English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo a Bíblia, o homem veio diretamente de Deus. Segundo a ciência, ele veio de incontáveis evoluções de seres mais primitivos. Esse é só um dos muitos conflitos entre religião e ciência. E você? Acredita que é impossível a convivência pacífica dessas duas correntes, ou acha que trata-se apenas de descobrirmos um ponto comum entre elas? Afinal, o homem pode ser fruto da evolução, mas quem criou a primeira bactéria, a primeira molécula ou o primeiro átomo?

2006-11-03 04:07:53 · 102 respostas · perguntado por Rodrigo Oliveira 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

102 respostas

A física quântica está muito perto disso. Digamos que estão comprovando o que Platão dizia, ao afirmar que nada do que vemos é, na verdade, o que pensamos ser.
Existem três elementos no universo: matéria, espírito e Deus. Tirando Deus, que está muito acima da nossa compreensão, podemos estudar os outros dois.
Acontece que a matéria é, na verdade, energia em estado alterado. Ocorre que a ciência esta cada vez mais perto de conceituar a matéria de que são formados os nossos perispíritos.
A maioria dos espíritas é dualista, diz que existe um plano espiritual e um material.
Se formos ver, o espírito nunca está sem um envoltorio material, o perispírito.
Tudo é matéria em estados distintos. Quando Einstein fala que E=mc2 ele está afirmando isso. Energia pode virar matéria e vice-versa, depende da aceleração.

Resumindo: as duas, ciência e religião, tendem a dar as mãos, mais cedo ou mais tarde.

um fraterno abraço,
Luci

2006-11-03 06:23:29 · answer #1 · answered by Luci 3 · 0 1

Fé religiosa e racionalismo da ciência podem caminhar juntos

Um cientista pode ser uma pessoa religiosa? Para quatro cientistas entrevistados pela ComCiência a resposta é sim. Eles acreditam que este binômio não é conflitante e que é possível conciliar o racionalismo da ciência com a fé religiosa. A discussão é antiga, mas nem sempre as relações entre ambos foram conflituosas, nem na área acadêmica nem na área religiosa. A partir do momento que a ciência moderna, que apareceu no Ocidente no século XVII, se apoiou na observação do mundo, houve uma aparente ruptura entre aquilo que os livros sagrados diziam e aquilo que era observado na natureza.

Com a publicação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859, foi estimulada uma nova visão sobre a criação do mundo: não mais aquela de que tudo teria sido criado ao longo de um determinado período, como ensinava a Bíblia. Desde então, muitos cientistas acataram essa nova visão do mundo e passaram a ter uma relação antagônica com a fé, como mostram três pesquisas desenvolvidas ao longo do século XX.

Leia este artigo você vai gostar!

2006-11-03 04:48:29 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 3 1

procure estudar o espiritismo de allan kardek. que inclui ciência religião e filosofia.você encontrara todas as perguntas que não quer calar dentro de você. é impressionante. não quero que você mude de religião, só estudar a do kardek
abraço

2006-11-03 04:44:03 · answer #3 · answered by SeMenTe EsTeLaR 6 · 2 0

Uma completa a outra.
Quando Einstein não conseguia explicar alguma coisa ele dizia que era milagre. Obra de Deus!

2006-11-03 04:23:20 · answer #4 · answered by João José da Silva 4 · 3 1

Não, não é possível conciliar as duas coisas.

Uma trata de fatos reais, provas palpáveis, conclusões baseadas em evidências cabais e indiscutíveis. A outra se baseia em mitos.

O ponto em comum entre as duas é a necessidade do homem em explicar fatos do meio ambiente que ele desconhece. Uma vertente usou o mito, que nada mais é que uma forma de poder, a outra buscou observar e conjecturar de forma razoável e chegar a uma conclusão plausível.

Quanto a 1ª forma de vida, a geração foi espontânea, nos anos 50 foi sintetizado e Guanina e a Citosina, dois ácido nucleicos que são a base do D.N.A. apenas simulando em ambiente fechado (dentro de frascos de vidro lacrados) as prováveis condições dos primórdios da terra. E usaram apenas água, enxofre, nitrogênio, e outros elementos simples e deram descargas elétricas nesta mistura.....EUREKA! eis a vida.... sem varinha de condão ou algo que o valha.

2006-11-03 06:07:44 · answer #5 · answered by Bicho 3 · 1 0

definitivamente não, porque elas se contradizem!!

2006-11-03 05:41:19 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

acho que ñ ,a ciência se move pela dúvida e a religião se paralisa pela certeza!

