English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vc e um(a) medico(a), tem em sua responsabilidade um criança(ou idoso)
precisa fazer uma cirurgia, e é nescessario uma transfusão de sangue, a
familia,por conceito religioso não permite tal ato,vc deixaria a responsabilidade com a familia, ou iria prevalecer o juramento de hipocrates?

2006-11-02 23:11:16 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Medicina Alternativa

8 respostas

È uma situação muito complicada!!Eu com certeza seguiria meu juramento,e se a própria pessoa tivesse condições de responder eu perguntaria a ela!!!Se não,com certeza faria a transfusão!!Não consigo entender uma religião,que não tenha como prioridade o bem estar de seus adeptos!!!

2006-11-02 23:35:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A galera já deu a informação suficiente.

2006-11-03 16:24:34 · answer #2 · answered by Bacana 3 · 1 0

Existem leis e normas que regulam a situação, mas é a ética quem vai nortear a consciência do médico neste momento.

Eu faria da seguinte forma:

Se soubesse extra oficialmente que a família não permitiria a transfusão, omitiria esse fato dos parentes e só avisaria depois do ocorrido, de forma que eles não pudessem impedir.

Mas se o fato fosse oficial, recorreria até a última instancia para conseguir a transfusão, mas se não conseguisse, teria que respeitar as normas e procedimentos legais.

2006-11-03 07:34:10 · answer #3 · answered by Wagner S 6 · 1 0

É complicado.
Eu conheço essa crensa, que diz que o sangue é sagrado e ele deve voltar para a terra que foi de onde ele venho. Esse foi o pacto feito entre deus e Abraão se não me engano "Podes se alimentar da carne de todos os animais que esta terra habitam, mas o sangue deve retornar a mim, pois o sangue é sagrado") mais ou menos isso.

A questão é que segundo essa crença, se a pessoa receber transfusão ela não reberá a salvação, nem as pessoas que autorizaram.

Mas nesses casos, a transfusão, não é o único meio de salvar um paciente que necessita. Na verdade a transfusão de sangue é o meio mais anti higiênico e barato de se salvar alguém. Existe métodos de diluição do sangue com soro e proteínas sintéticas, etc...Os religiosos que se apoiam nessa crença portam uma cateirinha explicando que não aceitam de maneira alguma a transfusão, e dizendo que aceitam, qualquer um desses métodos alternativos, que dever ser 2 ou 3.

Isso é...se o paciente morreu, não foi só porque não foi aceito a transfusão, mas também porque o médico por algum motivo não utilizou os outros métodos.

2006-11-03 07:28:02 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Se o paciente está consciente do risco e opta por não fazer um tratamento recomendado respeita-se o paciente.
Não se pode obrigar ninguém a fazer um tratamento que por um opção informada não deseja fazer. Pode no máximo lamentar a ignorância.
No caso de inválido/menor/dependente e no caso de emergência/urgência faz-se o tratamento que julgar adequado mas sempre pensando em não prejudicar mais que a doença.
Tem-se que ter sempre em mente que a obstinação terapêutica em tratar algo irreversível não beneficia ninguém.

2006-11-03 07:25:25 · answer #5 · answered by Du 3 · 1 0

Segundo a Lei o paciente tem direito de escolhero melhor tratamento para ele...Transfusão de sangue não garante a sobrevivencia do paciente e há outros métodos mais eficazes e de pós operatório mais curto... com menor risco para os pacientes, mas não há investimento e muitos médicos ainda sãopreconceituosos com este tipo de tratamento...

2006-11-03 07:21:37 · answer #6 · answered by Leønardø CRF 6 · 1 0

A responsabilidade é de quem tem em mãos esta vida. Em caso extremo eu faria a transfusão caso não tivesse ninguem da familia. Se a família não permitisse essa responsabilidade deixaria de existir pra mim, mas ficaria com a consciência pesada por não ter cumprido com minhas funções por ignorância dos familiares.

2006-11-03 07:20:41 · answer #7 · answered by hamjomix 5 · 1 0

-seguiria meu juramento
ainda porque já foi criada no Brasil uma lei que permite em caso de vida ou morte o profissional a fazer a transfusão
isto aconteceu depois que uma menina de 13 anos faleceu por que sua familia não permitia

2006-11-03 07:16:58 · answer #8 · answered by paceyr 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers