English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um assunto pouco conhecido por mulheres e homens e que exige uma certa cautela quero saber mais sobre isso existem casos de mulheres que até matam seus filhos como isso é possivel?

2006-10-31 23:38:41 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Gravidez e Maternidade Outras - Gravidez e Maternidade

5 respostas

Doenças psiquiátricas no estado puerperal (estado de toda mulher durante ou logo após o parto até a completa involução uterina) podem ou não se instalar depois. Se a mulher tem pré-disposição a desenvolver um trastorno de humor, histórico individual de doença psíquica ou na família, tem grande chance.

Devido as transformações físicas, hormonais e psicológicas que a mulher passa nesse período, pode vir a manifestar alterações mentais, que podem ser passageiras ou se instalar. Na maioria das mulheres o estado puerperal não causa nenhum transtorno e passa despercebido, mas o estado confusional é mais comum do que se imagina!

Você já deve ter ouvido falar em alguma mulher que tentou acordar o filho achando que ele estava morto ou mulheres que olham para o bebê e choram "sem motivo".

Quando ocorre uma situação grave (psicose puerperal) e a mulher não tem condição de discernir o certo do errado, ela pode matar o bebê como você disse. Mas isso ocorre em 0,1% das mulheres. Se observar os antecedentes, geralmente mulheres matam seus bebês como uma forma de se esquivar das situações que um filho lhes impõe.


Minha monografia é sobre isso. Também acho muito interessante. Se quiser saber mais detalhes, estou à disposição.
Um abraço.

Gleiziane Damasceno

2006-11-03 00:48:48 · answer #1 · answered by Gleiziane Damasceno 2 · 0 0

A grande maioria sofre desse mal, mas ele passa, de 2 a 3 meses, sem sequelas. Mulheres que matam os filhos já eram desequilibradas antes, e ninguém quis enxergar. É uma descarga de hormônios muito grande que ativa e revela o desequilíbrio.

2006-11-02 10:06:45 · answer #2 · answered by Bastet 5 · 0 0

Depende muito de pessoa para pessoa no meu caso levou mais ou menos um mes, descontava tudo no meu marido.
Para mim foi a liberdade tolhida,insonia e stress, fiquei mais preocupada com o futuro do bebe para viver nesse mundo. A minha salvacao foi o meu marido que me ajudava nos cuidados do bebe podendo assim adquirir um tempinho para passeio a sos. No meu caso foi antes e pos-parto. Para quem tem tendencia a depressao eh ficar alerta.

2006-11-01 09:08:04 · answer #3 · answered by Mitocondria 1 · 0 0

Naõ conheço nenhum caso onde a mãe, com depressão pós-parto, tenha matado a criança, mas já conheço o caso em que a puérpera tentou jogar a criança de um dos andares do hospital e a enfermeira do setor conseguiu evitar a targédia elogiando a criança, chamando a atenção da mãe, até o momento que entregou a criança à enfermeira. Pelo descontrole hormonal, problemas familiares ou sociais, acabam afetando o estado psicológico dela. Também não conheço nenhum caso de sequela causada por depressão pós-parto.

2006-11-01 08:02:21 · answer #4 · answered by Alex Sandro A 3 · 0 0

A depressão é fruto de uma descompensação hormonal agravada pela dor intensa normalmente experimentada no parto. Tende a passar com o tempo, pois o próprio instinto materno se encarrega de levar a mãe a cuidar e apreciar o bebê.

Felicidades pra você.

2006-11-01 07:46:33 · answer #5 · answered by Chester 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers