English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para quem trabalha todos os dias com ele e não tem como mudar de profissão.

2006-11-02 09:53:44 · 14 respostas · perguntado por CSS™ 7 em Saúde Saúde e Bem-Estar Dor e Gerenciamento da Dor

14 respostas

TENDINITE - A DOENÇA DA INFORMÁTICA

1 - Introdução

José era um verdadeiro gênio em resolver problemas de informática. Quando operava seu terminal de computador, mal percebia as horas passarem. Com o tempo, começou a perceber que seus dedos apresentavam queimação e dores. Primeiramente, o desconforto acontecia nos finais de expediente, depois, surgiu com freqüência pela manhã. José percebeu que estava perdendo habilidade e produtividade, além de ficar bastante incomodado com as dores. Muitas vezes, dava conta que estava olhando o relógio seguidamente, aguardando que soasse o bendito sinal de saída. Sentiu que deveria partilhar seu problema com alguém, mas, com apenas 35 anos de idade, seria embaraçante ter que admitir uma deficiência física.

José, aqui, representa um crescente número de pessoas que sofrem da Síndrome do Túnel Carpal. O mais destacado membro da família dos distúrbios do movimento, a S.T.C., cresce em alarmantes taxas nos locais de trabalho de países como os Estados Unidos por exemplo. O problema é enfrentado por trabalhadores da construção civil, músicos e motoristas de caminhão, bem como pessoas que costuram, e em grande número aqueles que operam computadores e equipamentos da automação bancária.


2 - Qual é a causa ?

O ligamento carpal cruza o punho e forma um pequeno túnel. Através desse túnel passam tendões que vão até os dedos e o nervo mediano, que atende o polegar, os primeiros dois dedos e metade do terceiro dedo. Todo mundo tem o túnel carpal. Essa é a estrutura anatômica normal. O túnel em sí mesmo, não é o problema. A dificuldade, a síndrome, surge quando os tendões incham dentro do pequeno espaço do túnel. Essa anormalidade produz queimação, formigamento, entorpecimento, espasmos musculares, dores nas mãos e nos dedos. A principal causa de tal inflamação é a intensa e contínua movimentação dos dedos. Alguém que trabalhe o dia inteiro tricotando, ensaiando e tocando (piano e teclado), digitando, são os principais candidatos à S.T.C.



3 - O Tratamento é Variável

O que pode ser feito pela pessoa que sofre desse problema? Para sintomas leves ou moderados, a primeira linha de tratamento é colocar, à noite, uma tala na mão afetada. A tala posiciona a mão para que haja melhor espaço no túnel, impedindo pressões na mão e no punho durante o sono, ocorrência que contribui para o agravamento do problema. Para outros pacientes no entanto, recomenda-se o uso constante da tala, por causa do incômodo das dores. Tais pacientes por vezes necessitam da ingestão de antiinflamatório via oral. Havendo ainda às vezes, a necessidade de ministrar cortizona no túnel carpal, tratamento clinicamente prescrito para pacientes que precisam evitar a cirurgia, como, por exemplo, mulheres grávidas.

Por fim, chega-se a necessidade de intervenção cirúrgica, para que evite uma paralisia irreversível. Tal cirurgia faz-se por incisão na palma da mão, de mais ou menos 3 por 4 cm. ("Os comentários acima foram extraídos da reportagem assinada por Josephine Benton - Revista Vida e Saúde - Pag. 04 - Julho/92 - Nº 07".)


4 - Produtos adequados para prevenção

Percebe-se pois que, o melhor tratamento é, sem dúvida, o preventivo. Este tratamento pode ser feito através de exercícios da musculatura do punho e dedos e adequando posicionamento correto durante a atividade, que pode ser obtido c/ a utilização de talas imobilizadoras . Tais (talas) estão disponíveis no mercado, nas seguintes opções: Em plástico resistente, fecho em velcro e barbatanas plásticas; em tecido resistente, duplo, fecho em velcro barbatanas plásticas, lavável; também em elástico, tecido bege e neoprene fecho em velcro, barbatanas plásticas moldadas, lavável.


5- Comentários finais

Ainda a melhor forma de tratamento é o feito sob orientação medica e profissionais de reabilitação em geral. Só eles estão aptos para indicar e prescrever o tratamento aos usuários de equipamentos ligados a era da informática.


valeu

2006-11-04 02:38:37 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 0

Use periféricos ergonômicos como uma "base para mouse com apoio para pulso com gel", bases para teclado, luvas próprias, etc. No entanto, para quem trabalha e já está sentindo dores, é melhor procurar um médico.

O cotovelo (geralmente o do braço que não usa o mouse) também requer cuidados caso fique sempre apoiado em algum lugar, podendo causar dores fortes a curto prazo.

Use um bom mouse, que não fica "tremendo", nem seja duro, pesado ou "escorregue" ao levar de uma lado para outro. Talvez uma base adequada já resolva.

Eu sou cientista da computação e fico em média 6 horas por dia usando o computador. A única coisa que faço é usar um bom mouse e um apoiador com gel para o cotovelo. Meu problema maior são as costas.

Abraço ;)

2006-11-02 10:21:29 · answer #2 · answered by Diego S. 1 · 2 0

Caro amigo, vc deve fazer fisioterapia, imobilização do punho enquanto utiliza o mouse e de tempos em tempos pare e faça um alongamento que sentirá um alívio, e não deixe de procurar um ortopedista, boa sorte.

2006-11-04 00:16:01 · answer #3 · answered by tricolor 3 · 0 0

comece a apoiar seu braço em algum lugar quando estiver utilizando o mouse..

2006-11-02 21:28:16 · answer #4 · answered by dedeh... 1 · 0 0

Eu estava assim troquei o descanso do mause um novo que saiu agora com uma bolsa de gel que apoia o pulso assim a mão fica na mesma proporção do braço então ñão força o braço melhorei 90%

2006-11-02 11:47:54 · answer #5 · answered by Amiga Pity 2 · 0 0

Faça exercícios periodicamente [meia em meia hora]
alongue os dedos
massageie suas mãos e braços

melhora bastante
^^

2006-11-02 10:11:07 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Particularmente, estava vodido em razão de uma forte dor no ombro esquerdo, causada pelo uso e postura errados diante do teclado, computador, mouse, etc.

Tomei PIROXICAM (uma cápsula ao dia), durante cerca de 10 (dez) dias e me senti bem melhor. É um anti-inflamatório para artrite e dores similares.

COMO NÃO SOU MÉDICO, recomendo-lhe informar-se sobre esse medicamento e ver se você não tem nenhum tipo de reação alérgica ao seu uso.

O ideal, mesmo, é procurar ajuda médica, evitando tomar remédios à base de cortisona, pois causam algumas reações indesejáveis.

2006-11-02 10:07:22 · answer #7 · answered by arthurgoncalvesfilho 4 · 0 0

Existem exercícios de alongamento específicos para quem trabalha com computador. Fazer alongamento a cada 2 horas evita dor e outros problemas.

2006-11-02 10:06:43 · answer #8 · answered by ddelund 7 · 0 0

bah você deve ta usando de maneira errada, eu fico o dia inteiro com a mão no mouse e nunca senti dor.
segue as dicas da resposta a cima.

2006-11-02 10:06:03 · answer #9 · answered by Anderson Bairos 2 · 0 0

olive o fundamental quando você esta usando o mause e apoiar o "Cotovelo" esses baukos não fazem uma mesa para quem trabalha em computador. Isso pode te causar uma tendinite.

2006-11-02 09:56:53 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers