- Se houvesse demônios, eles seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente voltados ao mal?
A palavra demônio não implica a idéia de Espírito mau, a não ser na sua acepção moderna, porque o termo grego daimon, de que ele deriva, significa gênio, inteligência, e se aplicou aos seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.
Os homens fizeram, com os demônios, o mesmo que com os anjos. Da mesma forma que acreditaram na existência de seres perfeitos, desde toda a eternidade, tomaram também os Espíritos inferiores por seres perpetuamente maus. A palavra demônio deve portanto ser entendida como referente aos Espíritos impuros, que freqüentemente não são melhores do que os designados por esse nome, mas com a diferença de ser o seu estado apenas transitório. São esses os Espíritos imperfeitos que murmuram contra as suas provações e por isso as sofrem por mais tempo, mas chegarão por sua vez à perfeição quando se dispuserem a tanto.
2006-11-04 03:12:07
·
answer #1
·
answered by amigo_brasileiro 3
·
1⤊
0⤋
O Conceito da Bíblia
Os demônios existem?
NOS séculos 17 e 18, houve uma feroz campanha de perseguição às bruxas na maior parte da Europa. Muitas mulheres, suspeitas de serem bruxas, foram horrivelmente torturadas. Algumas, vítimas de acusações falsas, confessaram praticar a bruxaria só para acabar com o tormento. Inúmeras mulheres foram executadas com base em rumores ou suspeitas.
Embora ostensivamente baseadas nas Escrituras, essas medidas para reprimir a bruxaria (uma forma de demonismo) eram sem dúvida fanáticas. Os cristãos não receberam a incumbência de torturar ou executar bruxas ou quaisquer outros praticantes do espiritismo. (Romanos 12:19) Qual é a atitude prevalecente hoje em dia?
Uma atitude mais tolerante
Hoje em dia, a maioria das pessoas da cristandade não leva a sério tais práticas espíritas. Por curiosidade, alguns talvez mexam com astrologia, magia, adivinhação e bruxaria, mas eles não acham que essas práticas ocultistas sejam demonismo. Às vezes, animadores de programas, personalidades dos esportes e políticos admitem abertamente seu envolvimento com o ocultismo. Livros e filmes apresentam bruxas e feiticeiros como "pessoas atraentes, ligeiramente diferentes dos outros, cujas atividades sobrenaturais não prejudicam a ninguém", diz certa enciclopédia. Matéria que visa divertir e educar as crianças talvez promova temas ocultistas.
Tal atitude tolerante e casual para com o demonismo pode levar à descrença na existência de demônios. Acredita você que os demônios existem e que estão fazendo de tudo para nos prejudicar? A maioria das pessoas hoje diria que nunca teve contato com demônios nem presenciou suas atividades. Será que os demônios existem realmente?
A descrença apresenta um dilema
Os que afirmam aceitar a Bíblia, mas duvidam da existência dos demônios, se confrontam com um dilema. Se não acreditam que os demônios existem, não acreditam plenamente na Bíblia. Por quê? Porque a Palavra de Deus, a Bíblia, ensina que existem criaturas espirituais malévolas, com poderes sobre-humanos.
Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, conta como uma criatura inteligente usou uma serpente para enganar Eva, fazendo com que ela se rebelasse contra Deus. (Gênesis 3:1-5) Revelação (Apocalipse), o último livro da Bíblia, identifica esse enganador perverso, "a serpente original", com "o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada". (Revelação 12:9) Satanás conseguiu induzir outros anjos à rebelião. (Judas 6) Na Bíblia, esses anjos decaídos são chamados de demônios. Eles agem nas proximidades da Terra, e estão muito irados com Deus e com os que o servem. - Revelação 12:12.
Satanás e os demônios têm o poder de influenciar, prejudicar e comunicar-se com humanos. (Lucas 8:27-33) Tendo estudado a natureza humana por milhares de anos, sabem muito bem explorar as fraquezas humanas. A Bíblia relata casos em que eles possuíram e controlaram homens, mulheres e crianças. (Mateus 15:22; Marcos 5:2) Eles podem causar doenças ou impedimentos físicos como cegueira. (Jó 2:6, 7; Mateus 9:32, 33; 12:22; 17:14-18) Podem também cegar a mente das pessoas. (2 Coríntios 4:4) Os demônios estão sempre ativos, assim como seu líder, Satanás, que é comparado a um "leão que ruge, procurando a quem devorar". (1 Pedro 5:8) A Bíblia contém muitos relatos da existência de demônios. Se você acredita na Bíblia, então forçosamente aceita a existência de malévolas criaturas invisíveis.
Enganadores malévolos
Mas como pode ser que existem poderosos demônios hoje em dia sem causar um constante estado de terror no mundo? Por que sua presença e suas ações não são mais evidentes? A Bíblia responde: "O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz." (2 Coríntios 11:14) O Diabo é um enganador. A atividade demoníaca é muitas vezes disfarçada como algo inofensivo ou mesmo bom. Assim, é difícil de ser reconhecida.