2006-11-03 05:27:47 · answer #7 · answered by Atanásio 6 · 2 1

eu sou um estudante da biblia, e para mim conciliar a ciencia com a biblia é muito importante.
Isto nao quer dizer que ela esteja errada sobre fatos como a criacao.
nao acredito que Deus tenha criado tudo em dias de 24 horas, até pq nao existia dias a terra nao existia etc...
temos de estudar a bilbia com um senso critico que se armonise em querer saber a verdade e nao baseado em conceitos pre formados sobre costumes e modo de vida.

TENHO UMA ACUSACAO SERIA CONTRA AS RELIGIOES!
ELAS MENTEM A RESPEITO DO CRIADOR TIRANDO DAS PESSOAS O DESEJO DE CONHECE-LO.

QUEM QUER CONHECER UM DEUS QUE PREDESTINA AS PESSOAS POR EXEMPLO?
MENTIRAS COMO O INFERNO
MENTIRAS COMO A VIDA APÓS A MORTE
MENTIRAS COMO A IMORTALIDADE DA ALMA Ezeq18:4
MENTIRAS COMO DE QUE DEUS TOLERA A MALDADE

É LAMENTAVEL ALGUEM ACREDITAR NESTAS COISAS!
ALÉM DE NAO TER LOGICA NEHUMA UM DEUS DE AMOR PROVAR ALGUEM POR PROVOCAR MAL ALGUM, NAO CARACTERISA ELE COMO DEUS TAIS ATITUDES.

EU ACREDITO EM UM DEUS QUE NO MOMENTO ESTA PERMITINDO A SOCIEDADE HUMANA PROVAR QUE PODE ANDAR COM AS PROPRIAS PERNAS A ALTISSIMO CUSTO, MAS COMO NAO ESTAMOS CONSEGUINDO LEVAR A VIDA SEM ELE, VAI TER QUE SER ASSIM COMO SE PEDE NA ORACAO DO PAI NOSSO "VENHA A NÓS O VOSSO REINO" POIS O NOSSO REINO (GOVERNO) NAO E NEM NUNCA DEU CERTO. nao é do homem o dirigir o seu passo.

pesoas inteligentes nao fecham os olhos aos fatos e estao sempre abertas ao raciocinio.

2006-11-03 05:27:36 · answer #8 · answered by Alexandre P 4 · 1 0

Claro,
Se a religião acompanha a evolução científica ou não agride a ciência com superstições, dogmas, crendices, lendas, acho que é perfeitamente possível. Penso que vc pode ter uma visão científca e ao mesmo tempo religiosa acerca da vida, da divindade e do mistério de estarmos aqui. A realidade é a divindade e creio que somos seres potencialmente transformadores quando imbuídos de fé.
Temos então que discernir onde depositamos nossa fé e perceber que tudo o que percebemos, julgamos e processamos depende de nossa mente.

2006-11-03 05:26:20 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Não só é possível como já foi feito.
Há muitos casos em que a Religião completa a Ciência,
assim como a Ciência completa a religião.
Apesar de a Bíblia retratar que nos últimos tempos a ciência
se voltaria contra o reino de Deus, ela a mostra também como
uma aliada na comprovação da atuação divina.
Por exemplo, há dois episódios Bíblicos interessantes: em que o dia pára e o tempo volta.
Somando esse tempo, daria exatamente 24 horas de atraso no universo, um dia inteiro!
Difícil de se provar, certo?
Errado.
Cientistas, brasileiros inclusive, que trabalharam na NASA, descobriram ao mexer em um computador que simula o movimento das estrelas no passado que em dois momentos, o tempo foi alterado no espaço.
A única explicação que eles conseguiram achar para o fato, tão curioso, foi a passagem Bíblica que fala sobre ''o dia de Josué''.
Nesta passagem, Josué pede a Deus que faça o dia parar para que ele pudesse vencer seus inimigos antes do anoitecer.
Em outra passagem, Deus volta o tempo em algums horas, como sinal para um dos reis daquela época, que não acreditavam em seu poder.

Devemos lembrar também, para os que acham impossível conciliar Deus e Ciência, que Moisés, antes de ter um encontro com Deus, era mestre em todas as faculdades egípcias de seu tempo, um cientista muito estudado.
Poucas pessoas desconhecem esse fato.
No entando, apesar de todo o seu conhecimento mundano, ele nunca duvidou da existência de Deus ou deixou de atender ao seu chamado.

Devemos acreditar na ciência com a nossa razão.
E em Deus com a nossa fé.
Portanto, podem ser conciliados.

Mas a questão é:
Porque ainda há pessoas que usam de um para acabar com o outro?

2006-11-03 05:21:23 · answer #10 · answered by Camilinha da Nity 1 · 1 0

sim acredito q se possa unir os dois

2006-11-03 04:35:49 · answer #11 · answered by Prick 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers