Não é verdade, está ocorrendo um processo mundial de esvaziamento da religião. Na Europa e nos EUA, já tem igrejas sendo vendidas! No Brasil, está ocorrenco um fenômeno dúbio: ao mesmo tempo que pessoas abandonam a religião, outras simplesmente mudam de religião. Parece que as igrejas evangélicas estão sempre lotadas porque elas possuem grandes templos e fazem grandes campanhas para enchê-los. Entretanto, seus membros são extremamente nômades. Não existe mais o termo "sou da igreja tal", mas "sou evangélico" ou "sou da denominação tal", de uma maneira generalizante. Os evangélicos em geral não possuem um grande período de permanência em suas igrejas. As religiões estão perdendo adeptos, apenas algumas que são pequenas que proporcionalmente aumentam, mas você verá que daqui alguns anos elas diminuirão, como já ocorre nós lugares acima citados.
2006-11-01 01:15:43
·
answer #1
·
answered by pantimtim 4
·
2⤊
1⤋
O padre prega que sejamos humildes.
O pastor prega que a igreja dele dá dinheiro, emprego e saúde, todas as tuas doenças, até câncer, vão ser curadas.
Então.. as pessoas avaliam as propostas...
2006-11-01 01:39:24
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Na verdade, acredito que o esvaziamento das Igrejas ocorre não por migração de católicos para outras religiões, mas sim por pessoas que somente foram batizadas na Ígreja Católica, sem nunca terem sido praticantes da fé católica. Toda e qualquer religião tem fundamentos rígidos, exceto a Católica, o que faz que as pessoas procurem outras que lhas tiranizem. Sem querer ofender, próprio do ser humano adorar seus tiranos. Ah, também fui batizado na Igreja Católica, porém não pratico o que está na sua doutrina. Tudo é só opinião. Sem ofensas.
2006-11-01 01:27:30
·
answer #3
·
answered by NEGOGUILA 2
·
3⤊
0⤋
Pelo menos eu vou morrer católica. Não gosto da religião evangélica não. Mais também não tenho nada contra eles.boa sorte.
2006-11-01 01:23:39
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
3⤊
0⤋
Na minha opinião,há católicos que seguem a religião e há católicos que nunca vão para a igreja.Nesse caso,acho que as pessoas que não seguem a religião se aventuram em outras por curiosidade.Tbm não sou contra nenhuma religião,pois Deus é um só para todo mundo,basta termos fé e uma ideologia certa de vida.
2006-11-01 03:41:04
·
answer #5
·
answered by papa léguas 1
·
2⤊
0⤋
COmo vivemos numa sociedade capitalista, onde o sucesso e a "prosperidade" nos negocios, imediatismo nos lucros e soluções as seitas apontam neste sentido, na medida em q são fruto do sitema economico em q nos inserimos, o capitalismo voraz e predatório.
A doutrina da Igreja aponta no caminho contrario, até pq o Reino de Deus não é deste mundo, como disse Jesus.
A doutrina da Igreja prega a opção preferencial pelos pobres, a ética nos negocios, a seriedade na gestão da coisa publica, o trablaho honesto como fonte de riquezas.
Tais valores não combinam muito com este seculo, e as pessoas tendem a procurar as soluções "miraculosas" os "efeitos especiais", as pregações arrebatadoras, a inserção num grupo menor, em detrimento da falta de identidade propria de grupos catolicos em sua maioria.
A ênfase no fundamentalismo das seitas na interpretação biblica, acelera o processo na medida em que faz com q o "fiel" não raciocine por si mesmo, ao contrario ele adota o raciocinio do grupo em q se insere, e sua opinião passa a ser a do grupo, seus valores, seus metodos seus paradigmas.
A doutrina catolica é essencialmente voltada para a resposabilização pessoal por nossa conduta, assim sendo o catolico é o responsavel pelos seus atos e não projeta em demonios ou coisa parecida os erros que praticou.Cada um é responsável perante Deus por sua conduta. Nas seitas a figura demoniaca passa a ser o unico responsável pelas falhas do carater de cada um, e assim o "fiel" se alivia da culpa pessoal. É mais fácil, é confortável.
E como nosso seculo busca tais valores, as seitas respondem melhor. Mas é uma questão de economia da fé, e não de viver a responsabilidade evangelica tal como Jesus propôs: Amai-vos uns aos outros, lavai os pés uns dos outros, procurai juntar tesouros no céu onde a ferrugem e a traça não os destroem. E sobretudo, onde está o teu coração ai está o teu tesouro.O coração da teoria da prosperidade não está nos bens imateriais, e sim nos materiais, dai.....é facil perceber onde está o coração dessa gente.
2006-11-01 02:08:43
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
4⤊
2⤋
Acredito que estão em busca de mais conhecimento. Estão despertando prá vida ou não. Também o povo gosta de seguir uma religião que reprima, condene seus atos e não o tornem livres para descobrir o verdadeiro sentido da vida.O que nos foi dado devemos vivê-lo com moderação e responsabilidade não acha? Nada é pecado, a menos que estejamos prejudicando alguém( a natureza), nos mesmos, etc. O importante é ser feliz, chegar até Deus que habita em nos. Religião é só um tabú da sociedade.
2006-11-01 01:20:33
·
answer #7
·
answered by maria de jesus l 2
·
2⤊
0⤋
Talvez acham que a Igreja prega o que não pratica.
2006-11-01 04:19:23
·
answer #8
·
answered by jacci morena 2
·
1⤊
0⤋
O que acontece com muitos mas não a maioria, é que estão saindo da religião Católica Apostólica Romana e indo para uma SEITA PROTESTANTE.
E isso não é de responsabilidade da Igreja Católica Apostólica Romana e sim das pessosa que cometem essa leviandade, pois os homens estão a procura de coisas fáceis, e não se importam mais com princípios, escrúpulos, santidade.
Infelizmente muitos estão se entregando totalmente ao DEMONIO de FALSAS RELIGIÕES e FALSOS PROFETAS.
As SEITAS fazem uma enorme propaganda na televisão, trazem atores que dizem ter perdido tudo na vida, estavam devendo pra todo mundo, e foi só entrar em uma determinada igreja protestante que sua vida mudou, e hoje cada um da sua família tem um carro (zero por sinal), seus filhos estudam em escola particular, sua empresa vai muito bem.
Só esquecem de mudar o texto, pois são todos iguais, não importa quem são os atores, mas a história é a mesma que citei acima.
Como já disse, os fracos se entregam a essas facilidades. E isso só pode ser coisa do DEMÓNIO.
É isso.
2006-11-01 02:15:21
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Bina, já fui católico, e meu ponto de vista a respeito disso é o seguinte : A Igreja Católica tem o maior número de fiéis, e cada um pensa de maneira diferente. O grande problema da Católica é querer manter uma padronização da fé como na idade média, mas desde que Guttemberg inventou a imprensa em 1500 isso não se tornou mais possível. Desde aquela época as pessoas passaram a transmitir suas idéias e gerar outras novas idéias que estão sempre em evolução.
Enquanto o alto clero da Católica continuar burocrático, e anti-democrático, não buscar reformas , não tolerar as diferentes formas de pensamento, é fácil entender porque as pessoas não resistem e procuram uma religião que é adequada a sua forma de pensamento.
Mas não perde só para as evangélicas, está perdendo fiéis também por conta disso, para o Agnosticismo e para o Ateísmo que é o meu caso, e felizmente me sinto melhor sem crença nenhuma. Mas se eu fosse da alta cúpula católica, pode ter certeza que eu seria mais flexivel ao invéz de ser tão duro e arrogante com os fiéis tentando impor uma só forma de pensamento e não permitir que se busque respostas sobre o que e como surgiu o cristianismo.
2006-11-01 01:26:17
·
answer #10
·
answered by Mister N 6
·
3⤊
2⤋