English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Seguindo a ordem acima.

Importância: Na engenharia genetica usados com vetores para transgenicos; base da cadeia alimentar aquatica ( o verdadeiro pulmão do mundo ); controle de bactérias ( os fagocitos ); decompõem a materia organica; usados na eng. genetica tbm e para fazer vacinas

Malefícios: doenças ( amebíase e giardíase ), toxidade para animais no caso das vermelhas em excesso; doenças, micose, doenças tbm.
Benefícios:material de facil reprodução para estudos cientificos; algumas algas podem ser utilizadas na alimentação; a maioria mantém o sistema imunologico atento e ativo; alimentação e antibioticos; funcionamento da folra intestinal animal.

2006-11-02 01:52:19 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

poe like

2017-03-12 17:44:21 · answer #2 · answered by Damaris Agata da S 2 · 1 0

Os MICRORGANISMOS são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu e, para enxergá-los, precisa-se da ajuda de um MICROSCÓPIO, que nada mais é do que um instrumento que aumenta a imagem de um objeto através de um sistema de lentes. Dentre os seres microscópicos, tem-se as BACTÉRIAS, alguns FUNGOS (leveduras e bolores), os PROTOZOÁRIOS, as ALGAS microscópicas e os VÍRUS (estes últimos são tão pequenos que para enxergá-los é preciso usar microscópio eletrônico).



ONDE OS MICRORGANISMOS VIVEM?

Os microrganismos encontram-se distribuídos em praticamente todos os lugares da natureza. Estão no ar, na água (mares, rios, lagos e água subterrânea) e no solo. Podem ser encontrados em maiores quantidades em lugares onde existe grande quantidade de alimentos (matéria orgânica e inorgânica), umidade e temperatura apropriada para que possam crescer e se reproduzir.



COMO SÃO OS MICRORGANISMOS?





Flexibacter sp.
Bactéria encontrada nos sedimentos (x730)

BACTÉRIAS: São seres unicelulares, procarióticos e microscópicos, que podem viver em qualquer ambiente. A maioria das bactérias aquáticas não ultrapassa 1 micrômetro (µm), embora algumas delas possam medir vários micrômetros. Para você imaginar qual é o tamanho de um micrômetro, pegue uma régua e olhe quanto mede um milímetro; agora, imagine este um milímetro dividido por mil. Pois é, cada uma das divisões resultantes mede um micrômetro. As bactérias recebem nomes especiais, de acordo com suas diferentes formas. Se o formato é esférico, são chamadas cocos. Estes podem estar isolados ou viver em grupos. Se tem forma de bastonete, são chamadas de bacilos. Se a forma for de espiral, chama-se espirilo. Caso a bactéria se assemelhe a uma vírgula, denomina-se vibrião. Quanto à respiração, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias. Chamam-se aeróbias as que fazem uso do oxigênio. As anaeróbias vivem na ausência desse gás, e são encontradas principalmente no sedimento (fundo) de ambientes aquáticos. Quanto à nutrição, as bactérias obtêm seu alimento de matéria orgânica morta, animal ou vegetal, e são chamadas de saprófitas. Há espécies de bactérias que produzem o seu próprio alimento, o que pode ser feito por fotossíntese ou quimiossíntese. Até os anos 80 já haviam sido descritas cerca de 2020 espécies.



Protozoário ciliado - Paramecium multimicronucleatum
(SEM x1600) - Foto de Dennis Kunkel

PROTOZOÁRIOS: São protistas unicelulares e eucarióticos, que ocorrem como células isoladas ou em colônias de células, e apresentam dimensões predominantemente microscópicas (4µm a 350µm). Os protozoários podem ser dividos em quatro grupos: ciliados , amebas (ou sarcodina), flagelados (ou mastigóforos) e esporozoários (protozoários parasitas). A maioria deles é desprovida de clorofila, embora alguns apresentem algas simbiontes, como é o caso de Paramecium bursaria. Assim como as bactérias, os protozoários podem ser aeróbios ou anaeróbios, exibir vida livre ou associar-se a outros organismos. A locomoção é um critério muito importante na diferenciação dos grupos de protozoários. Estes podem se locomover por meio de pseudópodos, flagelos e cílios. Os protozoários se reproduzem assexuada e sexuadamente.



Hifas de fungos aquáticos - Oomycete
(SEM x1760) - Foto de Dennis Kunkel

FUNGOS: São organismos eucariontes, podendo ser unicelulares ou pluricelulares. Os fungos unicelulares são chamados de leveduras, apresentam forma oval e são maiores que as bactérias. São heterotróficos e apresentam reprodução assexuada ou sexuada. A maioria dos fungos obtém seu alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos vegetais e animais mortos, sendo chamados de saprófitos. Podem ser parasitas, ou seja, vivem à custa de outro ser vivo, prejudicando-o ou podendo até matá-lo; podem estar associados a outros seres e ambos se beneficiam, sendo a relação chamada de mutualismo. Nos ambientes aquáticos são encontrados os Hyphomycetes, importantes na decomposição do material vegetal morto, e geralmente presentes em folhas e ramos de árvores que caem na água. Já foram descritas cerca de 10.000 espécies.



