English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

TAÍ UMA ÓTIMA PERGUNTA!
ACHO QUE JÁ TEMOS COMO SABER SIM, NÃO É SÓ KARDEC, SANTO AGOSTINHO, DENTRE OUTROS QUE TENTARAM EXPLICAR "FENÔMENOS" FORA DA MATÉRIA, QUERO DIZER, FENÔMENOS EXTRA-CORPÓREOS.
ACHO ATÉ QUE A DOUTRINA ESPÍRITA PAROU EM KADERC E NÃO ESTÁ EVOLUINDO JUNTO A CIÊNCIA E A SOCIEDADE. MAS HÁ DIVERSOS PESQUISADORES NESTA ÁREA, AINDA ANÔNIMOS, MAS SE VOCÊ FOR DAR UMA OLHADA NOS ESTUDOS RAMATÍS ENCONTRARÁ VÁRIOS GRUPOS ( ASSIM COMO KARDEC FAZIA HÁ 1 SÉCULO ATRÁS) QUE TENTAM ESCLARECER TAIS PERGUNTAS, VEZ QUE É IMPOSSÍVEL A SOCIEDADE E A CIÊNCIA ANDAREM SEPARADAS.
PROCURE NOS SITES FRANCESES DE RAMATÍS, OU AQUI MESMO, HÁ UMA DEZENA DE LIVROS MUITO BEM TRADUZIDOS QUE EXPLICAM (DE VÁRIAS HIPÓTESES) A IDÉIA DA ORIGEM OU NASCIMENTO DAS ALMAS.
PRESTE ATENÇÃO NÃO ENCAREM O ESPIRITISMO COMO RELIGIÃO E SIM COMO UMA CIÊNCIA EXPLICÁVEL A TUDO QUE O SER HUMANO SE DIZ INCAPAZ DE ENTENDER!

E CONTINUE ASSIM MENINA, PESQUISAR E QUESTIONAR SEMPRE QUE POSSÍVEL, POIS TUDO É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM POSSA DESCOBRIR.

2006-11-06 12:26:27 · answer #1 · answered by MARCOS L 4 · 1 0

Os Espíritos se definem como os seres inteligentes da criação, que povoam o universo em torno do mundo material. Tendo sido criados imortais por Deus, os Espíritos tiveram um começo, e assim não são de todo eternos como Deus.
As leis que dirigem as evoluções tão variadas da matéria física ou vivente mostram que nada aparece subitamente e em estado perfeito. O sistema solar, nosso planeta, a linguagem, as artes, as ciências, longe de eclodirem espontaneamente, são o resultado de uma longa e gradual ascensão, desde as formas rudimentares até às formas mesmas que conhecemos nos dias de hoje.
A alma humana não poderia fazer exceção a esta lei geral e absoluta; constatamos sobre a Terra que ela passa por fases que abraçam as mais diversas manifestações, desde as mais humildes e mesquinhas concepções do estado selvagem, até às magníficas eflorescências do gênio.

2006-11-03 18:15:33 · answer #2 · answered by ALFREDO D 5 · 1 0

Renata

Este é um assunto interessantemas com respostas bem diversas, mas vamos a algumas das teorias mais conhecidas.

* Reencarnação - esta teoria defendida pelos espiritas e outras religiões, diz quea alma vai evoluindo através de reencarnações; ao morrer, uma pessoa ficaria em outro estágio (mundo) até entrar em outra criança que venha a nascer.

obs. para quem conhece a Bíblia, sabe que esta teoria é contrária aos ensinos bíblicos, ainda que alguns tentem conciliar, também, partindo deste pressuposto teríamos um mundo perfeito hoje devido à série de reencarnação que já teriam sucedido.


* Alma não existe ou é apenas parte do corpo físico - Esta teoria defendida por ateus e pelos Testemunhas de Jeová traz apenas uma visão materialista do assunto; O famoso "Morreu acabou"


* A teoria do Depósito de Almas - Alguns imaginam que Deus tenha um depósito de almas, e cada vez que alguém nasce, Deus enviaria uma alma para o corpo - Um pouco parecido com a idéia de reencarnação.


* Cada vez que Nasce alguém, Deus cria uma alma - esta teoria traz uma idéia de ação direta de Deus na criação da alma, o problema desta idéia é que Deus seria diretamente responsável pela corrupção da alma.



* As almas se reproduzem - Esta posição traz a idéia de que Deus criou as almas com a capacidade de se reproduzirem, como o corpo físico - Assim ao ser gerado um bebê, também seria gerada sua alma, esta me parece a idéia mais condizente com a bíblia. cabe a você conferir, visto que a bíblia dá apenas pinceladas neste assunto.

