Segundo as Escrituras vc esta desejoso de uma obra excelente.
parabens...
*** w90 1/9 pp. 23-28 Está habilitado para servir? ***
Está habilitado para servir?
“Estarmos adequadamente habilitados procede de Deus.” — 2 CORÃNTIOS 3:5.
JEOVà DEUS e Jesus Cristo são trabalhadores. Disse Jesus: “Meu Pai tem estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando.” (João 5:17) Deus não aprova pessoas que se recusam a trabalhar; nem os que buscam responsabilidades para ganhar poder sobre outros. Na congregação cristã não há lugar para os indolentes e nem para os egoisticamente ambiciosos. — Mateus 20:25-27; 2 Tessalonicenses 3:10.
2 As Testemunhas de Jeová têm “bastante para fazer na obra do Senhor”, especialmente agora que tantas pessoas afluem ao “monte” da adoração verdadeira. (1 CorÃntios 15:58; IsaÃas 2:2-4) Há grande necessidade de homens espiritualmente habilitados para assumir responsabilidades na congregação. Sem ambição egoÃsta, tais homens exaltam a Jeová, não a si mesmos. (Provérbios 8:13) Sabem que Deus os ajuda a habilitarem-se para deveres congregacionais, assim como ele ‘adequadamente habilita ministros do novo pacto’. — 2 CorÃntios 3:4-6.
3 Hoje, como era entre os cristãos primitivos, homens são designados pelo espÃrito santo e por meio do sistema organizacional de Jeová a servirem como anciãos e servos ministeriais. (Atos 20:28; Filipenses 1:1; Tito 1:5) Os anciãos pastoreiam espiritualmente o rebanho de Deus, suprindo supervisão protetora. São ajudados por servos ministeriais, cujos deveres não envolvem diretamente a supervisão espiritual. (1 Pedro 5:2; compare com Atos 6:1-6.) Como o Filho de Deus, que veio para ministrar, tais designados desejam servir concrentes. (Marcos 10:45) Se você é um varão cristão, tem tal disposição?
Habilitações em Comum
4 Os requisitos para os a quem se confiam responsabilidades congregacionais são principalmente delineados pelo apóstolo Paulo em 1 Timóteo 3:1-10, 12, 13 e Tito 1:5-9. Ao considerarmos essas habilitações, algumas das quais se aplicam tanto a anciãos como a servos ministeriais, não as devemos encarar segundo as normas do mundo. Em vez disso, devemos considerá-las dentro do contexto do primeiro século e conforme sejam aplicáveis entre o povo de Jeová. Cumprir tais requisitos não exige perfeição, pois senão humano algum se habilitaria. (1 João 1:8) Mas, se você é varão cristão, quer tenha ou não no momento deveres congregacionais, que tal analisar as suas habilitações pessoais?
5 IrrepreensÃvel; tendo testemunho excelente de pessoas de fora; livre de acusação. (1 Timóteo 3:2, 7, 8, 10; Tito 1:6, 7) Ao serem designados e enquanto servem, os servos ministeriais e os anciãos têm de ser irrepreensÃveis, isto é, livres de culpa e de qualquer necessidade de serem repreendidos por uma acusação justa de conduta ou ensino incorretos. Acusações falsas feitas por “falsos irmãos”, ou outros, não tornam repreensÃvel um homem. Para desqualificar um homem de servir na congregação, a acusação não deve ser frÃvola, e tem de ser comprovada segundo os padrões bÃblicos. (2 CorÃntios 11:26; 1 Timóteo 5:19) O designado na congregação “deve ter também testemunho excelente de pessoas de fora, a fim de que não caia em vitupério e num laço do Diabo”. Se um homem cometeu algum pecado grave no passado, ele poderá ser designado apenas se já se livrou de qualquer vitupério e granjeou para si um bom nome.
6 Marido de uma só esposa. (1 Timóteo 3:2, 12; Tito 1:6) Isto não significa que apenas homens casados podem ser servos ministeriais ou anciãos. Se for casado, porém, o homem tem de ter apenas uma esposa viva e ser fiel a ela. (Hebreus 13:4) Diferente de muitos não-cristãos do primeiro século, ele não pode ser polÃgamo.
7 Presidir sua famÃlia de maneira excelente, com os filhos em sujeição. (1 Timóteo 3:4, 5, 12; Tito 1:6) Alguns talvez pensem que os anciãos têm de ter no mÃnimo 30 anos de idade, mas a BÃblia não fixa uma idade mÃnima. Todavia, a pessoa tem de comportar-se como homem de mais idade, em sentido espiritual. Servos ministeriais e anciãos devem ter idade suficiente para poderem ter filhos. Se casado, o homem não se habilita caso se comporte de maneira piedosa em toda a parte, mas seja um tirano em casa. Tem de ter granjeado respeito por presidir sua famÃlia segundo os princÃpios bÃblicos, e seu objetivo deve ser ter êxito espiritual com cada membro da famÃlia. Via de regra, o ancião que é pai deve ter filhos menores bem comportados que sejam “crentes”. Isso quer estejam progredindo em direção à dedicação a Deus, quer já sejam batizados como Testemunhas de Jeová. O homem incapaz de edificar fé em seus filhos provavelmente será incapaz de fazer isso em outros.
8 Antes de um chefe de famÃlia poder ser um ancião capaz de fornecer supervisão espiritual na congregação, ele tem de aprender a dirigir a sua própria famÃlia. “Se um homem não souber presidir à sua própria famÃlia, como tomará conta da congregação de Deus?” (1 Timóteo 3:5) Pode ser que o homem sofra oposição da parte duma esposa descrente. (Mateus 10:36; Lucas 12:52) Ou que um de seus filhos se torne culpado de pecado grave, embora os outros estejam saindo-se bem espiritualmente. Mesmo assim, se o homem tem feito tudo o que se possa esperar, e especialmente se tiver tido êxito espiritual com outros de sua famÃlia, a rejeição de sua excelente direção por parte dum membro da famÃlia não necessariamente o desqualificaria para ser servo ministerial ou ancião.
9 Não brigão bêbedo, nem dado a muito vinho. (1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7) O servo ministerial ou o ancião não deve exceder-se em bebidas alcoólicas. Viciar-se nelas pode resultar na perda do controle dos pensamentos e das emoções, levando a brigas ou contendas sob o efeito da bebida. Não deve ser ‘dado a muito vinho’ ou ter a reputação de ser alguém propenso a beber ou que bebe demais. (Provérbios 23:20, 21, 29-35) Quão trágico seria se uma visita de pastoreio fosse manchada pelo descomedimento! Se um irmão toma bebidas alcoólicas, não deve fazer isso ao participar em reuniões, no ministério ou em outros serviços sagrados. — LevÃtico 10:8-11; Ezequiel 44:21.
10 Não amante do dinheiro nem ávido de ganho desonesto. (1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7) Os amantes do dinheiro correm risco espiritual e os “gananciosos” não herdarão o Reino de Deus. Assim, tais homens não se habilitam para ancião ou servo ministerial. (1 CorÃntios 6:9, 10; 1 Timóteo 6:9, 10) A raiz da palavra grega traduzida “desonesto” basicamente significa “desonroso”, e a que é vertida por “ganho” refere-se a qualquer tipo de lucro ou vantagem. (Filipenses 1:21; 3:4-8) Naturalmente, o homem cujas inclinações indicam que trataria as “ovelhas” de Deus desonestamente não se qualifica para responsabilidades congregacionais. (Ezequiel 34:7-10; Atos 20:33-35; Judas 16) A necessidade de cautela ao fazer recomendações torna-se mais evidente quando temos em mente que um homem, uma vez designado, pode vir a ser incumbido de cuidar de recursos financeiros e ser tentado a roubar parte do dinheiro. — João 12:4-6.
11 Não recém-convertido; examinado quanto à aptidão. (1 Timóteo 3:6, 10) Uma pessoa recém-batizada não teve tempo suficiente para provar que cuidará fielmente dos deveres designados. Talvez lhe falte empatia para com os aflitos ou a necessária sabedoria para ajudar co-adoradores, e talvez seja até mesmo um tanto altiva. Portanto, antes de ser recomendado como servo ministerial, e especialmente como ancião, o homem deve ser ‘examinado quanto à aptidão’ e deve dar evidência de ser criterioso e confiável. Não há prazo fixo para esse exame, e as pessoas variam em grau de desenvolvimento espiritual. Mas os anciãos não devem recomendar prontamente um recém-associado “para que não venha a enfunar-se de orgulho e a cair no julgamento aplicado ao Diabo”. Que o homem manifeste primeiro humildade como a de Cristo. — Filipenses 2:5-8.
Em Foco os Servos Ministeriais
12 Alistam-se alguns requisitos para servos ministeriais. Todavia, se tais requisitos não forem também preenchidos pelos anciãos, estes não estão habilitados a servir. Como varão cristão, será que você se qualifica nesses aspectos?
13 Sério. (1 Timóteo 3:8) O homem que se habilita a servir como servo ministerial não deve tratar levianamente as responsabilidades. Deve comportar-se de modo dignificante, que granjeie respeito. Embora um ocasional senso de humor seja aceitável, ele não se habilitaria se agisse sempre de maneira frÃvola.
14 Não de lÃngua dobre; ter boa consciência. (1 Timóteo 3:8, 9) Os servos ministeriais (e os anciãos) têm de ser fidedignos, não tagarelas nem sinuosos. Visto que não devem ser de lÃngua dobre, não devem hipocritamente dizer uma coisa a uma pessoa e exatamente o contrário a outra. (Provérbios 3:32; Tiago 3:17) Estes homens devem também ser firmes defensores da verdade revelada, “mantendo o segredo sagrado da fé em consciência limpa”. Perante Deus, a consciência de tal homem deve dar testemunho de que ele é reto e não pratica nada furtivo ou aviltante. (Romanos 9:1; 2 CorÃntios 1:12; 4:2; 7:1) Ninguém se qualifica para servir ao rebanho de Deus a menos que se apegue à verdade e aos princÃpios piedosos.
Em Destaque as Habilitações de Anciãos
15 Certas habilitações aplicam-se especialmente a anciãos e, em boa medida, relacionam-se com o seu trabalho quais pastores e instrutores. Como varão cristão, preenche você tais requisitos?
16 Moderado nos hábitos; que tem autodomÃnio. (1 Timóteo 3:2; Tito 1:8) O ancião deve ser moderado, não escravizado a maus hábitos. Ao enfrentar provações, Deus o ajudará a manter o equilÃbrio se ele orar como o salmista: “Multiplicaram-se as aflições de meu coração; leva-me para fora dos apertos em que estou.” (Salmo 25:17) O superintendente deve também orar pelo espÃrito de Deus e demonstrar seus frutos, incluindo o autodomÃnio. (Lucas 11:13; Gálatas 5:22, 23) Manter os pensamentos, a linguagem e as ações sob controle torna possÃvel que o ancião evite extremos ao prover a congregação de orientação espiritual.
17 Ajuizado. (1 Timóteo 3:2) O ancião tem de ser sensato, discreto e prudente. Deve ser objetivo e racional em palavras e em ações. Seu raciocÃnio humilde e equilibrado baseia-se na sabedoria piedosa e nos sadios ensinos da Palavra de Jeová, da qual deve ser estudante diligente. — Romanos 12:3; Tito 2:1.
18 Ordeiro. (1 Timóteo 3:2) A palavra grega usada aqui é traduzida por “bem arrumado” em 1 Timóteo 2:9. Assim, o ancião deve ter um padrão de vida decente e bem arrumado. Por exemplo, deve ser pontual. Parece que os cristãos do primeiro século não consideravam de suma importância o guardar registros, e o superintendente hoje não precisa ser um perito contador ou escriturário. Os servos ministeriais podem cuidar do necessário nesses aspectos. O termo grego para “ordeiro”, porém, pode denotar bom comportamento, e um homem certamente não se habilitaria como ancião se fosse desregrado ou desordeiro. — 1 Tessalonicenses 5:14; 2 Tessalonicenses 3:6-12; Tito 1:10.
19 Hospitaleiro. (1 Timóteo 3:2; Tito 1:8) O ancião ‘segue o proceder da hospitalidade’. (Romanos 12:13; Hebreus 13:2) A palavra grega para “hospitaleiro” literalmente significa “afeiçoado a estranhos”. Assim, o ancião hospitaleiro acolhe bem os novos nas reuniões cristãs, mostrando pelos pobres o mesmo interesse que demonstra pelos materialmente abastados. à hospitaleiro para com os que viajam nos interesses do cristianismo e dá-lhes uma despedida “duma maneira digna de Deus”. (3 João 5-8) Deveras, o ancião é hospitaleiro em especial para com seus concrentes, segundo as necessidades destes e conforme as circunstâncias dele o permitam. — Tiago 2:14-17.
20 Qualificado para ensinar. (1 Timóteo 3:2) A habilidade dum ancião qual instrutor espiritual não resulta de aptidão mental ou de sabedoria segundo os padrões do mundo. (1 CorÃntios 2:1-5, 13) Advém de ele estar “apegando-se firmemente à palavra fiel com respeito à sua arte [ou maneira] de ensino, para que possa tanto exortar pelo ensino que é salutar como repreender os que contradizem”. (Tito 1:9; compare com Atos 20:18-21, 26, 27.) Tem de saber ‘instruir com brandura os que não estiverem favoravelmente dispostos”. (2 Timóteo 2:23-26) Mesmo não sendo o melhor orador público da congregação, o ancião deve ser um estudante da Palavra de Deus suficientemente habilidoso para instruir e aconselhar concrentes, que também estudam a BÃblia. (2 CorÃntios 11:6) Tem de habilitar-se para ministrar “ensino salutar” que ajude famÃlias e indivÃduos a levar uma vida piedosa. — Tito 2:1-10.
21 Não espancador, mas razoável, não beligerante. (1 Timóteo 3:3; Tito 1:7) Sendo pacÃfico, o ancião não golpeia pessoas fisicamente, tampouco as intimida por meio de observações ofensivas ou mordazes. (Compare com 2 CorÃntios 11:20.) (O comentário precedente, de que ele não é “brigão bêbedo” mostra que evita o abuso do álcool, o que tão freqüentemente leva a brigas.) Sendo “razoável” (ou “dócil”), não autoritário e difÃcil de agradar, não faz caso de coisas pequenas. (1 CorÃntios 9:12; Filipenses 4:5; 1 Pedro 2:18) Por não ser beligerante, ou contencioso, o ancião evita discussões e não é “irascÃvel”. — Tito 3:2; Tiago 1:19, 20.
22 Não obstinado. (Tito 1:7) Literalmente, isto significa “que não agrada [só] a si mesmo”. (Compare com 2 Pedro 2:10.) O ancião não pode ser dogmático, mas deve ter um conceito humilde sobre suas habilidades. Sem achar que cuida das coisas melhor do que qualquer outro, humildemente partilha responsabilidades com outros e preza uma “multidão de conselheiros”. — Números 11:26-29; Provérbios 11:14; Romanos 12:3, 16.
23 Amante da bondade; justo. (Tito 1:8) Para habilitar-se como ancião, o homem tem de amar a bondade e ser justo. Quem ama a bondade ama o que é bom aos olhos de Jeová, realiza gestos bondosos e prestativos, e demonstra apreço pela bondade de outros. (Lucas 6:35; compare com Atos 9:36, 39; 1 Timóteo 5:9, 10.) Ser justo significa sujeitar-se à s leis e à s normas de Deus. Entre outras coisas, tal homem é imparcial e sua mente se fixa em coisas justas, castas e virtuosas. (Lucas 1:6; Filipenses 4:8, 9; Tiago 2:1-9) Visto que a bondade difere da justiça no sentido de que vai além do que a justiça exige, o amante da bondade faz mais pelos outros do que dele se exige. — Mateus 20:4, 13-15; Romanos 5:7.
24 Leal. (Tito 1:8) O homem habilitado para ser ancião mantém inquebrantável devoção a Deus e apega-se à lei divina, independente de como a sua integridade seja testada. Faz o que Jeová espera dele, o que inclui servir como fiel proclamador do Reino. — Mateus 24:14; Lucas 1:74, 75; Atos 5:29; 1 Tessalonicenses 2:10.
Cumprir as Habilitações
25 A maioria das habilitações que consideramos envolvem coisas que se exigem de toda Testemunha de Jeová e que são alcançadas pela bênção de Deus sobre o estudo, o empenho, as boas companhias e a oração de cada um. Em certas habilitações, algumas pessoas talvez sejam mais fortes do que outras. Mas, num grau razoável, os servos ministeriais e os anciãos têm de cumprir todos os requisitos para seu respectivo privilégio.
26 Todas as Testemunhas de Jeová devem desejar fazer todo o possÃvel no serviço de Deus. Este espÃrito induz varões cristãos a colocarem-se à disposição para responsabilidades congregacionais. à você um varão dedicado e batizado? Neste caso, procure alcançar maiores responsabilidades e faça todo empenho possÃvel para habilitar-se a servir!
2006-11-01 22:05:07
·
answer #3
·
answered by Pauloyahoo 4
·
1⤊
1⤋