Satanás e seus demônios continuam a afligir as pessoas de várias maneiras, como nos tempos bíblicos. Alguns que hoje são cristãos genuínos estavam no passado envolvidos com o ocultismo. Eles podem atestar os horrores dos ataques demoníacos. Hoje, talvez em escala maior do que nunca antes, os demônios estão usando seus poderes sobre-humanos para atrair pessoas a praticar o ocultismo abertamente. Seu poder não deve ser subestimado. Mas eles conseguem melhor seus objetivos por seduzir as pessoas, afastando-as de Deus, do que por aterrorizá-las. Satanás e os demônios estão "desencaminhando toda a terra habitada", diz a Bíblia. (Revelação 12:9) Estão decididos a minar a espiritualidade de formas sutis e insidiosas.
Os demônios existem. De que outra forma se poderia explicar a sede insaciável de sangue e destruição tão evidente entre as pessoas hoje? Os humanos têm o desejo natural de viver em paz e felicidade. Mas os demônios promovem a maldade e têm o poder de influenciar e corromper a mente humana.
Mas Jeová, sendo o Deus todo-poderoso, tem mais poder do que os demônios. Ele fornece sua força e proteção contra "as maquinações do Diabo". (Efésios 6:11-18) Não precisamos ter medo mórbido dos demônios, pois Deus promete: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós." - Tiago 4:7.
[Crédito da foto na página 18]
Sipa Icono
2006-11-03 07:38:33
·
answer #2
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
1⤊
0⤋
Do grego daimonion, do latim daemoniu.
Eis as aplicações e o sentido desta palavra:
1. Nas crenças da antiguidade e no po-liteísmo, gênio inspirador, bom ou mau, que presidia o caráter e o destino de cada indivíduo; alma, espírito.
2. Personificação do mal, Diabo.
3. Pessoa má, ruim, perversa, de maus instintos; diabo.
4. Força ou estímulo interior que excita ou conturba os sentidos.
5.Cada um dos anjos caídos ou gênios maléficosdo Inferno, sujeitos a Satanás.
6. Para o Judaísmo e o Cristianismo, anjo mau que, tendo se rebelado contra Deus, foi precipitado no Inferno e procura a perdição da humanidade.
Na Bíblia, a palavra demonio (do grego daimonion) é citada 18 vezes no Novo Testamento e todas com o mesmo sentido:
1) poder divino, deidade, divindade
2) espírito, ser inferior a Deus, superior ao homem
3) espíritos maus ou os mensageiros e ministros do mal
Espero ter ajudado.
2006-11-03 08:18:50
·
answer #3
·
answered by Fábio 3
·
0⤊
0⤋
Se ha! concerteza minha sogra é ele. A bandonou todos os filhos ao nascer e faz de tudo até hoje para que eles não sejem felizes, não dêem um rumo certo a suas vidas, ela enferniza a vida de todos a sua vouta. Até hoje não conheço ninguém que diz que lá no fundo ela é uma boa pessoa. Vou parar por aqui para não te assustar. Mas concerteza existe demônio e ele está bem perto de nós, devemos tomar cuidado!
2006-11-03 08:03:10
·
answer #4
·
answered by Paula c 3
·
0⤊
0⤋
Não, ha espiritos menos evoluidos,persistentes em fazer o mal, mas nem por isso deixam de ser filhos do criador,são nossos irmãos menos evoluidos.
2006-11-03 07:52:08
·
answer #5
·
answered by gil 5
·
0⤊
0⤋
Olá de novo! Vejo que você possui grandes inquietudes e na medida do possível gostaria de compartilhar com você meus conhecimentos. Quero que saiba que todo o conhecimento está disponível no universo, você só precisa se lembrar. Esta sua pergunta é bastante profunda, pois está envolvido aí um ensinamento de alta magia. Seria melhor primeiro compreender como se torna anjo, assim ficaria fácil entender porque nascem os demônios, pois nesse processo de construção dos corpos existenciais, alguns acabam se equivocando e despertam para o outro lado. Até a próxima. Beijos!!!
2006-11-03 07:47:11
·
answer #6
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
Não sei qual o sentido que você dá a esta palavra. Mas tudo no Universo é dual. Você já reparou? Só existe a sombra porque existe a luz. Só existe o frio porque existe o calor. E assim por diante. Se Deus existe, o Diabo também existe. Se os anjos existem, os demônios também. Cabe a cada um de nós escolher em que lado queremos ficar. Não se pode servir a dois senhores.
2006-11-03 07:36:58
·
answer #7
·
answered by DannyPetersen 5
·
0⤊
0⤋
Há sim! Eu mesmo sou UM vocês acreditam ?
2006-11-03 07:35:26
·
answer #8
·
answered by Elvis Nanuque-MG 3
·
0⤊
0⤋
Nesse sentido e em muitos outros. Qualquer comportamento que seja considerado de desvio quanto a um ato tido como sacramental será obra de um demônio. Se espiritual, demônio espiritual. Se material, demônio material. O demônio tem personificações várias.
2006-11-03 07:33:06
·
answer #9
·
answered by Rebasq 4
·
0⤊
0⤋
Segundo Edgar Morin escritor frances que publocou o livro Meus demonios, todos tem seus dias de ira e são passiveis de ficar endemoniados.
2006-11-03 07:33:02
·
answer #10
·
answered by Pedro40 1
·
0⤊
0⤋