É bom lembrar que a palavra alma é traduzida do grego Psiquê (Mente) enquanto Espírito é traduzido de Pneuma (sopro).

2006-11-03 16:55:38 · answer #3 · answered by rohi 7 · 1 0

essa tua pergunta é muito boa , porque da margem para tantas considerações , a bíblia pensou em tudo , como explicar o inicio da humanidade , quem criou o mundo , etc... mas esqueceu desse pequeno detalhe , não pensaram que alguém um dia poderia se fazer esse tipo de pergunta

2006-11-03 16:34:35 · answer #4 · answered by leonardo 6 · 1 0

Olá,
Você pode encontrar essa resposta com detalhes no Livro " A Gênese-Allan Kartec e para complementar o seu entendimento na obra Evolução em dois mundos -Allan Kardec e no livro dos Espíritos.
Vale a pena ler e se instruir.
Vc encontrará muitas respostas pra outras perguntas que vc deve ter.
Tudo se inicia com o principio inteligente que passa pelo processo da evolução até se tornar Espírito.
Mas leia. Leia sem medo.Você vai amar.
Um grande abraço.
Edna

2006-11-03 16:25:56 · answer #5 · answered by EDNA B 1 · 1 0

Pergunta impossível de responder Renata. Na minha religião afirma-se que nós não temos bagagem intelectual pra entender, mas que evoluindo mais acabaremos por compreender. Nós só compreendemos as coisas partindo de referenciais anteriores, no caso da criação dos espíritos existem coisas que ainda não conhecemos. Só o Criador é que sabe, pelo menos aqui no planeta Terra.
Sabe aquela coisa de tentar explicar as cores para uma pessoa que nasceu cega? Muito complicado, apesar de ser uma coisa simples. Ela não tem referencial nenhum sobre cores, fica complicado explicar e ela entender

2006-11-03 16:15:35 · answer #6 · answered by Harmony 7 · 1 0

Evolução seria a palavra correta,é o meu entendimento.Mineral,vegetal, animal , hominal...

2006-11-03 16:07:48 · answer #7 · answered by gil 5 · 1 0

Esta é uma pergunta que será respondida pelo enviado dos ultimos tempos.
Pela sua pergunta acredito que voce sabe que ele já esta.
Mesmo que voce já saiba, não à sabe ao nivel de convicção.
aos homens é obrigação e um dever compreender tudo dentro de seus limites que é o Espiritual no Espíritual.
Fora destes limites, ou seja acima do espiritual, o Divino, isto realmente não podera compreender, pois que espiritual não é divino e o divino jamais o Espiritual podera compreender em sua totalidade, assim como nunca um animal jamais podera se desenvolver a nivel de se tornar espirito, os animais são alma animal e nunca podera se tornar espirito, da mesma forma um espirito jamais se tornara divino.
E esta pergunta envolve o divino e uma comprensão a nivel de convicção o espiritual não podera ter.
Porem em forma de um quadro ele podera ter o suficiente a nivel espiritual, a suficiente compreensão.
Desta forma adquiri esta compreensão e posso lhe retransmitir, porém julgo nescessario faze-lo em duas etapas.
Primeiramente tente compreender o que segue abaixo, e oportunamente lhe enviarei o restante.



03 de março de 2002.



Uma reflexão



Por tanto tempo quanto se conhece pela Historia ou por qualquer outro meio de pesquisa constatam que todos os Reinos, em todos os tempos e por sobre toda a Terra, sempre estiveram constituído de um Reino Físico Material e paralelamente um Reino Espiritual.

Nos tempos do Rei Saul, viveu o Profeta Samuel; Naquele tempo, as orientações de Atuação do Rei provinham de seu Profeta, que representava a Atuação Espiritual ou a Atuação Religiosa.

Se conscientemente ou inconscientemente é indispensável à interligação destes dois Poderes.

Ao Poder Religioso dever-se-ia atribuir através de sua Receptividade com as Esferas mais Elevadas, a Transmissão de Conhecimentos, Informações, Revelações, e Orientações para a Construção de um Reino na Terra que se denominasse “O Reino de Deus na Terra”.

Porém, tal não acontece; Pois o Poder Religioso perdeu sua Capacidade de Receptividade com as Esferas Elevadas, o que lhe Impossibilitou de Receber das Alturas Luminosas, qualquer Conhecimento, Informação, Revelação e Orientação de outras Planícies e muito menos de Receber e Conhecer a Real Vontade de Deus, e muito menos ainda de fazer valer esta Vontade Sagrada por sobre a Terra.

Este desligamento com as Alturas Luminosas é que é Especificado e Esclarecido através do Pecado Original.

“Não comeis do Fruto Proibido da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal; Pois se o comerdes certamente morrereis”.

Com isto, a Humanidade determinou, pelo seu Livre Arbítrio, sua escolha pelo Conhecimento do Bem e do Mal.

Trilhar o Caminho do Conhecimento do Bem e do Mal obrigou como conseqüência o desenvolvimento unilateral do seu Intelecto, o desenvolvimento unilateral do seu Raciocínio ou expressado mais fisicamente o desenvolvimento unilateral do seu Cérebro.

O Desenvolvimento Unilateral do Raciocínio, sem a participação do seu Sentimento Intuitivo ou sem a participação vivencial do seu Espírito ou talvez, para expressar mais fisicamente sem a participação do seu Coração determinou pelo desuso, o conseqüente não desenvolvimento dos Talentos do Espírito, culminando pelo atrofiamento com o Desligamento do Espírito com as Alturas Luminosas e com a Luz de Deus.

A Humanidade, assim desligada das Alturas Luminosas e da Luz de Deus, passou a necessitar de Socorro Urgente, por parte de toda a Criação.

Tornou-se Impossível para a Humanidade, pelo desligamento a partir de sua escolha em trilhar o caminho do Conhecimento do Bem e do Mal, tomar Conhecimento, Informação, Revelação e Orientação das Esferas Luminosas.

Todo o Empenho das Alturas Luminosas foi para trazer para esta Terra o Conhecimento, a Informação, a Revelação e a Orientação através de inúmeros Profetas, Pelo Sentido Intuitivo dos Poetas, Pelos diversos Enviados como Buda, Lao-tse, Maomé, Zoroaster etc. e finalmente pelo Próprio Filho de Deus e Também pelo Espírito Santo.

Esclarecimentos estes, para possibilitar a Ressurreição do Espírito do Sono Fatal em que ele se encontra, acobertado que esta, pelo seu próprio Intelecto.

----------------------------

O que pode significar a frase? “Venha a nos o vosso Reino”, contido na Oração “Pai Nosso”.

Não seria o mesmo que dizer? “Inclua Nosso Reino ao Vosso Reino”, ou “Faça nosso Reino o Vosso Reino”, ou Estenda o Vosso Reino com o Nosso Reino.

Não é para se entender claramente que todo o Espiritual sobre a Terra, ainda não pertence ao Reino de Deus.

E tal, não é complementado com a Frase seguinte? “Seja feita tua Vontade na Terra, assim como no Céu”.

O que pode significar, esta Frase na Oração?

Não é uma Promessa que o Espírito faz a Deus, em se Esforçar, em se Empenhar para Conhecer e Reconhecer Deus e sua Real Vontade, para com ela se enquadrar, para que na Terra, também seja feita a Vontade de Deus?

A Possibilidade de inclusão deste nosso Reino ao Reino de Deus não depende de Compreender, de Sentir, de Intuir Deus e sua Vontade?

Ou, será mesmo que o Reino de Deus vai ser Formado e Composto por Espíritos que não Entendem, não Sentem, não Intuem e simplesmente só acreditam, sem fazer uso dos Talentos do Espírito?

Os Talentos do Espírito não foi doado por Deus, para que fossem desenvolvidos?

Não é claro perceber que por trás desta Inércia do Espírito, encontra-se as Trevas, com sua mais poderosa atuação contra o Ressurgir do Espírito?

Não se enquadra aqui, o significado de Lendárias Revelações?

“Os Anjos – Guardiões dos Portais, das Alturas Luminosas soaram o Alarme, tão logo, as Trevas triunfantes conseguiram conduzir o Espiritual ao Sono Letal”.

O que a Princípio era um Alarme entre os Anjos Guardiões, se transformou em Brados e Súplicas por Socorro e Ajuda, pois que com o Triunfo das Trevas caiu o Rei e o Reino dos Espíritos.

Os altos Brados, as altas Súplicas atingiram as mais altas Esferas de toda a Criação, finalmente alcançando o Divino.

E do Divino, somente do Divino poderia se iniciar a Obra da Salvação, com sucessivas revelações, informações, conhecimentos e orientações, “Verdades anunciadas pelos Profetas, Poetas, Enviados e finalmente pelos dois filhos de Deus – Jesus e o Espírito Santo”.

Verdade não significa Informação, Esclarecimento, Revelação, Orientação e discernimento, para que o Espírito se estruture em sua Vida Intima para ter consolidada sua Esperança, sua fé, sua Convicção e com isto Expressar uma Irradiação Comportamental de Equilíbrio, Bom Senso, Dignidade e conduzir o Espírito ao cumprimento de seus Objetivos Existenciais, que vem a ser, sua Ascensão, pelo Amadurecimento Vivencial, resultado de sua busca pelo Conhecimento e Reconhecimento de Deus e de sua Vontade.

O que vem a ser compreender a Verdade?

