English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Está em Mateus - cap.9 v 14;17. Eu não entendi o significado daquele diálogo com os discípulos de João Batista. Vale 10 pontos a melhor explicação, ok?

2006-11-02 21:24:59 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

JÁ SE passou quase um ano desde que Jesus celebrou a Páscoa de 30 EC. No momento, João, o Batizador, já está preso por vários meses. Embora João quisesse que seus discípulos se tornassem seguidores de Cristo, nem todos aceitaram.

Alguns destes discípulos do encarcerado João chegam-se então a Jesus e perguntam: “Por que é que nós e os fariseus praticamos o jejum, mas os teus discípulos não jejuam?” Os fariseus praticam o jejum duas vezes por semana, como rito de sua religião. E os discípulos de João talvez adotem um costume similar. É também possível que jejuem por lamentarem o encarceramento de João e que se perguntem por que os discípulos de Jesus não se juntam a eles nesta expressão de pesar.

Em resposta, Jesus explica: “Será que os amigos do noivo têm razão para prantear enquanto o noivo está com eles? Mas, virão dias em que o noivo lhes será tirado, e então jejuarão.”

Os discípulos de João devem lembrar-se de que o próprio João chamou Jesus de Noivo. Portanto, enquanto Jesus está presente, João não acharia correto jejuar, nem os discípulos de Jesus. Mais tarde, quando Jesus morre, seus discípulos pranteiam e jejuam. Mas, quando ele é ressuscitado e ascende ao céu, não têm mais motivo para jejuar de pesar.

A seguir, Jesus conta as seguintes ilustrações: “Ninguém costura um remendo de pano não pré-encolhido numa velha roupa exterior; se o fizer, a sua plena força o arrancará dela, o novo da velha, e o rasgão ficará pior. Também, ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho rebentará os odres e se perderá tanto o vinho como os odres. Mas, põe-se vinho novo em odres novos.” Que relação têm estas ilustrações com o jejum?

Jesus estava ajudando os discípulos de João, o Batizador, a reconhecer que ninguém deve esperar que seus seguidores se harmonizem com as antigas práticas do judaísmo, tais como o jejum ritual. Ele não veio para remendar e prolongar antigos e superados sistemas de adoração, que estavam prestes a ser descartados. O cristianismo não seria ajustado ao judaísmo daqueles dias, com suas tradições de homens. Não, ele não seria como um remendo novo numa roupa velha ou como vinho novo num odre velho.

2006-11-02 21:30:18 · answer #1 · answered by miguelper2001 2 · 1 0

?

2006-11-03 08:03:25 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

"Miguelper 2001"ja falo tudo o que eu iria te esplicar, neste caso é inútil repetir, leia com atençção sua explicação, que está descrito exatamente como está na bíblia no entanto é verdadeira!!!
Fique com Deus amigo, tchau!!

2006-11-03 06:13:26 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Novo e velho (Mat.9.16-17): Essas duas ilustrações extraídas do cotidiano sugerem a impossibilidade de ajuste da mensagem de Jesus ao judaísmo do século I. Jesus clamava por uma nova perspectiva sobre o pecado, sobre o perdão e sobre a transformação.

Deus te abençoe, espero que apareçam mais perguntas desse tipo aqui no Yahoo.

2006-11-03 05:57:29 · answer #4 · answered by Moreno 4 · 0 0

Quer dizer que enquanto Jesus está no meio dêles, é tempo de se alegrar e não de fazer sacrifício. O Jejum significa sacrifício, privação de um desejo carnal para purificação do espírito. Ora, na presença de Jesus, toda a purificação se faz presente, já que Êle é o filho de Deus. Entretanto, dias virão em que lhes será tirado o noivo.... e a sua presença exigirá de nós, um exercício de purificação ... e nesses dias hão de jejuar!. Assim, na semana santa, onde recordamos a morte de Jesus (a retirada do noivo....) a igreja nos recomenda o jejum. É a experiência da privação do alimento material, para nos alimentarmos do verdadeiro alimento da alma. Vinho novo, em odres novos.... remendo novo em roupa nova.... Deus presente no coração purificado, arrependido, contrito, perdoado, preparado para receber Jesus sacramentado. Assim..."ambos se conservam..." ! -nosso coração em Deus, e Deus em nosso coração.

2006-11-03 05:45:26 · answer #5 · answered by Calib 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers