English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Nesse site vc encontra tudo sobre esse assunto.
clique: http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=Cushing&CurrentPage=0&LibDocID=3832

2006-11-02 05:41:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

é muito perigoso,fiz curso de farmacia e tudo que é ingerido sem receitoario é perigoso ,nosso organismo,é sensivel e não merece ser maltratado com tal medicamento sem uma doença,o resto o pessoal ja te respondeu,abraços,e nao use sem realmente necessitar de tal medicamento

2006-11-02 09:03:33 · answer #2 · answered by Vanessa D 2 · 1 0

Usados há mais de 50 anos nos tratamentos tópicos de doenças da pele, os corticosteróides, ou corticóides, podem ser uma arma poderosa e, ao mesmo tempo, perigosa. Os efeitos colaterais do uso de corticóides começaram a ser percebidos clinicamente nos anos 60 e no começo dos anos 70, quando havia menos preocupação com o uso tópico da substância e a prescrição era mais usual.

Os primeiros resultados foram animadores: muitas lesões desapareciam com o tratamento. Porém, os altos índices de efeito rebote despertaram os cientistas para os possíveis efeitos colaterais das aplicações.

Os corticóides ou, mais precisamente, os glicocorticóides são hormônios produzidos pela glândula supra-renal e são responsáveis por mecanismos de equilíbrio do organismo. Têm um efeito inibidor sobre as células de defesa, provocando uma reação antiinflamatória. São imunossupressores e antimitóticos. Por isso, são usados em quadros em que há, por exemplo, a presença de lesões inflamatórias, dores e hemorragias.

Quando aplicados sobre a pele reduzem o crescimento das células da derme. Agem sobre o tamanho e o número de células no local, reduzindo o processo inflamatório.

Na psoríase, doença em que ocorre uma superprodução de células da pele, o uso de corticóides tópicos foi, no passado, fortemente indicado. O que se observa até hoje é o quadro clássico do rebote: as lesões desaparecem, mas muitos pacientes apresentam posteriormente uma recidiva piorada em relação ao episódio anterior.

Outro grave efeito dos corticóides aparece logo nos primeiros dias e tende a piorar com a continuidade da aplicação: é o afinamento da derme, que ocorre não só nos níveis superiores como também nos mais profundos. A epiderme se torna mais rosada e pode haver telangiectasia, ou seja, dilatação permanente das paredes de pequenos vasos sangüíneos, tornando-os mais visíveis.

Comprovadamente, os corticóides diminuem a atividade dos fibroblastos, células que constituem a base do tecido conjuntivo e que, por diferenciação celular, dão origem a fibras, colágenos e tendões.

Hein e Krieg foram os primeiros a relatar a ação dos corticóides na diminuição da síntese de proteína, o que, na pele, resulta em perda de suporte dérmico. Isso pode levar ao aparecimento de estrias e à atrofia muscular.

Com o afinamento das camadas superiores da derme, a elastina acaba se fragmentando e as fibras mais profundas juntam-se em uma rede de células mais compacta e densa, dando forma à estria, que é permanente.

Os estudos mostram que durante o uso de corticóides tópicos há degradação do colágeno, outra fibra importante do tecido conjuntivo. O colágeno representa mais de 30% da proteína total do organismo e é responsável por diversas funções, como a de manter a firmeza dos tecidos. Quando os níveis de colágeno estão baixos, a pele fica mais suscetível à perda de elasticidade e ao surgimento de rugas.

A associação dos corticóides aos receptores andrógenos favorece o aparecimento ou agravamento da acne, uma outra ocorrência freqüente.

Pesquisa-se ainda se alguns dos sintomas mais imediatos na aparência da derme, como o ressecamento, são causados pela influência dos corticóides nos mecanismos de equilíbrio do percentual de água no organismo.

O prolongamento do tratamento pode causar dose-dependência e resistência ao medicamento. Podem ainda ocorrer efeitos decorrentes da absorção sistêmica. Nesses casos, o corticóide pode causar osteoporose, catarata, ganho de peso, intolerância à glicose e hipertensão arterial. Pode ainda prejudicar a absorção de cálcio pelos intestinos e reabsorção pelos rins.

