Cara, nunca tinha pensado da forma como vc colocou aqui.
realmente, se reecarnamos para pagar os pecados, onde fica o sacrifício de Jesus ?
Muito boa, essa sua pergunta, derruba todas as teses espíritas.
(a não ser que eles não acreditem em Jesus, aí é outra história...)
2006-11-01 05:28:05
·
answer #1
·
answered by Jota 5
·
2⤊
3⤋
"Fora da caridade não há salvação". Essa máxima é a tônica do espiritismo. Portanto, ninguém que se diga espírita poderia dar-lhe tal conselho a cerca do mendigo. Pelo contrário. nas madrugadas frias das ruas, você pode facilmente encontrar pessoas dando alimento aos desabrigados. Além dos espíritas, nunca vi ninguém fazer isso.
Haja vista que a sua pergunta começa com uma absurda inverdade, não perderei tempo em lhe falar das coisas santas da doutrina espírita, seguindo assim a orientação de Jesus sobre "atirar pérolas".
Felicidades pra você
2006-11-01 05:32:08
·
answer #2
·
answered by Chester 6
·
4⤊
1⤋
Quando Jesus Cristo veio à terra, veio com a missão de orientar o povo que encontrava-se sem conhecimento e dicernimento entre o certo e o errado.
Quando dizemos que ele morreu na cruz para nos salvar queremos dizer que todo o sofrimento da vida de cristo foi para a nossa sabedoria e consequentemente a nossa salvação pelos nossos atos.
Não é correto interpretarmos que ele livrou os pecados das gerações vindouras, pq se vc faz vc tem que pagar para ver que está fazendo errado(é uma questão de aprendizagem).
Quando fala-se de reencarnação, não estamos querendo dizer que viremos para pagar os nossos pecados, mas sim para passarmos por situações parecidas com a que provocamos erroneamente e aprender com elas para que possam nos engrandecer a intelectualidade do nosso espirito.
Reencarnação não deve ser vista como algo só do espiritismo.
Outras doutrinas aceitam isso também.
Basta vc querer acreditar ou não.
Se vc achar que é balela, então não existe motivo para descursão sobre o assunto.
Espero ter respondido.
Obrigadinha
Bjus
2006-11-01 05:45:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Esse espírita que você encontrou era maluco, meu amigo! A doutrina não é bem assim não! Vou tentar explicar e por favor, leia, mesmo que não acredite, pelo menos pra ver que não somos loucos...
Existem sim encarnações para pagar por erros passados, mas não é apenas isso! Existem experiências de aprendizado também e vidas que servem apenas para ajudar outras pessoas...! Esse espírita está cometendo duplo erro... Primeiro por achar que sabe tudo e julgar os outros, dizendo que merecem aquela situação! Segundo por não ajudar alguém necessitado de propósito...! Vou agora dar um exemplo de como funciona a reencarnação...
João foi um piromaníaco cruel que matou muitos com o fogo! João morreu! João chegou no mundo espiritual e ficou em um local onde haviam espíritos de seu nível... João vê espíritos mais evoluidos em locais melhores, mais felizes e sente que são superiores a ele! João começa a se incomodar com sua situação! João quer evoluir, quer ir para onde estão os demais, quer ser feliz! João decide então nascer numa família que lhe ensinará valiosas lições, uma família de boa índole! Além de boa, essa família é pobre, mas acha errado roubar e ensina isso ao seus filhos! João reencarna como um filho dessa família! O bebê cresce e é revoltado com a situação! Porém, marcado no espírito esta a necessidade de melhorar-se, portanto, de certa forma, os ensinamentos dos pais lhe são absorvidos! Ele não lembra das vidas passadas, pois deve aprender o certo sem interferência do passado! As lições são absorvidas e João acaba se tornando alguém melhor... Não rouba, não mata e isso passa a ser parte de seu íntimo, pois ele aprende que é o correto! João cresce e acaba morrendo num terrível incêndio, sofrendo com o fogo! Além de tudo, João ainda acabou aprendendo o que passaram suas vítimas em vidas passadas! No mundo espiritual, João recorda-se das vidas passadas e acaba compreendendo os motivos de todas as dificuldades de sua vida, sente-se orgulhoso por ter resistido as provações e sua consciência acaba ficando tranquila pelos crimes que cometeu, pois ele sentiu na pele o que suas vítimas passaram e estas lições agora estão marcadas em seu âmago! Embora ele não lembre das vidas pasadas, em suas próximas encarnações João não sentirá desejo de roubar, matar e terá pena de pessoas que morrem queimadas!
Esse foi um exemplo pobre de como funciona o esquema, afinal, o negócio é bem mais complexo, mas explica superficialmente como é possível aprender sem lembrar do passado! Existem inúmeros casos diferentes desse, mas não vou escrever um livro aqui... Recomendo a leitura do Livro dos Espíritos para uma melhor compreensão do caso! Não precisa acreditar, mas é sempre bom saber do que se está falando!
Nota adicional:
Quase esqueci de responder sobre Jesus... O Espiritismo respeita muito Jesus e ele é quase um dos personagens mais importantes da doutrina, mas seu sacrifício, segundo a doutrina não foi para perdoar pecados! Ele teria sido um espírito MUITO evoluido que dedicou a vida para mostrar ao mundo o verdadeiro Deus, de amor e piedade, diferente do que era cultuado, que exigia sacrifícios e etc... E ele morreu pelo que acreditava, mas não era Deus encarnado! Segundo o Espiritismo, era um homem como todos nós, mas milênios a frente dos demais em moral! Milênios até a nossa frente nesse ponto!
2006-11-01 05:43:22
·
answer #4
·
answered by Makoto 6
·
2⤊
0⤋
Não sei aonde ele aprendeu isso...mas com certeza na doutrina espírita é q não foi.
Concordo q esse mendigo esteja pagando por aquilo q cometeu no passado e mesmo sem se lembrar do q foi nesta vida seu inconciente sabe por q está pagando.
Agora, ajudar, ser caridoso é uma das coisas q nós humanos temos q aprender. E aí neste ponto é q eu discordo da doutrina deste camarada q vc encontrou.
Temos sempre q fazer o bem sem olhar a quem. Sem esperar nenhum tipo de recompensa.
E outra Jesus não pagou por nossos pecados, ele veio nos ensinar atravéz de parábolas as leis do amor, da caridade, do perdão, a sermos justos e bons.
Quem sabe vc não teria uma dívida com este mendingo q estava ali justamente esperando algum tipo de auxílio seu.
Então td vez q encontrar um mendigo, uma criança, uma pessoa q chora, alguém q nescessite de auxílio e vc possa ajudar, ajude.
Vc se sentirá melhor, estará evoluindo para ser um anjo e seu coração ficará em paz!!!
Muito amor para vc!!!!
2006-11-01 05:41:42
·
answer #5
·
answered by Rubi 4
·
2⤊
0⤋
Não sou espírita, tampouco cristão, mas o que observo é que o espiritismo prega a caridade da mesma forma que muitas denominações evangélicas.
Agora, sinto lhe dizer, mas as críticas ao espiritismo que você fez são ótimas para atacar o cristianismo em si:
"Deus não seria injusto em condenar alguém sem lhe mostrar os crimes?" --- pois é... o tal deus não seria injusto em condenar as pessoas pelos crimes dos pais delas?
"Alguém por acaso se lembra de algo feito nas vidas passadas?" --- alguém por acaso já viu céu, inferno, etc., e tem como provar que existem? ("prove-me que Papai Noel não existe")
"Se Jesus pagou pelos nossos pecados por que esse mendigo é que estava pagando?" já parou pra pensar que nenhum dos dois tava pagando porr...caria nenhuma? Se Jesus existiu, morreu porque era chato, e se o mendigo sofre, não é apenas porque não lhe deram condições dignas de sobrevivência, ou as tiraram?
Ah, em off: dar esmola pra mendigo não adianta, tem que dar emprego e educação.
2006-11-01 05:40:43
·
answer #6
·
answered by Eremita 6
·
2⤊
0⤋
Um homem que seguia a doutrina espírita, e que disse para não ajudar um mendigo?
Acho muito estranho essa atitude de um homem que segue a doutrina, que ensina justamente o contrário. Ou você colocou isso para dar base à pergunta, ou não conheceu um seguidor da doutrina.
Agora quanto a Jesus, ele veio para trazer ensinamento, se este ensinamento é esta sua "salvação" você está certo.
Porém, acreditar que Jesus veio para morrer e limpar pecados, é de um lado, uma incoerência do julgamento divino, pois um alguém estaria pagando por erros de outros, e estaríamos rebaixando Jesus à um animal que morre para agradar à Deus.
As pessoas não fazem essa analogia, quando falam que Jesus morreu para pagar pecados, naquela época, se matava animais, e queimava o corpo, acreditavam que com isso estariam se purificando, ou seja, acreditavam que Deus gostava e aprovava que você matasse e queimasse animais (e até filhos, conforme a bíblia).
Colocaram Jesus como o sacrifício-mor, ou seja, quizeram colocar Jesus como um animal enviado para o mundo para que Deus pudesse ver ele morrer e sentir o cheiro do seu sangue, e satisfeito com o sangue de Jesus, trocar por pecados.
Daí eu lhe pergunto? Onde está o absurdo?
Porquê Jesus morreu? Porquê todo ser aqui vivente morre. Morreu para mostrar para nós que este corpo nada vale, ele morre, mas o espírito permanece. Morreu porquê os Fariseus se revoltaram com a verdade que ele propagava. Foram os homens que o mataram, e não Deus. Com seu sofrimento mostrou que todos os tormentos corporais passam, mas o espirito vive e é imortal.
O esquecimento das vidas anteriores é uma dádiva, faz com que as pessoas tenham a grande chance de se redimir de verdade quanto aos fatos de outras encarnações, porém, nossa existência é um piscar de olhos perto da eternidade, boa parte da vida espiritual acontece quando se está desencarnado, tendo acesso do conhecimento de todas suas passagens encarnatórias e de suas falhas.
A justiça divina e a lei natural são reveladas pela reencarnação.
2006-11-01 05:40:03
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
não considere desprazer, pois talvez você tenha jogado fora sua oporunidade de aprender e crscer. Ajudar um mendigo, sempre, afinal você estaria ajudando um irmão acredito que essa pessoa não seja espírita pois eles sabem o que deve ser feito (ele deve frequentar alguma casa espirita). Deus permite que lhe seja mostrado os crimes e aí começa o seu infrno consciencial ou o ceu. Alias na morte voc~e já vai pro lugar que lhe é devido. Deus não condena ninguém. achar iso é não saber o que é Deus. E nãqo se lembrar das vids passadas é aí que repousa a misericordia divina. Não queira achar Deus em nenhum lugar a não ser dentro de você mesmo. Jesus não pagou (vejo que você tambném não conhece jesus) jesus mostrou um exemplo e deixou um legado. estude, leia mas reflexione, pergunte ao inves de acusar. leia Kardec. rveja seu paradigma e estará rvendo sua vida pra melhor. não pense em sacrificios, não julgue, não axcuse, seja feliz viva a vida em amor.
2006-11-01 05:38:47
·
answer #8
·
answered by lcmvip 5
·
2⤊
0⤋
Você deve ter entendido errado! Nenhuma pessoa verdadeiramente espiritualista se negaria a praticar a caridade. Esse homem deve ter lhe explicado porque aquele mendigo se encontrava naquela situação. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Agora sou eu que te pergunto: Se Cristo era divino e portanto não tinha pecados, porque Deus teria exigido que seu único filho desse sua vida para salvar a todos nós, que segundo vocês, somos apenas criaturas de Deus e não seus filhos? É incoerente, né? Eu não ia querer ter um pai assim. E você?
2006-11-01 15:03:13
·
answer #9
·
answered by turista 2
·
1⤊
0⤋
Caro irmão, a pessoa q lhe disse tal barbárie, esta tão equivocada quanto vc. Acreditamos sim, na "Lei do Karma", mas acima de tudo, acreditamos e pregamos a caridade, e o amor fraterno.
Se acreditamos q DEUS nos ama, é justo e perfeito, e se ELE só nos dá uma vida (uma única oportunidade), para merecer o Reino, como explicar as pessoas q nascem com sindrome de down, com altismo, paralítico, entre outras doenças degenerativas, ou morrem ainda crianças por alguma doença? Que chance teve essas pessoas de exercer o livre arbítrio de ser bom ou mal?
Assim como DEUS mandou o dilúvio por causa do pecado na Terra, mandou JESUS para redimir os pecados, mas nós continuamos pecando. Não é ilógico dizer q podemos pecar a vontade pq JESUS já morreu por nossos pecados??? Então podemos pecar a vontade q todos entrarão no paraíso???
2006-11-01 06:06:02
·
answer #10
·
answered by AirtonSantos 3
·
1⤊
0⤋
o espiritismo tem lados bons e ruins assim como todas as religioes. Façã o que seu coração manda e nao se preocupe se estamos ou nao pagando dividas sabe se la de onde ou qdo. apenas viva e faça aquilo q de sensacoes de conforto, qdo encontrares outro e quiseres dar a ele algo , de , se ele deve nao eh a vc eh a deus , portanto seu amigo espirita nao devia te impedir , pq uma das qualidades do espirismo eh ser complascente com o proximo.
2006-11-01 05:47:42
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