O instrumento da morte de Jesus é mencionado em textos bíblicos como Mateus 27:32 e 40. Ali, a palavra grega stau‧rós é traduzida por “cruz” em várias Bíblias em português. Mas, o que significava stau‧rós no primeiro século, quando as Escrituras Gregas foram produzidas? An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, diz: “Stauros. . . denota primariamente um poste ou estaca vertical. Nestes pregavam-se os malfeitores para serem executados. Tanto o substantivo [staurós] como o verbo stauroō, prender a uma estaca ou poste, originalmente devem ser diferenciados da forma eclesiástica de uma cruz de duas vigas. A forma desta última teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito.”
Vine prossegue: “Por volta dos meados do 3.° séc. A. D., as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arremedado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com a peça transversal um pouco abaixada, para representar a cruz de Cristo.”
The Companion Bible (A Bíblia Companheira), sob o tópico “A Cruz e a Crucificação”, diz: “A nossa palavra inglesa ‘cross’ [cruz] é a tradução do latim crux; mas o grego stauros não significa crux, assim como a palavra ‘pau’ não significa ‘muleta’. Homero usa a palavra stauros ao referir-se a um simples poste ou estaca, ou peça única de madeira. E este é o significado e o uso dessa palavra em todos os clássicos gregos. Nunca significa duas peças de madeira cruzadas. . . Nada existe no grego do N[ovo] T[estamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Outra palavra grega, xý‧lon, é usada na Bíblia para referir-se ao instrumento no qual Jesus morreu. Essa palavra ajuda a mostrar que stau‧rós era uma estaca vertical, sem viga transversal. Como diz a A Bíblia Companheira: “A palavra [xý‧lon]. . . geralmente denota um tronco de lenho, ou madeira, para combustível ou qualquer outra finalidade. . . . Visto que esta palavra [xý‧lon] é usada para a anterior stauros, isto nos mostra que o significado de ambas é exatamente o mesmo. . . . Daí o uso da palavra [xý‧lon]. . . em conexão com a maneira em que nosso Senhor morreu, e sua tradução por ‘árvore’ em Atos 5:30; 10:39; 13:29; Gálatas 3:13; 1 Pedro 2:24 [King James Version (Versão Rei Jaime)].”
A obra francesa Dictionnaire Encyclopédique Universel (Dicionário Enciclopédico Universal), diz: “Por longo tempo críamos que a cruz, considerada um símbolo religioso, fosse especificamente para cristãos. Este não é o caso.” O livro Dual Heritage — The Bible and the British Museum (Herança Dupla — A Bíblia e o Museu Britânico), diz: “Talvez choque saber que não existe a palavra ‘cruz’ no grego do Novo Testamento. A palavra traduzida ‘cruz’ é sempre a palavra grega [stau‧rós] que significa ‘estaca’ ou ‘poste vertical’. A cruz não era originalmente um símbolo cristão; ela se deriva do Egito e de Constantino.” A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), diz: “A representação da morte redentora de Cristo no Gólgota não aparece na arte simbólica dos primeiros séculos cristãos. Os cristãos primitivos, influenciados pela proibição de ídolos no Velho Testamento, relutavam em retratar até mesmo o instrumento da [morte] do Senhor. . . . A cruz surge como símbolo nos dias de Constantino.”
2006-11-03 22:06:44
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Quem morria em estacas, morria era empalado, vc sabe o q é empalamento né?
Ou quer q eu desenhe pra vc?
2006-11-03 23:59:55
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Nao acredito que jesus era loiro, de olhos azuis, alto, que lavava as maos ao ir à mesa, que usava roupas limpas e tomava banho todos os dias. Tambem nao acredito que tenha curado cegos, leprosos e ressucitado mortos. Acredito que era um homem comum, com idéias revolucionarias para a epoca e que nao foram aceitas pelos dominadores da regiao, inclusive os dignitarios religiosos judeus, principalmente. A biblia é um livro de ficcao, que se modificou com o tempo, atendendo os interesses de autoridades catolicas. Pelo tempo que se passou desde seus nascimento(que ninguem, ninguem mesmo, sabe quando foi), com certeza já está morto.
2006-11-03 23:46:30
·
answer #3
·
answered by Siddharta 5
·
0⤊
0⤋
O cristianismo é uma religião engraçada. Enquanto outras como o budismo evidenciam mensagens, no cristianismo as mensagens que pegam no pé das pessoas mandando que se desfaçam de bens materiais para seguir seu mestre são ignoradas, enquanto a que mostra quantas chicotadas, quantos tapas ele levou, quantos litros de sangue ele derramou, quantos pregos ele recebeu, quanta dor ele sentiu.
Que diferença faz se ele foi morto de qualquer forma ? Se ele tivesse sido morto por afogamento, enforcado, jogado de um precipício, atropelado por uma carroça, devorado por um tubarão seria menos interessante para vocês não ?
Vocês até brigam entre uma religião e outra para afirmar que ele morreu em uma estaca ou cruz. Pelo modo que o cristão tem fixação na morte violenta e horroroza de Jesus, penso que se Jesus não tivesse morrido nela, vocês iriam desejar que tivesse com certeza .
2006-11-03 23:35:42
·
answer #4
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
Marcos15
24 Então o crucificaram, e repartiram entre si as vestes dele, lançando sortes sobre elas para ver o que cada um levaria.
25 E era a hora terceira quando o crucificaram.
26 Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS.
27 Também, com ele, crucificaram dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
Como é que se crucifica alguém numa estaca?
A crucificação era uma pena que foi inventada pelos romanos aos criminosos de nações por eles conquistadas, cidadões romanos criminosos não eram crucificados.
O que você pode ter achado é que Jesus não carregou a cruz inteira para o Gólgota e sim a estaca horizontal, que era chamado patibulum, a estaca vertical já ficava lá enfincada no chão. Nos filmes aparece Ele carregando a cruz e os ladrões carregando as estacas na verdade os três estavam carregando as estacas.
Eles não iriam se dar ao trabalho de inventar outro modo de crucificar Jesus, pois para os romanos Ele não significava nada de perigoso nem importante.
2006-11-03 23:33:53
·
answer #5
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Leia os livros OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA
2006-11-03 22:55:24
·
answer #6
·
answered by becker 6
·
0⤊
0⤋
O que não se pode contestar é que era costume romano cruscificar seus criminosos, tinham tal costume por seculos, antes mesmo de cristo ter nascido, e está representado morto por outra explicação biblica, que trata da ressurreição, da redenção, morreu pra livrar a humanidade de todos os pecados, e deve ser lembrado por isso tambem...E falo isso sem ser catolico, os evangelicos não creem nesta imagem e nem nas demais imagens, nas demais não vejo razão, ou melhor é algo que a propria biblia contesta, adoração de idolos, de barro, madeira ou metal, simples, mas a cruz é a imagem mais forte, lembra da dor, do fragelo, sofrimento, redenção, da paixão de Cristo, E mais na ressurreição, e da forma como aconteceu, deixando pra seus discipulos mais proximos a lição de que a fé era mais importante do que ficar tentandp explicar o inexplicavel, perder tempo precioso tentando buscar respostas, amar o proximo, nisso é que creio...
2006-11-03 22:07:11
·
answer #7
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
UMA CRUZ TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER COM JESUS QUANDO O SENHOR FOI MORTO NA CRUZ ELE VENÇEU A MORTE E QUEM TINHA O DOMINIO DA MORTE ERA SATANAS ENTÃO QUEM ESTA NA CRUZ É SATANAS NÃO O SENHO JESUS CRISTO
2006-11-03 22:03:43
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Vou pesquisar também.
2006-11-03 22:01:46
·
answer #9
·
answered by Guri 6
·
0⤊
0⤋
ele não morreu com os braços abertos?
2006-11-03 21:47:01
·
answer #10
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