Todos os dermatologistas estão cientes de que o uso de corticóides tópicos pode ser acompanhado de reações colaterais indesejadas. Por isso, antes da prescrição, é preciso analisar conscientemente os benefícios e os possíveis efeitos colaterais, comparando-os com as novas opções de tratamento, como os medicamentos com base na acitretina e no calcipotriol.

2006-11-02 06:44:18 · answer #3 · answered by nic 4 · 1 0

CORTICÓIDES, são medicamentos baseados em Hormônios, que o corpo produz mjuitas vezes, através das Glândulas supra-renais.
Servem para controlar funções vitais, tais como:
-Quantidade de água no organismo.
- Circulação..
- Produção de Hormônios.
Deve-se saber que o uso inadeguado de corticóides podem causar problemas no Metabolismo, e no caso de estar em tratamenmto com cor5ticóides pade até causar a morte.
CONTINUANDO:
- Aumento a quebra de proteínas, para que sejam transformadas em Glicose pelo fígado;
- Aumentam gordura sanguínea para ser utilizados pelos tecidos de produção de energia.
Enfim, é um hormônio que propicia condiço~es para que o nosso organismo responda estresses de diferentes causas, tais como:
- INFECÇÕES - LESÕES TRAUMÁTICAS -
- QUEIMADURAS - HEMORRAGIAS - DORES -
- SITUAÇÃO DE MÊDO, etc. etc. etc.
Sua ausência nessas situações, pode levar ao colapso circulatório ou ENDOCRINO-METABÓLICO (Falta de Energia) e morte subsequente.

2006-11-04 01:44:44 · answer #4 · answered by AGUIA2007 5 · 0 0

olha corticoide, é uma substancia muito perigosa. Mas tem seus objetivos que é a desinflamar, e usado para quem tem problemas respiratórios. Os mé dicos geralmente receitam em ultimo caso pois este medicamento ataca o fígado e pâncreas.pra vc entender é como se matasse uma mosca com tiro de canhão, existem outras medicações que não são tão perigosas e que as vezes dão resultados. Corticoides ou Corticoroides vc deve ter muito cuidado.Liga para uma farmácia e pergunta sobre um corticoide famoso de nome DIPROSPAM
esse medicamento é tomado (para quem precisa ) de 6 em 6 meses. pra vc ver o tanto que ele é forte, ainda por cima te ataca a estrutura óssea.
abraços

2006-11-02 08:52:18 · answer #5 · answered by Só Saúde 2 · 1 1

Corticóides são medicamentos baseados em hormônios que o corpo humano produz, muitas vezes, através das glândulas supra-renais.

Os corticóides são responsáveis por diversos mecanismos regulatórios que proporcionam, em última análise, um equilíbrio orgânico diante das diversas situações de estresse que o organismo se depara no dia-a-dia. Assim resumindo, suas funções são:

- Metabolismo intermediário dos açúcares, gorduras e proteínas: eles aumentam a quebra de proteínas para que sejam transformadas em glicose pelo fígado, produzindo assim, a melhor fonte de energia utilizada pelo organismo. Levam, por isso, a um aumento da glicose sangüínea. Levam também a um aumento das gorduras sangüíneas, para que possam ser utilizadas pelos tecidos na produção de energia. Ou seja, ele disponibiliza ingredientes ao corpo humano, para produção de energia.

- Mantém o tônus dos vasos sangüíneos: sem eles, os vasos se dilatam e o sangue não consegue chegar aos órgãos levando a um colapso circulatório, parada cardíaca e morte;

- Tem também uma ação no volume de água corporal que é menor que os mineralocorticóides.

- Têm um efeito inibidor das células de defesa do organismo o que leva a propriedades antiinflamatórias. Esse é o principal efeito utilizado no seu uso exógeno (através de remédios).

2006-11-02 05:38:19 · answer #6 · answered by sheynecris 2 · 1 1

são poderosos antiinflamatórios, são usados em diversos casos e uso deles faz a pessoa inchar e ter uma fome de leão.

2006-11-02 08:04:14 · answer #7 · answered by betucha 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers