turismologa, santos católicos são usados no candomblé porque quando o candomblé foi trazido para o Brasil, pelos africanos, era uma religião proibida. Então faziam uso das imagens da Igreja Católica como disfarce para poderem continuar praticando sua religião natural.
Foram tantos anos de disfarce que acabaram fazendo o sincretismo das duas religiões, associando os Orixás aos Santos Católicos apesar de, um não ter nada à ver com outro.
Peça ao seu pastor estudar um pouquinho de história e não ensinar abobrinhas satânicas para os fiéis.
A resposta do Bento está certíssima, não existe outra resposta, isto é um fato histórico.
PS: Repeitemos nossos irmãos africanos e sua religião, negar isto é discriminar.
2006-10-31 02:34:10
·
answer #1
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
6⤊
0⤋
Primeiramente, vamos exclarecer q o candomblé não tem origem no catolicismo. É uma religião de matriz africana.
Em segundo, Candomblé, Umbanda e Quimbanda, não são práticas espíritas (doutrina definida por Alan Kardec), são espiritualistas (acreditam na vida após a morte), e não são condenadas pela bíblia, como querem fazer crer algumas outras religiões que se julgam donas da verdade.
Na realidade, CRISTO deu vários testemunhos sobre a vida após a morte (ler Jo 5 - 21 a 25 ; LC 9 - 30 a 32).
Em terceiro, os Orixás são cultuados nas religiões de matriz afro, como "soldados" de DEUS, mas são são "adorados" como deuses.
Quarto, Todas as religiões de matriz afro são cristãs, pois acreditam em Jesus Cristo (chamado de Oxalá) e pregam seus ensinamentos.
Quinto, DEUS é um só. Seja chamado de Zambi, Jeová, Alá, é o mesmo DEUS.
Sexto, as religiões de matriz afro, não saem em busca de adéptos, e nem criticam outras religiões, e nem afirmam que são donos da verdade, e que só através delas se obtem a salvação. São as pessoas é que procuram os terreiros, em busca de ajuda, orientação e fortalecimento da fé em CRISTO.
Sétimo e o mais grave, não sou candomblecista mas, é uma infâmia sem tamanho, e uma falta de conhecimento total, afirmar que o Candomblé lida com demônios. O Canomblé, assim como a Umbanda, combatem os mal espíritos (demônios para alguns). Pregam a paz, a caridade, o amor indiscrimidado, a união, a acima de tudo a fé em DEUS e em JESUS CRISTO. Essa estória de beber sangue, é coisa de "magia negra" que é outra coisa.
Oitavo, nós espiritualistas, não precisamos ser evangelizados, pois já acreditamos e VIVEMOS o Evangelho e o mandamento de CRISTO ( Amai a DEUS acima de tudo, e ao próximo como a ti mesmo).
Em nossos cultos, não pregamos contra nenhuma outra religião, não cobramos "dízimos" e nem uma outra taxa, não pré-julgamos nem quem nos condena. Então eu pergunto. Quem realmente agrada mais a DEUS???
2006-10-31 03:03:01
·
answer #2
·
answered by AirtonSantos 3
·
3⤊
0⤋
Para o cristianismo, são santos todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus. Em Igrejas como a Católica, a Ortodoxa e a Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber oficialmente o tÃtulo de Santo. Esse tÃtulo é uma espécia de "certificado de garantida" de que a pessoa está na graça de Deus (no céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivÃduo não seja um santo. Em muitas Igrejas Protestantes, onde não há qualquer processo de canonização, a palavra é muitas vezes usada mais genericamente para designar qualquer pessoa que é cristã.
No cadomblé e umbanda
Cada um dos 16 orixás - as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda - corresponde a um ou mais santos católicos. Dá para explicar essa ligação contando um pouco da história do perÃodo colonial no Brasil. Naquela época, chegaram ao paÃs os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam Nigéria, Benin e Togo. A religião dos iorubás era o candomblé, mas eles aportaram no Brasil como escravos e não podiam cultuar suas divindades livremente - você sabe, a religião oficial do paÃs era (e é) o catolicismo. Por causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente. Como os santos católicos são bem numerosos, existem divindades que são identificadas com mais de um santo. Por exemplo: Oxóssi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a São Sebastião. "Essa relação com um ou outro santo depende da região do paÃs, variando de acordo com a popularidade do santo no local", diz o sociólogo Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás. Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais. Bom, só faltou falar um pouquinho da relação dos orixás com a umbanda, uma religião genuinamente brasileira, surgida na década de 30 no Rio de Janeiro a partir da combinação de elementos do candomblé, do catolicismo e do espiritismo. Assim como o candomblé, a umbanda também cultua os orixás. Mas os umbandistas representam essas divindades com imagens diferentes, além de cultuarem outros três espÃritos, o preto-velho, o caboclo e a pomba-gira. Nenhum deles aparece no candomblé.
Altar democrático
Veja como as cinco principais entidades do candomblé e da umbanda se relacionam com as católicas
ORIXÃ: Iemanjá
SANTA CATÃLICA: Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá é a deusa dos grandes rios, mares e oceanos. Na umbanda, ela é cultuada como mãe de muitos orixás e identificada com Nossa Senhora da Conceição — uma das manifestações católicas da Virgem Maria, mãe de Jesus.
No candomblé, ela é representada como uma negra e usa roupas africanas
ORIXÃ: Iansã
SANTA CATÃLICA: Santa Bárbara
Esposa de Xangô, a Iansã do candomblé e da umbanda é a deusa dos raios, dos ventos e das tempestades.
Na doutrina católica, ela corresponde a Santa Bárbara — também uma protetora contra raios, tempestades e trovões
ORIXÃ: Xangô
SANTO CATÃLICO: São Jerônimo e São João
Tanto para o candomblé quanto para a umbanda, Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo, que no final do século 4 traduziu alguns livros da BÃblia do hebraico e do grego para o latim, ou São João, que pregava a conversão religiosa e batizou Jesus
ORIXÃ: Ogum
SANTO CATÃLICO: Santo Antônio e São Jorge
Para a umbanda e o candomblé, Ogum é o orixá da guerra, capaz de abrir caminhos na vida. Por isso, costuma ser identificado com Santo Antônio, o "santo casamenteiro", ou com São Jorge, santo guerreiro que é representado matando um dragão
ORIXÃ: Oxalá
SANTO CATÃLICO: Jesus
Na umbanda e no candomblé, Oxalá é a divindade que criou a humanidade — por isso, ele se equivale a Jesus, uma das manifestações do Deus triuno do catolicismo (pai, filho e espÃrito santo). Além de ter modelado os primeiros seres humanos, Oxalá também inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material
2006-10-31 01:40:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pq os Santos são os testemunhas da graça de Jesus Cristo.
Viveram por Ele, amaram por Ele, foram Santos porque Ele foi Santo.
“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.” Lv 20:7
“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pd 1:16
Ser santo é a nossa vocação, e uns conseguiram viver esta vocação de forma completa, foram sinais, foram seguidores, foram outros cristos, imitando a Jesus e seguindo o evangelho de forma plena.
Não confunda Santo com imagem de Santo. As imagens são apenas isto, imagens, não são a pessoa q representam.
Talvez os evangelicos não têm santos pq nunca conseguiram se-lo.
Afinal, buscam mais o ataque e a intolerancia do q agir com misericordia e praticar o bem que santifica.
Se os irmaos das religiões afro, usam imagens catolicas nos seus cultos, isto é uma questão historica, antropologica, sociologica. Não tem nada a ver com a Igreja, não foi a Igreja q fez isto. Os escravos, para continuarem a cultuar suas divindades africanas, colocavam em seus lugares imagens catolicas para assim poderem praticar sua religião. Os ssenhores deles, ao verem as imagens catolicas, julgavam que eles prestavam culto aos santos catolicos. Ist se chama sincretismo, e ate hj, infelizmente, é confundido com "idolatria" catolica, na medida q o nosso povo, simples e na sua maioria afro descendentes, tem no seu subconsciente essa pratica sincretica.
2006-10-31 01:44:00
·
answer #4
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
só sei te responder a segunda pergunta
isso se chama sincretismo religioso...
os escravos não podiam cultuar seus orixás, por isso adotaram santos católicos que representassem cada um deles
desta forma, podiam ter sua fé, sem serem perseguidos
2006-10-31 01:41:09
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pelo mesmo motivo que na bíblia há muitas contradições e cada um pega um texto e se agarra nele ignorando a contradição em outro.
Tudo é levado pela fé. No livro de Reis II o templo de salomão não é desenhado como um lugar lindo. Para dizer a verdade, ele se aproxima também de um terreiro de macumba cheio de imagens, insenso, um barracão sem iluminação com moscas querendo lamber o sangue derramado dos vários carneiros e dos bodes que num ritual macabro eram oferecidos em sacrifício da mesma maneira que as galinhas pretas em encrusilhada.
Aí alguém "achou" (na verdade inventou) o livro da lei (deuteronômio) quando estavam reformando o famoso templo - - e disse que aquilo tinha que ser mudado criando o politeísmo 600 anos antes de Jesus para preservar o judaísmo como algo diferente dos deuses mesopotâmicos.
Da mesma maneira que o Judeu também via no surgimento do cristianismo uma religião de hereges.
Fé, se resume nisso. O cristianismo é dividido nisso, na fé por um lado em humanos santificados e por outro em um livro feito de papel escrito não se sabe se foi de fonte confiável ou não, mas é justificado pela fé do mesmo modo.
http://biblianua.bravehost.com/
2006-10-31 01:51:22
·
answer #6
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
Sejam santos porque eu sou santo. (Levítico cap 20)
Santos foram pessoas que praticaram bons atos, e após um dificílimo processo de canonização, foram considerados assim.
Se o candomblé usa, certamente é com o mesmo propósito de exempo de vida que os santos tiveram, nada além disso.
Não se pode deturpar a história, com convicções oriundas de FALSOS PROFETAS, banidos da igreja e fundadores de SEITAS. FALSOS PROFETAS.
2006-10-31 01:39:43
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nenhuma desses chamados "santos", qdo estavam vivos pediram adorem-me, isso é um engano satãnico.
Qdo a Bíblia diz como os colegas aí em cima citaram; "sedes santos com eu sou santo" é com o sentido de viver separado das coisas "mundanas", que nos separam de Deus.
Td isso é idolatria espiritismo e catolicismo de mãos dadas.
Os mortos não sabem de coisa alguma...Eclesiastes 9:5,
eles estão mortos, e as imagens são feituras de mãos humanas... q não podem salvar...Isaías 44:10,15, 17 e 20.
E Deus abomina a adoração de imagens Naum 1:14.
Q Nosso Pai Celestial lhe conceda sabedoria p/ entender esse assunto...
2006-10-31 02:33:55
·
answer #8
·
answered by wandinha 2
·
0⤊
1⤋
Os santos da Igreja Católica são usados no Camdomblé? Esquisito, né?
2006-10-31 01:43:20
·
answer #9
·
answered by NUMCEI 5
·
0⤊
1⤋
Na verdade, a intenção do diabo é "roubar" a adoração a Deus, a adoração devida ao Seu Nome. Portanto, ele usa diversos meios para conseguir este objetivo. A bíblia diz: "Não farás para ti imagens de escultura... "
2006-10-31 01:34:59
·
answer #10
·
answered by Junior 2
·
0⤊
1⤋