Alga microscópica - Cianobactéria filamentosa
Anabaena sp (SEM X 5000). Foto de Dennis Kunkel

ALGAS: São organismos eucariontes fotossintetizantes. Apresentam grande variedade de formas e se reproduz assexuada ou sexuadamente. As algas consideradas dentro da microbiologia são as unicelulares. As algas são abundantes tanto em águas doces quanto em águas salgadas. Como organismos fotoautotróficos são encontrados na zona eufótica (com incidência de luz) dos corpos de água. As algas são classificadas de acordo com a sua estrutura e seus pigmentos. As algas são muito importantes na cadeia alimentar aquática, pois produzem oxigênio (O2) e carboidratos, a partir de dióxido de carbono (CO2), que são utilizados por outros organismos da cadeia trófica.

As fotos usadas nesta sessão são de autoria de Dennis Kunkel. Quando na legenda aparece o termo SEM (scanning electron microscopy) significa microscopia eletrônica de varredura. O número que aparece depois significa a quantidade de vezes que a imagem foi aumentada. Visite a página de Dennis Kunkel na Internet. Vale a pena! http://www.denniskunkel.com/



CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS DE ACORDO COM SUA RELAÇÃO COM OXIGÊNIO

Os microrganismos podem crescer na presença ou ausência de oxigênio e, neste aspecto, podem ser classificados em:

Aeróbios: são os microrganismos que normalmente requerem oxigênio para crescer.

Facultativos: são os microrganismos que crescem na presença de oxigênio ou na ausência dele (anaerobiose).

Anaeróbios: são os microrganismos que ou crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio, os chamados de anaeróbios facultativos, ou morrem quando estão na presença deste gás; estes são os chamados de anaeróbios estritos.

Microaerófilos: são organismos aeróbios, porém somente crescem em concentrações de oxigênio menores que a do ar (entre 1% e 15%).



CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS DE ACORDO COM SUA DIVERSIDADE METABÓLICA

Os microrganismos necessitam de uma fonte de carbono (gás carbônico (CO2) ou carbono orgânico) e de uma fonte de energia (luz ou energia derivada da oxidação de compostos orgânicos ou inorgânicos). Os microrganismos que usam a luz como fonte de energia podem ser:

Fotoautotróficos: são organismos que usam a luz como fonte de energia e o carbono inorgânico (CO2) como fonte de carbono. São representados pelas bactérias fotossintetizantes (cianobactérias), bactérias sulfurosas púrpura (exemplo: Chromatium) e bactérias sulfurosas verdes (exemplo: Chlorobium), algas e plantas verdes. Existem cerca de 60 espécies de bactérias fotoautotróficas.

Fotoheterotróficos: usam luz como fonte de energia e compostos orgânicos (álcool, carboidratos, ácidos orgânicos, etc.) como fonte de carbono. São as bactérias verdes não sulfurosas (exemplo: Chloroflexus) e as bactérias púrpuras não sulfurosas (exemplo: Rhodopseudomonas ).

Os microrganismos que obtêm energia através da oxidação de compostos orgânicos ou inorgânicos podem ser classificados em:

Quimioautotróficos: usam os compostos químicos (gás sulfídrico (H2S), enxofre elementar (S), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2), nitrato (NO3-), nitrito (NO2-) e ferro (Fe2+) como fonte de energia e usam o CO2 como fonte de carbono.

Quimioheterotróficos: são organismos que usam compostos orgânicos como fonte de energia e de carbono. Este grupo inclui a maioria das bactérias, fungos e protozoários.

ok

2006-11-02 02:10:18 · answer #3 · answered by M.M 7 · 1 1

Não haveria vida se não houvesse o apodrecimento das matérias orgânicas para seu reaproveitamento pelas plantas.
Não dá para enumerar tudo, mas até nas industrias as bactérias são indispensáveis, principalmente qdo se necessita de fermentação. Os organismos que nos parecem ser apenas agressivos, tb possuem a sua função. Do mesmo modo que uma árvore doente é devorada por cupins e cede lugar para uma nova, nosso organismo passa pelo mesmo processo. Se estamos fracos, as bactérias tomam conta do nosso organismo e morremos, cumprindo o ciclo. Qdo uma epidemia ataca determinado animal, os fracos perecem e os os mais saudáveis sobrevivem e se reproduzem, criando indivíduos fortes. Só nós humanos agimos diferente. Um doente que sobrevive as custas de muito remédio, além de reproduzir indivíduos com tendência a essa doença, ele acaba criando microorganismos resistentes. Se os microorganismos estão ficando fortes e os humanos fracos, o destino é previsível.

2006-11-02 02:29:38 · answer #4 · answered by Helcio 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers