English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Transtorno Afetivo Bipolar

2006-11-03 10:42:50 · 3 respostas · perguntado por KeroSaber 7 em Saúde Saúde Mental

3 respostas

Esse transtorno, caracteriza-se por uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade em algumas fases, chamadas fase maníaca. Em outras, apresenta um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade, por sua vez, chamada depressão. Pessoas que sofrem somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são classificados como bipolares. Muitas vezes o paciente não percebe que tem esta enfermidade, e é necessário que familiares e amigos estejam bem informados, e saibam reconhecer alguns dos seus sintomas para poderem encaminhá-lo a um tratamento adequado A pessoa com Transtorno Bipolar do Humor pode apresentar grandes oscilações no seu estado de humor, atrapalhando muito o andamento de sua vida no trabalho, nas relações afetivas e familiares.



Vamos explicar melhor como tudo acontece: O transtorno afetivo bipolar é uma doença incurável, e os primeiros sintomas aparecem entre os 24 e 30 anos e não tem cura, segundo a medicina.

Em fase de mania, o sujeito apresenta uma elevação do humor fora de proporção e uma agitação completamente descontrolada. Existe também um aumento da energia que leva o sujeito à hiperatividade. Ele não consegue mais ficar parado, sentado por mais do que alguns minutos ou relaxar.

Existe um desejo muito grande de falar e uma redução muito grande da necessidade de sono. Não conseguem manter a atenção, e existe uma grande distração em seus pensamentos. O sujeito apresenta freqüentemente um aumento de sua auto-estima com idéias de grandeza e um aumento muito grande de suas capacidades. Em alguns casos há perda das inibições sociais que pode levar a condutas imprudentes, irrazoáveis, inapropriadas ou deslocadas.

Mesmo estando “alegre demais”, as chamadas “ euforias descontroladas”, explosões de raiva e muita agressividade podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, ou por nada, mas da mesma forma como aparece se desfaz, só que deixa uma grande dor emocional, um sentimento enorme de arrependimento e vergonha de se redimir.

“Lembro quando eu estava na fase maníaca, tinha um raciocínio extraordinário, uma criatividade assustadora e era capaz de fazer mil coisas ao mesmo tempo. E pior, era admirada e tinha até inimigos invejosos! Eu era incansável, cheguei a ganhar mais de 10 mil reais ao mês devido as minhas horas extras. Comprei um carro zero e um apartamento à vista. Aí veio a depressão e fui demitida.Hoje estou aqui, com tremores e muito deprimida, esperando a nova medicação agir. Mas eu fecho os olhos e reflito: "eu, ainda prefiro a verdade, não quero a mentira. Se a minha verdade é uma personalidade oprimida e melancólica, deixo essa depressão vir à tona, para que eu possa entender as minhas aflições e perdoar-me, deixando-me livre para viver."

2006-11-03 11:22:21 · answer #1 · answered by nanda 2 · 0 0

Há duas fases nas pessoa que sofrem esse tipo de transtorno que é a fase maníaca e a depressiva.
(Maníaca)
A pessoa tem sentimentos de estar no topo do mundo com um alegria e bem estar inabaláveis, Sentimento de grandeza,Sente-se invencível, Hiperatividade, senso de perigo fica comprometido, o comportamento sexual fica excessivamente desinibido,os pensamentos correm de forma incontrolável, a maneira de falar geralmente se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto freqüente nesses pessoas. A necessidade de sono nessa fase é meno, em poucas horas se restabelece e fica durante todo o dia e quase toda a noite em hiperatividade.
(Depressiva)
A fase depressiva ocorre o posto da fase maníaca, o paciente fica com sentimentos irrealistas de tristeza, desespero e auto-estima baixa. Não se interessa pelo que costumava gostar ou ter prazer, cansa-se à-toa, tem pouca energia para suas atividades habituais, também tem dificuldade para dormir, sente falta do sono e tende a permanecer na cama por várias horas. O começo do dia (a manhã) costuma ser a pior parte do dia para os deprimidos porque eles sabem que terão um longo dia pela frente. Apresenta dificuldade em concentra-se no que faz e os pensamentos ficam inibidos, lenificados, faltam idéias ou demoram a ser compreendidas e assimiladas. Da mesma forma a memória também fica prejudicada. Os pensamentos costumam ser negativos, sempre em torno de morte ou doença. O apetite fica inibido e pode ter perda significativa de peso.
(Sobre a cura)
Há cura sim, principalmente pela fé e esforço próprio da pessoa possuidora do T.A.B
E tratamentos específicos.
O lítio é a medicação de primeira escolha, mas não é necessariamente a melhor para todos os casos. Freqüentemente é necessário acrescentar os anticonvulsivantes como o tegretol, o trileptal, o depakene, o depakote, o topamax.
Nas fases mais intensas de mania pode se usar de forma temporária os antipsicóticos.

2006-11-03 19:56:01 · answer #2 · answered by neiguerreiro 2 · 0 0

Invariavelmente pessoas que sofrem do transtorno afetivo bipolar costumam apresentar oscilações incríveis de humor em curto espaço de tempo.
A enfermidade é incurável mas qdo tratada permite ao paciente uma vida produtiva e absolutamente normal.

2006-11-03 19:04:59 · answer #3 · answered by Doce Mulher 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers