVIDADE ATÔMICA A RESPONSÁVEL PELA OBESIDADE MUNDIAL...
causa ainda mais SETE TIPOS DE CANCERES MALIGNOS...
Abraços e boa sorte...

2006-11-04 10:54:54 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

A obesidade atingiu proporções epidêmicas e como tal constitui sim, um grande problema

2006-11-04 09:57:58 · answer #5 · answered by osvald s 3 · 1 0

a obesidade é um problema sim, mas o maior problema é a falta de atenção dos pais para com os seus filhos, fazendo com que os mesmos se alimentem com qualquer coisa, tipo fast food, sendo assim, não tem hábitos alimentares bons e crescendo não criaram esses hábitos, tornar-se-ão adultos comendo tudo de errado, alimentos não nutritivos e sim engordativos, conseqüentemente aumentando a probabilidade de colesterol alto, diabetes entre outras, vamos nos alimentar bem, nosso corpo merece.
fiquem com Deus e uma boa alimentação para todos.

2006-11-04 09:56:26 · answer #6 · answered by Jorge_RJ 2 · 1 0

Sim ate porque os males que vem junto com ela sao garves como pressao alta colesterol alto diabete, isso tudo esta meio que interligado :)

2006-11-04 09:53:53 · answer #7 · answered by Vitor B 2 · 1 0

Obesidade é uma doença.

2006-11-04 09:49:50 · answer #8 · answered by Luiz S 7 · 1 0

É um probleama apartir do momento que começa a te prejudicar. ;)

2006-11-04 09:48:36 · answer #9 · answered by Nany 3 · 1 0

Sim,quando em numero muito elevado deve ser tratada como doença.

2006-11-04 09:47:32 · answer #10 · answered by vv 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers