English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quais são as exigências, onde é que existe seleção, como é o curso, enfim... como se dá o processo de formação de um padre da Igreja Católica?

2006-10-31 07:08:27 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

1 - vc tem de sentir o chamado, saber se tem vocação para o sacerdocio.
2 - Ha 2 tipos de padres, os religiosos que vivem em comunidades, pertencem à ordens religiosas como franciscanos, dominicanos,jesuitas,etc, ou mesmo os chamdos a vida contemplativa como no caso dos monges beneditinos.Estes estão submetidos sempre a um regra de vida, fazem 3 votos, pobreza obdediencia e castidade, pobreza de não ter nada de seu proprio e o q tiver é compartido entre todos os demais irmãos, a obediencia ao seu superior imediato, seja o prior, ou o provincial, e a castidade, que por si se explica.
2 - Padres seculares, isto é os q se submetem somente ao bispo diocesano, podem ter rendimentos e bens pessoais, fazem votos de celibato e obediencia ao bispo, vivem sós ou com a familia e podem exercer outras atividades profissionais.
3 - No caso dos religiosos existe um ano de noviciado, onde o noviço estuda a regra de vida daquela ordem, e experimenta viver por um ano a regra de vida daqueles padres. Findo este anos, se iniciam 8 anos de estudos os 4 primeiros de filosofia e os seguintes de teologia,findo os quais ele pode ser ordenado padre ou optar por ficar somente como irmão, com outras atividades menos a de celebrar missas, pq não se ordenou. De qq forma ele continua na Ordem sendo designado pelo provincial para servir em algum lugar onde exista casa deles.
4 - O padre secular cumpre os mesmos 8 anos de estudo findos os quais é ordenado sacerdote e vai viver numa paroquia designada por seu bispo.
5 - De tudo isto so se pode entender uma coisa, o chamado para vida sacerdotal e religiosa é uma vocação, dada por Deus e percebida durante esta caminhada. Deus age ao Seu modo e muitas das vezes o modo Dele não é o nosso. Temos de ficar vigilantes e orar muito para que Ele nos conduza e nos abençoe e nos faça dignos pastores e santos sacerdotes. Sem ser assim não vale a pena.
Escute Jesus dizendo : Pedi ao Pai que envie operários à messe. Porque a messe é grande e poucos os operários.
Se vc sente o chamado, converse com seu paroco, ou escreva para os franciscanos(eita eu fazendo proselitismo), vc vai ser muito bem acolhido e poderá tirar suas duvidas in loco.
Paz e Bem

2006-10-31 07:57:23 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 6 1

A exigência é que a pessoa seja batizada caso não seja poderá ser, então entrará para um seminário, onde terá um mentor espiritual e estudará, rezará muito, após os estudos fará a opção definitiva para entrar para a ordem.
Sugiro que você procure o padre de sua igreja e peça para ele mais informações, com certeza ele terá o maior prazer em te dar todas as orientações necessárias.

2006-10-31 16:37:41 · answer #2 · answered by Fabio 3 · 1 0

A Igreja Católica, presente no mundo inteiro, é formada por comunidades que costumamos chamar de Dioceses ou Igrejas Particulares. Cada Diocese é confiada a um Bispo.

O que é Diocese?

É a porção do povo de Deus que está numa determinada região e que é guiada e alimentada na fé, na esperança e na caridade pelo Bispo e por seus colaboradores, os Padres e os Diáconos.

Só é Bispo legítimo aquele que tiver sido escolhido pelo Papa e consagrado com o Sacramento da Ordem por um outro Bispo, sucessor dos Apóstolos. Ninguém pode autodenominar-se bispo ou nomear outro se não tiver autoridade para isso.

O que é o Bispo?

O Bispo Diocesano é o Pastor, mestre e guia, que foi chamado e escolhido pela Igreja para ser o sucessor dos Apóstolos. É o Profeta que testemunha e alimenta seu povo pela Palavra de Deus. É o Sacerdote que santifica pelos Sacramentos e que acompanha, caminha junto e conhece as suas ovelhas.

Normalmente uma Diocese é constituída de muitas paróquias que vivem em comunhão com o seu Bispo. Cada paróquia é confiada a um pároco, quase sempre um Padre Diocesano, ou uma Congregação de Religiosos. Há casos em que pela falta de padres, o Bispo decidiu confiar a paróquia a Irmãs Religiosas. Em casos assim, o padre vai somente para celebrar a Eucaristia e o Sacramento da Penitência ou atividades que só podem ser exercidas por quem recebeu o Sacramento da Ordem.

O Padre é o homem de Deus que, unido ao Presbitério da Diocese (o conjunto dos presbíteros, os padres), está na Paróquia, na Comunidade Eclesial, numa Pastoral Específica, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal visível do Reino de Deus.

O que é o Padre Diocesano?

O Padre Diocesano é o colaborador mais próximo do Bispo. Em tudo o que faz, age como se fosse o próprio Bispo, de quem depende. Por isso a comunhão com o Bispo é para ele uma exigência essencial.

A vocação do Padre tem sua origem no chamado que Jesus fez aos Apóstolos:

* "Vem e segue-me..." (Cfr. Mt 9,9)
* "Vinde e vede..." (Cfr. Jo 1,39)
* "Eu vos escolhi..." (Cfr. Jo 15,16)
* "Estarei convosco até..." (Cfr. Mt 28,20)
* "Eu vos darei..." (Cfr. Mt 19,29)
* "Fazei isto em minha memória" (Cfr. Lc 22,19)
* "Aqueles a quem perdoardes os pecados..." (Cfr. Jo 20,23)
* "Já não vos chamo servos, mas amigos..." (Cfr. Jo 15,15)
* "Amas-me mais do que os outros?..." (Cfr. Jo 21,15)

Os Bispos são os sucessores dos Apóstolos. Para realizarem a missão recebida de Cristo, precisavam de colaboradores. Ordenaram, então, os Presbíteros, que nós costumamos chamar de padres. Transmitiram-lhes os poderes sacerdotais recebidos de Jesus.

Portanto, o Padre Diocesano

* é um íntimo colaborador do seu Bispo no pastoreio da Diocese. Vive no dia-a-dia as alegrias e as tristezas, os sofrimentos e as esperanças de toda a sua comunidade diocesana;
* vive em comunhão e fraternidade com o seu presbitério. O Sacramento da Ordem o faz de modo muito particular um irmão dos outros padres, com os quais procura viver unido em torno do seu Bispo;
* exerce seu ministério no meio do mundo: está inserido no meio do povo que lhe foi confiado;
* seu carisma é a "Caridade Pastoral": ser junto do seu povo e no meio da comunidade a presença viva e atuante de Cristo, o Bom Pastor;
tem a missão de:
* ensinar a Palavra de Deus, pelo testemunho e pela palavra, como mestre;
* santificar os fiéis por meio dos sacramentos; e
* animar (organizar e coordenar) a comunidade;
* entregue ao zelo pastoral em sua Diocese, preocupa-se com a inteira Igreja de Jesus Cristo presente no mundo inteiro. Por isso também é empenhado na causa missionária: promove a consciência missionária de seus fiéis e de sua comunidade; ele mesmo é sensível e aberto aos apelos missionários que vêm de comunidades necessitadas ou de povos que nunca ouviram falar de Jesus. E não raras vezes parte em missão;
* seu coração e espírito, sua vida toda, estão a serviço da comunidade de fiéis que lhe foi confiada, e a que trata de animar, ensinar, guiar, servir, salvar e santificar;
* sua espiritualidade emana da Especial Configuração a Cristo Pastor; é Evangélica, Eucarística, Mariana, de Fraternidade, encarnada na vida e realidade dos que lhe são confiados; é alegre e geradora de esperança;

Padre Diocesano e Padre Religioso:

Para entender por que a gente fala em Padre Diocesano e Padre Religioso, é preciso fazer a distinção entre Vida Religiosa e Sacerdócio. São duas realidades diferentes:

Vida Religiosa é consagração a Deus pelos três votos (obediência, castidade e pobreza), vividos numa comunidade, seguindo o carisma do(a) fundador(a). É assumida por homens e mulheres.

O sacerdócio ministerial (realizar as funções de padre) é o exercício do ministério da Palavra (ensinar), dos Sacramentos (santificar) e da Coordenação da comunidade (promover a comunhão e a participação). Para ser padre é preciso receber o Sacramento da Ordem. É um ministério reservado somente aos homens.

Foi a partir do séc. XVI que surgiram as congregações de padres: institutos de Vida Religiosa voltados com prevalência para o sacerdócio. Daí os Padres Religiosos.

Tanto os padres diocesanos como os religiosos são presbíteros (sacerdotes, padres). A diferença está no modo de viver o sacerdócio. O padre diocesano vive em função de uma diocese, depende do Bispo, não faz a profissão solene dos votos, mas as promessas de castidade e obediência. O padre religioso, vive em função de uma Congregação, depende do Bispo local em questões pastorais e disciplinares, faz a profissão solene dos votos, vive numa comunidade, e depende diretamente do Superior da Congregação, mesmo em termos de transferências.

Para ser padre não é preciso pertencer a uma Congregação Religiosa, e para ser de Congregação Religiosa (Irmãos e Irmãs) não é preciso ser padre. São vocações diferentes, mas que podem ser assumidas por uma mesma pessoa.

Em resumo:

* Há padres que se consagram a Deus, doando-se a Cristo e aos(às) irmãos(ãs), colaborando com Ele no seu projeto de salvação da humanidade, e buscando sua própria santificação, comprometidos com uma Congregação Religiosa. São os Padres Religiosos.

* Há padres que se consagram a Deus, doando-se a Cristo e aos(às) irmãos(ãs), colaborando com Ele no seu projeto de salvação da humanidade, e buscando sua própria santificação, comprometidos com uma Diocese. São os Padres Diocesanos, ou Seculares.

2006-10-31 15:10:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Quer descobrir sua vocação? Leia isto: http://farfalline.blogspot.com.br/2013/06/noticias-da-resistencia-o-pre-seminario.html

2014-06-17 20:33:53 · answer #4 · answered by judamore 1 · 0 0

entrar pra um seminário acho que é o caminho né ...bjs.

2006-11-06 12:54:36 · answer #5 · answered by eu Amabile 7 · 0 0

Primeiro começar quando criança, pois não sabe o que está fazendo.

2006-11-06 11:49:56 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

1º tem que passar lá em casa para eu avaliar a situação intelectual e, principalmente, física do rapazinho.......depois eu encaminho para o lugar certo
hahahahaha

2006-10-31 15:11:01 · answer #7 · answered by Miss Patty 3 · 0 0

Mas porque essa fuga ? do que Voce esta fugindo ? a Vida não tem sido boa ? Em que Voce se decepciona para se entregar ? Querido existem na esfera de Vida milhões de possibilidades, milhões de encontros, existe a Familia , o Lar, a escolha. Seja sabio, nunca pense que a escolha religiosa seje libertação, nos sempre estaremos presos por dogmas, que nos envolvem e destroem nossos principios, Voce quer ser um soldado de Deus,. Bem se é tua escolha, seja feliz.

2006-11-06 13:26:30 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Passando longe da casa da Paty.
Ahhhh, se eu fosse um pouquinho mais velho V. ia ver, menina capetinha...

2006-10-31 15:39:53 · answer #9 · answered by Jos2010 6 · 0 1

ter uma familia que le ia a bíblia e siga uma ideologia errada!

2006-10-31 15:27:06 · answer #10 · answered by horaagora 5 · 0 3

fedest.com, questions and answers