Não é o Discernimento incontestável pela Lógica, acrescida do Intuir de uma Pesquisa Irrestrita?

Pois isto ao contrário; Não é a mais Pura Atuação das Trevas?

Para que é necessário conservar o Óleo no Candeeiro?

Não é para ser incandescido na Hora em que se precisar?

No simbólico significado de Incandescência no Vaso.

O Vaso não quer significar o Espírito em incandescência?

O espírito em Incandescência, não é o Espírito que alcançou a Compreensão Real e Viva de Deus e de Sua Vontade em seu Sentir e Intuir em Absoluta Convicção?

A Convicção Real e Viva de Deus e de sua Vontade, não é alcançada através de Esclarecimentos, Revelações e Discernimentos, resultado de uma Analise Irrestrita?



--------------------------------------------------------------------------------------------------------



A humanidade encontra-se desligada das Alturas Luminosas.

Apesar do gigantesco empenho das Alturas Luminosas de continuamente proporcionar possibilidades para o restabelecimento das ligações do Espiritual para com as Alturas Luminosas e embora que a totalidade das Revelações, dos Esclarecimentos, das Orientações estejam fisicamente disponíveis para o restabelecimento das religações para com a Energia, para com a Luz, para com as Alturas Luminosas e ainda assim o Espiritual permanece como que abafado, sufocado, apático, alheio, porém cheio de um prepotente e arrogante querer saber melhor.



Das Alturas Luminosas tem-se o Conhecimento do histórico de todo o desenvolvimento da criação, tem-se o Conhecimento e as Revelações de todos os Mistérios que englobam a humanidade, tem-se a visão global do desenvolvimento da Criação e da Humanidade pelos milhões de anos de desenvolvimento e também é o lugar de onde se poderá esperar pelos Esclarecimentos, Revelações, e Orientações.



A Humanidade por sua vez, através de uma elite, procura através de pesquisa de baixo para cima esta mesma religação com a Luz, com o Saber, com as Alturas Luminosas cuja culminância dever-se-ia complementar pela procura pelo Prometido das Profecias, o Senhor do Saber e da Luz, que englobaria o entendimento e Revelação de toda a criação em um único todo e também a única forma para se concretizar o restabelecimento da religação do Espiritual para com as Alturas Luminosas e assim se estabelecer o Reino de Deus na Terra.
M.Feg

2006-11-03 16:47:49 · answer #8 · answered by Michel F 2 · 0 0

Renata:
Na Bíblia, “alma” é a tradução do termo hebraico né·fesh e do grego psy·khé.
O que a Bíblia ensina é que alma pode basicamente significar:
- Pessoas, Animais quando vivos. Por exemplo, a Bíblia diz que Adão tornou-se uma alma vivente, quando Deus fez com que ele respirasse.
- A vida que a pessoa tem.
- A Bíblia é clara ao dizer - A alma que pecar (no caso de humanos), ela é que morrerá.
Ou seja, segundo a Bíblia, a alma morre.
A palavra espírito na Bíblia significa:
O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível à vista humana e que dá evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a
(1) vento,
(2) força ativa de vida nas criaturas terrestres,
(3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e
(6) força ativa de Deus, ou espírito santo.
Não existe em nenhuma parte da Bíblia evidência de que o espírito seja algo invisível dentro do corpo humano, consciente, que é libertado com a morte para ser recompensado ou castigado, ou que possa fazer o bem ou o mal a alguém.
Antes, a Bíblia fala de anjos ou criaturas espirituais, criadas por Deus como tais. Alguns resolveram rebelar-se contra Deus e agem em oposição a Deus. Procuram desencaminhar as pessoas de Deus para que sirvam a eles.

2006-11-03 16:26:52 · answer #9 · answered by WDR 4 · 1 1

Quando Deus fez o homem lá no Édem "Ele soprou nas suas narinas o fôlego da vida"diz a bíblia "e o homem"veio a ser alma vivente" e não diz que o homem veio a ter uma alma vivente, ou seja nós a partir do momento em que respiramos somos almas viventes. e no dia da nossa morte a nossa alma também se desfalecera Pois em Ezequiel 18:04 diz " Todas as almas a mim me pertencem assim a alma do pai assim também, a alma do filho a mim me pertencem, a alma que pecar ela é que morrera" Então no decorrer da nossa vida irremos pecar e irremos morrer, e, a origem da alma termina na sua morte. não temos uma alma vivente que sobrevive após a morte pois Lázaro um amigo pessoal de Jesus Cristo foi ressuscitado e se ele estivesse numa condição melhor do que aqui na terra Jesus ia ressuscita-lo? se a alma dele fosse ficar num lugar melhor que a terra?











j

2006-11-03 18:39:06 · answer #10 · answered by MCARVALHO 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers