Se a transposição é um tema polêmico e sujeito a intermináveis discussões, a revitalização é consenso. E é consenso exatamente porque sua necessidade e urgência são amplamente conhecidas e reconhecidas. É inacreditável que ainda não se tenha percebido a importância do reflorestamento e recuperação ciliar para o desenvolvimento econômico e social, principalmente diante do potencial da geração de 2 milhões de empregos diretos, na região que mais precisa desta gigantesca frente de trabalho.
Ao anunciar a transposição do rio São Francisco o governo reacendeu uma das mais consolidadas polêmicas nacionais. Novamente o debate (ou ausência dele) configura-se de forma polarizada - contra e a favor. Pena que este debate maniqueísta e ideológico seja exageradamente simplificador, porque ao negar que o outro tenha, no mínimo, razões aceitáveis, ele perde a oportunidade de aprofundar a discussão na busca de melhores alternativas e soluções.
Nem os que recusam a transposição cometem crime de lesa-pátria, nem os que defendem são irresponsáveis empedernidos. A eterna discussão entre os estados doadores (que são contra) e os receptores (que são a favor) também não contribui para a solução do impasse.
O problema real da discussão polarizada está em tangenciar dois temas extremamente relevantes para o desenvolvimento sustentável no NE e, por conseqüência do próprio País - a gestão integrada dos recursos hídricos e a revitalização do São Francisco.
Retomando o foco para estes dois relevantes temas, estaremos evitando o debate bipolar e discutindo questões e soluções muito mais significativas a longo prazo. E, na medida do possível, evitando o cipoal político e legal.
Ao compreendermos a relevância da gestão integrada dos recursos hídricos e da revitalização do São Francisco, estaremos visualizando um importante modelo de desenvolvimento sustentável para o nordeste brasileiro, com a geração de, pelo menos, 2 milhões de novos empregos.
2006-11-01 07:06:50
·
answer #1
·
answered by Isaquiel 2
·
0⤊
0⤋
1. Quando uma floresta está crescendo ela fixa carbono.
Na fotossíntese plantas captam o carbono de transformam em compostos orgânicos (p.e. açúcares, amidos) com estes compostos os vegetais fabricam os seus tecidos e crescem. Árvores são vegetais maiores, logo necessitam de muito carbono para crescer.
2. Florestas protegem o solo.
Chuva, vento, sol, pisoteio - tudo isso agride o solo e causa erosão, perda de solo.
3. Florestas protegem a água.
O solo é uma parte muito importante do ciclo da água. Protegendo o solo, também se protege as nascentes, os aquiferos, os rios...
4. Florestas são o abrigo de milhões de seres vivos.
Contado com fungos, bactérias, insetos ... São muito mais que bilhões... Só na raízes de uma floresta encontramos complexos ecossistemas.
5. Florestas transpiram.
Parte da água que chove sobre uma floresta é devolvida à atmosfera em forma de vapor quanto ocorre a evapotranspiração. Isso ajuda a regular o clima.
2006-11-02 05:51:10
·
answer #2
·
answered by Duarte 3
·
0⤊
0⤋
muito importante pois as arvores são responsaveis pewlo equilibrio ecologico, removendo o gás carbonico e liberando o oxigenio. e mantem a terra umida e fresca.
2006-11-02 04:39:05
·
answer #3
·
answered by Punk do triunfo 2
·
0⤊
0⤋
Os vegetais retiram gás carbônico do ar e devolvem oxigênio. As atividade humanas fazem ao contrário. As fábricas, os carros, emitem uma grande quantidade de CO². Se não tiver verde pra filtrar esse gás, daqui a pouco tempo não conseguiremos mais respirar!!
Sugiro que vc vá no site do jornal Bom dia Brasil e assista uma reportagem que foi ao ar no dia 31-10-06 sobre poluição e efeito estufa. O vídeo pode ser visto mesmo por quem não é assinante.
Chama-se "Segundo estudo, seria mais barato salvar o Planeta do que enfrentar um grande desastre ambiental".
2006-11-02 02:35:34
·
answer #4
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
0⤊
0⤋
É de suma importância......
Primeiro você deve pegar uma área já bastante degradada.... primeiramente inicie o plantio com cactus folhosos do Polo Leste.... depois vá adicionando aos poucos árvores corníferas, de preferência aqueleas que dão frutas polpudas , tais como jaca-da India ou melância-da-Transilvânia.
Para ajudar o processo de polinização utilize as abelhas de meia tonelada da Mongólia e os diabos-da Tasmania-do- Zimbabue !
Espere dois séculos e meio e pronto.....você acaba de criar uma Savana Psicodélica !
2006-11-01 07:06:15
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